Estudo de Deuteronômio 29:19 – Comentado e Explicado

Que ninguém, ao ouvir as palavras deste juramento, se lisonjeie no seu coração, dizendo: eu terei paz, mesmo que me obstine em seguir as minhas inclinações, porque o que está saciado seria arrastado com o que tem sede.
Deuteronômio 29:19

Comentário de Albert Barnes

Compare com o pensamento Jeremias 23:17 . O pecador secreto e presunçoso significa que se lisonjeia de que tudo está bem e estará bem com ele, uma vez que ele segue seus próprios artifícios e prospera. Compare o Salmo 73:11 e ss.

Para adicionar embriaguez à sede – O sentido é provavelmente: “Ele mesmo, bebendo iniquidade como a água, Jó 15:16 , ele corrompe e destrói outros que estão sedentos ou propensos a isso”.

O sentido de toda a passagem de Deuteronômio 29:16 em diante a Deuteronômio 29:20 pode ser exibido assim: “Vistes as abominações da idolatria entre os pagãos. Portanto, você olha diligentemente para que não haja idólatra secreto entre vocês; uma raiz de amargura para ele. Digo que não haja ninguém que, quando ouve as maldições da Lei contra esse pecado, se lisonjeia, dizendo dentro de si: ‘Tudo ficará bem, pois ando sem ser molestado em meu próprio caminho escolhido por si mesmo; ‹E, assim, agir, não apenas toma seu próprio proveito do pecado, mas destrói igualmente todo irmão tentado ao seu alcance, pois o Senhor não o poupará” etc.

Comentário de Thomas Coke

Ver. 19. Para adicionar embriaguez à sede O hebraico, literalmente traduzido, é que a irrigação ou a bebida podem acabar com a sede; ou seja, “que eu possa saciar minha sede e satisfazer minha luxúria”. A frase é fortemente metafórica e expressa uma abundância de todo tipo de maldade; uma indulgência ao desejo, apetite sedento e adição de pecado ao pecado; que as Escrituras chamam de iniqüidade de beber como a água. Jó 34: 7 . Ver Isaías 30: 1 ; Isaías 56:12 .

Comentário de Adam Clarke

Para adicionar embriaguez à sede – Uma expressão proverbial que denota a máxima indulgência em todas as gratificações sensuais.

Comentário de John Wesley

E quando ele ouvir as palavras desta maldição, ele se abençoará em seu coração, dizendo: Terei paz, embora eu ande na imaginação do meu coração, para adicionar embriaguez à sede.

Dessa maldição – daquele juramento em que ele jurou que manteria uma aliança com Deus, e que com uma maldição pronunciada contra si mesmo se não a cumprisse.

Abençoe a si mesmo – Lisonjeie-se aos seus próprios olhos, com vãs esperanças, como se Deus não se importasse com essas coisas, e ou não pudesse, ou não as punisse.

Paz – Segurança e prosperidade.

Meu próprio coração – Embora eu não sigo a ordem de Deus, mas meus próprios dispositivos.

Para adicionar embriaguez à sede – As palavras podem ser traduzidas para adicionar sede à embriaguez, e assim pode ser o sentido de que, quando ele multiplicou seus pecados e se fez bêbado com eles, ainda assim, não está satisfeito com isso, mas ainda aguça o apetite e provoca sede depois de mais, como os bêbados costumam usar meios para se sentirem sedentos por mais bebida.

Comentário de John Calvin

19. E aconteceu que ele ouviu as palavras . Ele mostra que não é sem razão que ele usou uma adjunção tão solene e severa; já que nada é mais comum do que os homens se lisonjearem, e com leviandade, fugir da decisão de Deus. Ele repete, portanto, que eles estão diante de Deus, que não engana, nem é enganado, nem se permite que se pense levianamente; para que eles possam tremer diante de Suas ameaças. Que a majestade de Deus, ele diz, seja temida por você; para que ninguém que O despreze, e ilude seus próprios desejos, prometa a si mesmo impunidade. “Abençoar a si mesmo em seu coração” é esperar em sua imaginação secreta que tudo correrá bem; como fazem os hipócritas, que, em sua tola auto-adulação, aplaudem-se enganosamente, para que não ouçam Deus trovejando. (269)

Desta passagem, portanto, aprendemos que nada é pior do que esperar pela paz, enquanto travamos guerra com Deus; e prometer a nós mesmos que Ele nos deixará em paz, quando O provocamos pela impetuosidade de nossas concupiscências.

A conclusão do versículo, “adicionar o bêbado ao sedento”, é explicada de várias maneiras devido à sua ambiguidade. (270) Tenho vergonha de repetir as bobagens dos intérpretes hebreus. Para mim, parece inquestionável que Moisés, por uma figura proverbial da fala, nos proíbe de excitar o apetite da carne, já suficientemente aquecido, por novos estimulantes. Como, portanto, dizem que acrescentam óleo à lareira, que acrescentam mais chamas ao fogo já aceso (271) , dizem que acrescentam o bêbado aos sedentos que buscam provocadores de sua audácia, a fim de pecar mais. livremente; pois a luxúria de um homem é como um insaciável hidrocor; e se alguém se entrega a essa intemperança, ele acrescenta o bêbado ao sedento, ie . , a loucura de sua própria loucura ao desejo desenfreado. ???? , ravah , no entanto, é, na minha opinião, usado ativamente, como em outros lugares. Nos Salmos 23: 5 , diz-se: “Meu cálice ???? , revayah , transborda;” e, da mesma maneira, nos Salmos 66:12 , uma terra bem regada (272) é expressa pela mesma palavra, porque umedece abundantemente o milho e a grama. É muito apropriado que os desejos da carne, com os quais ardemos, sejam comparados à sede; e a impetuosidade licenciosa, que nos leva embora sem reflexão, à embriaguez; porque o pecador se estupe no esquecimento da distinção entre bem e mal. E daí Paulo chama aqueles que são mergulhados no esquecimento brutal de Deus e de si mesmos, ?p??????te? (sentimentos passados.) ( Efésios 4:19 .)

Comentário de Joseph Benson

Deuteronômio 29:19 . As palavras desta maldição – Este juramento e execração, em que ele jurou que manteria um pacto com Deus, e que com uma maldição pronunciada contra si mesmo se não o cumprisse. Abençoe a si mesmo – lisonjeie-se aos seus próprios olhos com vãs esperanças, como se Deus não se importasse com essas coisas, e ou não pudesse, ou não as punisse. Paz – Segurança e prosperidade. Meu próprio coração – Embora eu não sigo a ordem de Deus, mas meus próprios dispositivos. Para adicionar embriaguez à sede – As palavras podem ser traduzidas, para adicionar sede à embriaguez, e assim pode ser o sentido de que, quando ele multiplicou seus pecados, e se fez bêbado com eles, ainda assim, não está satisfeito com isso, mas ainda aguça o apetite e provoca sede depois de mais, como os bêbados costumam usar meios para se sentirem sedentos por mais bebida. Isso merece nossa consideração mais séria. Moisés aqui assegura aos israelitas que, por mais que se lisonjeiem com esperanças de paz e segurança por conta de seus privilégios, nada disso lhes valeria se abandonassem a lei de Deus e apostatassem de seu culto e serviço. Esse povo, no entanto, apesar desse aviso solene, confiou, depois de eras, esses privilégios externos, e isso em um momento em que eles viviam na violação aberta dos mandamentos divinos. O templo, o templo do Senhor! era o clamor e a confiança deles, como se o fato de ter entre eles tivesse sido suficiente para salvá-los e torná-los prósperos e felizes, mesmo que o contaminassem com suas abominações. Mas eles descobriram, por triste experiência, que as ameaças denunciadas por Moisés contra os violadores da lei de Deus foram cumpridas. Vamos todos advertir com isso, e nem como nação nem como indivíduos se atrevem a prometer a nós mesmos segurança e paz enquanto andamos na imaginação de nossos próprios corações e vivemos no pecado e no esquecimento de Deus.

Referências Cruzadas

Gênesis 2:17 – mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá”.

Números 15:30 – “Mas todo aquele que pecar com atitude desafiadora, seja natural da terra, seja estrangeiro residente, insulta ao Senhor, e será eliminado do meio do seu povo.

Números 15:39 – Quando virem essas borlas vocês se lembrarão de todos os mandamentos do Senhor, para que lhes obedeçam e não se prostituam nem sigam as inclinações dos seus corações e dos seus olhos.

Deuteronômio 17:2 – Se um homem ou uma mulher que vive, numa das cidades que o Senhor lhes dá, for encontrado fazendo o que o Senhor, o seu Deus, reprova, violando a sua aliança,

Deuteronômio 29:12 – Vocês estão aqui presentes para entrar em aliança com o Senhor, o seu Deus, aliança que ele está fazendo com vocês hoje, selando-a sob juramento,

Salmos 10:4 – Em sua presunção o ímpio não o busca; não há lugar para Deus em nenhum dos seus planos.

Salmos 10:11 – Pensa consigo mesmo: “Deus se esqueceu; escondeu o rosto e nunca verá isto”.

Salmos 49:18 – Embora em vida ele se parabenize: “Todos o elogiam, pois você está prosperando”,

Salmos 94:6 – matam as viúvas e os estrangeiros, assassinam os órfãos,

Provérbios 29:1 – Quem insiste no erro depois de muita repreensão, será destruído, sem aviso e irremediavelmente.

Eclesiastes 11:9 – Alegre-se, jovem, na sua mocidade! Seja feliz o seu coração nos dias da sua juventude! Siga por onde seu coração mandar, até onde a sua vista alcançar; mas saiba que por todas essas coisas Deus o trará a julgamento.

Jeremias 3:17 – Naquela época, chamarão Jerusalém ‘O Trono do Senhor’, e todas as nações se reunirão para honrar o nome do Senhor em Jerusalém. Não mais viverão segundo a obstinação de seus corações para fazer o mal.

Jeremias 5:12 – Mentiram acerca do Senhor, dizendo: “Ele não vai fazer nada! Nenhum mal nos acontecerá; jamais veremos espada ou fome.

Jeremias 7:3 – Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Corrijam a sua conduta e as suas ações, eu os farei habitar neste lugar.

Jeremias 7:24 – Mas eles não me ouviram nem me deram atenção. Antes, seguiram o raciocínio rebelde dos seus corações maus. Andaram para trás e não para a frente.

Jeremias 28:15 – Disse, pois, o profeta Jeremias ao profeta Hananias: “Escute, Hananias! O Senhor não o enviou, mas assim mesmo você persuadiu esta nação a confiar em mentiras.

Jeremias 44:16 – “Nós não daremos atenção à mensagem que você nos apresenta em nome do Senhor!

Jeremias 44:27 – Vigiarei sobre eles para trazer-lhes a desgraça e não o bem; os judeus do Egito perecerão pela espada e pela fome até que sejam todos destruídos.

Ezequiel 13:16 – os profetas de Israel que profetizaram sobre Jerusalém e tiveram visões de paz para ela quando não havia paz, palavra do Soberano Senhor. ’

Ezequiel 13:22 – Por que, mentindo, vocês desencorajaram o justo, contra a minha vontade, e encorajaram os ímpios a não se desviarem dos seus maus caminhos para salvarem as suas vidas,

Romanos 1:21 – porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e os seus corações insensatos se obscureceram.

2 Coríntios 10:5 – Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo.

Efésios 4:17 – Assim, eu lhes digo, e no Senhor insisto, que não vivam mais como os gentios, que vivem na futilidade dos seus pensamentos.

Efésios 5:6 – Ninguém os engane com palavras tolas, pois é por causa dessas coisas que a ira de Deus vem sobre os que vivem na desobediência.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *