Estudo de Deuteronômio 5:29 – Comentado e Explicado

Ah, se tivessem sempre esse mesmo coração, para me temer e guardar meus mandamentos! Seriam então felizes para sempre, eles e seus filhos.
Deuteronômio 5:29

Comentário de Thomas Coke

Ver. 29. Ó que havia um coração neles, etc. – Deus estava satisfeito com a disposição de medo e reverência que eles expressavam em relação à Sua divina majestade; e, à maneira dos homens, oferece um desejo sincero, de que a mesma boa disposição sempre continue, de que sejam influenciados dessa maneira a uma firme adesão a seus deveres, e para que eles e sua posteridade possam colher todas as bênçãos prometidas. a uma obediência racional e piedosa. Essa expressão denota que o cumprimento dos homens por seus deveres e a felicidade que daí surge para eles são coisas muito agradáveis ??a Deus, o mais sincero amante das almas. Desses e dos textos semelhantes das Escrituras, alguns tendem a raciocinar consigo mesmos, se Deus deseja tanto a reforma dos homens, por que ele não a realiza por seu poder onipotente? Agora, embora Deus pudesse facilmente anular a liberdade da vontade dos homens e impedi-los de fazer qualquer coisa, exceto o que é bom; todavia, não é consonante com a sabedoria que seu poder seja exercido dessa maneira; porque destruiria inteiramente toda a moralidade das ações dos homens e tiraria a própria natureza da virtude e do vício. Se Deus exercesse uma influência irresistível de seu poder sobre os agentes livres, nesse caso, por mais regulares que fossem suas operações, elas não poderiam mais ser denominadas virtuosas do que os movimentos de um relógio ou de um relógio; tão longe, portanto, de ser indigno de Deus, deixar de exercer seu poder irresistível sobre agentes morais, que, pelo contrário, seria totalmente indigno dele exercer esse poder, porque isso seria uma subversão de todo o seu desígnio , na criação de seres racionais e inteligentes. Os agentes morais devem ser influenciados por motivos morais, por razão e argumento, por persuasão e convicção, por esperanças e medos.

Comentário de Adam Clarke

O que havia tal coração neles – Ou melhor, Who? ???? ???? ??? ?? mi yitten vehayah lebabam zeh , Quem lhes dará esse coração, para que temam, etc. Eles se recusam a receber esse coração de mim; quem então pode fornecê-lo? Se eles não tivessem sido agentes perfeitamente livres que poderiam usar ou abusar de sua liberdade, Deus poderia ter feito a denúncia ou expressado o desejo sincero que encontramos neste versículo? Ele fez o ser humano livre; e apesar de toda a influência do pecado e de Satanás, ele preserva sua liberdade. Se o homem não tivesse livre-arbítrio, ele não poderia ser punido nem recompensado, por ser uma mera máquina e, consequentemente, não mais responsável por suas ações do que o fogo por sua qualidade consumidora ou a pedra por sua gravidade; um queimou a casa dos justos e o outro esmagou os inocentes até a morte. Veja a nota em Deuteronômio 29: 4 .

Comentário de John Calvin

29. Ó que havia um coração neles. Deus significa que eles não seriam tão firmes e fiéis em cumprir suas promessas, pois estavam prontos e dispostos a cumpri-las; e assim a hipocrisia não foi totalmente banida ou expurgada de suas mentes. Além disso, figurativamente (improprie) assume um sentimento humano, porque seria inútil e absurdo para Ele desejar o que estava em Seu poder conferir. Certamente Ele tem o poder de dobrar e direcionar o coração dos homens para onde quer que Ele queira. Por que, então, Ele deseja que isso tenha sido dado às pessoas de algum outro bairro, para que elas sempre sejam mantidas no caminho do dever, exceto que, falando no caráter de um homem, Ele mostra que era melhor ser desejou do que esperava que o povo perseverasse constantemente em sua fidelidade? Portanto, estas e outras passagens semelhantes foram ignoradas por alguns, para estabelecer o livre arbítrio do homem. (220) Eles entendem esta passagem, como se a vontade do homem fosse capaz de se curvar de qualquer maneira, e que ele possuísse o poder de fazer o certo, enquanto Deus, sem interferir, observava o evento; como se o conselho secreto de Deus, e não o fim e o uso do ensino externo, fosse mencionado aqui. Mas nós, ensinados por inúmeros testemunhos das Escrituras, sustentamos que é um atributo de Deus somente dar o que Ele aqui exige. Assim também, imediatamente depois, ele diz que deseja que seja bom para os israelitas e seus filhos, a saber, porque é certo que depende dos homens serem felizes ou não, quantas vezes Deus os convida, quando eles recusam a graça oferecida a eles; contudo, não se segue, portanto, que dependa do livre arbítrio de todo homem para alcançar a felicidade por si mesmo. Mas aqui devemos considerar a vontade de Deus, conforme é apresentada diante de nós em Sua palavra, não como está oculta em si; pois, por Sua palavra, Ele convida a todos promiscuamente à vida (eterna (221) ), Ele apenas acelera por Sua inspiração secreta aqueles a quem Ele elegeu. Em suma, embora Deus aprove a resposta do povo, ele diz que haverá muita dificuldade em realizá-la, para o evento concordar com ela.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 4:40 – Obedeçam aos seus decretos e mandamentos que hoje eu lhes ordeno, para que tudo vá bem com vocês e com seus descendentes, e para que vivam muito tempo na terra que o Senhor, o seu Deus, lhes dá para sempre.

Deuteronômio 5:16 – “Honra teu pai e tua mãe, como te ordenou o Senhor, o teu Deus, para que tenhas longa vida e tudo te vá bem na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá.

Deuteronômio 6:3 – Ouça e obedeça, ó Israel! Assim tudo lhe irá bem e você será muito numeroso numa terra onde manam leite e mel, como lhe prometeu o Senhor, o Deus dos seus antepassados.

Deuteronômio 6:18 – Façam o que é justo e bom perante o Senhor, para que tudo lhes vá bem e vocês entrem e tomem posse da boa terra que o Senhor prometeu, sob juramento, a seus antepassados,

Deuteronômio 11:1 – Amem o Senhor, o seu Deus e obedeçam sempre aos seus preceitos, aos seus decretos, às suas ordenanças e aos seus mandamentos.

Deuteronômio 12:25 – Não o comam, para que tudo vá bem com vocês e com os seus filhos, porque estarão fazendo o que é justo perante o Senhor.

Deuteronômio 12:28 – Tenham o cuidado de obedecer a todos estes regulamentos que lhe estou dando, para que sempre vá tudo bem com vocês e com os seus filhos, porque estarão fazendo o que é bom e certo perante o Senhor, o seu Deus.

Deuteronômio 19:13 – Não tenham piedade dele. Eliminem de Israel a culpa pelo derramamento de sangue inocente, para que tudo lhes vá bem.

Deuteronômio 22:7 – Você poderá apanhar os filhotes, mas deixe a mãe solta, para que tudo vá bem com você e você tenha vida longa.

Deuteronômio 32:29 – Quem dera fossem sábios e entendessem; e compreendessem qual será o seu fim!

Rute 3:1 – Certo dia, Noemi, sua sogra, lhe disse: “Minha filha, tenho que procurar um lar seguro, para sua felicidade.

Salmos 19:11 – Por elas o teu servo é advertido; há grande recompensa em obedecer-lhes.

Salmos 81:13 – “Se o meu povo apenas me ouvisse, se Israel seguisse os meus caminhos,

Salmos 106:3 – Como são felizes os que perseveram na retidão, que sempre praticam a justiça!

Salmos 119:1 – Como são felizes os que andam em caminhos irrepreensíveis, que vivem conforme a lei do Senhor!

Isaías 3:10 – Digam aos justos que tudo lhes irá bem, pois comerão do fruto de suas ações.

Isaías 48:18 – Se tão-somente você tivesse prestado atenção às minhas ordens, sua paz seria como um rio, sua retidão, como as ondas do mar.

Jeremias 22:14 – Ele diz: ‘Construirei para mim um grande palácio, com aposentos espaçosos’. Faz amplas janelas, reveste o palácio de cedro e pinta-o de vermelho.

Jeremias 44:4 – Dia após dia, eu lhes enviei meus servos, os profetas, que disseram: ‘Não façam essa abominação detestável! ’

Ezequiel 33:31 – O meu povo vem a você, como costuma fazer, e se assenta diante de você para ouvir as suas palavras, mas não as põe em prática. Com a boca eles expressam devoção, mas o coração deles está ávido de ganhos injustos.

Mateus 23:37 – “Jerusalém, Jerusalém, você, que mata os profetas e apedreja os que lhe são enviados! Quantas vezes eu quis reunir os seus filhos, como a galinha reúne os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vocês não quiseram.

Lucas 11:28 – Ele respondeu: “Antes, felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e lhe obedecem”.

Lucas 19:42 – e disse: “Se você compreendesse neste dia, sim, você também, o que traz a paz! Mas agora isso está oculto aos seus olhos.

João 15:14 – Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno.

2 Coríntios 5:20 – Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o seu apelo por nosso intermédio. Por amor a Cristo lhes suplicamos: Reconciliem-se com Deus.

2 Coríntios 6:1 – Como cooperadores de Deus, insistimos com vocês para não receberem em vão a graça de Deus.

Efésios 6:3 – “para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra”.

Hebreus 12:25 – Cuidado! Não rejeitem aquele que fala. Se os que se recusaram a ouvir aquele que os advertia na terra não escaparam, quanto mais nós, se nos desviarmos daquele que nos adverte dos céus?

Tiago 1:25 – Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer.

Apocalipse 22:14 – “Felizes os que lavam as suas vestes, para que tenham direito à árvore da vida e possam entrar na cidade pelas portas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *