Estudo de Mateus 13:14 – Comentado e Explicado

Assim se cumpre para eles o que foi dito pelo profeta Isaías: Ouvireis com vossos ouvidos e não entendereis, olhareis com vossos olhos e não vereis,
Mateus 13:14

Comentário de Albert Barnes

E neles se cumpre … – Este lugar é substancialmente citado em Isaías 6: 9-10 . Foi literalmente cumprida no tempo de Isaías. No tempo de Cristo, o povo tinha o mesmo caráter. Como eles, eles fecharam os olhos para a verdade e rejeitaram o ensino divino. As palavras de Isaías foram, portanto, “tão adequadas” para expressar o caráter do povo no tempo de Cristo como no do profeta. Nesse sentido, eles foram “cumpridos” ou “preenchidos”; isto é, “ocorreu um caso que correspondia ao seu significado”. Veja as notas em Mateus 1:22 . Não é de forma alguma que Isaías, quando falou essas palavras, tivesse alguma referência ao tempo de Cristo. O significado em ambos os lugares é que as pessoas eram tão grosseiras, sensuais e preconceituosas, que “não” veriam a verdade ou entenderiam algo que fosse contrário às opiniões e desejos sensuais deles; um caso de modo algum incomum no mundo. Veja a passagem mais explicada em minhas anotações em Mateus 13:16

Bem-aventurados os seus olhos … – Ou seja, você está feliz por ter permissão para ver a verdade que eles não verão.

Você tem permissão para entender o significado espiritual das parábolas e, em algum grau, o plano de salvação.

Comentário de E.W. Bullinger

in = upon. Grego. epi .

cumprido = está cumprindo. Ver Isaías 6: 9 . Compare João 12:40 . Atos 28:26 .

Esaias = Isaías. Citado em Isaías 6: 9 , Isaías 6:10 . Compare os outros dois: João 12:39 . Atos 28: 25-27 .

not = de maneira alguma. Gr . ou eu. Veja App-105.

Comentário de John Calvin

14. E nelas é cumprida a profecia de Isaías. Ele confirma sua afirmação com uma previsão de Isaías, de que está longe de ser uma coisa nova, se muitas pessoas não obtiverem vantagem da palavra de Deus, que anteriormente foi designada para o povo antigo, com o objetivo de induzir maior cegueira. Esta passagem do Profeta é citada, de várias maneiras, no Novo Testamento. Paulo cita ( Atos 28:26 ) acusar os judeus de malícia obstinada e diz que eles foram cegados pela luz do Evangelho, porque eram amargos e rebeldes contra Deus. Lá, ele aponta a causa imediata que apareceu nos próprios homens. Mas na Epístola aos Romanos ( Romanos 11: 7 ) ele faz a distinção de uma fonte mais profunda e mais oculta; pois ele nos diz que o remanescente foi salvo de acordo com a eleição da graça e que o restante foi cego, conforme está escrito. O contraste deve ser observado; pois se é a eleição de Deus, e uma eleição imerecida , que só salva qualquer remanescente do povo, segue-se que todos os outros perecem por um julgamento oculto, embora justo, de Deus. Quem são os outros, a quem Paulo contrasta com o restante eleito, mas aqueles a quem Deus não concedeu uma salvação especial?

Raciocínio semelhante pode ser aplicado à passagem de João ( João 12:38 😉 pois ele diz que muitos não creram, porque ninguém acredita, exceto aquele a quem Deus revela seu braço, e imediatamente acrescenta, que eles não podiam acreditar, porque está novamente escrito: cegue o coração deste povo. É também esse o objetivo que Cristo tem em vista, quando o atribui ao propósito secreto de Deus, de que a verdade do Evangelho não seja revelada indiscriminadamente a todos, mas seja exibida à distância sob formas obscuras, de modo a ter nenhum outro efeito senão espalhar a mente das pessoas com uma escuridão mais grossa. (186) Em todos os casos, admito, aqueles a quem Deus cega serão considerados merecedores dessa condenação; mas como a causa imediata nem sempre é óbvia nas pessoas dos homens, seja considerado um princípio fixo que Deus ilumina a salvação e que, por um dom peculiar, aqueles a quem Ele livremente escolheu; e que todos os réprobos são privados da luz da vida, se Deus retém sua palavra deles, ou mantém seus olhos e ouvidos fechados, para que não ouçam ou vejam.

Ouvindo você deve ouvir. Agora percebemos a maneira pela qual Cristo aplica a predição do profeta à presente ocasião. Ele não cita as palavras do profeta, nem era necessário; pois Cristo considerou o suficiente para mostrar que não era uma ocorrência nova ou incomum, se muitos eram endurecidos pela palavra de Deus. As palavras do profeta foram,

Vá, cegue sua mente e endureça seu coração ( Isaías 6:10 .)

Mateus atribui isso aos ouvintes, para que eles possam suportar a culpa de sua própria cegueira e dureza; pois um não pode ser separado do outro. Todos os que foram entregues a uma mente reprovada ( Romanos 1:28 ) fazem voluntariamente, e por malícia interior, cegos e se endurecem. Tampouco pode ser de outro modo, onde o Espírito de Deus não reina, por quem somente os eleitos são governados. Portanto, vamos atender a essa conexão: todos os que Deus não ilumina com o Espírito de adoção são homens de mente doentia; e que, enquanto estão cada vez mais cegos pela palavra de Deus, a culpa repousa totalmente em si mesmos, porque essa cegueira é voluntária. Novamente, os ministros da palavra devem buscar consolo nesta passagem, se o sucesso de seus trabalhos nem sempre corresponder ao seu desejo. Muitos estão tão longe de lucrar com suas instruções que pioram com isso. O que aconteceu a eles foi experimentado por um Profeta (187), a quem eles não são superiores. Devia-se, de fato, desejar que eles sujeitassem todos a Deus; e eles devem trabalhar e se esforçar para esse fim. Mas não se perguntem se esse julgamento, que Deus demonstrou antigamente através do ministério do Profeta, também é cumprido nos dias de hoje. Ao mesmo tempo, devemos ser extremamente cuidadosos, para que os frutos do Evangelho não sejam perdidos por nossa negligência.

Comentário de Adam Clarke

Neles é cumprido – ??ap?????ta? , é novamente cumprido: este significado próprio da palavra grega tem sido geralmente ignorado. O evangelista quer dizer que, como essas palavras foram cumpridas nos judeus, na época do profeta Isaías, elas também são novamente cumpridas nessas posteridades, que copiam exatamente o exemplo de seus pais. Essas palavras terríveis podem ser novamente cumpridas em nós, se não tomarmos conhecimento das coisas que essas pessoas desobedientes sofreram.

Ao ouvir, você ouvirá – Jesus Cristo será enviado a você, seus milagres você verá completamente e suas doutrinas você ouvirá distintamente; mas Deus não o forçará a receber a salvação que é oferecida.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 13: 14-15 . E neles se cumpre, etc. – Veja a nota em Isaías 6: 9 . O significado do profeta é que os judeus certamente devem ouvir as doutrinas do evangelho, sem entendê-las, e ver os milagres que confirmaram essas doutrinas, sem perceber o dedo de Deus nelas; não porque as evidências do evangelho, sejam elas internas ou externas, foram insuficientes para estabelecê-lo, mas porque a corrupção de seus corações os impediu de discernir essas evidências: Pois o coração desse povo se engrossa , etc. Em Isaías, a passagem tem uma redação um tanto diferente: Torne o coração deste povo gordo, etc. Agora, essa forma é peculiar aos escritos proféticos; implicando não mais do que uma ordem ao profeta para simplesmente predizer que os judeus tornariam seu próprio coração duro, sensual, orgulhoso e teimoso; e seus ouvidos pesados, e fecham os olhos, etc. Eles fecharam os olhos contra os milagres e os ouvidos contra as doutrinas do Evangelho, como se tivessem medo de serem convertidos e curados; tendo a mais forte aversão em ouvir ou ver o que era contrário à sua inclinação. Ver Jeremias 1: 9-10 . Ezequiel 43: 3 . Gênesis 41:13 . Essa profecia, portanto, e sua citação, são exatamente as mesmas; somente a profecia representa o que deve acontecer: faça o coração desse povo, etc. enquanto a citação representa isso como já aconteceu : – O coração deste povo é, etc. “Esse povo se tornou tão perverso e orgulhoso, que não ouvirá nem verá nada contrário às suas concupiscências, para que pareçam ter resolvido não se converter.” Esta interpretação da profecia, e de sua aplicação feita por São Mateus, é confirmada pelo próprio Isaías, cap. Mateus 6:11 . “Então eu disse: Senhor, por quanto tempo? Quanto tempo eles ficarão nesta condição miserável? E ele respondeu: Até que as cidades sejam desperdiçadas sem habitante, e as casas sem homem, e a terra seja completamente desolada; sua cegueira é permanecem, até que a destruição total caia sobre eles como nação, derrubando a constituição de sua igreja e estado “. Também é confirmado pelos sujeitos das parábolas às quais nosso Senhor aplicou essa profecia: Pois, se ele dissesse claramente aos judeus, o que ele lhes dissera de maneira obscura pela parábola do semeador, a saber, que uma parte principal da O ofício do Messias era incutir as doutrinas da verdadeira religião nas mentes dos homens, e que o principal efeito de seu poder na Terra deveria libertá-los da tirania de suas concupiscências, para que se tornassem frutíferos em bondade; ele havia declarado claramente o que insinuou na parábola do grão de mostarda, que cresceu tanto, a ponto de abrigar as aves do céu sob seus galhos – que os gentios deveriam ser governados pelo Messias, não como escravos, mas súditos livres e gozar de todos os privilégios de seu reino em pé de igualdade com os judeus; ele lhes ensinou claramente o que insinuou obscuramente pela parábola da semente plantada, que brotou silenciosamente; e pela parábola do fermento escondida em uma quantidade de refeição; – que o reino do Messias não deveria ser erguido nem sustentado pela violência da guerra, mas pela força secreta da verdade, cuja operação, embora forte, é imperceptível ; – digo, se nosso Senhor tivesse ensinado essas coisas a seus ouvintes em termos claros, eles as teriam rejeitado, ficariam muito ofendidos e provavelmente o teriam abandonado completamente; tão opostas eram as doutrinas mencionadas em suas noções e expectativas favoritas. Enquanto isso, se for perguntado por que ele lidou com tais assuntos, uma vez que os entregou em termos tão obscuros? A resposta é que foi conveniente para a confirmação do Evangelho, que ele próprio, em sua própria vida, deveria dar algumas dicas da natureza dele e da recepção que deveria encontrar, porque os judeus, comparando os eventos com essas previsões parabólicas poderiam ser dispostas a aquiescer mais pacificamente na admissão dos gentios na igreja, sem submetê-los às instituições mosaicas; algo que eles não foram levados a fazer, mas com a maior dificuldade. Veja Macknight e mais na nota de Marcos 4:11 . O Dr. Doddridge processa esses versículos, e neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo você ouvirá, mas não entenderá; e vendo você verá, mas não perceberá. Pois o coração desse povo fica rígido com a gordura, e eles ouvem com ouvidos pesados, e erguem os olhos [como se estivessem mais do que meio adormecidos], para que a qualquer momento não vejam, etc.

Comentário de John Wesley

E nelas se cumpre a profecia de Esaias, que diz: Ouvindo, ouvireis e não entendereis; e vendo, vereis e não percebereis:

Ouvindo, ouvireis, mas de maneira nenhuma entendereis – Ou seja, certamente ouvireis. Todos os meios possíveis lhe serão dados; contudo, eles não lhe servirão de nada; porque seu coração é sensual, estúpido e insensível; seus sentidos espirituais estão calados; sim, você fechou seus olhos contra a luz; como não querendo entender as coisas de Deus e tem medo, não desejando que ele te cure. Isaías 6: 9 ; João 12:40 ; Atos 28:26 .

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *