Estudo de Tiago 1:25 – Comentado e Explicado

Mas aquele que procura meditar com atenção a lei perfeita da liberdade e nela persevera – não como ouvinte que facilmente se esquece, mas como cumpridor fiel do preceito -, este será feliz no seu proceder.
Tiago 1:25

Comentário de Albert Barnes

Mas quem olha – ( pa?a???a? parakupsas). Esta palavra significa, abaixar-se perto de qualquer coisa; inclinar-se para a frente próximo, de modo a olhar para algo mais de perto. Veja a palavra explicada nas notas em 1 Pedro 1:12 . A idéia aqui é a de uma observação atenta e atenta. O objetivo não é contrastar a maneira de olhar no vidro e na lei da liberdade, implicando que a primeira era uma “contemplação descuidada”, e a segunda uma aparência atenta e cuidadosa, como Doddridge, Rosenmuller, Bloomfield e outros. suponha; pois a palavra usada no primeiro caso ( ?ate???se katanoese) implica observação intensa ou precisa, tão realmente quanto a palavra usada aqui; mas o objetivo é mostrar que, se um homem observasse atentamente, e continuasse na lei da liberdade, e não o fizesse como alguém que se afastasse e esquecesse como era, seria abençoado. A ênfase não está na maneira de olhar, está no dever de continuar ou perseverar na observância da lei.

A lei perfeita da liberdade – Referindo-se à lei de Deus ou à sua vontade, por mais conhecida que seja, como o padrão correto de conduta. É chamada lei perfeita, por estar totalmente livre de todos os defeitos; ser exatamente como uma lei deveria ser. Compare o Salmo 19: 7 . É chamada lei da liberdade, ou liberdade, porque é uma lei que produz liberdade da servidão de paixões e concupiscências pecaminosas. Compare o Salmo 119: 45 ; Notas, Romanos 6: 16-18 .

E continua nisto – Ele não deve apenas olhar para a lei, ou ver o que é, comparando-se aos requisitos dela, mas deve obedecer firmemente a ela. Veja as notas em João 14:21 .

Este homem será abençoado em sua ação – margem, fazendo. O significado é que ele será abençoado no próprio ato de guardar a lei. Produzirá paz de consciência; transmitirá felicidade de alta ordem à sua mente; exercerá uma boa influência sobre toda a sua alma. Salmo 19:11 . “Ao mantê-los, há uma grande recompensa.”

Comentário de Joseph Benson

Tiago 1:25 . Mas quem olha – Não com um olhar transitório, mas, como pa?a???a? significa, inclinando-se, por assim dizer, com a intenção de fixar os olhos, examinar com precisão e procurar todas as coisas por baixo. A expressão implica muito pensamento e meditação, aliados ao auto-exame: na lei perfeita – Nomeadamente, a do evangelho, denominada lei, como sendo uma regra de fé e prática, obrigatória a todos a quem é conhecida, absolvendo ou condenando os homens (por isso serão julgados no último dia) e determinando nosso estado para sempre: chamada lei perfeita , 1º, porque é clara, concisa, plena, sem deficiência e, no entanto, não contém nada supérfluo . 2d, por causa de sua superioridade à lei de Moisés, que não aperfeiçoou ninguém, nem em relação à justificação ou santificação, Hebreus 7:10 ; enquanto o evangelho é calculado para tornar os homens perfeitos em ambos os aspectos. E o apóstolo a chama de lei da liberdade, 1ª. Em oposição à lei cerimonial, que era um jugo de servidão que os judeus não podiam suportar e da qual libertou tudo o que a recebia; O jugo de Cristo é suave, o seu fardo é leve e os seus mandamentos não graves. 2d, porque livra todos os verdadeiros crentes da culpa do pecado passado, da maldição da lei e da ira de Deus. 3d, porque os resgata do poder do pecado e de Satanás, do mundo e da carne, e da escravidão de suas concupiscências e paixões, restaurando o domínio da razão e da consciência em suas mentes, que é a verdadeira liberdade. 4º, porque salva aqueles, sobre os quais tem sua influência planejada, de todo temor servil de Deus, todo medo atormentador da morte e do inferno, e todo o espírito de escravidão. Observem, leitor, quem recebe o evangelho em fé, amor e nova obediência, é gratuito; quem não é não é livre, mas escravo do pecado e criminoso diante de Deus. E continua nisto – persevera no estudo, consideração e crença, e na obediência a ele; ver João 8:31 ; não ser um ouvinte esquecido – Como a pessoa acima descrita; mas cumpridor da obra – Do dever que o evangelho exige; este homem – Há uma força peculiar nesta repetição da palavra; será abençoado?a?a???? , feliz; em sua ação – Não apenas em ouvir, mas principalmente em fazer a vontade de Deus.

Comentário de E.W. Bullinger

Quem é ele.

olha . Literalmente abaixado (para olhar). Grego. parakupto . App-133. Ver João 20: 5 .

o perfeito, etc. = a lei perfeita, a da liberdade.

perfeito . App-125.

continua = continua. Grego. parameno. Ver 1 Coríntios 16: 6 .

ele Os textos omitem.

ouvinte esquecido = ouvinte do esquecimento. App-17.

esquecido . Grego. epilesmone. Só aqui.

o . Omitir.

este homem = este.

ação = fazer. Grego. poiesis. Só aqui.

Comentário de John Calvin

25 A perfeita lei da liberdade . Depois de ter falado em especulações vazias, ele chega agora à intuição penetrante que nos transforma à imagem de Deus. E, como ele tinha a ver com os judeus, ele considera a palavra lei , conhecida familiarmente por eles, como incluindo toda a verdade de Deus.

Mas por que ele a chama de lei perfeita e lei da liberdade , os intérpretes não foram capazes de entender; pois eles não perceberam que existe aqui um contraste que pode ser obtido de outras passagens das Escrituras. Enquanto a lei for pregada pela voz externa do homem, e não inscrita pelo dedo e Espírito de Deus no coração, é apenas uma letra morta e, como se fosse uma coisa sem vida. Não é de admirar que a lei seja considerada imperfeita e que é a lei da escravidão; pois, como Paulo ensina em Gálatas 4:24 , separado de Cristo, gera condenação e, como nos mostra em Romanos 8:13 , nada pode fazer senão nos encher de desconfiança e medo. Mas o Espírito de regeneração, que o inscreve em nossas partes internas, traz também a graça da adoção. É, então, o mesmo que se James tivesse dito: “O ensino da lei, não deixe mais levá-lo à escravidão, mas, pelo contrário, leve-o à liberdade; deixe de ser apenas um professor, mas leve-o à perfeição: deve ser recebido por você com afeto sincero, para que você possa levar uma vida santa e piedosa. ”

Além disso, uma vez que é uma bênção do Antigo Testamento que a lei de Deus nos reformare, como aparece em Jeremias 31:33 e outras passagens, segue-se que ela não pode ser obtida até que cheguemos a Cristo. E, sem dúvida, somente ele é o fim e a perfeição da lei; e Tiago acrescenta liberdade , como um associado inseparável, porque o Espírito de Cristo nunca se regenera, mas ele se torna também uma testemunha e um fervoroso de nossa adoção divina, de modo a libertar nossos corações do medo e do tremor.

E continua . Isso é firmemente perseverar no conhecimento de Deus; e quando ele acrescenta que este homem será abençoado por suas obras ou obras, ele quer dizer que a bem-aventurança é encontrada em fazer, não em audição fria. (111)

Comentário de Adam Clarke

Mas quem olha para a lei perfeita – A palavra pa?a???a? , na qual traduzimos a vista, é muito enfática e significa que a consideração profunda e atenta dada a uma coisa ou assunto que um homem não pode trazer aos seus olhos e, portanto, deve curvar sua atenção. costas e pescoço, inclinando-se para baixo, para que ele possa ver isso com maior vantagem. A lei da liberdade deve significar o Evangelho; é uma lei, pois impõe obrigações de Deus e prescreve uma regra da vida; e pune os transgressores e recompensa os obedientes. É, no entanto, uma lei que dá liberdade da culpa, poder, domínio e influência do pecado; e é perfeito, fornecendo uma plenitude de salvação para a alma; e pode ser chamado de perfeito aqui, em oposição à lei, que era um sistema de tipos e representações cujo evangelho é a soma e a substância. Alguns pensam que a palavra te?e??? , perfeita, é adicionada aqui para significar que todo o Evangelho deve ser considerado e recebido, e não uma parte; todas as suas ameaças com suas promessas, todos os seus preceitos com seus privilégios.

E continua – ?a?aµe??a? · Leva tempo para ver e examinar o estado de sua alma, a graça de seu Deus, a extensão de seu dever e a altura da glória prometida. A metáfora aqui é tirada daquelas fêmeas que passam muito tempo em seus copos, para que possam se decorar da melhor maneira possível, e não deixar um cabelo, ou o menor ornamento, fora de seu lugar.

Ele não é um ouvinte esquecido – isso parece ser uma referência a Deuteronômio 4: 9 ; : “Apenas cuide de si mesmo e guarde sua alma diligentemente, para não esquecer as coisas que os seus olhos viram, e para que não se afastem do seu coração todos os dias da sua vida.” Quem estuda e esquece é como uma mulher que cria filhos e os enterra imediatamente. R. R. Nathan, cap. 23

Será abençoado em sua ação – Em Pirkey Aboth, boné. Deuteronômio 4:14 , diz-se: “Existem quatro tipos de homens que visitam as sinagogas,

  1. Quem entra, mas não trabalha;
  • Quem trabalha, mas não entra.
  • Quem entra e trabalha.
  • Quem não entra nem trabalha.
  • Os dois primeiros são caracteres indiferentes; o terceiro é o homem justo; o quarto é totalmente mau “.

    Como o caminho do dever é o caminho da segurança, também é o caminho da felicidade; quem obedece a Deus de coração amoroso e consciência pura, encontrará infalivelmente bênção contínua.

    Comentário de Thomas Coke

    Tiago 1:25 . Mas quem olha, etc. – ? de pa?a???a? : Aquele que inclinou a cabeça ou se abaixou, com mais curiosidade para forçar qualquer coisa. A palavra é usada para os discípulos se curvarem intensa e curiosamente para penetrar no sepulcro de nosso Senhor, Lucas 24:12 . João 20: 5 ; João 20:11 . Mas a imagem que o apóstolo parece aqui ter diante de sua mente, provavelmente é a mesma com a expressa em 1 Pedro 1:12 . Quais coisas os anjos desejavam examinar; pa?a???a? : Em qual expressão há uma referência mais clara à postura dos dois querubins que estavam sobre a arca da aliança no templo judaico. Ver Êxodo 25:20 . St. James representa um cristão zeloso e sincero como olhando para o evangelho e pesquisando-o com curiosidade, para que ele possa entendê-lo e, pela graça, viver de acordo; olhando, da mesma maneira diligente e cuidadosa, como os querubins eram representados curvando-se e olhando para a arca: e isso por oposição ao cristão descuidado, que é como um homem que vê de relance o rosto no espelho , e atualmente esquece o que viu e transforma seus pensamentos em outra coisa. Os felizes efeitos de um olhar tão cuidadoso no espelho ou no espelho do evangelho estão maravilhosamente representados, 2 Coríntios 3:18 . Ao chamar o evangelho de uma lei perfeita, St. James parece ter insinuado aos cristãos judeus, que não havia necessidade de adicionar a observação da lei de Moisés à da lei cristã; a lei cristã é perfeita por si mesma e sem essa adição: e ao chamá-la de lei da liberdade, ele também parece ter sugerido, de maneira transitória, que a lei cerimonial foi abolida pela vinda de Cristo ou que a religião cristã os libertara. de qualquer obrigação adicional a essa lei. Mas essas eram verdades ingratas, contra as quais eram tão preconceituosas, que ele só podia insinuá-las, a menos que tivesse uma inclinação para derrotar o fim de sua escrita para elas. De fato, há outra razão que pode ser alegada para a expressão do apóstolo neste lugar; a saber, que, como a lei era um serviço tão oneroso e tratava os homens com tanto rigor, produzia um espírito de escravidão; considerando que o serviço fácil e o tratamento moderado do evangelho produzem um espírito de amor e liberdade filial. Este é um assunto sobre o qual São Paulo frequentemente aborda suas epístolas.

    Comentário de John Wesley

    Mas, quem olhar para a perfeita lei da liberdade e continuar nela, não sendo um ouvinte esquecido, mas um executor da obra, esse homem será abençoado por suas ações.

    Mas aquele que olha diligentemente – Não com um olhar transitório, mas curvando-se, fixando os olhos e procurando tudo por baixo.

    Na lei perfeita – Do amor como estabelecido pela fé. St. James aqui nos protege contra mal-entendidos o que São Paulo diz sobre o “jugo e servidão da lei”. Quem guarda a lei do amor é livre, João 8:31 , etc. Quem não o faz, não é livre, mas escravo do pecado e criminoso diante de Deus, Tiago 2:10 .

    E continua nisto – Não como aquele que esqueceu, e foi embora.

    Este homem – Há uma força peculiar na repetição da palavra.

    Será feliz – não apenas ouvindo, mas fazendo a vontade de Deus.

    Referências Cruzadas

    1 Samuel 12:14 – Se vocês temerem, servirem e obedecerem ao Senhor, e não se rebelarem contra suas ordens, e, se vocês e o rei que reinar sobre vocês seguirem o Senhor, o seu Deus, tudo lhes irá bem!

    Salmos 19:7 – A lei do Senhor é perfeita, e revigora a alma. Os testemunhos do Senhor são dignos de confiança, e tornam sábios os inexperientes.

    Salmos 19:11 – Por elas o teu servo é advertido; há grande recompensa em obedecer-lhes.

    Salmos 106:3 – Como são felizes os que perseveram na retidão, que sempre praticam a justiça!

    Salmos 119:2 – Como são felizes os que obedecem aos seus estatutos e de todo o coração o buscam!

    Salmos 119:32 – Corro pelo caminho que os teus mandamentos apontam, pois me deste maior entendimento.

    Salmos 119:45 – Andarei em verdadeira liberdade, pois tenho buscado os teus preceitos.

    Salmos 119:96 – Tenho constatado que toda perfeição tem limite; mas não há limite para o teu mandamento.

    Provérbios 14:15 – O inexperiente acredita em qualquer coisa, mas o homem prudente vê bem onde pisa.

    Isaías 8:20 – Respondam: “À lei e aos mandamentos! ” Se eles não falarem conforme esta palavra, vocês jamais verão a luz!

    Lucas 6:47 – Eu lhes mostrarei a que se compara aquele que vem a mim, ouve as minhas palavras e as pratica.

    Lucas 11:28 – Ele respondeu: “Antes, felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e lhe obedecem”.

    João 8:31 – Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: “Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos.

    João 8:32 – E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”.

    João 8:36 – Portanto, se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres.

    João 13:17 – Agora que vocês sabem estas coisas, felizes serão se as praticarem”.

    João 15:9 – “Como o Pai me amou, assim eu os amei; permaneçam no meu amor.

    Atos dos Apóstolos 2:42 – Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações.

    Atos dos Apóstolos 13:43 – Despedida a congregação, muitos dos judeus e estrangeiros piedosos convertidos ao judaísmo seguiram Paulo e Barnabé. Estes conversavam com eles, recomendando-lhes que continuassem na graça de Deus.

    Atos dos Apóstolos 26:22 – Mas tenho contado com a ajuda de Deus até o dia de hoje, e, por este motivo, estou aqui e dou testemunho tanto a gente simples como a gente importante. Não estou dizendo nada além do que os profetas e Moisés disseram que haveria de acontecer:

    Romanos 2:7 – Ele dará vida eterna aos que, persistindo em fazer o bem, buscam glória, honra e imortalidade.

    Romanos 7:12 – De fato a lei é santa, e o mandamento é santo, justo e bom.

    Romanos 7:22 – Pois, no íntimo do meu ser tenho prazer na lei de Deus;

    Romanos 8:15 – Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temer, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: “Aba, Pai”.

    Romanos 11:22 – Portanto, considere a bondade e a severidade de Deus: severidade para com aqueles que caíram, mas bondade para com você, desde que permaneça na bondade dele. De outra forma, você também será cortado.

    1 Coríntios 15:58 – Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil.

    2 Coríntios 3:17 – Ora, o Senhor é o Espírito e, onde está o Espírito do Senhor, ali há liberdade.

    2 Coríntios 13:5 – Examinem-se para ver se vocês estão na fé; provem-se a si mesmos. Não percebem que Cristo Jesus está em vocês? A não ser que tenham sido reprovados!

    Gálatas 5:1 – Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão.

    Colossenses 1:23 – desde que continuem alicerçados e firmes na fé, sem se afastarem da esperança do evangelho, que vocês ouviram e que tem sido proclamado a todos os que estão debaixo do céu. Esse é o evangelho do qual eu, Paulo, me tornei ministro.

    1 Timóteo 2:15 – Entretanto, a mulher será salva dando à luz filhos — se elas permanecerem na fé, no amor e na santidade, com bom senso.

    1 Timóteo 4:16 – Atente bem para a sua própria vida e para a doutrina, perseverando nesses deveres, pois, fazendo isso, você salvará tanto a si mesmo quanto aos que o ouvem.

    Hebreus 12:15 – Cuidem que ninguém se exclua da graça de Deus. Que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando a muitos.

    Tiago 1:23 – Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho

    Tiago 2:12 – Falem e ajam como quem vai ser julgado pela lei da liberdade;

    1 Pedro 2:16 – Vivam como pessoas livres, mas não usem a liberdade como desculpa para fazer o mal; vivam como servos de Deus.

    1 João 2:24 – Quanto a vocês, cuidem para que aquilo que ouviram desde o princípio permaneça em vocês. Se o que ouviram desde o princípio permanecer em vocês, vocês também permanecerão no Filho e no Pai.

    Apocalipse 14:13 – Então ouvi uma voz do céu dizendo: “Escreva: Felizes os mortos que morrem no Senhor de agora em diante”. Diz o Espírito: “Sim, eles descansarão das suas fadigas, pois as suas obras os seguirão”.

    Apocalipse 22:14 – “Felizes os que lavam as suas vestes, para que tenham direito à árvore da vida e possam entrar na cidade pelas portas.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *