Estudo de Isaías 61:8 – Comentado e Explicado

Porque eu, o Senhor, amo a eqüidade, e detesto o fruto da rapina; por isso vou dar-lhes fielmente sua recompensa, e concluir com eles uma aliança eterna.
Isaías 61:8

Comentário de Albert Barnes

Pois eu, o Senhor, amo o julgamento – isto é, ‹Deleitarei em apresentar ao meu povo o que é certo. É certo que eles desfrutem da minha proteção e sejam favorecidos com os sinais da minha bondade. Portanto, amando a justiça e o direito, conferirei a eles os privilégios e bênçãos de que eles devem gozar e que serão uma expressão pública do meu favor e amor.

Eu odeio assalto por holocausto – Houve uma grande variedade na interpretação desta frase. Lowth traduz: ‹Quem odeia rapina e iniqüidade. Noyes, odeio rapina e iniqüidade. Jerônimo, como em nossa tradução, Et odio habens rapinam in holocausto . A Septuaginta, ??s?? ??p??µata ?? ?d???a? Mison harpagmata ech adikias – ‹Odiando os espólios da injustiça. Os caldeus: Longe de mim há fraude e violência. O siríaco: odeio rapina e iniqüidade. ), “with” or “for”; Essa variedade de interpretação surgiu das diferentes visões do hebraico ????? be?ôlâh. O siríaco evidentemente prefixou a conjunção, ? ( v ), “e”, em vez da preposição, ? ( b ), “with” ou “for ”; e, talvez, também a Septuaginta o leia. Mas essa mudança, embora leve, não é necessária para dar uma representação consistente à passagem. A conexão não nos leva necessariamente a supor que qualquer referência seja feita à “oferta queimada” e à maneira imprópria pela qual tais ofertas foram feitas; mas a idéia é que Deus odiava rapina e pecado; ele odeia atos como aqueles pelos quais seu povo havia sido removido de suas terras e submetido aos males de um longo e doloroso cativeiro. E este é sem dúvida o sentido da passagem. A palavra hebraica ???? ?lâh geralmente sem o, ? significa propriamente “holocausto” ou “o que é feito para ascender” (de ??? l âlâh para ascender) de um altar. Mas a palavra aqui é a forma de construção para ???? ?avi^lâh “ maldade, maldade ”; de onde nossa palavra “mal” (ver Jó 24:20 ; Salmo 107: 42 ). E o sentido aqui é odiar rapina ou pilhagem ( ??? gazel ) com iniqüidade; isto é, acompanhado, como sempre, com iniqüidade e pecado. E odiando que, como eu, justificarei meu povo que foi saqueado dessa maneira; e que foram levados para o cativeiro, acompanhados de atos de violência e pecado.

E eu dirigirei o trabalho deles na verdade – literalmente: ‘lhes darei trabalho na verdade ou na fidelidade;’ isto é, darei a eles a recompensa de seu trabalho fielmente. Eles serão amplamente recompensados ??por tudo o que fizeram e sofreram em minha causa.

E eu farei – (Veja as notas em Isaías 55: 3 ).

Comentário de Thomas Coke

Isaías 61: 8 . Pois eu, o Senhor, amo o juízo, etc. – Porque eu, o Senhor, amo a justiça: odeio coisas roubadas em uma oferta; e darei a eles sua recompensa fielmente, e farei com eles, etc. O leitor ainda deve ter em mente que o profeta, ao falar desses tempos e coisas evangélicos, faz uso de idéias e expressões tiradas da antiga lei. A oferta queimada é usada aqui para todo o ritual de adoração a Deus. A frase, coisas roubadas para holocausto, não deve ser entendida como se os judeus realmente oferecessem coisas roubadas em sacrifício; mas que eles eram culpados de injustiça, iniqüidade, rapina e outros vícios, enquanto apresentavam seus sacrifícios diante do Senhor. Ver Provérbios 15: 8 . O significado do versículo é: “Não é de admirar que Deus seja tão benevolente e gracioso, como mencionado nos versículos anteriores, em relação ao seu povo libertado e santificado, que deve levar seu evangelho às nações e possuí-las. , como a adoração a Deus era celebrada pela maior parte do seu povo assim chamada, com muita hipocrisia, em meio a violações manifestas de sua lei, e por isso era odiada por ele, e, portanto, os adoradores de Deus não alcançavam os benefícios que acompanhar o serviço sincero da religião; nesse momento, tendo obtido um povo fiel, adorando-o em espírito e em verdade; – Deus estava disposto e podia, com rigorosa justiça, conferir liberalmente sua graça e indulgência a esses fiéis adoradores; dê-lhes a esperança de seus pais; e que, por uma aliança fundada no sangue de seu Filho, que permaneça até o fim dos tempos, e cujos efeitos se estendam até a eternidade “. Veja Vitringa.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 61: 8-9 . Pois eu, o Senhor, amo o julgamento – eu os farei bem, pois amo a justiça em mim e naqueles que a praticam. Eu odeio roubo por ofertas queimadas – eu odeio todas as coisas obtidas por injustiça, embora elas sejam para sacrifício. Como Deus não aceita aquilo que não custa nada, muito menos aquilo que é o efeito da rapina e da opressão. E eu dirigirei o trabalho deles na verdade – eu os liderarei, para que façam todas as coisas com sinceridade. Eles farão boas obras com boas intenções e com bons fins: amarão a verdade, andarão na verdade e servirão a Deus em espírito e verdade. Farei uma aliança eterna com eles – Embora eles tenham quebrado uma aliança comigo, ainda assim renovarei minha antiga aliança feita com seus pais, confirmada com o sangue do Messias; e será eterno, nunca será revogado. E sua semente será conhecida entre os gentios – isto é, eminentemente; uma promessa do aumento da igreja: tal será a sua prosperidade e multiplicação, que eles serão conhecidos no exterior por seu grande aumento; ou então o significado é que a igreja terá uma semente dos gentios; enquanto a igreja ficou confinada a um canto do mundo, agora ela permanecerá em uma nação sozinha não mais, mas preencherá todas as nações da terra. Todos reconhecerão que são a semente que o Senhor abençoou – Tais serão os caracteres visíveis do amor de Deus por eles e da graça de Deus neles.

Comentário de Adam Clarke

olah , which they render iniquity or oppression; Odeio roubo por oferta queimada “Que odeiam rapina e iniqüidade” – Os siríacos e caldeus prefixam a conjunção v vau , em vez da preposição beth , a ???? olah , que eles dão iniquidade ou opressão; e assim a Septuaginta, ad???a? . A diferença está na pontuação; ????? beolah , em holocausto ????? beavelah , em iniqüidade. As letras são as mesmas em ambas as palavras. Cinco dos MSS de De Rossi. confirme esta leitura.

Comentário de John Calvin

8. Porque eu, Jeová, amo o juízo. Ele não apenas confirma o que prometeu em nome do Senhor, mas também exorta os judeus a se arrependerem, e mostra de onde devem esperar a salvação, e qual é o tamanho e o grau do juiz com quem temos que fazer; por motivos mentirosos da natureza de Deus, de que maneira eles devem regular sua vida, para que, por sua iniquidade, não rejeitem a graça que lhes é oferecida.

Sob a palavra julgamento, ele inclui tudo o que é justo e eqüitativo; pois ele contrasta essa palavra com as invenções inúteis dos judeus, pelas quais eles pensavam que satisfaziam a Deus e, ao mesmo tempo, escondiam sua malícia. O Senhor não se importa, como vimos muitas vezes, com tais máscaras e pretensões vãs, mas exige verdadeira limpeza do coração e das mãos, pura de toda injustiça. Aquele que deseja obter a aprovação de Deus para si e para tudo o que faz, deve ter um coração reto e uma vida sem mácula.

E odeio assaltos no holocausto. Por uma única parte, ele figurativamente denota toda adoração hipócrita a Deus; e sob “holocausto” está incluído todo tipo de sacrifício. Nada é mais abominável do que quando os homens, por trapaça e assalto, sacrificam a Deus, ou quando misturam suas mentiras, hipocrisia e impureza de coração com seus sacrifícios, ou corrompem a adoração a Deus basicamente enganando-o. Esse vício abunda não apenas em uma única era, mas em todos os momentos; pois todos os homens fingem adorar a Deus, e até os ímpios têm vergonha de não ter aparência de religião, a impressão de um Governante Divino sendo tão profundamente gravada nos corações de tudo que não pode ser apagada. No entanto, o maior parque de homens brinca com Deus e tenta satisfazê-lo com ninharias infantis.

Isaías, portanto, condena e abomina essa hipocrisia e ensina que o Senhor exige de nós “misericórdia em vez de sacrifício”. ( Oséias 6: 6 ; Mateus 9:13 .) Não podemos adorar a Deus da maneira correta, se não observarmos a Segunda Mesa e nos abstermos de toda desonestidade e violência; pois quem defraude ou fere os vizinhos também faz violência a Deus. Em uma palavra, o objetivo do Profeta é ensinar qual é o verdadeiro caráter do arrependimento; ou seja, quando, deixando de lado a hipocrisia e descartando todas as invenções, os adoradores de Deus apreciam a bondade natural uns dos outros.

E estabelecerei o trabalho deles na verdade. Alguns explicam que isso significa “recompensa”. de trabalho. Mas prefiro pensar que denota todos os empreendimentos da vida, aos quais o Senhor promete uma questão próspera. Os empreendimentos dos homens são bem-sucedidos; porque eles não escolhem pedir conselho a Deus, ou tentam qualquer coisa sob sua orientação. Assim, eles são justamente punidos por sua imprudência; porque confiam em seus próprios conselhos ou dependem de um golpe cego da fortuna, no qual não há realidade, mas apenas uma sombra enganosa. Mas que aqueles que são guiados pelo Espírito de Deus, e que se comprometem totalmente à sua proteção, tenham sucesso próspero e com seus desejos, não é de todo maravilhoso; pois toda prosperidade flui apenas de sua bênção.

A palavra verdade significa um curso uniforme; até mesmo os incrédulos são frequentemente inchados de alegria transitória, mas ela desaparece rapidamente.

E fará uma aliança eterna com eles. Na conclusão do versículo, ele atribui a causa da estabilidade. É porque Deus está satisfeito não apenas uma vez por estender a mão para eles, mas por ser o guia contínuo da jornada. E o verdadeiro apoio de nossa perseverança é que ele se digna a fazer uma aliança eterna conosco, na qual se voluntariamente se torna nosso devedor, e concede livremente todas as coisas, embora não nos deva nada.

Comentário de John Wesley

Pois eu, o Senhor, amo o juízo, odeio assaltar o holocausto; e dirigirei o trabalho deles em verdade, e farei um pacto eterno com eles.

Julgamento amoroso – Eu os farei bem, pois amo a justiça em mim mesmo e naqueles que a praticam.

Roubo – Todas as coisas obtidas por injustiça, embora sejam para sacrifício.

Direto – eu os liderarei para que eles façam todas as coisas com sinceridade.

Aliança eterna – Embora você tenha quebrado a aliança comigo, ainda assim renovarei minha antiga aliança feita com seus pais, confirmada com o sangue de Cristo, e será eterna, nunca será revogada.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *