Estudo de Salmos 119:38 – Comentado e Explicado

Cumpri a promessa para com vosso servo, que fizestes àqueles que vos temem.
Salmos 119:38

Comentário de Albert Barnes

Estabeleça a tua palavra ao teu servo – confirme; faça parecer firme e verdadeiro; não deixe minha mente vacilar ou cética em relação à tua verdade. Parece ser uma oração contra a influência da dúvida e do ceticismo; uma oração em que não haja dúvida de que surja em sua mente e que as objeções e dificuldades do ceticismo possam não ter lugar lá. Existe uma classe de pessoas cujas mentes são naturalmente céticas e incrédulas, e para essas pessoas essa oração é especialmente apropriada. Pois ninguém pode ser impróprio orar para que a palavra de Deus sempre lhes pareça verdadeira; para que suas mentes nunca sejam deixadas à influência da dúvida e da descrença.

Quem é dedicado ao seu medo – literalmente, “Quem”, ou qual, “ao seu medo”. Isso pode se referir tanto ao autor do salmo, quanto à palavra de Deus. Pode significar que ele estava entre aqueles que temiam – isto é, adoravam a Deus; ou que a palavra de Deus se referia ao “medo”, isto é, à adoração a Deus, ou foi projetada para garantir isso. A construção parece exigir a última interpretação; e então a oração é que Deus confirme sua fé naquela “palavra” – naquela verdade revelada – que foi projetada para garantir a adoração a Deus.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 119: 38 . Estabelece a tua palavra ao teu servo Faz bem a tua palavra ao teu servo; o que resultará em teu medo. Qual será o teu medo; ie tua honra; isso se tornará a tua honra. Há misericórdia contigo; portanto, serás temido; ou seja, honrado; isso seria um fundamento de homenagem a Deus. Então aqui a fidelidade de Deus o faria temer, e lhe renderia honra e homenagem. Mudge.

VAU.

Comentário de Scofield

medo

(Veja Scofield “ Salmos 19: 9 “) .

Comentário de E.W. Bullinger

Quem é dedicado ao teu medo. Forneça Ellipsis assim: “Que [leva a] reverência a Ti” ; ou “O que pertence a”, & c.

Comentário de Adam Clarke

Estabeleça a sua palavra – Cumpra as promessas que me fez.

Comentário de John Calvin

38. Confirme a sua palavra ao seu servo. Aqui, expusemos brevemente o único fim e o uso legítimo da oração, ou seja, para que possamos colher os frutos das promessas de Deus. Daí que eles cometam pecados que expressam desejos vagos e incoerentes. Pois percebemos que o profeta não se permite pedir ou desejar nada, mas o que Deus condescendeu em prometer. E certamente é grande a presunção deles, que se apressam à presença de Deus sem nenhum chamado de sua palavra; como se o fizessem subserviente ao humor e ao capricho deles. O argumento pelo qual o salmista reforça seu apelo merece ser notado ; porque sou dedicado ao teu medo. O parente ??? asher, nesse lugar, tem o significado da conjunção causal, porque ou para. O profeta sugere que ele não se contenta com meros prazeres temporais, como fazem os homens do mundo; e que ele não cometeu um abuso absurdo das promessas de Deus, para garantir os prazeres da carne, mas que ele fez seu medo e reverência seu objetivo. E realmente a melhor garantia que podemos ter para obter nossos pedidos é quando estes e o serviço de Deus se harmonizam, e nosso único desejo é que Ele possa reinar sobre nós.

Comentário de John Wesley

Estabelece a tua palavra ao teu servo, que é dedicado ao teu medo.

Estabelecer – Confirme e cumpra suas promessas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *