Estudo de Jeremias 5:12 – Comentado e Explicado

Renegaram o Senhor, e exclamaram: Não há Deus! Nenhum mal nos advirá, não veremos a espada e a fome.
Jeremias 5:12

Comentário de Albert Barnes

Não é ele – ou seja, quem fala pelos profetas.

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 5:12 . E disse: Não é Ele ??? ??? lo hu. “Ele não;” isto é, ele não falou, ou não fará o que os profetas ameaçaram em seu nome. Ver Salmos 94: 7 .

Porque eles disseram: Jeová não verá, nem o Deus de Jacó considerará.

Comentário de Adam Clarke

Eles desmentiram o Senhor – ???? kichashu . Eles negaram ou negaram o Senhor.

Não é ele – ??? ??? lo hu , ele não é; não existe tal ser; portanto, esse mal não virá sobre nós. Nas premissas, essa conclusão era justa. Não há juiz; portanto, não haverá julgamento. Assim, eles negaram o Senhor. Eles eram ateus no coração.

Comentário de John Calvin

Ele expressa de forma mais clara e completa o que havia dito anteriormente. A perfídia deles era que eles haviam negado a Deus . Não rejeito totalmente o que os outros disseram, que mentiram para Deus; mas, como ? é usado aqui depois de ??? , não vejo que isso signifique mentir. Deveria ter sido nesse caso, , ? , ????? cacheshu La-Jeve: mas como é ????? , Be-Jeve, não duvido, mas ele simplesmente declara que eles negaram a Deus; e o contexto parece exigir esse significado; pois ele imediatamente acrescenta que eles disseram que não havia Deus (142) Isso certamente não era mentir para Deus, mas rejeitá-lo como alguém que não existia. Como então o sentido seria menos significativo, se quiséssemos dizer, que eles mentiram para Deus, estou inclinado a assumir o outro significado, que eles negaram Deus; isto é, que o desconsideraram completamente ou procuraram apagar a lembrança dele.

A razão que se segue requer uma observação especial: Eles disseram: Ele não deve Tornar isso mais claro, diz ele, que se vangloriavam de impunidade. Pareceu, sem dúvida, exceder a credibilidade, quando o Profeta disse que Deus foi negado pelos judeus; mas para que eles não escapassem à acusação, ele continuou, eles disseram: Ele não é. Vamos considerar mais por que ele fez contra eles uma acusação tão grave e tão atroz: foi porque se vangloriavam de que deveriam estar livres de acusações. os castigos que os profetas haviam ameaçado.

Vemos então o que Jeremias alega contra eles, até seu desprezo e também sua perversidade. Eles se sentiam seguros, apesar das ameaças proféticas. O Profeta diz que isso é nada menos que negar totalmente a Deus. Fomos juízes, esta declaração pode parecer muito severa: mas façamos uma pausa e concordamos com o que o Espírito Santo pronunciou.

E esta é uma passagem notável, da qual podemos aprender o quão abominável por Deus é a indiferença deles, que se endurecem contra suas ameaças e ignoram completamente seu julgamento. Pois se o reconhecermos como Deus, seu poder como juiz não deve ser tirado. O que significa o nome de Deus? Sem dúvida, aqueles que imaginam que Deus permanece quieto no céu e desfruta de seu lazer e descanso, embora não possam negar a Deus com palavras, tratam-no com escárnio: há neles ao mesmo tempo nenhuma religião e nenhum pensamento de um ser divino. . Vamos então observar cuidadosamente essa passagem, na qual o Profeta testifica que Deus é negado por nós, exceto que somos movidos por suas ameaças; pois a torpidez em que nos entregamos, quando Deus denuncia seu julgamento sobre nós, é o mesmo que negá-lo; nem existe algo pelo qual eles possam atenuar seus pecados que, assim, desprezam a vingança de Deus. Pois o Espírito Santo declarou de uma vez por todas, que todos os que brincam com os profetas dizem em seus corações que Deus não existe, na medida em que o privam de seu poder e de seu ofício, deixando-o apenas uma essência nua; não, eles fazem dele apenas uma criatura da imaginação ou um mero fantasma.

Agora entendemos o significado do Profeta: ele explica mais detalhadamente a perfídia com a qual havia acusado os judeus; pois ele diz que eles negaram a Deus e disse: Ele não é ; e eles provaram que fizeram tudo isso, pois não acreditavam que o mal estivesse próximo, anunciado pelos profetas. Depois segue –

12. E eles negam a Jeová, e dizem: “ Não é ele, e não venha sobre nós, não fará mal; e a espada e a fome não veremos”.

Então o versículo a seguir, que é uma continuação do que eles disseram, prova claramente qual é o significado disso:

13. “E os profetas serão vento, porque a palavra não está neles: assim lhes acontecerá”

ou,

Assim será feito a eles.

Ou seja, eles serão descobertos como o vento, sem falar nada real, como deve ser realizado. De fato, a última linha pode ser traduzida assim:

Assim ele deve fazer para (ou lidar com) eles.

A referência neste caso é a Deus, que, eles pensavam, tornaria abortivo ou transformaria em vento o que os profetas haviam ameaçado. Sua cegueira e presunção parecem-nos ter sido extremas. – Ed.

Comentário de E.W. Bullinger

desmentido = agiu enganosamente contra. Compare Josué 24:27 .

mal = calamidade.

Comentário de John Wesley

Eles desmentiram o SENHOR e disseram: Não é ele; nem o mal virá sobre nós; nem veremos espada nem fome;

Desmentido – Não acreditando que essas palavras do profeta eram a palavra de Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *