Estudo de Salmos 119:137 – Comentado e Explicado

Justo sois, Senhor, e retos os vossos juízos.
Salmos 119:137

Comentário de Albert Barnes

Righteous art thou, O Lord … – This commences a new division of the psalm, indicated by the Hebrew letter Tsaddiy ( ? ts ) – corresponding with “ts.” The thought in this verse is, that God is right, or righteous, in his judgments, that is, in his law; or, in other words, that his law is founded on principles of equity.

Comentário de Joseph Benson

TZADDI.

Salmos 119: 137-138 . Justo és tu, ó Senhor – Na tua natureza e atributos, e, portanto, é impossível que sejas injusto em qualquer uma das tuas leis ou providências. Teus testemunhos que ordenaste – hebraico, ?????? ??? ?????? , ordenaste a justiça, mesmo os teus testemunhos, ou, pelos teus testemunhos, ou a justiça dos teus testemunhos, e verdade, muito ou sinceramente. O sentido é: Tu tens estrita e severamente, sob as mais altas obrigações e penalidades, ordenadas em tua palavra. que os homens devem ser justos e verdadeiros em todas as suas ações.

Comentário de E.W. Bullinger

Justo, etc. Ver Salmos 119: 7 . Veja também Apocalipse 16: 5 , Apocalipse 16: 7 .

Comentário de Adam Clarke

Justo és tu – Tu és infinitamente santo em tua natureza; e, portanto, tu és justo nos teus juízos – todas as tuas dispensações aos homens.

Comentário de John Calvin

137. Ó Jeová! tu és justo. O Profeta entrega a Deus o louvor da justiça, e também reconhece que isso pode ser encontrado em sua lei. Alguns entendem os julgamentos como se referindo àquelas inflicções pelas quais Deus castiga os pecados dos homens; mas isso não parece tão apropriado para concordar com o escopo da passagem. Além disso, como o adjetivo ??? , yashar, traduzido corretamente, é colocado no número singular com a palavra julgamentos, a sentença deve ser explicada de modo que não haja nenhum dos julgamentos de Deus que não seja correto. Se estivermos inclinados a tomar ??? como substantivo, o sentido será quase o mesmo. Todos os homens de fato concedem que Deus é justo; mas o Profeta expressou mais do que o tipo comum de homens, sim que o mundo inteiro, percebe em referência a esse assunto; pois ao designar Deus justo, ele quer dizer que assim que nos afastarmos dele, não encontraremos uma partícula de justiça em nenhum outro lugar. Quando ele acrescenta que a evidência e o testemunho dessa justiça devem ser vistos na lei, ele nos ensina que Deus é roubado de seu louvor, se não subscrevermos todos os seus mandamentos. Com o mesmo objetivo está o versículo a seguir, que declara que Deus ensinou em sua lei a plena e perfeita justiça e verdade. O advérbio ??? , meod, que significa muito, tem mais propriedade relacionada aos substantivos do que ao verbo ordenado; na medida em que era desígnio de Deus exibir na lei uma regra perfeita de justiça. A doutrina da lei é honrada com esses argumentos, para que todos nós aprendamos a dele derivar sabedoria e que nenhum homem possa inventar para si qualquer outro padrão de retidão ou retidão que não seja o que é exibido na lei; uma lição muito necessária, uma vez que todo homem de bom grado moldaria para si um novo padrão ou padrão de justiça.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *