Estudo de Salmos 33:5 – Comentado e Explicado

ele ama a justiça e o direito, da bondade do Senhor está cheia a terra.
Salmos 33:5

Comentário de Albert Barnes

Ele ama a justiça – Veja Salmo 11: 7 .

E julgamento – justiça.

A terra está cheia da bondade do Senhor – Margem, “misericórdia”. Então o hebraico. Ou seja, sua misericórdia ou bondade se manifestam em toda parte. Toda parte da terra testemunha que ele é bom.

Comentário de E.W. Bullinger

bondade = bondade.

Comentário de Adam Clarke

Ele ama a justiça – O que ele se deleita em si mesmo, ele gosta de ver em seus seguidores.

A terra está cheia da bondade do Senhor – Para ouvir seus habitantes inúteis reclamarem, alguém poderia pensar que Deus dispensou o mal, não o bem. Para examinar o funcionamento de sua mão, tudo é marcado com misericórdia e não há lugar onde sua bondade não apareça. A bondade transbordante de Deus enche a terra. Até as iniqüidades dos homens raramente impedem sua bondade: ele faz nascer o sol sobre o mal e o bem, e lança sua chuva sobre os justos e os injustos.

Comentário de John Calvin

5. Ele ama a justiça e o julgamento. Esta é uma confirmação do versículo anterior e sugere que Deus de sua própria natureza ama a justiça e a equidade. Segue-se, portanto, que afetos desagradáveis ??não podem apressá-lo, à maneira dos homens, a artifícios malignos. À primeira vista, de fato, isso parece apenas uma recomendação comum de Deus e de pouca importância, porque todos confessam que ele observa a mais perfeita regra de justiça em todas as suas obras. Por que, então, alguém pode dizer, uma nova música acabou de ser mencionada, como se tivesse sido sobre algum assunto incomum? Respondemos, em primeiro lugar, porque é óbvio o quão perversamente uma grande parte do mundo fecha os olhos para a justiça de Deus, enquanto eles negligentemente negligenciam inúmeras provas de sua providência ou imaginam que acontecem por acaso. Mas muitas vezes há uma falha pior que essa; a saber, que, se nossos desejos não são satisfeitos, murmuramos instantaneamente contra a justiça de Deus; e embora a máxima “Deus faça todas as coisas retamente” esteja na boca de todo homem, ainda assim uma em cem acredita firmemente em seu coração; caso contrário, assim que essa verdade for pronunciada: “Assim, Deus agrada” o homem se submeteria obedientemente à vontade de Deus. Agora, como os homens na adversidade estão com a maior dificuldade trazida a esse ponto – reconhecer que Deus é justo e, como na prosperidade, eles logo caem do reconhecimento disso, não é de se admirar que o profeta, em Para persuadir os homens de que Deus é um governador justo, afirma que ele ama a justiça. Portanto, quem quer que tenha adotado completamente essa doutrina, saiba que ele lucrou muito.

Outros explicam que isso significa que Deus ama a justiça nos homens. Isso, de fato, é verdade; mas está longe do sentido do texto, porque o objetivo do Espírito Santo aqui é manter a glória de Deus em oposição ao veneno da impiedade, que está profundamente assentado em muitos corações. Na segunda cláusula do versículo, o salmista elogia outra parte da excelência de Deus, a saber, que a terra está cheia de sua bondade. A justiça de Deus deve justamente nos incitar a louvá-lo, mas sua bondade é um motivo mais poderoso; porque, quanto mais experiência um homem tem de sua beneficência e misericórdia, mais fortemente ele é influenciado a adorá-lo. Além disso, o discurso ainda diz respeito a todos os benefícios de Deus que ele espalha por toda a raça humana. Estes, declara o escritor inspirado, encontram-nos onde quer que voltemos os olhos.

Comentário de John Wesley

Ele ama a justiça e o juízo; a terra está cheia da bondade do Senhor.

Bondade – Ele não apenas não faz mal a ninguém, mas é gentil e misericordioso com todos os homens.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *