Estudo de Jeremias 3:17 – Comentado e Explicado

Naquele tempo, Jerusalém será chamada trono do Senhor e todas as nações lá se reunirão em nome do Senhor, sem mais persistir na obstinação do seu coração perverso.
Jeremias 3:17

Comentário de Albert Barnes

O trono do Senhor – o trono de Yahweh não será a arca, mas Jerusalém, ou seja, a igreja cristã Apocalipse 21: 2 ; Gálatas 4:26 .

Para Jerusalém – A Septuaginta e Siríaca provavelmente estão certas em omitir esta palavra.

Imaginação … – Teimosia (margem). Uma palavra sempre usada em mau sentido, para “obstinação”.

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 3:17 . Naquela época – De reforma, d?????se?? , emenda, ( Hebreus 9:10 ,) quando as coisas deveriam ser melhoradas pela vinda do Messias; eles chamarão Jerusalém o trono do Senhor – Em vez da arca, a Igreja Cristã, tipificada por Jerusalém, será o lugar da residência, poder e glória especiais de Deus; onde ele governará e atuará, e exibirá sua glória, em e por sua palavra e ordenanças, e especialmente em e pelo Messias. E todas as nações serão reunidas para ele – Não apenas os judeus e israelitas, mas muitas de todas as nações: muitos dos gentios serão trazidos para adorar o Deus verdadeiro e abraçar a fé cristã. Para o nome do Senhor – que deve ser manifestado e chamado em sua igreja, como anteriormente em Jerusalém. Nem eles devem andar, & c. – Judeus e gentios devem agora se conformar à vontade de Deus. A palavra ?????? , aqui renderizada imaginação, deriva de uma raiz que significa ver, e às vezes é aplicada ao julgamento e às vezes aos afetos. Aqui pode compreender os dois: eles não devem seguir seu próprio julgamento corrupto nem afeto, mas totalmente a palavra de Deus.

Comentário de Adam Clarke

Eles chamarão Jerusalém o trono do Senhor – A nova Jerusalém, a Igreja universal de Cristo, será o trono de Deus: e onde quer que ele seja reconhecido como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, lá Deus está sentado em seu trono. e mantém sua corte.

Comentário de John Calvin

Agora entendemos mais claramente o que eu já disse, – que o Profeta promete aqui que haveria concordância entre as dez tribos e o reino de Judá, quando ambos retornassem do exílio; como se ele tivesse dito que a condição deles seria melhor do que nunca; pois a semente de Abraão havia sido rasgada como se estivesse em pedaços; e as pessoas a quem Deus pretendia que continuassem em uma união santa haviam se dividido da maneira mais vergonhosa. De fato, sabemos que houve um ódio inveterado entre os judeus e os israelitas. Como havia então uma divisão tão vergonhosa por muito tempo entre os filhos de Abraão, o Profeta agora mostra o que seria o fruto do exílio; pois depois de terem sido castigados pelo Senhor por um tempo, eles retornariam ao seu país, não para alimentar a mesma emulação que existia, mas para se unirem em invocar a Deus, a fim de que os judeus fossem irmãos de Deus. Os israelitas e os israelitas podem cultivar concordância mútua com a tribo de Judá.

Comentário de E.W. Bullinger

Naquela hora. Referindo-se à futura Restauração.

ligue para Jerusalém, etc. Compare Salmos 87: 2-7 . Isaías 60: 1 ; Isaías 65:18 ; Isaías 66: 7-13 , Isaías 66:20 .

trono. Compare Jeremias 14:21 . 1 Samuel 2: 8 . Salmos 47: 8 com Mateus 25:31 e Sofonias 3: 8 .

todas as nações. Isso mostra que a profecia se refere à restauração ainda futura. Compare Jeremias 1: 5 , Jeremias 1:10 .

o nome, etc. Veja nota no Salmo 20: 1 .

imaginação = teimosia. A palavra é usada oito vezes por Jeremias, mas não é encontrada em nenhum outro lugar fora do Pentateuco, exceto nos Salmos 81:12 . Compare Jeremias 7:24 . A referência ao Pent está em Deuteronômio 29:19 .

Comentário de John Wesley

Naquele tempo chamarão Jerusalém o trono do SENHOR; e todas as nações se reunirão a ele, em nome do SENHOR, a Jerusalém; e nunca mais andarão segundo a imaginação do seu coração maligno.

O trono – Em vez da arca, a igreja tipificada por Jerusalém será o lugar da residência de Deus, onde por seu espírito ele governará e atuará em suas palavras e ordenanças.

Jerusalém – Morando em Jerusalém, ou onde o Senhor colocou seu nome, antigamente em Jerusalém, mas agora na igreja.

Nem – judeus e gentios devem agora se conformar à vontade de Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *