Estudo de Isaías 19:23 – Comentado e Explicado

Naquele tempo, haverá um caminho do Egito para a Assíria; os assírios irão ao Egito, e os egípcios, à Assíria. O Egito e a Assíria renderão culto ao Senhor.
Isaías 19:23

Comentário de Albert Barnes

Deve haver uma rodovia – uma comunicação; isto é, haverá uma aliança entre o Egito e a Assíria, como constituindo partes de um império e unidas a serviço do verdadeiro Deus. A mesma figura de uma “estrada” é encontrada em Isaías 11:16 (veja a nota naquele local). A verdade era que Alexandre, por suas conquistas, sujeitou a Assíria e o Egito, e eles constituíram partes de seu império, e se uniram sob ele. Também era verdade que havia um grande número de judeus nesses dois países e que eles estavam unidos no serviço do verdadeiro Deus. Eles o adoraram naqueles países; e eles se encontraram em Jerusalém nas grandes festas, e assim Judá, Assíria e Egito se uniram em seu culto.

E o assírio entrará no Egito – Haverá contato livre e ininterrupto entre as duas nações, como partes do mesmo império.

E os egípcios servirão com os assírios – nos mesmos exércitos; sob o mesmo líder. Este foi o caso de Alexandre, o Grande. Ou a palavra ‘servir’ pode significar que eles serviriam a Deus em conjunto. Então Lowth e Noyes a processam.

Comentário de Adam Clarke

Haverá uma estrada – Sob os últimos reis da Pérsia, e sob Alexandre, Egito, Judéia e Assíria, viviam pacificamente sob o mesmo governo, e eram tão amigáveis ??que havia uma relação regular e ininterrupta entre eles, de modo que os Os assírios entraram no Egito e os egípcios na Assíria, e Israel se tornou o terceiro, ou seja, estava em estrita união com os outros dois; e foi uma bênção para ambos, pois lhes proporcionou algum conhecimento do verdadeiro Deus, Isaías 19:24 .

Comentário de John Calvin

23. Naquele dia. O Profeta agora prediz que o Senhor difundirá sua bondade por todo o mundo; como se ele tivesse dito: “Não será trancado em um canto, nem será conhecido exclusivamente, como antigamente, por uma única nação”. Aqui ele fala de duas nações que eram os inimigos mais inveterados da Igreja e que pareciam estar mais distantes do que qualquer outra do reino de Deus; pois muito mais se poderia esperar de nações distantes, porque as nações mencionadas aqui fizeram guerra abertamente com Deus e perseguiram sua Igreja. E se o Senhor é tão misericordioso com os inimigos mortais da Igreja, que ele perdoa e os adota para serem seus filhos, qual será o caso de outras nações? Essa profecia inclui, portanto, o chamado de todas as nações.

Deve haver uma estrada. Agora, quando ele diz que, em conseqüência de uma estrada ter sido aberta, haverá acesso mútuo para que eles possam se visitar, ele descreve as relações fraternas. Sabemos que os egípcios mantiveram guerras quase incessantes com os assírios e nutriram um ódio inveterado um pelo outro. Ele agora prediz que o Senhor mudará suas disposições e as reconciliará, de modo que eles tenham comunicações mútuas, entrando e saindo, em conseqüência de abrirem as estradas que antes estavam fechadas. Aqui devemos observar o que anteriormente observamos no quarto versículo do segundo capítulo (52) , a saber, que quando os homens se reconciliam com Deus, é igualmente apropriado que eles cuidem da bondade fraterna um com o outro. Conflitos, brigas, disputas, ódio e malícia devem cessar quando Deus for pacificado. Portanto, não é de admirar que ele diga que está aberta uma estrada para o Egito para os assírios; mas isso sem dúvida deve ser referido ao reinado de Cristo, pois não lemos que os egípcios estavam em pé de amistoso com os assírios até depois de conhecerem a Cristo.

E os egípcios servirão aos assírios (ou com os assírios.) (53) Esta cláusula pode ser apresentada: “servirá a Deus”; mas como o nome de Deus não é expresso aqui, ele pode se referir aos assírios, o que também é apontado pela partícula ?? (eª.) (54). Portanto, pode ser explicado assim. Aqueles que antes arderam com o desejo de ferir um ao outro serão mudados em suas disposições e desejarão mostrar bondade. Em resumo, o fruto do verdadeiro arrependimento será evidenciado, pois aqueles que antes se afligiam em guerras mútuas prestam ajuda mútua. E essa opinião concordará muito bem com as palavras do Profeta com as quais eles estão conectados. No entanto, não deixo de lado uma outra interpretação que é quase universalmente adotada, a saber: “Aqueles que anteriormente adoravam outros deuses reconhecerão a partir de agora um Deus e concordarão com a mesma confissão de fé”. Deixo todos a adotar a interpretação que ele achar melhor. Se a última interpretação for preferida, o Profeta faz o amor fraternal fluir da piedade, (55) como de sua fonte.

Comentário de John Wesley

Naquele dia haverá uma estrada do Egito para a Assíria, e os assírios entrarão no Egito e os egípcios na Assíria, e os egípcios servirão com os assírios.

Assíria – Aqueles que eram inimigos implacáveis ??um para o outro, e ambos para a igreja de Deus, serão agora reconciliados e unidos no serviço de Deus, e amor à sua igreja.

Servir – O Senhor.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *