Estudo de Lucas 19:42 – Comentado e Explicado

Oh! Se também tu, ao menos neste dia que te é dado, conhecesses o que te pode trazer a paz!… Mas não, isso está oculto aos teus olhos.
Lucas 19:42

Comentário de E.W. Bullinger

Dizendo , & c. Peculiar a Luke.

Se tu, etc. Assumindo isso como um fato real. App-118. Não é o mesmo que nos versículos: Lucas 19: 8 , Lucas 19:31 , Lucas 19:40 .

tinha sabido. Colocado pela Figura do discurso Metonímia (da Causa), App-6, para atender. Veja nota em Isaías 1: 3 .

dia. Colocado pela Figura do discurso Metonímia (do Adjunto). App-6, para os eventos que ocorrem nele.

que pertencem a = para (grego. pros. App-104.) tua paz. Para isso, veja Isaías 48:18 e Sl 122. Observe a figura da Aposiopese da fala ( Apê -6), denotando que a bem-aventurança envolvida nesse conhecimento foi dominada pelo pensamento da tribulação que deveria ocorrer devido à ignorância dela. .

Comentário de John Calvin

42. Oh, se você soubesse! O discurso é patético e, portanto, abrupto; pois sabemos que, por aqueles que estão sob a influência da paixão veemente, seus sentimentos não são mais do que meio-expressos. Além disso, dois sentimentos estão aqui misturados; pois Cristo não apenas lamentou a destruição da cidade, mas também reprova as pessoas ingratas com a mais profunda culpa, ao rejeitar a salvação que lhes foi oferecida e ao consumir um terrível julgamento de Deus. A palavra mesmo , que está entrelaçada com ela, é enfática; pois Cristo contrasta silenciosamente Jerusalém com as outras cidades da Judéia, ou melhor, de todo o mundo, e o significado é: “Se tu , que és distinguido por um privilégio notável acima de todo o mundo, – se pelo menos tu ( digamos,) quem é um santuário celestial na terra, soube “ Isso é imediatamente seguido por outra amplificação tirada da época:” Embora até agora você tenha se revoltado de maneira perversa e ultrajante contra Deus, agora pelo menos há tempo para o arrependimento “. Pois ele quer dizer que agora está próximo o dia, que havia sido designado pelo propósito eterno de Deus para a salvação de Jerusalém, e que havia sido predito pelos profetas. Assim (diz Isaías) é o tempo aceito , este é o dia da salvação ( Isaías 49: 8 ; 2 Coríntios 6: 2 ).

Procure o Senhor enquanto ele pode ser encontrado; invoque-o enquanto ele estiver perto,
( Isaías 55: 6. )

As coisas que pertencem à tua paz Sob a palavra paz ele inclui, de acordo com o significado da frase hebraica, tudo o que é essencial para a felicidade. Ele também não diz simplesmente que Jerusalém não conhecia a paz dela, mas as coisas que lhe pertenciam; pois freqüentemente acontece que os homens estão longe de não conhecerem sua felicidade, mas ignoram o caminho e os meios (como dizemos) porque estão cegos por sua maldade. Agora, visto que a compaixão é mesclada com reprovação, observemos que os homens merecem o castigo mais pesado proporcional à excelência dos dons que receberam, porque a outros pecados se acrescenta uma profanação ímpia da graça celestial. Em segundo lugar, vamos observar que, quanto mais próximo Deus se aproxima de nós e mantém a luz da sã doutrina, menos desculpáveis ??somos nós, se negligenciarmos essa oportunidade. O portão da salvação, de fato, está sempre aberto; mas como Deus às vezes se cala, não é um privilégio comum, quando Ele nos convida a si mesmo com uma voz alta e de uma maneira familiar, e, portanto, o desprezo será atingido por punições mais severas.

Mas agora eles estão escondidos dos teus olhos. Isso não é dito com o objetivo de atenuar a culpa de Jerusalém; pois, pelo contrário, marca com desgraça a estupidez monstruosa daquela cidade, que, quando Deus está presente, ela não o percebe. Eu reconheço que pertence somente a Deus abrir os olhos dos cegos, e que nenhum homem é qualificado para entender os mistérios do reino celestial, a menos que Deus o ilumine interiormente por seu Espírito; mas não resulta daí que aqueles que perecem por sua própria cegueira brutal sejam desculpáveis. Cristo pretendia também remover uma ofensa, que de outro modo poderia ter confundido os ignorantes e os fracos; pois quando os olhos de todos foram direcionados para aquela cidade, seu exemplo pode ter uma influência muito grande nos dois aspectos, seja para o mal ou para o bem. Para que nenhum homem possa então ficar perplexo com sua incredulidade e orgulhoso desprezo pelo Evangelho, Jerusalém é condenada por uma cegueira vergonhosa.

Comentário de Adam Clarke

As coisas que pertencem à tua paz! , peace or prosperity. É muito provável que nosso Senhor aqui alude ao significado da palavra Jerusalém, que é de Israel e que ele verá, e que shalom , paz ou prosperidade. Agora, porque os habitantes dela não tinham visto essa paz e salvação, porque se recusaram a abrir os olhos e contemplaram esta gloriosa luz do céu que brilhava entre eles, portanto ele disse: Agora estão ocultos dos teus olhos, ainda aludindo para a importação do nome.

Comentário de Thomas Coke

19:42 . Se você soubesse, O que você soube! É certo, como já observamos, que a partícula e? às vezes é usado para expressar um desejo ardente; e a conexão aqui vai muito bem suportar. Mas, se nossa tradução for mantida, deve-se reconhecer que a maneira de falar falida é muito enfática: nosso Senhor parecerá fazer uma pausa, numa silenciosa reflexão sobre as felizes consequências que teriam assistido à obediência de seus convites e discursos. Veja em Lucas 19:44 .

Comentário de John Wesley

Dizendo: Se soubesses, pelo menos neste teu dia, as coisas que pertencem à tua paz! mas agora estão escondidos dos teus olhos.

O que tu sabias, pelo menos neste teu dia – Depois de teres negligenciado tantos.

Teu dia – O dia em que Deus ainda te oferece suas bênçãos.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 5:29 – Quem dera eles tivessem sempre no coração esta disposição para temer-me e para obedecer a todos os meus mandamentos. Assim tudo iria bem com eles e com seus descendentes para sempre! “

Deuteronômio 32:29 – Quem dera fossem sábios e entendessem; e compreendessem qual será o seu fim!

Salmos 32:6 – Portanto, que todos os que são fiéis orem a ti enquanto podes ser encontrado; quando as muitas águas se levantarem, elas não os atingirão.

Salmos 81:13 – “Se o meu povo apenas me ouvisse, se Israel seguisse os meus caminhos,

Salmos 95:7 – pois ele é o nosso Deus, e nós somos o povo do seu pastoreio, o rebanho que ele conduz. Hoje, se vocês ouvirem a sua voz,

Isaías 6:9 – Ele disse: “Vá, e diga a este povo: “Estejam sempre ouvindo, mas nunca entendam; estejam sempre vendo, e jamais percebam.

Isaías 29:10 – O Senhor trouxe sobre vocês um sono profundo: fechou os olhos de vocês, profetas; cobriu as cabeças de vocês, videntes.

Isaías 44:18 – Eles nada sabem, nada entendem; seus olhos estão tapados, não conseguem ver, e suas mentes estão fechadas, não conseguem entender.

Isaías 48:18 – Se tão-somente você tivesse prestado atenção às minhas ordens, sua paz seria como um rio, sua retidão, como as ondas do mar.

Isaías 55:6 – Busquem o Senhor enquanto se pode achá-lo; clamem por ele enquanto está perto.

Ezequiel 18:31 – Livrem-se de todos os males que vocês cometeram, e busquem um coração novo e um espírito novo. Por que deveriam morrer, ó nação de Israel?

Ezequiel 33:11 – Diga-lhes: ‘Juro pela minha vida, palavra do Soberano Senhor, que não tenho prazer na morte dos ímpios, antes tenho prazer em que eles se desviem dos seus caminhos e vivam. Voltem! Voltem-se dos seus maus caminhos! Por que iriam morrer, ó nação de Israel? ’

Mateus 13:14 – Neles se cumpre a profecia de Isaías: ‘Ainda que estejam sempre ouvindo, vocês nunca entenderão; ainda que estejam sempre vendo, jamais perceberão.

Lucas 1:77 – para dar ao seu povo o conhecimento da salvação, mediante o perdão dos seus pecados,

Lucas 2:10 – Mas o anjo lhes disse: “Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo:

Lucas 10:5 – “Quando entrarem numa casa, digam primeiro: ‘Paz a esta casa’.

Lucas 19:44 – Também a lançarão por terra, você e os seus filhos. Não deixarão pedra sobre pedra, porque você não reconheceu o tempo em que Deus a visitaria”.

João 12:35 – Disse-lhes então Jesus: “Por mais um pouco de tempo a luz estará entre vocês. Andem enquanto vocês têm a luz, para que as trevas não os surpreendam, pois aquele que anda nas trevas não sabe para onde está indo.

João 12:38 – Isso aconteceu para se cumprir a palavra do profeta Isaías, que disse: “Senhor, quem creu em nossa mensagem, e a quem foi revelado o braço do Senhor? “

Atos dos Apóstolos 10:36 – Vocês conhecem a mensagem enviada por Deus ao povo de Israel, que fala das boas novas de paz por meio de Jesus Cristo, Senhor de todos.

Atos dos Apóstolos 13:46 – Então Paulo e Barnabé lhes responderam corajosamente: “Era necessário anunciar primeiro a vocês a palavra de Deus; uma vez que a rejeitam e não se julgam dignos da vida eterna, agora nos voltamos para os gentios.

Atos dos Apóstolos 28:25 – Discordaram entre si mesmos e começaram a ir embora, depois de Paulo ter feito esta declaração final: “Bem que o Espírito Santo falou aos seus antepassados, por meio do profeta Isaías:

Romanos 11:7 – Que dizer então? Israel não conseguiu aquilo que tanto buscava, mas os eleitos o obtiveram. Os demais foram endurecidos,

2 Coríntios 3:14 – Na verdade as mentes deles se fecharam, pois até hoje o mesmo véu permanece quando é lida a antiga aliança. Não foi retirado, porque é somente em Cristo que ele é removido.

2 Coríntios 4:3 – Mas se o nosso evangelho está encoberto, para os que estão perecendo é que está encoberto.

2 Coríntios 6:1 – Como cooperadores de Deus, insistimos com vocês para não receberem em vão a graça de Deus.

2 Tessalonicenses 2:9 – A vinda desse perverso é segundo a ação de Satanás, com todo o poder, com sinais e com maravilhas enganadoras.

Hebreus 3:7 – Assim, como diz o Espírito Santo: “Hoje, se vocês ouvirem a sua voz,

Hebreus 3:13 – Pelo contrário, encorajem-se uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama “hoje”, de modo que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado,

Hebreus 3:15 – Por isso é que se diz: “Se hoje vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração, como na rebelião”.

Hebreus 10:26 – Se continuarmos a pecar deliberadamente depois que recebemos o conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados,

Hebreus 12:24 – a Jesus, mediador de uma nova aliança, e ao sangue aspergido, que fala melhor do que o sangue de Abel.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *