Estudo de Jeremias 44:4 – Comentado e Explicado

Desde o início, contudo, jamais cessei de enviar-vos os profetas, meus servos, a fim de dizer-vos que não devíeis cometer tão detestáveis abominações.
Jeremias 44:4

Comentário de Albert Barnes

No entanto, enviei – e enviei.

Comentário de Adam Clarke

Oh, não faça esta coisa abominável – Uma amostra forte de pedidos afetuosos. Uma das melhores figuras da poesia, quando administrada criteriosamente, a antropopatia, as paixões humanas atribuídas a Deus, é freqüentemente usada por esse profeta: assim, diz-se que Deus lamenta, lamenta, faz suas entranhas se moverem com compaixão, se arrepender, estar com raiva etc. Aqui ele é representado como ternamente expositor: O, não; ou, peço-lhe, não faça aquela coisa abominável que eu odeio.

  1. Não faça: seu Deus ordena.
  • Oh, não faça: seu Pai suplica.
  • É uma coisa abominável, e não deve ser feita.
  • 4. Eu odeio isso, e por isso você deve se abster.

    Comentário de John Calvin

    Agora segue uma circunstância pela qual sua impiedade foi ainda mais acentuada, que Deus lhes enviou Profetas que estenderam suas mãos para eles para atraí-los de seus erros. Pois, se nunca tivessem sido avisados, sua condenação teria sido justa; pois Deus uma vez lhes mostrou por sua lei o que era certo. O ensino da lei deveria ter sido suficiente para todas as idades. Mas quando Deus nunca deixou de enviar Profetas, um após o outro, era um sinal de obstinação sem esperança rejeitar tantas e tão constantes advertências. Deus então acrescentou essa circunstância para que os judeus fossem totalmente indesculpáveis ??e dignos de cem e mil mortes, porque haviam desprezado tão perversamente todos os meios de salvação.

    Mas Deus diz que ele havia enviado a todos os seus servos O que é universal tem sua própria importância peculiar; pois se um ou dois profetas tivessem sido enviados, os judeus teriam se mostrado culpados; pois a lei não exige mais de duas ou três testemunhas para condenar aqueles que fizeram algo errado. ( Deuteronômio 17: 6. ) Mas Deus mostra aqui que houve um grande número daqueles, através dos quais, se tivessem acreditado, os judeus poderiam ter sido preservados em segurança. Eles podem, então, ter sido provados culpados, não apenas por três ou quatro testemunhas, mas até por um grande número; pois os Profetas se sucederam continuamente. E assim se cumpriu o que Deus havia prometido na Lei,

    “Um profeta levantarei do meio de teus irmãos, ele ouvirás; e todo aquele que não ouvir esse profeta será separado do seu povo. ” ( Deuteronômio 18:18 )

    Pois Deus mostra em sua lei proclamada que essa seria uma de suas principais bênçãos: manter os judeus no conhecimento de seu dever, nunca deixando-os destituídos de profetas e professores fiéis; aqui, ele mostra que ele realmente cumpriu o que havia prometido por Moisés; pois ele não diz que enviou apenas alguns, mas, como eu disse, houve uma abundância abundante; pois em todas as épocas havia vários profetas, e alguns, quando se tornou necessário, sucederam a outros. Mas qual tinha sido a fruta? Depois, ele reclama que todos os Profetas foram rejeitados.

    Mas, para tornar seu pecado ainda mais hediondo, diz ele, levantando-se cedo e enviando esse tipo de fala, uma explicação foi dada em outro lugar. ( Jeremias 7:13 ; Jeremias 11: 7 ) É uma linguagem metafórica; pois Deus não se levanta nem muda de lugar; mas aqui ele se aplica ao que pertence peculiarmente aos homens. Para quem está atento aos negócios, não espera até o sol nascer, mas antecipa o amanhecer. O Profeta também diz que Deus havia sido vigilante, pois havia sido solícito quanto ao bem-estar do povo.

    Aprendemos ainda com esse modo de falar quão inestimável é o benefício que Deus concede quando levanta professores honestos e fiéis; pois é o mesmo que quando o chefe de uma família se levanta cedo de sua cama, chama seus filhos e cuida deles. Vamos, então, saber que o ensino, quando é comunicado a nós, é uma evidência da solicitude paterna de Deus, porque ele não quer que perecemos, mas desce até nós e vê o que é necessário, como se estivesse presente com ele. nós, e como pai de seus filhos, ele cuida de nós e de nossos assuntos. Esse é o significado.

    Ele agora acrescenta a substância de sua mensagem: Não a coisa dessa abominação que eu odeio Deus sugere, em suma, que não havia sido por ele que os judeus não voltaram dos seus erros para o caminho certo, porque ele se esforçara estendeu a mão para eles e, por assim dizer, suplicantemente os pediu para prover melhor para si mesmos, e não conscientemente e intencionalmente a procurar sua própria destruição, tendo agido como se fosse um marido que, ansioso por preservar a fidelidade de sua esposa poderia assim dizer- lhe : “Eis que tu sabes que não posso suportar a impureza; cuidado, então, para que você não se prostitua para adúlteros. ” Então Deus mostra aqui que ele havia testemunhado por todos os seus servos, que todos os tipos de idolatria lhe desagradavam, a fim de que os judeus se mantivessem afastados da idolatria.

    Comentário de E.W. Bullinger

    levantando cedo, & c. Veja a nota em Jeremias 7:13 .

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *