Estudo de Mateus 23:37 – Comentado e Explicado

Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas aqueles que te são enviados! Quantas vezes eu quis reunir teus filhos, como a galinha reúne seus pintinhos debaixo de suas asas… e tu não quiseste!
Mateus 23:37

Comentário de Albert Barnes

Ó Jerusalém … – Veja as notas em Lucas 19: 41-42 .

Eu teria reunido – Teria protegido e salvo.

Tuas crianças – Tua gente.

Comentário de Joseph Benson

Mateus 23:37 . Ó Jerusalém, Jerusalém – O Senhor Jesus, tendo assim apresentado aos fariseus e à nação judaica sua culpa hedionda e ruína iminente, ficou extremamente comovido com o pensamento das calamidades que se aproximavam deles. Um ou dois dias antes de ele ter chorado sobre Jerusalém; agora ele lida com os sotaques mais tristes de piedade e comissário. Jerusalém, a visão de paz, como a palavra significa, deve agora ser sede de guerra e confusão: Jerusalém, que tinha sido a alegria de toda a terra, agora deve ser um assobio, uma surpresa e uma palavra. entre todas as nações: Jerusalém, que havia sido uma cidade compacta, deveria agora ser destruída e arruinada por seus próprios intestinos: Jerusalém, o lugar que Deus escolheu para colocar seu nome ali, agora deve ser abandonada para spoilers e ladrões. Pois, primeiro, como seus habitantes tinham suas mãos mais profundamente impregnadas no sangue dos profetas do que as de outros lugares, deveriam beber mais profundamente do que outros na punição de tais crimes: Tu que matas os profetas, etc. E, 2d, Jerusalém havia rejeitado especialmente, e persistiria em rejeitar o Cristo do Senhor, e as ofertas de salvação feitas por ele, e perseguiria seus servos divinamente encomendados a fazer essas ofertas. O primeiro foi um pecado sem remédio; isso é um pecado contra o remédio. Quantas vezes eu teria reunido teus filhos, etc. – Veja a maravilhosa graça, condescendência e bondade do Senhor Jesus em relação àqueles que ele previu em dois ou três dias maliciosamente e cruelmente imputariam as mãos no sangue dele! Que idéia forte essas delicadas exclamações de nosso Senhor, que dificilmente podem ser lidas sem lágrimas, nos dão seu amor sem paralelo àquela nação ingrata e impenitente! Ele teria levado todo o corpo deles, se eles tivessem consentido em ser levado para sua igreja, e reunido todos eles (como os judeus costumavam falar de prosélitos) sob as asas da majestade divina. As palavras, com que frequência eu reuniria, etc., marcam seus esforços não-cansados ??de protegê-los e apreciá-los desde o momento em que foram chamados a ser seu povo, e as seguintes palavras, declarativas da oposição entre sua vontade e a deles, mas vocês não demonstrariam enfaticamente sua obstinação invencível em resistir às expressões mais vencedoras e substanciais da bondade divina. Assim, o Senhor Jesus ainda chama e convida pecadores que estão perecendo. Mas ai! a obstinação de suas próprias vontades perversas e rebeldes geralmente também suporta todas as aberturas de sua graça: de modo que a desolação eterna se torne sua parte, e eles vão em vão repetir esses apelos quando é tarde demais.

Comentário de E.W. Bullinger

galinhas = ninhada. Grego. nossia. Ocorre apenas aqui.

não = não estavam dispostos. App-102.

não. Grego. ou (App-105), negando de fato.

Comentário de John Calvin

37. Jerusalém, Jerusalém. Por essas palavras, Cristo mostra mais claramente que boa razão ele teve para a indignação, que Jerusalém, que Deus havia escolhido para ser seu sagrado, e – como podemos dizer – morada celestial, não apenas se mostrou indigna de tão grande honra, mas, como se fosse um covil de assaltantes ( Jeremias 7:11 ), há muito tempo estava acostumado a sugar o sangue dos profetas. Portanto, Cristo profere uma exclamação patética em uma cena tão monstruosa, que a cidade santa de Deus deveria ter chegado a tal ponto de loucura, que há muito se empenhava em extinguir a doutrina salvadora de Deus derramando o sangue dos profetas. Isso também está implícito na repetição do nome, porque a impiedade tão monstruosa e incrível não merece detestação comum.

Tu que matas os profetas. Cristo não os censura com apenas um ou outro assassinato, mas diz que esse costume estava tão profundamente enraizado que a cidade não se importou em matar todos os profetas que lhe foram enviados. Para o particípio, ( ?p??te????sa t??? p??f?ta? ), ( matando os profetas), é colocado para um epíteto; como se Cristo tivesse dito: “Tu que devias ter sido um guardião fiel da palavra de Deus, um mestre da sabedoria celestial, a luz do mundo, a fonte da sã doutrina, a sede da adoração divina, um padrão de fé e obediência, és um assassino dos profetas, de modo que adquiriste um certo hábito de sugar seu sangue. ” Portanto, é evidente que aqueles que tão profanamente profanaram o santuário de Deus mereceram todo tipo de censura. No entanto, Cristo também tinha a intenção de evitar o escândalo que surgira logo depois, para que os crentes, quando o vissem morto em Jerusalém, não se confundissem com a novidade de tal exposição. Pois, com essas palavras, eles já haviam sido avisados ??de que não era maravilhoso que uma cidade, acostumada a estrangular ou apedrejar os profetas, matasse cruelmente seu próprio Redentor. Isso nos mostra que valor devemos atribuir aos lugares. Nunca houve certamente uma cidade no mundo em que Deus concedeu títulos tão magníficos ou honra tão distinta; e ainda assim vemos quão profundamente foi afundado por sua ingratidão.

Que o Papa compare agora a morada de seu assalto com aquela cidade santa; o que ele achará digno de igual honra? Seus bajuladores contratados nos dizem que a fé floresceu lá nos tempos antigos. Mas admitindo que isso é verdade, se é evidente que agora, por rebelião perversa, se revoltou de Cristo, e está cheio de inúmeras ações de sacrilégio, que loucura é neles sustentar que a honra da primazia lhe pertence? Pelo contrário, aprendamos com este exemplo memorável que quando qualquer lugar é exaltado por instâncias incomuns do favor de Deus e, portanto, é removido da hierarquia comum, se degenerar, não será apenas despojado. seus ornamentos, mas se tornará ainda mais odioso e detestável, porque profanou basicamente o brilho de Deus manchando a beleza de seus favores.

Quantas vezes eu teria reunido teus filhos. Isso é mais expressivo de indignação do que de compaixão. A própria cidade, de fato, sobre a qual ele havia chorado ultimamente ( Lucas 19:41 ) ainda é um objeto de sua compaixão; mas para os escribas, que foram os autores de sua destruição, ele usa dureza e severidade, como eles mereciam. E, no entanto, ele não poupou os demais, que eram todos culpados de aprovar e participar do mesmo crime, mas, incluindo todos na mesma condenação, ele invoca principalmente contra os próprios líderes, que foram a causa de todos os males. Agora devemos observar a veemência do discurso. Se em Jerusalém a graça de Deus tivesse sido meramente rejeitada, haveria ingratidão indesculpável; mas como Deus tentou atrair os judeus para si por métodos suaves e gentis, e nada ganhou com tanta bondade, a criminalidade de tão desdém altivo foi muito mais agravada. Da mesma forma, houve uma obstinação inconquistável; pois Deus não desejou uma e outra vez reuni-los, mas, com avanços constantes e ininterruptos, enviou a eles os profetas, um após o outro, quase todos rejeitados pelo grande corpo do povo.

Como a galinha recolhe a ninhada debaixo das asas. Agora percebemos a razão pela qual Cristo, falando na pessoa de Deus, se compara a uma galinha. É infligir uma desgraça mais profunda a essa nação perversa, que tratou com desdém convites tão gentis e que provinha de mais do que bondade materna. É um exemplo espantoso e sem paralelo de amor, que ele não desdenhava de se curvar àqueles aborrecimentos, pelos quais poderia domar os rebeldes à sujeição. Uma repreensão quase semelhante é empregada por Moisés, que Deus, como

uma águia com asas abertas, ( Deuteronômio 32:11 ,)

abraçou essas pessoas. E embora de mais de uma maneira Deus tenha aberto suas asas para acalentar as pessoas, ainda assim, essa forma de expressão é aplicada por Cristo, de maneira peculiar, a uma classe, a saber, que os profetas foram enviados para reunir os errantes e dispersos em o seio de Deus. Com isso, ele quer dizer que, sempre que a palavra de Deus é exibida para nós, ele abre seu seio para nós com bondade materna e, não satisfeito com isso, condescende com o humilde afeto de uma galinha vigiando suas galinhas. Daí resulta que nossa obstinação é verdadeiramente monstruosa, se não permitirmos que ele nos junte. E, de fato, se considerarmos, por um lado, a terrível majestade de Deus e, por outro, nossa condição média e baixa, não podemos deixar de ter vergonha e surpresa com essa bondade espantosa. Pois que objetivo Deus pode ter em vista de se abater tão baixo por nossa causa? Quando ele se compara a uma mãe, ele desce muito abaixo de sua glória; quanto mais quando ele toma a forma de uma galinha e se digna de nos tratar como suas galinhas?

Além disso, se essa acusação foi justificada contra os povos antigos, que viviam sob a lei, é muito mais aplicável a nós. Pois embora a afirmação – que citei há pouco de Moisés – sempre tenha sido verdadeira, e embora as queixas que encontramos em Isaías sejam justas,

em vão Deus estendeu suas mãos todos os dias para abraçar um povo de coração duro e rebelde ( Isaías 65: 2 )

que, embora se levantasse cedo ( Jeremias 7:13 ), nada ganhava por seu cuidado incessante deles; mas agora, com muito mais familiaridade e bondade, ele nos convida a si mesmo por seu Filho. E, portanto, sempre que ele nos exibe a doutrina do Evangelho, uma terrível vingança nos espera, se não nos escondermos silenciosamente sob as asas dele, pelas quais ele está pronto para nos receber e nos abrigar. Cristo nos ensina, ao mesmo tempo, que todos desfrutam de segurança e descanso que, pela obediência da fé, estão reunidos para Deus; porque debaixo de suas asas eles têm um refúgio inexpugnável. (114)

Devemos atender igualmente à outra parte dessa acusação, que Deus, apesar da rebelião obstinada de seu povo antigo, não ficou ao mesmo tempo tão ofendido por ele, como deixar de lado o amor de um pai e a ansiedade de uma mãe, desde que ele o fez. não deixe de enviar profetas após profetas em sucessão ininterrupta; como em nossos dias, embora ele tenha experimentado uma depravação maravilhosa no mundo, ele ainda continua dispensando sua graça. Mas essas palavras contêm instruções ainda mais profundas, a saber, que os judeus, assim que o Senhor os reuniu, o deixaram imediatamente. Daí vieram dispersões tão freqüentes que quase não ficaram em repouso por um único momento sob as asas de Deus, como vemos nos dias atuais uma certa selvageria no mundo, que de fato existe em todas as épocas; e, portanto, é necessário que Deus se lembre daqueles que estão vagando e se perdendo. Mas este é o ponto culminante da depravação desesperada e final, quando os homens rejeitam obstinadamente a bondade de Deus e se recusam a cair sob suas asas.

Eu disse anteriormente que Cristo fala aqui na pessoa de Deus, e meu significado é que esse discurso pertence adequadamente à sua eterna divindade; pois agora ele não fala do que começou a fazer desde que se manifestou na carne ( 1 Timóteo 3:16 ), mas do cuidado que exerceu sobre a salvação de seu povo desde o princípio. Agora sabemos que a Igreja foi governada por Deus de tal maneira que Cristo, como a Eterna Sabedoria de Deus, presidiu sobre ela. Nesse sentido, Paulo diz que não que Deus, o Pai, foi tentado no deserto, mas que o próprio Cristo foi tentado, (115) ( 1 Coríntios 10: 9 ).

Novamente, quando os sofistas se apegam a essa passagem, para provar o livre arbítrio e deixar de lado a predestinação secreta de Deus, a resposta é fácil. “Deus quer reunir todos os homens”, dizem eles; “E, portanto, todos têm a liberdade de vir, e sua vontade não depende da eleição de Deus.” Eu respondo: A vontade de Deus, aqui mencionada, deve ser julgada a partir do resultado. Pois como por sua palavra ele chama todos os homens indiscriminadamente para a salvação, e já que o fim da pregação é que todos devem se comprometer com sua tutela e proteção, pode-se dizer com justiça que ele deseja reunir todos para si. Não é, portanto, o propósito secreto de Deus, mas sua vontade, que se manifesta pela natureza da palavra, que é aqui descrita; pois, indubitavelmente, quem quer que ele efetivamente deseje reunir, ele atrai interiormente pelo seu Espírito, e não apenas convida pela voz externa do homem.

Se for contestado, que é absurdo supor a existência de duas vontades em Deus, respondo, acreditamos plenamente que a vontade dele é simples e única; mas como nossas mentes não sondam o profundo abismo da eleição secreta, adaptando-se à capacidade de nossa fraqueza, a vontade de Deus é exibida para nós de duas maneiras. E fico surpreso com a obstinação de algumas pessoas que, quando em muitas passagens das Escrituras, encontram essa figura de linguagem (116) ( ?????p?p??e?a ) que atribui a Deus os sentimentos humanos, não se ofenda, mas, neste caso, apenas se recusa a admite. Mas, como em outro lugar, tratei esse assunto completamente, para que eu não seja desnecessariamente tedioso, apenas afirmo brevemente que, sempre que a doutrina, que é o padrão da união (117) é apresentada, Deus deseja reunir tudo, que tudo quem não vem pode ser indesculpável.

E você não faria. Isso pode se referir a toda a nação, bem como aos escribas; mas prefiro interpretá-lo em referência a este último, por quem a reunião (118) foi principalmente impedida. Pois foi contra eles que Cristo investigou durante toda a passagem; e agora, depois de ter se dirigido a Jerusalém no número singular, não parece sem razão que ele imediatamente usou o número plural. Há um contraste enfático entre a vontade de Deus e a sua não; (119) pois expressa a ira diabólica dos homens, que não hesitam em contradizer Deus.

Comentário de Adam Clarke

Ó Jerusalém, Jerusalém –

  1. É evidente que nosso abençoado Senhor desejou seriamente e sinceramente a salvação dos judeus.
  • Que ele fez tudo o que podia ser feito, consistentemente com suas próprias perfeições e a liberdade de suas criaturas, para efetuar isso.
  • Que suas lágrimas sobre a cidade, Lucas 19:41 , demonstram suficientemente sua sinceridade.
  • Que essas pessoas, no entanto, pereceram. E
  • A razão era que eles não seriam reunidos sob a proteção dele; portanto, a ira, ou seja, o castigo, os atingia ao máximo.
  • A partir disso, é evidente que houve pessoas a quem Cristo desejou salvar, e sangrou para salvar, que não obstante pereceram, porque elas não viriam a ele, João 5:40 . A metáfora que nosso Senhor usa aqui é muito bela. Quando a galinha vê um animal de rapina chegando, ela faz barulho para montar suas galinhas, para que possa cobri-las com as asas do perigo. A águia romana está prestes a cair sobre o estado judeu – nada pode impedir isso, mas sua conversão a Deus por meio de Cristo-Jesus chora por toda a terra, publicando o Evangelho da reconciliação – eles não se reuniam, e a águia romana veio e os destruiu. O carinho da galinha por sua ninhada é tão forte que se torna proverbial. O belo epigrama grego a seguir, retirado da Anthologia, fornece uma ilustração muito boa desse texto.

    ?e?µe??a?? ??fadess? pa????µe?a t??a? ?????

    ?e????? e??a?a? aµfe?ee pte???a?

    ?esfa µe? ???a???? ????? ??ese? ? ?a? eµe??e?

    ???e??? ???a???? a?t?pa??? ?efe??.

    ?????? ?a? ?ede?a, ?ata?d?? a?des??te ,

    ??te?e?, ??????? e??a d?das??µe?a?

    Anthol. lib. Eu. Titus. 87: editar. Bosch. p. 344

    Sob sua ala adotiva, a galinha defende

    Sua querida filha, enquanto a neve desce;

    Durante todo o dia de inverno desafia imóvel

    Os velozes arrepiantes e o céu inclemente;

    Até, vencido pela explosão fria e penetrante,

    Fiel à sua carga, ela finalmente morre!

    Ó Fama! para o inferno, o carinho dessa ave;

    Diga para Progne e Medea lá: –

    Para mães como as que a história se desenrola,

    E deixe-os corar ao ouvir a história contada! –

    TG

    Este epigrama contém uma ilustração feliz, não apenas do símile de nosso Senhor, mas também de sua própria conduta. Há quanto tempo essas pessoas ingratas e profanas eram os objetos de seus cuidados mais ternos! Por mais de 2000 anos, eles absorveram os aspectos mais peculiares da providência mais benéfica; e durante os três anos do ministério público de nosso Senhor, suas pregações e milagres tinham apenas um objetivo e objetivo: a instrução e a salvação desse povo impensado e desobediente. Por causa deles, aquele que era rico ficou pobre, para que eles, por meio de sua pobreza, pudessem ser ricos: – por causa deles, ele não fez reputação, assumiu a forma de servo e tornou-se obediente até a morte, morte da cruz! Ele morreu, para que não perecessem, mas tivessem vida eterna. Assim, para salvar a vida deles, ele livremente abandonou a sua.

    Comentário de Thomas Coke

    Mateus 23: 37-38 . Ó Jerusalém, Jerusalém! Nosso Senhor, diante dos fariseus e da exoneração de suas imensas culpas e punições, o pensamento das calamidades que se aproximavam neles o comoveu demais: suas entranhas estavam viradas para dentro dele e seu peito estava cheio de graciosas combinações de piedade a tal ponto que, incapaz de conter ele mesmo começou a chorar; particularmente lamentando Jerusalém, devido à severidade peculiar de sua sorte. Pois, como seus habitantes tinham suas mãos mais profundamente imbricadas no sangue dos profetas, deveriam beber mais profundamente da punição devida a esses crimes. Sua lamentação pela cidade foi comovente, ó Jerusalém, Jerusalém! & c. Essas exclamações ternas, que dificilmente podem ser lidas sem lágrimas, transmitem uma forte idéia do amor de Cristo àquela nação ingrata. As palavras, com que frequência, marcam seus esforços incansáveis ??de apreciá-los e protegê-los desde o momento em que foram chamados a ser seu povo; e a oposição que é afirmada entre a vontade dele e a deles: Quantas vezes eu faria – mas vocês não iam muito enfaticamente sua obstinação invencível em resistir às expressões mais vitoriosas e substanciais do amor divino. A cláusula, Eis, etc. é uma previsão do castigo que lhes seria infligido pelo pecado de rejeitar a Cristo. A casa deles (o templo de Deus, veja 2 Reis 23:27 .) Era desolada a partir desse momento . A glória do Senhor, que Ageu havia predito deve preencher a segunda casa, estava partindo. Nosso Senhor falou isso quando ele saiu de casa pela última vez. Veja as lágrimas do redentor de Howe.

    Comentário de John Wesley

    Ó Jerusalém, Jerusalém, tu que matas os profetas e apedrejas os que te são enviados, quantas vezes eu ajuntaria teus filhos, assim como uma galinha ajunta suas galinhas sob suas asas, e vós não!

    13:34.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *