Estudo de Mateus 12:48 – Comentado e Explicado

Jesus respondeu-lhe: Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?
Mateus 12:48

Comentário de John Calvin

Mateus 12:48 . Quem é minha mãe Essas palavras pretendiam inquestionavelmente reprovar a ânsia de Maria, e ela certamente agiu de maneira inadequada ao tentar interromper o progresso de seu discurso. (157) Ao mesmo tempo, depreciando o relacionamento de carne e sangue, nosso Senhor ensina uma doutrina muito útil; pois ele admite todos os seus discípulos e todos os crentes na mesma posição honrosa, como se fossem seus parentes mais próximos, ou melhor, ele os coloca no quarto de sua mãe e irmãos. Agora, essa afirmação está intimamente ligada ao ofício de Cristo; pois ele nos diz que foi dado, não a um pequeno número de indivíduos, mas a todos os piedosos, que estão unidos em um corpo com ele pela fé. Ele também nos diz que não há vínculo de relacionamento mais sagrado que o relacionamento espiritual, porque não devemos pensar nele de acordo com a carne, mas de acordo com o poder de seu Espírito que ele recebeu do Pai para renovar os homens, de modo que aqueles que são por natureza a semente poluída e amaldiçoada de Abraão começam a ser pela graça os filhos santos e celestiais de Deus. Da mesma maneira, Paulo afirma que conhecer a Cristo segundo a carne não é conhecê-lo adequadamente ( 2 Coríntios 5:16 ), porque devemos considerar a renovação do mundo, que excede em muito o poder humano, e que ocorre. quando ele nos forma de novo pelo seu Espírito à imagem de Deus. Para resumir o todo, esta passagem, primeiro, ensina-nos a contemplar Cristo com os olhos da fé; e, segundo, nos informa que todo aquele que é regenerado pelo Espírito, e se entrega inteiramente a Deus por verdadeira justificação, é assim admitido na união mais próxima de Cristo e se torna um com ele.

Comentário de Adam Clarke

Quem é minha mãe e quem são meus irmãos? A razão desse aparente desrespeito a seus parentes era o seguinte: eles vieram se apoderar dele, pois pensavam que ele estava distraído. Veja Marcos 3:33 .

Comentário de Thomas Coke

Mateus 12:48 . Quem é minha mãe etc. – supor que nosso Senhor aqui pretenda zombar de sua mãe seria muito absurdo. Ele apenas aproveitou a oportunidade para expressar sua afeição a seus discípulos obedientes de uma maneira particularmente cativante, que não poderia deixar de ser um grande conforto para eles, e seria para Susanna, Joanna, Maria Madalena e as outras mulheres piedosas que estavam sentadas próximas. ele, ( Lucas 8: 2-3 .), um rico equivalente para todo o cansaço e expectativa que seu zelo pelo Mestre celestial ocasionou. E como isso parece ter sido no início de seu progresso, é observável que nosso Senhor parece ter se preocupado particularmente com o encorajamento deles. Veja Lucas 11: 27-28 e Doddridge.

Comentário de John Wesley

Mas ele respondeu e disse àquele que lhe dizia: Quem é minha mãe? e quem são meus irmãos?

E ele respondeu, disse – Nosso Senhor, sabendo por que eles vieram, justifica suficientemente o aparente desrespeito deles 49,50. Veja a maior severidade e a mais alta bondade! Severidade à sua naturalidade, bondade às suas relações espirituais! De uma maneira que nega o primeiro, que se opôs à vontade de seu Pai celestial e é dono do segundo, que a obedeceu.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *