Estudo de 1 João 2:22 – Comentado e Explicado

Quem é mentiroso senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Esse é o Anticristo, que nega o Pai e o Filho.
1 João 2:22

Comentário de Albert Barnes

Quem é um mentiroso – Ou seja, quem é falso; quem mantém uma doutrina errônea; quem é um impostor, se ele não é? O objetivo do apóstolo é especificar uma das formas predominantes de erro e mostrar que, por mais plausíveis que sejam os argumentos pelos quais foi defendido, era impossível que isso fosse verdade. Seu próprio conhecimento da natureza da religião deve convencê-los de uma vez que essa opinião era falsa.

Isso nega que Jesus é o Cristo – Parece que o apóstolo se referiu a uma classe que admitiu que Jesus viveu, mas que negou que ele era o verdadeiro Messias. Com que fundamento eles fizeram isso, é desconhecido; mas manter isso era, é claro, o mesmo que sustentar que ele era um impostor. O argumento pode ter sido que ele não tinha as características atribuídas ao Messias nos profetas; ou que ele não forneceu evidências de que ele foi enviado por Deus; ou que ele era um entusiasta. Ou talvez alguma forma especial de erro possa ser mencionada, como a que se diz ter sido defendida por Corinto, que em sua doutrina separou Jesus de Cristo, mantendo-os como duas pessoas distintas. – “Doddridge”.

Ele é anticristo – (Veja as notas em 1 João 2:18 ). Ele tem todas as características e atributos do anticristo; ou, uma doutrina que praticamente envolve a negação do Pai e do Filho, deve ser a do anticristo.

Que nega o Pai e o Filho – Isso nega as verdades especiais referentes a Deus, o Pai, e ao Filho de Deus. A acusação aqui não é que eles tenham visões incorretas de Deus “como tais” – como todo-poderoso, eterno, muito sábio e bom; mas que eles negaram as doutrinas ensinadas pela religião a respeito de Deus como Pai e Filho. Suas opiniões tendiam a negar o que foi revelado respeitando Deus como Pai – não no sentido geral de ser o “Pai” do universo, mas no sentido particular de sua relação com o Filho. Não se pode supor que eles negassem a existência e perfeições de Deus como tal, nem que negassem que Deus é um “Pai” na relação que ele sustenta com o universo; mas o significado deve ser que o que eles sustentavam foi uma negação prática daquilo que é especial para o Deus verdadeiro, considerado como sustentador da relação de um Pai com seu Filho Jesus Cristo. As visões corretas do Pai não poderiam ser mantidas sem as visões corretas do Filho; pontos de vista corretos do Filho não poderiam ser mantidos sem os pontos de vista corretos do Pai. As doutrinas a respeito do Pai e do Filho estavam tão conectadas que uma não podia ser mantida sem segurar a outra, e uma não podia ser negada sem negar a outra. Compare a nota de Mateus 11:27 ; Nota de João 5:23 . Nenhum homem pode ter apenas visões de Deus, o Pai, que não tem boas apreensões do Filho. De fato, no mundo, as pessoas têm apreensões corretas de Deus somente quando têm opiniões corretas sobre o caráter do Senhor Jesus Cristo.

Comentário de E.W. Bullinger

a = o. Compare João 8:44 . 2 Tessalonicenses 2:11 ( a mentira).

mas = exceto. Grego. ei eu .

nega . Grego. arneomai. Sempre “negue”, salvar Atos 7:35 ; Hebreus 11:24 (ambos “recusados”).

Jesus . App-98.

é = não é (App-105). Um negativo às vezes segue verbos como arneomai. Compare o uso em francês.

Cristo . App-98.

Filho . App-108.

Comentário de John Calvin

22 Quem é o mentiroso Ele não afirma que eles eram mentirosos que negavam que o Filho de Deus aparecesse na carne, para que ninguém, ao desatar o nó, antes se medisse em atormentá-lo; mas que eles superaram todos os outros, como se ele tivesse dito, que, exceto que isso seja considerado uma mentira, nenhum outro poderia ser considerado; como costumamos dizer: “Se a perfídia para com Deus e os homens não é crime, o que mais podemos chamar de crime?” (71)

O que ele havia dito sobre falsos profetas, agora ele se aplica ao estado de seu próprio tempo; pois ele aponta, como pelo dedo, aqueles que perturbaram a Igreja. Concordo prontamente com os antigos, que pensavam que Cerinto e Carpócrates são aqui mencionados. Mas a negação de Cristo se estende muito mais; pois não basta em palavras confessar que Jesus é o Cristo, exceto que ele é reconhecido como o que o Pai o oferece a nós no evangelho. Os dois que eu citei deram o título de Cristo ao Filho de Deus, mas imaginaram que ele era apenas homem. Outros os seguiram, como Arius, que, adornando-o com o nome de Deus, lhe roubou sua divindade eterna. Marcion sonhou que ele era um mero fantasma. Sabellius imaginou que ele não diferia nada do Pai. Todos estes negaram o Filho de Deus; pois nenhum deles realmente reconheceu o verdadeiro Cristo; mas, adulterando, na medida do possível, a verdade a respeito dele, eles inventaram para si mesmos um ídolo em vez de Cristo. Então eclodiu Pelágio, que, de fato, não levantou nenhuma disputa a respeito da essência de Cristo, mas permitiu que ele fosse verdadeiro homem e Deus; no entanto, ele nos transferiu quase toda a honra que lhe pertence. É, de fato, reduzir Cristo a nada, quando sua graça e poder são deixados de lado.

Assim, os Papistas, neste dia, estabelecendo livre arbítrio em oposição à graça do Espírito Santo, atribuindo uma parte de sua justiça e salvação aos méritos das obras, fingindo para si mesmos inúmeros advogados, pelos quais eles tornam Deus propício a eles, tenha uma espécie de Cristo fictício, não sei o quê; mas a imagem viva e genuína de Deus, que brilha em Cristo, eles se deformam por suas invenções perversas; eles diminuem seu poder, subvertem e pervertem seu cargo.

Vemos agora que Cristo é negado, sempre que as coisas que pertencem a ele peculiarmente lhe são tiradas. E como Cristo é o fim da lei e do evangelho, e possui em si todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento, também é a marca na qual todos os hereges nivelam e direcionam suas flechas. Portanto, o apóstolo não faz, sem razão, aqueles os principais impostores, que lutam contra Cristo, em quem a verdade plena é exibida para nós.

Ele é o anticristo. Ele não fala daquele príncipe da deserção que deveria ocupar a sede de Deus; mas todos aqueles que procuram derrubar a Cristo, ele os coloca entre aquele grupo ímpio. E para que ele possa ampliar o crime deles, ele afirma que o Pai, não menos que o Filho, é negado por eles; como se ele tivesse dito: “Eles não têm mais religião, porque rejeitam totalmente a Deus”. E isso ele depois confirma, acrescentando esta razão, que o Pai não pode ser separado do Filho.

Comentário de Adam Clarke

Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Aqui vemos algumas das falsas doutrinas que foram propagadas no mundo. Havia certas pessoas que, embora reconhecessem que Jesus era um professor divino, negaram que ele fosse o Cristo, ou seja, o Messias.

Ele é anticristo, que nega o Pai e o Filho, – Ele é o anticristo que nega o nascimento sobrenatural e milagroso de Jesus Cristo, que nega que Jesus seja o Filho de Deus e que nega que Deus seja o Pai do Senhor Jesus; assim, ele nega o Pai e o Filho. Os judeus em geral, e os gnósticos em particular, negaram a concepção milagrosa de Jesus; com ambos, ele foi considerado não mais do que um homem comum, filho de José e Maria. Mas os gnósticos sustentavam que uma pessoa divina, Aeon, ou ser angelical, habitava nele; mas todas as outras coisas relativas à sua milagrosa geração e divindade eles rejeitaram. Estes eram anticristos, que negavam que Jesus fosse o Cristo.

Comentário de Thomas Coke

1 João 2:22 . Quem é o mentiroso, senão o que nega, & c.? – Veja cap. 1 João 4: 3 . Alguns são de opinião, que isso foi escrito contra Cerinto, que em sua doutrina separou Jesus de Cristo, sustentando que eram duas pessoas distintas e negando que Jesus fosse o Filho de Deus. A igreja de Roma nega o Pai e o Filho, jogando fora o governo de Deus e de seu Cristo sobre a igreja cristã, estabelecendo uma pretensa cabeça infalível, revertendo as leis de Cristo estabelecidas no Novo Testamento e fazendo leis em prazer em ligar a consciência de todos os cristãos. O papa, portanto, como chefe da igreja, pode adequadamente ser chamado de anticristo. De fato, tem sido freqüentemente questionado se o papa é anticristo? Isso parecia tão claro para o famoso lorde Bacon, que, ao ser perguntado pelo rei James 1 se ele achava que o papa fosse, ele respondeu: “Que, se um tom e clamor vierem depois do anticristo, que deve descrevê-lo pelos personagens pelos quais ele é decifrado na Bíblia, ele certamente deve levar o papa por ele. ”

Comentário de John Wesley

Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Ele é o anticristo, que nega o Pai e o Filho.

Quem é esse mentiroso – Quem é culpado dessa mentira, mas quem nega a verdade que é a soma de todo o cristianismo? Que Jesus é o Cristo; que ele é o filho de Deus; que ele veio em carne é uma verdade indivisa. e aquele que nega qualquer parte disso, na verdade nega o todo.

Ele é anticristo – E o espírito do anticristo, que ao negar o Filho, nega também ao Pai.

Referências Cruzadas

João 8:44 – “Vocês pertencem ao pai de vocês, o diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira.

1 Coríntios 12:2 – Vocês sabem que, quando eram pagãos, de uma forma ou de outra eram fortemente atraídos e levados para os ídolos mudos.

1 João 1:6 – Se afirmarmos que temos comunhão com ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade.

1 João 2:4 – Aquele que diz: “Eu o conheço”, mas não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele.

1 João 2:18 – Filhinhos, esta é a última hora; e, assim como vocês ouviram que o anticristo está vindo, já agora muitos anticristos têm surgido. Por isso sabemos que esta é a última hora.

1 João 2:23 – Todo o que nega o Filho também não tem o Pai; quem confessa publicamente o Filho tem também o Pai.

1 João 4:3 – mas todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus. Esse é o espírito do anticristo, acerca do qual vocês ouviram que está vindo, e agora já está no mundo.

1 João 4:20 – Se alguém afirmar: “Eu amo a Deus”, mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.

2 João 1:7 – De fato, muitos enganadores têm saído pelo mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em corpo. Tal é o enganador e o anticristo.

Judas 1:4 – Pois certos homens, cuja condenação já estava sentenciada há muito tempo, infiltraram-se dissimuladamente no meio de vocês. Estes são ímpios, e transformam a graça de nosso Deus em libertinagem e negam Jesus Cristo, nosso único Soberano e Senhor.

Apocalipse 3:9 – Vejam o que farei com aqueles que são sinagoga de Satanás e que se dizem judeus e não são, mas são mentirosos. Farei que se prostrem aos seus pés e reconheçam que eu amei você.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *