Estudo de Romanos 7:12 – Comentado e Explicado

Por conseguinte, a lei é santa e o mandamento é santo, e justo, e bom…
Romanos 7:12

Comentário de Albert Barnes

Portanto – para que. A conclusão a que chegamos é que a lei não deve ser responsabilizada, embora esses sejam seus efeitos nas circunstâncias existentes. A fonte de tudo isso não é a lei, mas a natureza corrupta do homem. A lei é boa; e, no entanto, a posição do apóstolo é verdadeira, de que não está adaptada para purificar o coração do homem caído. Sua tendência é excitar o aumento da culpa, conflito, alarme e desespero. Este versículo contém uma resposta para a pergunta em Romanos 7: 7: “A lei é pecado?”

É santo – não é pecado; compare Romanos 7: 7 . É puro em sua natureza.

E o mandamento – A palavra “mandamento” é aqui sinônimo de lei. Significa corretamente o que é ordenado.

Santo – Puro.

Justos Justos em suas reivindicações e penalidades. Não é desigual em suas exações.

Bom – por si só bom; e em sua própria natureza tendendo a produzir felicidade. O pecado e a condenação dos culpados não são culpa da lei. Se obedecido, produziria felicidade em toda parte. Veja uma descrição mais bonita da lei de Deus no Salmo 19: 7-11 .

Comentário de E.W. Bullinger

a lei = a lei de fato (grego. homens. Omitido pela versão autorizada e pela versão revisada.)

justo = justo. App-191.

Comentário de John Calvin

12. Então a lei é realmente santa , etc. Alguns pensam que as palavras lei e mandamento são uma repetição da mesma coisa; com quem eu concordo; (216) e considero que há uma força peculiar nas palavras, quando ele diz, que a própria lei e tudo o que é ordenado na lei é santa e, portanto, deve ser considerada com a mais alta reverência – que é apenas e, portanto, não pode ser acusado de algo errado, – de que é bom e , portanto, puro e livre de tudo o que pode causar danos. Assim, ele defende a lei contra toda acusação de culpa, para que ninguém lhe atribua o que é contrário à bondade, à justiça e à santidade.

Tendo falado da lei em conexão com o pecado, pode-se supor que o apóstolo tenha tido o caráter de pecado ao caracterizar a lei. O pecado opera desejos e concupiscências depravados; a lei é santa: o pecado engana e age como traidor, a lei é clara e justa: o pecado leva à morte e à miséria; a lei é boa e leva à felicidade. O último contraste é evidente no que segue no versículo seguinte: “O que é bom me fez morrer?” – Ed.

Comentário de Adam Clarke

Portanto, a lei é santa – como se ele tivesse dito, para acalmar seus compatriotas, a quem ele mostrara a absoluta insuficiência da lei para justificar ou salvar do pecado: eu não acredito que exista algo impróprio ou imperfeito. a lei como regra de vida: prescreve o que é santo, justo e bom; pois vem de um Deus santo, justo e bom. A lei, que deve regular toda a conduta externa, é santa; e o mandamento: Não cobiçarás, que é regular o coração, não é menos. Tudo é excelente e puro; mas não perdoa o pecado nem purifica o coração; e é porque é santo, justo e bom, que condena os transgressores à morte.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 7:12 . Portanto, a lei é santa em Romanos 7: 7, o apóstolo estabeleceu esta posição, “que a lei não era pecado”. Em Romanos 7: 8-11, ele prova que, ao mostrar que a lei era muito rigorosa na proibição do pecado, de modo a atingir a própria mente e os atos internos de concupiscência; e que foi o pecado remanescente da lei (que anexava a morte a toda transgressão) que causou a morte aos israelitas. – Ele aqui infere que a lei não era pecaminosa, mas justa, justa e boa; exatamente como pela regra eterna do direito deveria ser.

Comentário de John Wesley

Portanto a lei é santa, e o mandamento santo, e justo e bom.

O mandamento – Ou seja, todo ramo da lei.

É santo, justo e bom – Nasce e participa da santa natureza de Deus; é de toda maneira justa e correta em si mesma; foi projetado inteiramente para o bem do homem.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 4:8 – Ou, que grande nação tem decretos e preceitos tão justos como esta lei que estou apresentando a vocês hoje?

Deuteronômio 10:12 – E agora, ó Israel, que é que o Senhor seu Deus pede de você, senão que tema o Senhor, o seu Deus, que ande em todos os seus caminhos, que o ame e que sirva ao Senhor, ao seu Deus, de todo o seu coração e de toda a sua alma,

Neemias 9:13 – “Tu desceste ao monte Sinai; dos céus lhes falaste. Deste-lhes ordenanças justas e leis verdadeiras, e decretos e mandamentos excelentes.

Salmos 19:7 – A lei do Senhor é perfeita, e revigora a alma. Os testemunhos do Senhor são dignos de confiança, e tornam sábios os inexperientes.

Salmos 119:38 – Cumpre a tua promessa para com o teu servo, para que sejas temido.

Salmos 119:86 – Todos os teus mandamentos merecem confiança; ajuda-me, pois sou perseguido com mentiras.

Salmos 119:127 – Eu amo os teus mandamentos mais do que o ouro, mais do que o ouro puro.

Salmos 119:137 – Justo és, Senhor, e retas são as tuas ordenanças.

Salmos 119:140 – A tua promessa foi plenamente comprovada, e, por isso, o teu servo a ama.

Salmos 119:172 – A minha língua cantará a tua palavra, pois todos os teus mandamentos são justos.

Romanos 3:31 – Anulamos então a lei pela fé? De maneira nenhuma! Pelo contrário, confirmamos a lei.

Romanos 7:7 – Que diremos então? A lei é pecado? De maneira nenhuma! De fato, eu não saberia o que é pecado, a não ser por meio da lei. Pois, na realidade, eu não saberia o que é cobiça, se a lei não dissesse: “Não cobiçarás”.

Romanos 7:14 – Sabemos que a lei é espiritual; eu, contudo, não o sou, pois fui vendido como escravo ao pecado.

Romanos 12:2 – Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

1 Timóteo 1:8 – Sabemos que a lei é boa, se alguém a usa de maneira adequada.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *