Estudo de Salmos 34:9 – Comentado e Explicado

Reverenciai o Senhor, vós, seus fiéis, porque nada falta àqueles que o temem.
Salmos 34:9

Comentário de Albert Barnes

O teme ao Senhor – reverencie-o; honre-o; confie nele. Compare o Salmo 31:23 .

Vós, seus santos – Seus santos. Todos que professam ser seus amigos. Essa exortação é dirigida especialmente aos santos ou aos piedosos, porque o orador professou ser amigo de Deus e teve experiência pessoal da verdade do que está dizendo aqui. É o testemunho de um filho de Deus dirigido a outros, para encorajá-los pelo resultado de sua própria experiência.

Pois não há desejo daqueles que o temem – Todas as suas necessidades serão abundantemente supridas. Cedo ou tarde, todas as suas reais necessidades serão atendidas e Deus lhes concederá todas as bênçãos necessárias. A afirmação aqui não pode ser considerada absoluta e universalmente verdadeira – isto é, não pode significar que aqueles que temem ao Senhor nunca terão fome ou sede, ou destituídos de roupas ou de um lar confortável; evidentemente, porém, pretende ser uma afirmação geral e está de acordo com as outras declarações que ocorrem na Bíblia sobre as vantagens da verdadeira religião em garantir bênçãos temporais e espirituais de Deus. Assim, em 1 Timóteo 4: 8 , é dito: “A piedade é proveitosa para todas as coisas, tendo a promessa da vida que agora é e da que está por vir”. Assim, em Isaías 33:16 , é dito do homem justo: “Pão lhe será dado; suas águas devem ter certeza.

E assim, no Salmo 37:25 , Davi registra o resultado de sua própria observação no final de uma longa vida: “Eu era jovem e agora sou velho; todavia não vi o justo abandonado, nem a sua semente implorando pão. ” Mas, embora essas declarações não devam ser interpretadas como afirmando absolutamente que nenhum filho de Deus precisará de comida, bebida ou vestuário, lar ou amigos, ainda assim, é geralmente verdade que as necessidades dos justos são supridas, frequentemente de maneira inesperada e de uma fonte inesperada. É verdade que a virtude e a religião conduzem à prosperidade temporal; e é quase universalmente verdade que os detentos de casas de caridade e prisões não são nem piedosos nem filhos dos piedosos. Essas casas são o refúgio, em grande parte, dos intemperantes, dos ímpios e dos esbanjadores – ou das famílias dos intemperantes, dos ímpios e dos esbanjadores; e se todas essas pessoas fossem exoneradas dessas residências, nossas esmolas e prisões logo se tornariam inquilinos. Uma comunidade poderia prover com mais facilidade a todos aqueles que foram treinados nos modos da religião, mas que são reduzidos à pobreza pelo fogo, pelas inundações ou pela saúde; e eles fariam isso alegremente. Nada pode ser mais verdadeiro do que isso, se um homem desejasse fazer tudo o que pudesse ser feito na incerteza geral dos assuntos humanos para garantir a prosperidade, seria uma vantagem para ele ser um homem virtuoso e religioso. Deus nunca abençoa ou prospera um pecador como tal, embora muitas vezes o faça, apesar de ser um pecador; mas ele faz e abençoará e prosperará um homem justo como tal, e porque ele é justo. Compare as notas em 1 Timóteo 4: 8 .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 34: 9-10 . Ó temer o Senhor, vós, seus santos – reverência, sirva e confie nele; porque o medo é comumente posto em todas as partes da adoração e serviço de Deus. Pois não há falta daqueles que o temem – Até agora, terão todas as coisas boas, de modo que não tenham motivos para reclamar da falta de alguém. Quanto às coisas do outro mundo, elas terão graça suficiente para sustentar a vida espiritual. e quanto a essa vida, eles terão o necessário para sustentá-la. Pois a piedade tem a promessa da vida que existe agora, e os que buscam o reino de Deus e sua justiça terão outras coisas necessárias, acrescentadas a elas, Mateus 6:33 ; 1 Timóteo 4: 8 . Os jovens leões não têm, etc. – “Todas as versões antigas”, diz o Dr. Dodd, “exceto os Chaldee, leem, grandes e poderosos homens, em vez de jovens leões: e Houbigant torna o lugar, homens ricos ficam pobres e famintos; mas aqueles que buscam o Senhor, etc. Este sentido é indubitavelmente bom: mas não vejo nada contra a nossa própria leitura: pois o significado é que, se Deus cuida dos animais do campo, muito mais ele cuidará daqueles que o temem e sofrerá muito mais cedo. aqueles que morrem por falta de suas presas, do que estes perecem por falta de necessidades ou pelo fracasso de sua proteção. ” Não desejará nada de bom – Qualquer coisa necessária e verdadeiramente boa para eles, considerando todas as circunstâncias; dos quais somente Deus é um juiz competente. E, portanto, embora ele geralmente tome especial cuidado para suprir as necessidades de homens bons, e muitas vezes o tenha feito de maneiras extraordinárias, quando o comum fracassou; todavia, ele sabe que os desejos e as cruzes são às vezes mais necessários e serão mais úteis para eles do que aquelas coisas que considerem necessárias, e nesses casos ele manifesta maior misericórdia por negar suprimentos do que concedê-los.

Comentário de Scofield

medo

(Ver Scofield “ Salmos 19: 9 “)

Comentário de E.W. Bullinger

santos = separados. Veja a nota em Êxodo 3: 5 .

Comentário de Adam Clarke

Não há falta daqueles que o temem – Aquele que realmente teme a Deus o ama; e quem ama a Deus lhe obedece, e àquele que teme, ama e obedece a Deus, não pode haver falta de coisas essenciais à sua felicidade, seja espiritual ou temporal, para esta vida ou para o que está por vir. Este verso está faltando no siríaco.

Comentário de John Calvin

9. Temai a Jeová, seus santos. Aqui o povo de Deus é exortado à busca da santidade e da justiça, para que possam abrir um canal de bênçãos divinas. Sabemos que os homens estão acostumados a suprir suas necessidades, recorrendo à fraude, pilhagem e até violência violenta. Tampouco é possível, porém, que os fiéis sintam alguma vontade de imitar os iníquos e invejá-los em algum grau em sua prosperidade, de modo que às vezes se permitam uivar entre os lobos. E, embora voluntariamente se abstenham de toda violência injusta , o modo comum de viver entre os que os rodeiam os leva embora como uma tempestade; e, entretanto, acham que o pedido de necessidade é suficiente para desculpá-los. Davi reprime, como com um freio, essas tentações, prometendo que tudo ficará bem com o povo de Deus, desde que se mantenha no temor de Deus, que ele se opõe a todos os conselhos perversos e enganosos; porque a maior parte dos homens considera esses tolos que buscam a simplicidade, pois, ao fazê-lo, não consultam seus próprios interesses e proveito. Embora, portanto, os homens ímpios tenham medo da pobreza, e a razão carnal exija que eles tentem o que sua fantasia sugerir para se manterem afastados dela, Davi aqui testemunha que Deus cuida dos piedosos, para que ele nunca os faça sofrer. . Não deixe que medo ou desconfiança, diz ele, o retire da busca do que é certo, porque Deus nunca abandona aqueles que andam retamente diante dele. O salmista, portanto, pede que entreguem a Deus a honra de esperar mais somente dele do que os ímpios esperam de seu tráfego enganoso e práticas ilegais. Além disso, como a iniqüidade se enfurece com fúria desenfreada em todo o mundo, ele pede expressamente que os santos estejam em guarda, porque ele não prestaria nenhum serviço à multidão promíscua. É um sentimento contrário à opinião geralmente recebida entre os homens, que, embora a integridade do bem e do simples seja exposta à vontade dos ímpios, ainda deve haver maior segurança na integridade do que em todos os recursos de fraude e injustiça. Não há, portanto, inconsistência ao admoestar os santos que, por sua própria vontade, estão se esforçando para andar em retidão, para não se afastar do temor de Deus; pois sabemos com que facilidade a luz da piedade pode ser obscurecida e extinta, quando não parece haver esperança de viver feliz e próspero, exceto na busca pelo mundo e em seus prazeres atraentes.

Comentário de John Wesley

Temei ao SENHOR, seus santos; porque não há falta aos que o temem.

Medo – reverencie, sirva e confie nele: pois o medo é comumente usado para todas as partes da adoração de Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *