Estudo de Jeremias 28:15 – Comentado e Explicado

E Jeremias acrescentou, ao dirigir-se ao profeta Ananias: Ouve bem, Ananias! Não te outorgou missão o Senhor. És tu que arrastas o povo a crer na mentira.
Jeremias 28:15

Comentário de Scofield

Confiar em

(Veja Scofield “ Salmos 2:12 “) .

Comentário de Adam Clarke

Ouça agora, Hananias; o Senhor não te enviou – Este foi um discurso ousado na presença daqueles sacerdotes e pessoas que foram prejudicadas em favor desse falso profeta, que lhes profetizou coisas tranqüilas. Nesses casos, os homens desejam ser enganados.

Comentário de John Calvin

Não teria havido peso suficiente no ensino claro de Jeremias se ele não tivesse confrontado seu adversário, como é o caso hoje em dia; quando homens insolentes e sem princípios se levantam e ousam vomitar suas blasfêmias, pelas quais obscurecem e degradam as doutrinas da verdadeira religião, temos a necessidade de contendê-las, caso contrário, o que ensinamos seria ineficaz; pois as mentes de muitos, quero dizer os simples, estão em suspense e flutuam quando vêem um grande conflito entre duas partes contrárias. Portanto, era necessário que o homem santo expusesse as mentiras de Hananias, pois ele se vangloriava e se vangloriava de suas próprias previsões.

Mas o que Jeremias disse? Jeová não te enviou. Essa refutação deve ser notada sempre que contendermos com os ministros e falsos mestres de Satanás; pois tudo o que eles fingem e com quaisquer máscaras que ocultam suas mentiras, isso deve ser mais do que suficiente para pôr um fim às suas jactâncias – de que eles não foram enviados pelo Senhor. Jeremias poderia ter argumentado em um longo discurso com Hananias, pois poderia ter sido suficientemente eloquente através do Espírito Santo, sugerindo e ditando o que fosse necessário sobre o assunto; mas essa concisão concisa produziu um efeito muito maior do que se ele tivesse feito grande exibição e usado muitas palavras. Lembre-se disso, então, que onde quer que haja controvérsia sobre religião, devemos perguntar se aquele que fala foi enviado por Deus; pois tudo o que ele pode tagarelar, embora seja o mais agudo, e embora ele possa falar coisas que podem maravilhar as mentes dos simples, tudo isso não passa de fumaça quando sua doutrina não é de Deus. Assim também, neste dia, devemos lidar de maneira breve com os cães mercenários do Papa que latem contra a pura verdade do Evangelho; devemos ficar satisfeitos com esta resposta generosa – que Deus não é seu mestre e professor. Mas como nosso estado agora é diferente do dos povos antigos, devemos observar que o enviado pelo Senhor é somente aquele cuja doutrina está de acordo com o governo da Lei, dos Profetas e do Evangelho. Se, então, desejamos saber a quem o Senhor enviou e a quem ele aprova como seus servos, vamos às Escrituras e vamos fazer um exame completo; quem fala de acordo com a lei, os profetas e o evangelho, tem uma evidência segura e indubitável de seu chamado divino; mas quem não pode provar que tira o que avança dessas fontes, quaisquer que sejam suas pretensões, deve ser repudiado como um falso profeta. Vemos, portanto, que instrução importante esta passagem contém.

Ele então acrescenta: Você fez esse povo confiar na falsidade. Eles pervertem o significado do Profeta, que assim traduz as palavras: “Você falsificou esse povo,” pelo menos eles diminuem pela metade o que o Profeta pretendia expressar; pois Hananias não é apenas condenado porque fingiu em vão e falsamente o nome de Deus, mas a palavra ??? , shicor, é introduzida, exatamente o que é empregado; como se ele tivesse dito: “Alimentas este povo com uma esperança vã que formais no teu próprio cérebro; portanto, tuas ficções fazem com que este povo se desvie. ” Portanto, Jeremias não apenas acusou esse impostor de que, por suas ficções, enganou o povo, mas também que ele apresentou suas profecias em nome de Deus; e estes removeram o medo e deram-lhes alguma esperança, de modo que o povo ficou torto em sua segurança.

Vamos aprender com esta passagem que devemos prestar especial atenção quando o assunto da confiança é o assunto, para que não confiemos em nada vazio ou perecível, como hipócritas miseráveis ??que devoram apenas sombras e depois não encontram nada sólido em suas próprias ficções. Mas quando nos referimos à confiança, que haja algo sólido em que possamos confiar com segurança; e sabemos que não podemos ficar desapontados, se olharmos para Deus por todas as coisas, se recorrermos somente à sua misericórdia; pois não há descanso nem paz para nós em nenhum outro lugar, exceto em Cristo. Vamos então reter esse objeto de confiança e deixar que seja nosso único apoio. Segue-se, –

Comentário de E.W. Bullinger

não te enviou. O teste foi aplicado ( Deuteronômio 18:21 , Deuteronômio 18:22 ).

confiança = confiar.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *