Estudo de Salmos 74:18 – Comentado e Explicado

Lembrai-vos: o inimigo vos insultou, Senhor, e um povo insensato ultrajou o vosso nome.
Salmos 74:18

Comentário de Albert Barnes

Lembre-se disso, que o inimigo reprovou – Usou palavras ofensivas e abusivas em relação a ti e ao seu povo. A idéia é que a religião – a verdadeira religião – tenha sido criticada pelo inimigo. Eles haviam tratado essa religião como se fosse falsa; eles censuraram a Deus como se ele fosse um Deus falso, e como se ele fosse incapaz de defender seu povo. Compare Isaías 36: 4-10 , Isaías 36: 13-20 ; Isaías 37: 10-13 , Isaías 37:23 . A oração aqui é que Deus lembraria que essas palavras de censura eram contra si mesmo e que as consideraria como tais.

E que as pessoas tolas blasfemaram o teu nome – blasfemaram de ti – o nome que muitas vezes é colocado para a própria pessoa. A palavra “tolo” aqui pode se referir a eles como “perversos”, além de tolos. A maldade e a loucura são tão conectadas – elas são tão comumente combinadas que a palavra pode ser usada para descrever os inimigos de Deus em qualquer sentido – caracterizando sua conduta como sendo uma ou outra. Compare as notas no Salmo 14: 1 .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 74:18 . Lembre-se disso, que o inimigo te reprovou – Embora nós merecemos ser esquecidos e destruídos, lembre-se de si mesmo, e não permita que seus e nossos inimigos censurem e blasfemam o nome desse grande e glorioso Ser, o Criador e soberano Senhor de o mundo inteiro, a quem eles devem sempre reverenciar e adorar; e que as pessoas tolas blasfemaram o teu nome – que, embora pensem a si mesmas e sejam julgadas por outros, sejam sábios, ainda que na verdade sejam tolos, e aqui mostram sua estupenda tolice, que difamam e provocam aquele Deus cuja poderosa ira eles não podem resistir, nem escapar, nem suportar.

Comentário de E.W. Bullinger

SENHOR. Hebraico. Jeová. App-4.

Teu nome = Ti. Veja nota no Salmo 20: 1 .

Comentário de Adam Clarke

Lembre-se disso: os pagãos não apenas negam essas coisas, mas dão a honra deles aos seus deuses falsos e, assim, blasfemam contra o seu nome.

Comentário de John Calvin

18. Lembre-se disso. O profeta, tendo encorajado os corações dos piedosos, engrandecendo o poder e a bondade divinos, agora retorna ao julgamento de sua oração. Ele primeiro reclama que os inimigos de seu povo insultam a Deus e continuam impunes. Quando ele diz: Lembre-se disso, o modo de expressão é enfático; e a ocasião exigiu, pois não é um crime de pequena magnitude tratar com o nome sagrado de Deus. Por uma questão de contraste, ele afirma que foi um povo sem valor ou tolo que, assim, presumiu insolentemente derramar suas censuras contra Deus. A palavra hebraica ??? , nabal, denota não apenas um homem tolo, mas também uma pessoa má e infame. O profeta, portanto, descreve justamente os desprezadores de Deus como pessoas vil e sem valor.

Comentário de John Wesley

Lembre-se disto, que o inimigo reprovou, ó Senhor, e que o povo tolo blasfemava contra o seu nome.

Lembrese – Apesar de merecermos ser esquecidos, ainda assim não permitimos que nossos inimigos censurem o nome do grande e glorioso Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *