Estudo de Salmos 89:26 – Comentado e Explicado

Ele me invocará: Vós sois meu Pai, vós sois meu Deus e meu rochedo protetor.
Salmos 89:26

Comentário de Albert Barnes

Ele clama a mim: Tu és meu Pai – Ele deve apelar para mim, ou virá a mim como Pai, e como sua única esperança e defesa.

Meu Deus – Ele virá a mim como Deus e me reconhecerá como seu Deus, sua única confiança e esperança.

E a rocha da minha salvação – Veja as notas no Salmo 18: 2 . O significado de tudo isso é que ele sempre o reconheceria como sua única confiança e esperança, e que seria fiel de sua parte com Deus.

Comentário de John Calvin

26. Ele clama a mim: Tu és meu Pai. Neste versículo é declarado que a principal excelência deste rei consistirá nisso, que ele será considerado o Filho de Deus. Este é realmente um título de honra, que é aplicado a todos que Deus ordena serem reis, como vimos em um salmo anterior,

Eu disse: Vós sois deuses; e todos vocês são filhos do Altíssimo: “
( Salmos 82: 6 )

mas na passagem diante de nós, algo especial é expresso do rei santo que Deus havia escolhido, e pretende-se dizer, que ele será filho de Deus em um sentido diferente. Veremos imediatamente no versículo subseqüente como ele é colocado em uma posição mais alta do que os reis da terra, embora possam influenciar o cetro em uma extensão maior do país. Era, portanto, um privilégio peculiar a apenas um rei neste mundo, ser chamado de Filho de Deus. Caso contrário, o apóstolo considerou não apenas inconclusivamente, mas absurdamente, citando este texto como uma prova da doutrina, que Cristo é superior aos anjos:

“Eu serei para ele um pai, e ele será para mim um filho”
( Hebreus 1: 5. )

Anjos e reis, e todos os que são regenerados pelo Espírito de adoção, são chamados filhos de Deus; mas Davi, quando Deus promete levá-lo para seu filho, é, por uma prerrogativa singular, elevado acima de todos os outros a quem essa designação é aplicada. Isso é ainda mais aparente no versículo a seguir, no qual ele é chamado de primogênito de Deus, porque ele é superior a todos os reis da terra; e esta é uma honra que transcende toda a dignidade dos homens e dos anjos. Se houver objeção de que Davi, sendo um homem mortal, não possa ser igual aos anjos, a resposta óbvia é que, se ele é considerado em si mesmo, não pode ser justamente elevado à mesma posição que eles, mas com a mais alta propriedade que ele. pode, na medida em que por um tempo ele representou a pessoa de Cristo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *