Estudo de Romanos 3:9 – Comentado e Explicado

E então? Avantajamo-nos a eles? De maneira alguma. Pois já demonstramos que judeus e gregos estão todos sob o domínio do pecado, como está escrito:
Romanos 3:9

Comentário de Albert Barnes

O que então? Essa é outra observação que deve ser feita por um opositor judeu. “O que se segue? ou devemos deduzir que somos melhores que os outros?

Somos melhores que eles? Somos judeus melhores que os gentios? Ou melhor, temos alguma preferência ou vantagem quanto ao caráter e perspectivas sobre os gentios? Essas perguntas se referem apenas ao grande ponto do debate, a saber, sobre a justificação diante de Deus. O apóstolo havia admitido em Romanos 3: 2 que os judeus tinham vantagens importantes em alguns aspectos, mas agora ele afirma que essas vantagens não fizeram diferença entre eles e os gentios quanto à justificação.

Não, de nenhuma maneira – de maneira alguma. Ou seja, os judeus não têm preferência ou vantagem sobre os gentios em relação ao assunto da justificação diante de Deus. Eles falharam em cumprir a lei; eles são pecadores; e se eles são justificados, devem ser da mesma maneira que o resto do mundo.

Antes já provamos … – Romanos 1: 21-32 ; 2)

Sob o pecado – pecadores. Sob o poder e domínio do pecado.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 9-19 . Um certo homem plantou uma vinha, etc. – Veja este parágrafo explicado em Mateus 21: 33-46 e Marcos 12: 1-12 . E foi para um país distante por um longo tempo – Foi muito tempo desde a entrada dos israelitas em Canaã até o nascimento de Cristo. Ele destruirá aqueles lavradores – Provavelmente ele apontou para os escribas, principais sacerdotes e anciãos; quem permitir, Ele destruirá miseravelmente aqueles homens maus, Mateus 21:41 , mas não suportará que isso se aplique a eles mesmos. Eles também podem significar: Deus não permita que sejamos culpados de um crime que sua parábola pareça nos acusar, a saber, de rejeitar e matar o herdeiro. Nosso Salvador significa: Mas você o fará, como é profetizado de você. Ele olhou para eles – para aguçar a atenção deles.

Comentário de E.W. Bullinger

estamos . . . eles? = temos alguma vantagem? ou temos alguma desculpa para apresentar? Gr . proecho. Só aqui; pode ser a voz média ou passada.

Não, de forma alguma = Não (grego. Ou. App-105) (grego. Pantos) .

antes provado = antes condenado. Grego. proaitiaomai. Só aqui. Compare Romanos 1:21 .

Gentios = gregos. Ver Romanos 2: 9 .

que eles são = para ser.

tudo Emph.

abaixo . Grego. hupo. App-104.

pecado . Grego. hamartia. App-128. O pecado é a raiz e os “pecados” são o fruto.

Comentário de John Calvin

9. O que então? Ele volta de sua digressão para o assunto. Pois, para que os judeus não objetassem que foram privados de seu direito, como ele mencionara aquelas distinções de honra, pelas quais se consideravam superiores aos gentios, ele agora responde longamente à pergunta – em que sentido eles superavam os gentios. E, embora sua resposta pareça militante contra o que ele havia dito antes (pois agora ele tira aqueles de toda a dignidade a quem ele atribuíra tanto), ainda não há discórdia; pois aqueles privilégios nos quais ele permitia que fossem eminentes eram separados de si mesmos e dependiam da bondade de Deus, e não de seus próprios méritos; mas aqui ele faz uma pergunta sobre sua própria dignidade, se eles poderiam se gloriar de alguma forma . Portanto, as duas respostas que ele dá concordam em conjunto, que uma segue da outra; pois enquanto ele exalta seus privilégios, incluindo-os entre os benefícios gratuitos de Deus, ele mostra que eles não tinham nada próprio. Portanto, o que ele agora responde pode ter sido facilmente inferido; pois, como era a principal superioridade deles, que os oráculos de Deus eram depositados com eles, e eles não o tinham por mérito próprio, não havia mais nada para eles, por causa do qual pudessem se gloriar diante de Deus. Agora marque o santo artifício ( sanctum artificium ) que ele adota; pois quando ele lhes atribui preeminência, ele fala na terceira pessoa; mas quando ele as tira de todas as coisas, ele se coloca entre elas, para evitar ofender.

Pois antes apresentamos uma acusação, etc. O verbo grego que Paulo adota, a?t??s?a? é propriamente um termo forense; e, portanto, preferi apresentar: “Trouxemos uma acusação”; (96) por um acusador em uma ação acusar um crime, que ele está preparado para comprovar por testemunhos e outras provas. Agora, o apóstolo havia convocado toda a humanidade universalmente perante o tribunal de Deus, para que ele pudesse incluir todos sob a mesma condenação: e não é de propósito algum que alguém se oponha, e diga que o apóstolo aqui não apenas cobra, mas mais prova especialmente; pois uma acusação não é verdadeira, exceto que depende de evidências sólidas e fortes, de acordo com o que Cícero diz, que, em certo lugar, distingue entre acusação e difamação. Devemos acrescentar que estar sob pecado significa que somos justamente condenados como pecadores diante de Deus, ou que somos mantidos sob a maldição que é devida ao pecado; pois, como a justiça traz consigo absolvição, o pecado é seguido de condenação.

Comentário de Adam Clarke

Judeu. O que então? Afinal, nós judeus não reivindicamos melhor os privilégios do reino de Deus do que os gentios?

Apóstolo. Não, de nenhuma maneira – Pois eu já provei que judeus e gentios estão sob a culpa do pecado; que eles são igualmente indignos das bênçãos do reino do Messias; e que ambos devem igualmente a sua salvação à mera misericórdia de Deus. A partir disso, até o final do versículo 26, o apóstolo passa a provar sua afirmação de que judeus e gentios estavam todos sob pecado; e, para impor a convicção no coração do judeu, ele cita suas próprias Escrituras, que ele reconheceu terem sido dadas pela inspiração de Deus e, consequentemente, verdadeiras.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 3: 9 . O que então? – Somos melhores que eles? O apóstolo, tendo dado ao judeu licença para colocar suas objeções, em referência ao que mais o enojaria – a rejeição dos judeus; e tendo dado as respostas que ele julgava adequadas no momento, agora retorna ao ponto principal, a saber, provar que os gentios têm um direito tão bom aos privilégios e bênçãos da aliança de Deus quanto os judeus; que ele introduz muito adequadamente, colocando essa questão na boca do judeu; O que então? Somos melhores que os gentios? que, a propósito, deixa claro que, em seus argumentos, ele considera os judeus e gentios em um corpo, ou capacidade coletiva, e que ele está argumentando por uma justificação aceitável para tal capacidade; ou seja, pela qual os gentios crentes foram levados para a igreja, quando os judeus incrédulos foram expulsos. Nesse ponto, se os judeus, ou até que ponto os judeus eram melhores que os gentios, ou tinham uma reivindicação melhor das bênçãos e privilégios do reino de Deus, é o próprio assunto sobre o qual ele está disputando; e nesse extenso sentido coletivo, todos os seus argumentos e conclusões devem ser entendidos. Ele diz que já provamos antes – ou seja, cap. Romanos 2: 3 onde, sob a compilação mais suave de O homem! ele acusa os judeus de serem pecadores, assim como os gentios, e Romanos 3: 17-24 mostra que, tendo a lei, eles não eram mais impedidos de serem pecadores, do que os gentios eram sem a lei; e sua acusação contra aqueles que eram pecadores, ele reprova o testemunho de seus próprios livros sagrados contidos no Antigo Testamento. Veja Locke.

Comentário de Scofield

pecado

Pecado. (Veja Scofield “ Romanos 3:23 “) .

Comentário de Spurgeon

Romanos 3: 9 . O que então? somos melhores do que eles?

O primeiro capítulo da Epístola aos Romanos contém um relato tão horrível das maneiras dos gentios, os pagãos dos dias de Paulo, que é um dos capítulos mais dolorosos das Escrituras. Há pouco tempo, um de nossos missionários, na China, foi atacado por causa da Bíblia neste mesmo terreno. Um dos homens instruídos disse a ele: “Esta sua Bíblia não pode ser tão antiga quanto você diz que é, pois é bem claro que o próximo capítulo da Epístola aos Nômades deve ter sido escrito por alguém que esteve em China, e que tinha visto os hábitos e maneiras das pessoas aqui ”- tão preciso é o Espírito Santo, que sabia muito bem quais eram os modos, as maneiras e os vícios secretos dos pagãos, e ainda são. Mas os judeus disseram: “Ah, mas isso é uma descrição dos gentios”. Então, Paulo responde: “O que então? somos melhores do que eles?

Romanos 3: 9-10 . Não, de maneira alguma: pois antes provamos, tanto judeus quanto gentios, que todos estão sob pecado; como está escrito: Não há justo, nem sequer um.

Depois, ele seleciona passagens de diferentes partes das Escrituras para mostrar o que o homem é por natureza.

Romanos 3: 11-18 . Não há quem entenda, não há quem busque a Deus. Todos eles se desviaram do caminho, juntos se tornam inúteis; não há quem faça o bem, nem um. A garganta deles é um sepulcro aberto; com a língua eles usaram engano; o veneno da asps está debaixo dos seus lábios; cuja boca está cheia de maldições e amargura; os seus pés são rápidos para derramar sangue; a destruição e a miséria estão nos seus caminhos; e o caminho da paz eles não conhecem: não há temor de Deus diante dos olhos deles.

Todas essas são citações das Escrituras do Antigo Testamento, de seus próprios salmistas e profetas, de quem Paulo cita aos judeus para que eles possam ver qual era o seu próprio caráter por natureza.

Romanos 3:19 . Agora sabemos que tudo o que diz a lei diz aos que estão debaixo da lei: que toda boca pode ser parada e todo o mundo se tornar culpado diante de Deus.

A lei foi dada aos judeus, e as descrições que ela dá devem ser as descrições dos judeus “Portanto”, diz Paulo, “como bocas dos gentios já foram interrompidas pelas descrições de seus vícios, você também, o povo favorecido de Deus. , parem suas bocas pelas descrições tiradas de seus próprios profetas. ”

Romanos 3:20 . Portanto, pelas obras da lei não haverá carne –

Seja judeu ou gentio, –

Romanos 3: 20-21 . Seja justificado aos seus olhos, porque pela lei está o conhecimento do pecado. Mas agora –

Desde que o homem está perdido, desde que o homem é culpado, –

Romanos 3: 21-27 . A justiça de Deus sem a lei se manifesta, sendo testemunhada pela lei e pelos profetas; sim, a justiça de Deus que é pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença: pois todos pecaram. e carecem da glória de Deus; sendo justificado livremente por sua graça através da redenção que está em Cristo Jesus: a quem Deus estabeleceu ser uma propiciação pela fé em seu sangue, para declarar sua justiça para a remissão de pecados que foram passados ??pela tolerância de Deus, para declarar Digo, neste momento, a sua justiça: para que ele seja justo e o justificador daquele que crê em Jesus. Onde está se vangloriando então?

Se a salvação é dada aos culpados, e se todos são culpados, – se ninguém pode reivindicar isenção, e mesmo assim a salvação é dada livremente, – o que então? Ora, a salvação deve ser puramente pela graça de Deus; então que a graça tenha toda a honra. “Onde está se vangloriando então?”

Romanos 3:27 . Está excluído. De acordo com qual lei das obras? Não: mas pela lei da fé.

A lei das obras às vezes ajuda a se vangloriar, pois um homem se alegra e se gloria pelo que fez; todavia, a lei das obras deve parar de nos gabarmos porque somos culpados aos olhos de Deus. A lei da fé interrompe nossa boca, porque estamos sob obrigação de Deus e não ousamos nos gabar, pois não temos nada de bom além do que recebemos de Deus.

Essa exposição consistia em leituras de Romanos 3: 9-27 ; Romanos 5: 6-11 ; Romanos 8: 1-32 .

Comentário de Spurgeon

Romanos 3: 9-18 . O que então? somos melhores do que eles? Não, de maneira alguma: pois antes provamos, tanto judeus quanto gentios, que todos estão sob pecado; Como está escrito: Não há justo, nem sequer um. Não há quem entenda, não há quem busque a Deus. Todos eles se desviaram do caminho, juntos se tornam inúteis; não há quem faça o bem, nem um. A garganta deles é um sepulcro aberto; com a língua eles usaram engano; o veneno dos ácaros está debaixo dos seus lábios; cuja boca está cheia de maldições e amargura; seus pés são rápidos para derramar sangue. Destruição e miséria estão nos seus caminhos; e não sabem o caminho da paz. Não há temor de Deus diante dos seus olhos.

Esta é uma descrição do homem dada pelos profetas nos tempos antigos. “Agora”, diz Paulo, “sabemos que tudo o que diz a lei diz para aqueles que estão sob a lei”. De modo que esta é uma descrição dos judeus, uma descrição das pessoas que tinham a luz, as melhores pessoas que estavam na face da terra, e se estas são as pessoas boas, onde estão os gentios, os maus, sem a luz?

Romanos 3: 19-22 . Agora sabemos que tudo o que diz a lei diz a quem está debaixo da lei; para que toda boca seja parada e todo o mundo se torne culpado diante de Deus. Portanto, pelas obras da lei, nenhuma carne será justificada aos seus olhos; porque pela lei está o conhecimento do pecado. Mas agora a justiça de Deus sem a lei se manifesta, sendo testemunhada pela lei e pelos profetas: sim, a justiça de Deus que é pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; pois não há diferença.

Não há retidão de obras na face da terra. A própria lei descreve os homens como pecadores, da garganta aos pés. Quase todo membro do corpo é mencionado e descrito como imundo ao pecado. Mas, diz Paulo, há outra justiça na face da terra, e essa é a justiça da graça de Deus, que advém da crença em Cristo.

Romanos 3: 23-31 . Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus; Sendo justificado livremente por sua graça através da redenção que está em Cristo Jesus: Quem Deus estabeleceu como uma propiciação pela fé em seu sangue, para declarar sua justiça pela remissão de pecados que passaram, através da tolerância de Deus: declaro, eu digo, neste momento a sua justiça: para que ele seja justo, e o justificador daquele que crê em Jesus. Onde está se vangloriando então? Está excluído. Por que lei? de obras? Não: mas pela lei da fé. Portanto, concluímos que um homem é justificado pela fé sem as obras da lei. Ele é o Deus dos judeus apenas? Ele também não é dos gentios? Sim, também dos gentios: visto que é um Deus que justificará a circuncisão pela fé, e a incircuncisão pela fé. Então anulamos a lei pela fé? Deus não permita: sim, nós estabelecemos a lei.

Comentário de John Wesley

O que então? somos melhores do que eles? Não, de maneira alguma: pois antes provamos, tanto judeus quanto gentios, que todos estão sob pecado;

O que então – Aqui ele retoma o que disse, versículo 1. Romanos 3: 1 .

Sob o pecado – Sob a culpa e o poder dele: os judeus, transgredindo a lei escrita; os gentios, transgredindo a lei da natureza.

Referências Cruzadas

Isaías 65:5 – esse povo diz: ‘Afasta-te! Não te aproximes de mim, pois eu sou santo! ’ Essa gente é fumaça no meu nariz! É fogo que queima o tempo todo!

Lucas 7:39 – Ao ver isso, o fariseu que o havia convidado disse a si mesmo: “Se este homem fosse profeta, saberia quem nele está tocando e que tipo de mulher ela é: uma ‘pecadora’ “.

Lucas 18:9 – A alguns que confiavam em sua própria justiça e desprezavam os outros, Jesus contou esta parábola:

Romanos 1:28 – Além do mais, visto que desprezaram o conhecimento de Deus, ele os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem o que não deviam.

Romanos 2:1 – Portanto, você, que julga, os outros é indesculpável; pois está condenando a si mesmo naquilo em que julga, visto que você, que julga, pratica as mesmas coisas.

Romanos 3:5 – Mas, se a nossa injustiça ressalta de maneira ainda mais clara a justiça de Deus, que diremos? Que Deus é injusto por aplicar a sua ira? ( Estou usando um argumento humano. )

Romanos 3:22 – justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que crêem. Não há distinção,

Romanos 6:15 – E então? Vamos pecar porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De maneira nenhuma!

Romanos 11:7 – Que dizer então? Israel não conseguiu aquilo que tanto buscava, mas os eleitos o obtiveram. Os demais foram endurecidos,

1 Coríntios 4:7 – Pois, quem torna você diferente de qualquer outra pessoa? O que você tem que não tenha recebido? E se o recebeu, por que se orgulha, como se assim não fosse?

1 Coríntios 10:19 – Portanto, que estou querendo dizer? Será que o sacrifício oferecido a um ídolo é alguma coisa? Ou o ídolo é alguma coisa?

1 Coríntios 14:15 – Então, que farei? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento.

Gálatas 3:10 – Já os que são pela prática da lei estão debaixo de maldição, pois está escrito: “Maldito todo aquele que não persiste em praticar todas as coisas escritas no livro da Lei”.

Gálatas 3:22 – Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, a fim de que a promessa, que é pela fé em Jesus Cristo, fosse dada aos que crêem.

Filipenses 1:18 – Mas, que importa? O importante é que de qualquer forma, seja por motivos falsos ou verdadeiros, Cristo está sendo pregado, e por isso me alegro. De fato, continuarei a alegrar-me,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *