Estudo de Salmos 65:4 – Comentado e Explicado

Feliz aquele que vós escolheis, e chamais para habitar em vossos átrios. Possamos nós ser saciados dos bens de vossa casa, da santidade de vosso templo.
Salmos 65:4

Comentário de Albert Barnes

Bem-aventurado o homem que você escolher – isto é, feliz é o homem; ou “Oh, a felicidade do homem a quem você assim permite se aproximar de você”. A construção aqui no hebraico é a mesma que no Salmo 1: 1 . Veja as notas nessa passagem. A palavra escolhido refere-se ao fato de que a verdadeira piedade considera todas essas bênçãos como resultado do favor divino; o fruto de sua graça e amor eleitos. Compare as anotações em Efésios 1: 3-4 ; notas em 1 Pedro 1: 2-3 . Nós nos aproximamos de Deus com confiança, com o espírito de verdadeiros adoradores, com o espírito de seus filhos, apenas quando ele nos inclina a ele e nos chama a participar de seu favor. Compare João 6:44 .

E causais para se aproximar de ti – Ou seja, para que ele possa te adorar. A idéia é aqui reconhecida na palavra “causal”, que é apenas por uma influência divina que as pessoas são levadas a adorar a Deus. A causa – a razão eficiente – pela qual qualquer homem adora seu Criador, deve ser encontrada no próprio Deus. Essa ideia está bastante implícita na forma da palavra, como é usada no hebraico.

Para que ele possa habitar nas tuas cortes – Ou seja, temporariamente com o propósito de adoração; ou permanentemente, para que ele te sirva no santuário. Ver Salmo 23: 6 , nota; Salmo 27: 4 , nota. Compare o Salmo 15: 1 . A palavra “tribunais” refere-se adequadamente à área ao redor do tabernáculo ou do templo, e não ao tabernáculo ou templo em si. A adoração do povo era oferecida naqueles tribunais, e não no tabernáculo ou templo. Veja as notas em Mateus 21:12 .

Estaremos satisfeitos com a bondade da tua casa – Nossas almas encontrarão assim o que precisam; o que eles desejam. Veja as notas no Salmo 36: 8 . É da natureza da religião satisfazer a mente; isto é, a alma encontra na religião o que atende às suas necessidades, pois a religião não deixa necessidade de sua natureza não suprida. Pode-se acrescentar que nada mais fará isso além de religião. A palavra “casa” aqui indica um lugar onde Deus habita, e pode ser aplicada ao templo, como costuma ser nas Escrituras (compare Isaías 2: 3 ; Isaías 56: 7 ; Mateus 21:13 ; Marcos 11:17 ; João 2:16 ; et al.); ou ao tabernáculo, antes que o templo fosse erguido. Salmo 42: 4 ; Mateus 12: 4 ; Juízes 18:31 ; Juízes 20:18 , Juízes 20:26 , Juízes 20:31 . A referência aqui é ao tabernáculo ou tenda que Davi ergueu no monte Sião, e onde a adoração a Deus era celebrada antes da construção do templo. “Até do teu santo templo.” A palavra “templo” é mais comumente aplicada nas Escrituras à estrutura que Salomão construiu para a adoração a Deus; e é com base no fato de que a Palavra geralmente é tão aplicada, que DeWette e outros argumentaram que esse salmo não poderia ter sido escrito por Davi, mas que foi composto depois que o templo foi edificado. Mas a palavra traduzida por “templo” – ???? hêykâl – é uma palavra de caráter tão geral que pode ser aplicada a qualquer casa erigida para a adoração a Deus. Não é aplicado com pouca frequência ao tabernáculo. Veja as notas no Salmo 5: 7 . Este salmo, portanto, pode ter sido composto enquanto o tabernáculo estava em pé, e antes da construção do templo e, portanto, pode ter sido composto por Davi, como o título indica.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 65: 4 . O homem a quem você escolhe Ele felicita o feliz grupo de sacerdotes que tiveram acesso próximo e constante a Deus; e ele acrescenta: Estaremos satisfeitos, etc. ou seja, “Embora todos nós não possamos desfrutar desse privilégio; ainda assim todos nós podemos provar e participar dos sacrifícios de ação de graças, que são oferecidos a você em sua casa pelos benefícios que recebemos de você”. Ver Salmos 36: 8 .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 65: 4 . Bem-aventurado o homem – A pessoa em particular, quão pobre e malvada; quem você escolhe – Ser um dos teus povos peculiares; e causest – isto é, permissivo e comandante; e pela disposição da tua providência, e pela influência da tua graça, mais inclinada e possível, para se aproximar de ti – Para se aproximar de ti na tua casa e ordenanças, pela oração e louvor, e outros atos de comunhão contigo. Para que ele habite nas tuas cortesas – nas cortes da tua casa; pode freqüentemente recorrer para lá, e esperar em ti, em todas as oportunidades, entre o teu povo. Ele menciona tribunais, porque as pessoas não tinham permissão para entrar mais na casa de Deus. Estaremos satisfeitos com a bondade de sua casa – Teremos satisfação sólida, como todos os homens desejam, mas que somente o seu verdadeiro e verdadeiro povo obtém, nessas bênçãos espirituais e eternas que lhes foram conferidas, a saber, a sua graça e favor e comunhão contigo. Observe, leitor! remissão de pecados, renovação do coração e da vida, conhecimento de Deus e de nós mesmos, e de nosso dever e interesse verdadeiro, alegria e paz pela crença, com esperanças bem fundamentadas da vida eterna, são as bênçãos incluídas na bondade de Deus casa, ou templo sagrado, que é mencionado aqui, em comparação com os quais todos os prazeres deste mundo são apenas escória e esterco.

Comentário de E.W. Bullinger

Abençoado = Feliz. Figura do discurso Beatitudo. App-63.

Tu escolhes. Somente aqueles a quem Ele chama podem verdadeiramente adorar. Veja Levítico 1: 1 , Levítico 1: 2 .

tribunais. Não nos tribunais do templo, mas no tabernáculo de Davi em Sião.

piedosos. Veja a nota em Êxodo 3: 5 .

têmpora. Hebraico. heykal = palácio.

Comentário de Adam Clarke

Bem-aventurado o homem que você escolher – Isto é falado em referência aos sacerdotes que foram escolhidos por Deus para ministrar no tabernáculo; e aos quais foi permitido aproximar-se, aproximar-se, da Divina Majestade pelas várias ofertas e sacrifícios que eles apresentaram.

Estaremos satisfeitos com a bondade de tua casa – Embora não sejamos sacerdotes e não tenhamos a grande felicidade de ministrar diante de ti em coisas sagradas; todavia, podemos adorar no teu templo, sentir o derramamento do teu Espírito e ser felizes com as bênçãos que aí dispensas aos teus verdadeiros adoradores.

Comentário de John Calvin

4. Bem-aventurado o homem que você escolheu. Tendo já reconhecido que o povo havia se separado de Deus por seus pecados e perdido o direito de ser ouvido, ele agora se refugia na graça gratuita de Deus, que assegura a remissão de pecados. entre outras bênçãos. Assim, ele lança uma luz adicional sobre o que ele disse sobre o ponto de culpa ser expurgada, apontando para a causa de Deus como favorável aos pobres pecadores, que só podem ser encontrados em seu amor paterno, levando-o a recebê-los. sua presença, ainda que não merecedora. Esse perdão que diariamente recebemos flui de nossa adoção, e nele também todas as nossas orações são fundadas. Como o pecador poderia aventurar-se aos olhos de Deus, para obter reconciliação com ele, não foi convencido de ser pai? Nas palavras diante de nós, Davi não fala da graça de Deus como alcançando os gentios (o que ele havia feito na parte anterior do salmo), mas em termos que se aplicam apenas aos tempos em que ele escreveu. A Igreja de Deus estava confinada aos judeus, e eles somente foram admitidos no santuário; enquanto agora, quando a distinção é abolida e outras nações são convocadas para o mesmo privilégio, todos temos a liberdade de abordá-lo com familiaridade. Cristo é a nossa paz ( Efésios 2:14 ), que uniu em alguém que estava longe e perto.

O que foi dito agora pode mostrar ao mesmo tempo o escopo do salmista. Sendo a Igreja e o povo escolhido de Deus possuidor da promessa da remissão de pecados, ele chama os abençoados que Deus incluiu nesse número e introduziu no desfrute de um privilégio tão distinto. Sua linguagem sugere que a eleição naquele momento não terminou sobre todos; pois ele insiste como prerrogativa especial dos judeus, que eles foram escolhidos por Deus em preferência às outras nações. Se o homem pudesse fazer qualquer coisa para antecipar a graça de Deus, a eleição deixaria de ser com o próprio Deus, embora o direito e o poder dela sejam expressamente atribuídos a ele. (450) Mas os judeus não tinham excelência acima dos outros, exceto no ponto de terem desfrutado o distinto favor de Deus. A parede do meio da divisória está agora quebrada, para que os gentios possam ser chamados. É evidente, no entanto, que nem todos são chamados; e a observação prova a ignorância daqueles que afirmam que a graça de Deus é estendida a todos em comum, sem nenhuma escolha exercida de sua parte. Pode-se imaginar alguma razão para Deus não chamar todos iguais, exceto que sua eleição soberana distingue alguns dos outros? Fé e oração podem ser meios para adquirir um interesse na graça de Deus; mas a fonte de onde flui não está dentro, mas sem nós. (451) Há uma bênção em exercer confiança em Deus e em abraçar suas promessas – uma bênção experimentada quando, pela fé em Cristo, o Mediador, o apreendemos como nosso Pai, e dirigimos nossas orações a ele nesse caráter; – mas, antes que essa fé e oração possam ter alguma existência, deve-se supor que nós, que somos afastados de Deus por natureza, fomos aproximados por um exercício de seu favor. Estamos perto dele, não como tendo antecipado sua graça e chegamos a ele por nós mesmos, mas porque, em sua condescendência, ele estendeu a mão até o inferno para nos alcançar. Para falar mais corretamente, ele primeiro nos elege e depois testemunha seu amor nos chamando. É notável, também, que, embora Deus tenha separado a semente de Abraão para ser um povo peculiar, intitulado como a circuncisão de um lugar em seu templo, não há dúvida de que Davi reconheceu uma distinção mesmo entre aqueles que eram judeus, nem todos tendo sido os súditos do chamado eficaz de Deus, nem ainda devidamente intitulado para um lugar em seu templo. O salmista alude, de fato, ao santuário externo, quando fala dos judeus escolhidos para se aproximar de Deus; mas devemos lembrar (o que foi trazido sob nossa atenção, Salmos 15: 1 e Salmos 24: 3 ) que nem todos eram membros reais da Igreja que pisavam a corte do templo, mas que as grandes qualificações necessárias eram o coração puro e as mãos limpas. Portanto, devemos entender por aqueles que se aproximaram de Deus, como os que se apresentam diante dele no exercício da fé genuína, e não os que apenas ocupam um lugar em seu templo como aparência externa. Mas, novamente, o ser escolhido e o chamado a se aproximar de Deus são duas coisas mencionadas aqui juntas, para corrigir qualquer ideia vã como a de que as ovelhas do rebanho de Deus possam vagar à vontade por qualquer período de tempo, e não trazido para a dobra. (452) Esta é uma maneira pela qual nossa adoção gratuita é evidenciada: chegamos ao santuário sob a liderança do Espírito Santo.

O salmista insiste no fruto que brota do privilégio abençoado de que ele falara, quando acrescenta, que os crentes ficariam satisfeitos com a plenitude de seu templo. Os hipócritas podem ir para lá, mas retornam vazios e insatisfeitos quanto a qualquer bênção espiritual desfrutada. É notável que a pessoa seja mudada nesta parte do versículo e que Davi se associe a outros crentes, preferindo falar sobre esse assunto por experiência própria. Não devemos entender que os crentes são totalmente reabastecidos com a bondade de Deus a qualquer momento; é transmitido a eles gradualmente; mas, embora as influências do Espírito sejam assim comunicadas em medidas sucessivas, cada uma delas é enriquecida com uma suficiência presente, até que todas sejam oportunamente avançadas para a perfeição. Devo observar aqui que, embora seja verdade, como afirmado ( Salmos 103: 5 ), que “Deus satisfaz nossa boca com coisas boas”, ao mesmo tempo é necessário lembrar o que é dito em outro lugar: “Abra tua boca. , e eu preencherei. ” Nossos desejos contraídos são a razão pela qual não recebemos um suprimento mais abundante de bênçãos de Deus; ele vê que somos fortalecidos em nós mesmos e acomoda as comunicações de sua bondade à medida de nossas expectativas. Ao especificar particularmente a bondade do santuário, o salmista transmite uma recomendação implícita às ajudas externas que Deus designou para nos levar ao gozo das bênçãos celestiais. Nos tempos antigos, Deus poderia ter estendido diretamente sua mão do céu para suprir as necessidades de seus adoradores, mas achasse adequado satisfazer suas almas por meio da doutrina da lei, sacrifícios e outros ritos e auxílios externos à piedade. Semelhantes são os meios que ele ainda emprega na Igreja; e embora não devamos descansar neles, também não devemos negligenciá-los.

Comentário de John Wesley

Bem-aventurado o homem a quem tu escolheste, e te aproximas, para que habite nas tuas cortes; estaremos satisfeitos com a bondade da tua casa, até do teu santo templo.

AbordagemAproximar -se de Deus em sua casa e ordenança, por oração e louvor e outros atos de comunhão com ele.

Satisfeito – Com as bênçãos conferidas a seu povo, o favor e a comunhão de Deus, a remissão de pecados, a renovação do coração e da vida, a alegria e a paz e a garantia bem fundamentada da vida eterna.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *