Estudo de Mateus 24:5 – Comentado e Explicado

Muitos virão em meu nome, dizendo: Sou eu o Cristo. E seduzirão a muitos.
Mateus 24:5

Comentário de E.W. Bullinger

in = upon: negociação sobre. Grego. epi.

Cristo = o Messias. App-98.

Comentário de John Calvin

5. Pois muitos virão em meu nome. Ele ainda não fala geralmente de doutrinas falsas e perversas, mas se refere a uma classe que foi uma espécie de introdução a todos os erros, pela qual Satanás tentou, de várias maneiras, corromper a pura doutrina do Evangelho. Pois logo após a ressurreição de Cristo, surgiram impostores, cada um dos quais professou ser o Cristo. E como o verdadeiro Redentor não só fora removido do mundo, mas oprimido pela ignomínia da cruz, e ainda assim as mentes de todos estavam excitadas pela esperança e inflamadas pelo desejo de redenção, esses homens tinham em seu poder uma plausível oportunidade de enganar. Tampouco se pode duvidar que Deus permitiu que tais devaneios impusessem aos judeus, que haviam rejeitado tão mal seu Filho. Embora essas tentativas loucas tenham desaparecido rapidamente, Deus determinou que surgissem distúrbios desse tipo entre os judeus; primeiro, que eles possam ser expostos à infâmia e ao ódio; segundo, que eles abandonem completamente a esperança da salvação; e, finalmente, que tendo sido tão freqüentemente decepcionados, eles podem correr para a destruição com uma estupidez brutal. Pois quando o mundo se afastou do Filho de Deus, a quem ele pertencia para colecioná-los em santa união, era certo que fosse levado de um lado para outro por tempestades; e, pela mesma vingança de Deus, foi produzido que mais foram levados por uma credulidade tola do que levados por uma fé correta para obedecer a Deus. Essa circunstância também foi expressamente declarada por Cristo, de que os crentes podem não desmaiar ao perceber a multidão de loucos; pois sabemos como somos propensos a seguir uma multidão, especialmente quando somos poucos em número.

Comentário de Adam Clarke

Pois muitos virão em meu nome –

  1. Josefo diz (Guerra, b. Ii. C. 13) que havia muitos que, fingindo inspiração Divina, enganaram o povo, levando numerosos deles ao deserto, fingindo que Deus lhes mostraria os sinais de liberdade. , significando redenção do poder romano: e que um falso profeta egípcio levou 30.000 homens ao deserto, que foram quase todos isolados por Félix. Veja Atos 21:38 . Foi um julgamento justo para Deus entregar aquelas pessoas nas mãos de falsos cristos que rejeitaram o verdadeiro. Logo após a crucificação de nosso Senhor, Simão Mago apareceu e convenceu o povo de Samaria de que ele era o grande poder de Deus, Atos 8: 9 , Atos 8:10 ; e se vangloriava entre os judeus de que ele era filho de Deus.
  • Do mesmo selo e caráter, também foi Dositheus, o samaritano, que fingiu ser o Cristo predito por Moisés.
  • Cerca de doze anos após a morte de nosso Senhor, quando Cuspius Fadus era procurador da Judéia, surgiu um impostor com o nome de Theudas, que disse ser profeta, e persuadiu uma grande multidão a segui-lo com seus melhores efeitos no rio Jordão , que ele prometeu dividir para a passagem deles; e dizendo estas coisas, diz Josefo, ele enganou muitos: quase as próprias palavras de nosso Senhor.
  • Alguns anos depois, sob o reinado de Nero, enquanto Felix era procurador da Judéia, os impostores desse selo eram tão frequentes que alguns eram pegos e mortos quase todos os dias. Josefo. Formiga. b. xx. c. 4. e 7.
  • O segundo sinal, guerras e comoções.

    Comentário de John Wesley

    Pois muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou Cristo; e enganará a muitos.

    Muitos virão em meu nome – Primeiro, falsos cristos, depois, falsos profetas, Mateus 24:11 . Por fim, os dois juntos, Mateus 24:24 . E, de fato, nunca tantos impostores apareceram no mundo alguns anos antes da destruição de Jerusalém; indubitavelmente porque esse era o tempo em que os judeus em geral esperavam o Messias.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *