Estudo de Lamentações 3:22 – Comentado e Explicado

É graças ao Senhor que não fomos aniquilados, porque não se esgotou sua piedade.
Lamentações 3:22

Comentário de Albert Barnes

Os versículos 22-42 são o centro do presente poema, pois também ocupa o lugar central em toda a série das Lamentações. Neles, as riquezas da graça e misericórdia de Deus são apresentadas nas cores mais brilhantes, mas assim que terminam, o profeta retoma a linguagem da aflição.

Que nós – Ele está falando como o representante de todos os que sofrem.

Comentário de Thomas Coke

Lamentações 3:22 . É das misericórdias do Senhor Esta é a misericórdia do Senhor, que ele não me consumiu inteiramente; nem seus companheiros estão exaustos.

Comentário de Adam Clarke

É das misericórdias do Senhor que não somos consumidos – Sendo assim humilhados, e vendo a si mesmo e a sua pecaminosidade em um ponto de vista adequado, ele descobre que Deus, em vez de lidar com ele no julgamento, lidou com ele com misericórdia; e que, embora a aflição fosse excessiva, ela ainda é menos do que a sua iniquidade merecia. Se, de fato, qualquer pecador é mantido fora do inferno, é porque a compaixão de Deus não falha.

Comentário de John Calvin

A primeira cláusula pode ser explicada de duas maneiras: O ponto de vista comum é que deve ser atribuído à misericórdia de Deus que os fiéis não tenham sido freqüentemente consumidos. Portanto, uma doutrina muito útil é suscitada – que Deus socorra seu próprio povo, para que eles não pereçam completamente. Mas se prestarmos atenção ao contexto, veremos que outro sentido é mais adequado, mesmo que as misericórdias de Deus não tenham sido consumidas e que sua compaixão não tenha falhado. A partícula ?? , ki, está inserida, mas deve ser tomada como apenas afirmativa, certamente as misericórdias de Deus não são consumidas; (183) e então – certamente sua compaixão não falhou. E ele depois acrescenta:

22. As misericórdias de Jeová, em verdade elas não têm fim,
Pois sua compaixão nunca falha.

23. Renovados (são eles) de manhã;
Grande é a tua fidelidade.

“Renovado” refere-se a “misericórdias”, isto é, bênçãos, fruto da misericórdia; e as misericórdias de Deus não têm fim, porque sua compaixão sempre continua. “De manhã”, isto é, depois de uma noite de aflição. Se a tradução for literal, “de manhã”, o significado é o mesmo; eles seguem as noites anteriores de problemas. As bênçãos, como foram suspensas ou retidas durante a noite, são novamente renovadas pela manhã. – Ed .

Comentário de E.W. Bullinger

misericórdia = bondade.

porque = verdadeiramente.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *