Estudo de Salmos 71:15 – Comentado e Explicado

Minha boca proclamará vossa justiça e vossos auxílios de todos os dias, sem poder enumerá-los todos.
Salmos 71:15

Comentário de Albert Barnes

Minha boca mostrará a tua justiça … – Veja as notas no Salmo 71: 8 . A palavra “justiça” aqui se refere ao caráter justo de Deus, particularmente como manifestado em seu favor; a palavra “salvação” se refere ao que Deus havia feito para libertá-lo de seus perigos.

Pois não conheço o número disso – isto é, não posso estimar a quantidade de teus favores; eles são inumeráveis. Veja as notas no Salmo 40: 5 .

Comentário de Thomas Coke

Salmos 71:15 . Pois não conheço o número deles embora não conheça o número deles; isto é, da tua justiça ou misericórdia, ou da tua salvação e libertação; sendo tão numerosos, que não é possível contá-los, irei, no próximo verso, ser traduzido por Mudge, irei; isto é, no teu templo, em virtude desses atos de coragem que Deus exerceu a meu favor.

Comentário de E.W. Bullinger

os números. Compare Salmos 40: 5 .

Comentário de Adam Clarke

Não conheço os números – devo estar continuamente no espírito de gratidão, louvor e obediência, pois suas bênçãos para mim são inúmeras.

Comentário de John Calvin

15. Minha boca recontará a tua justiça. Aqui ele expressa mais claramente que sacrifício de louvor resolveu apresentar a Deus, prometendo proclamar continuamente sua justiça e salvação. Muitas vezes tive ocasião de observar que a justiça de Deus não significa aquela propriedade de sua natureza pela qual ele confere a cada homem o seu, mas a fidelidade que ele observa em relação ao seu próprio povo, quando estima, defende e entrega-os. Daí o consolo inestimável que surge do aprendizado de que nossa salvação está tão inseparavelmente ligada à justiça de Deus, que tem a mesma estabilidade com esse atributo divino. A salvação de Deus, é muito evidente, é tomada ativamente neste lugar. O salmista conecta essa salvação com a justiça, como o efeito com a causa; pois sua persuasão confiante de obter a salvação resultou apenas de refletir que Deus é justo e que ele não pode negar a si mesmo. Como ele havia sido salvo tantas vezes, e de tantas maneiras diferentes, e tão maravilhosamente, ele se empenha em aplicar-se continuamente à celebração da graça de Deus. Alguns dizem que a partícula ?? , ki, pela qual traduzimos , é negativamente contraditória , e explicada da seguinte maneira: Embora a salvação de Deus seja incompreensível para mim e transcenda minha capacidade, ainda a recontarei. Mas a significação apropriada da palavra é mais adequada neste local, não havendo nada que deva ser mais eficaz em acender e excitar nossos corações a cantar os louvores a Deus, do que os inúmeros benefícios que ele nos concedeu. Embora nosso coração não possa ser afetado por ter experimentado apenas um ou dois dos benefícios Divinos; embora possam permanecer frios e indiferentes a um pequeno número deles, nossa ingratidão é indesculpável, se não formos despertados de nosso torpor e indiferença quando uma infinidade deles se esbanja sobre nós. Vamos aprender, então, a não provar um pouco da bondade de Deus e, por assim dizer, com aversão, mas a aplicar todas as nossas faculdades a ele em toda a sua amplitude, para que possa nos arrebatar com admiração. É surpreendente que os autores da versão grega alguma vez tenham pensado em traduzir essa cláusula, eu não conhecia a aprendizagem (112), um erro indigno de ser percebido, não fosse que alguns fanáticos dos tempos antigos se lisonjeavam por sua ignorância, vangloriou-se de que, após o exemplo de Davi, todo aprendizado e ciências liberais deveriam ser desprezados; assim como, nos dias de hoje, os anabatistas não têm outro pretexto para se gabar de serem pessoas espirituais, mas que eles são grosseiramente ignorantes (113) de toda a ciência.

“Embora eu não seja proficiente em aprender;
Entrarei no assunto do grande poder do Senhor Jeová;
Eu comemorarei a tua justiça.

Em uma nota de rodapé, ele se refere a João 7:15 : “Como esse homem conhece as letras, nunca tendo aprendido?” e a Mateus 13:54 ; e em uma nota adicional, ele diz: “É estranho que Houbigant trate uma interpretação com desprezo, apoiada pelas versões do LXX., Jerome e Vulgata; que as palavras hebraicas naturalmente suportam e que dão grande espírito ao sentimento. ” Rua lê: –

“Embora eu seja ignorante em livros,
Vou prosseguir com força ”etc .;

e observa que “A palavra sign? significa número , mas , ? , significa uma epístola , um livro . ”

Comentário de John Wesley

A minha boca manifestará a tua justiça e a tua salvação todo o dia; pois não conheço seus números.

Os números – De tuas salvações e misericórdias me foram concedidas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *