Estudo de Jeremias 31:12 – Comentado e Explicado

Regressarão entre gritos de alegria às alturas de Sião, acorrendo aos bens do Senhor: ao trigo, ao mosto e ao óleo, ao gado menor e ao maior. Sua alma se assemelha a jardim bem regado, e sua fraqueza cessará.
Jeremias 31:12

Comentário de Albert Barnes

Omitem juntos. As dez tribos devem fluir como um rio, da altura de Sião para sua própria terra, para colher os ricos produtos de sua lavoura. Em Jerusalém, eles seriam ocupados com deveres religiosos, mas depois que estes forem entregues a Deus, eles deverão dispersar cada um em seus próprios campos.

Tristeza – Em vez disso, definhar, pinho.

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 31: 12-14 . Eles cantarão no auge de Sião – No auge de Sião entende-se o templo, construído sobre uma colina ao lado do monte Sião, e deve ser tomado metaforicamente, como costuma ser nos escritos dos profetas, para igreja, que é comparada, por Cristo, a uma cidade situada em uma colina, como notável pela excelência de suas leis e instituições, e pela piedade e virtude de seus membros genuínos. E fluirá para a bondade do Senhor, etc. – As bênçãos espirituais estão aqui, como em outros lugares, descritas sob os emblemas da fecundidade e abundância. E a alma deles será como um jardim regado – refrescado e fertilizado pela verdade e graça de Deus. E não mais sofrerão mais – hebraico, ????? ??? ??? ?????? , não acrescentarão, ou continuarão, ainda a sofrer. O LXX. rende-o, pois eles não terão mais fome; e assim a Vulgata. Então a virgem se regozijará, etc., tanto jovens como idosos – Haverá sinais de uma alegria universal, na qual todas as idades se unirão por unanimidade. As expressões no versículo seguinte aludem àquela provisão abundante que foi feita para o apoio temporal dos sacerdotes sob a lei, que é aqui colocada metaforicamente para a plenitude de bênçãos que devem ser desfrutadas no evangelho.

Comentário de Adam Clarke

E fluirão juntos – Talvez isso possa se referir à sua reunião nas três grandes festas nacionais, a páscoa, o pentecostes e os tabernáculos.

A alma deles será como um jardim regado – Cheio da luz, vida e poder de Deus; para que se regozijem cada vez mais, orem sem cessar e dêem graças em tudo.

Comentário de John Calvin

Ele diz que eles viriam cantar louvores no auge de Sião; com que palavras Jeremias promete a restauração do templo, pois, caso contrário, o retorno dos judeus ao seu país não teria sido de grande importância; antes, seria melhor eles permanecerem na Caldéia, se considerassem apenas tranquilidade, riqueza e prazeres; pois sabemos quão grande foi a fertilidade e a simpatia da Caldéia. Então, quanto aos benefícios de uma vida terrena e enfraquecida, morar ali teria sido mais vantajoso para os judeus; mas seu retorno a seu próprio país devia ser procurado principalmente para que pudessem ser separados dos pagãos e adorar a Deus corretamente, e assim habitar na herança prometida, como os estrangeiros no mundo, respeitando seu descanso celestial.

O que foi dito até agora sobre o retorno do povo não teria importância, se essa promessa não tivesse sido acrescentada respeitando a restauração da adoração de Deus. Ao mesmo tempo, exorta os israelitas à gratidão, mostrando-lhes o fim pelo qual deveriam ser libertados, para que pudessem cantar louvores no auge de Sião. Nós, de fato, sabemos que o Templo foi construído no topo daquela colina. Mas o Profeta menciona a altura ou o lugar alto, porque a gratidão foi expressa livremente quando os judeus retornaram ao seu próprio país; pois enquanto viviam no exílio, eram como pessoas mudas. Portanto, é dito nos Salmos,

“Como devemos cantar uma canção para Deus em uma terra estrangeira?”
( Salmos 137: 4 )

E eles ainda poderiam ter medo após o seu retorno, se não lhes fosse concedida uma liberdade total. Esse é o benefício a que o Profeta se refere quando ele diz que eles celebrariam esse favor no alto escalão de Sião, não em um canto obscuro, mas para que sua voz fosse ouvida em toda parte.

Ele acrescenta, e eles fluirão juntos para a bondade de Jeová, para o trigo, a videira e o óleo. (29) Esse modo de falar, comum entre os profetas, deve ser especialmente notado. Eles descrevem o reino de Cristo de uma maneira adequada à compreensão de um povo rude e, portanto, colocam diante deles imagens externas; pois quando o reino de Cristo é o assunto, é feita menção a ouro, prata, todo tipo de riqueza e também de grande esplendor e grande poder, pois sabemos que o que está além e acima do mundo não pode ser imediatamente compreendido pelo mente humana. Aqui estamos presos, por assim dizer, nas prisões – não falo de nossos corpos; mas enquanto peregrinamos na terra, não podemos elevar nossas mentes para cima, de modo a penetrar até a glória celestial de Deus. Como, então, o reino de Cristo é espiritual e celestial, ele não pode ser compreendido pelas mentes dos homens, exceto que ele levanta nossos pensamentos, como ele faz, em graus. Esta é a razão pela qual os Profetas estabeleceram o reino de Cristo comparando-o aos reinos terrenos. Também sabemos que havia uma peculiaridade no Antigo Testamento, quando Deus cobriu com sombras o que depois foi claramente revelado no Evangelho; em Cristo os céus se abrem para nós. Portanto, essa forma de afirmar a verdade seria agora não apenas supérflua para nós, mas também prejudicial, pois nos afastaria do prazer das coisas celestiais. Pois devemos distinguir entre nosso estado e o dos povos antigos. Paulo nos lembra que eles eram crianças sob um professor, estando sob a Lei; mas que estamos crescidos e que, portanto, a servidão sob a qual os Pais viviam chegou ao fim através da vinda de Cristo. ( Gálatas 3:23 )

Embora Davi fosse dotado de um dom singular do Espírito, ainda assim ele se limitou a seus próprios limites; pois ele sabia que Deus pretendia governar naquele tempo sua Igreja, para que a maneira de ensinar fosse adequada às crianças. Mas agora, depois que crescemos em Cristo, as figuras e imagens externas cessaram; pois, embora a piedade tenha promessas respeitando a vida presente e a vida futura, como Paulo testemunha ( 1 Timóteo 4: 8 ), ainda devemos nos elevar acima da doutrina que é elementar. Portanto, quando os Profetas prometem vinho, óleo e trigo aos fiéis, seu objetivo é elevar suas mentes gradualmente e gradualmente a coisas mais elevadas, de acordo com a condição e a compreensão da infância.

E isso deve ser observado com cuidado; pois muitos homens profanos, quando lêem tais frases, pensam que o povo era viciado apenas em apresentar gratificações, e que todos os judeus eram escravos de seus apetites, e eram alimentados por Deus como porcos ou bois. Mas essa opinião deve ser totalmente detestada; porque aqueles que acham que isso não só prejudicam os Pais com mais tristeza, cuja esperança era a mesma que a nossa, como tu sempre desejaste uma herança eterna, sendo estranhos, como o apóstolo nos diz, neste mundo ( Hebreus 11:13 ). mas eles também desunificam o corpo da Igreja e extinguem a graça de Deus, que foi concedida anteriormente por muitas eras, embora tenha sido somente na vinda de Cristo que Deus começou a proclamar aos homens sua salvação eterna. Mas devemos ter em mente que os santos Padres não eram tão brutais em suas mentes, que confinaram seus pensamentos a este mundo; pois sabiam que haviam sido adotados por Deus, para que finalmente pudessem desfrutar de uma vida celestial; e, portanto, eles se chamavam peregrinos. Jacó, que há muito morava na terra de Canaã, diz que toda a sua vida tinha sido uma peregrinação contínua. ( Gênesis 47: 9 ) E o apóstolo nota sabiamente isso quando diz que eles foram reconhecidos por Deus como seus filhos, porque eram estranhos neste mundo. ( Hebreus 11:13 ) Então os santos padres tiveram a mesma esperança que agora recebemos do evangelho, como também tinham o mesmo Cristo. Mas a diferença é que Deus então expôs sua graça sob figuras visíveis, e era, portanto, mais obscuro, mas que agora, figuras e tipos haviam cessado, e Cristo apareceu e nos apareceu mais claramente. Eu disse, portanto, que essa doutrina deve ser aplicada sabiamente ao nosso uso, para que não procuremos ser alimentados e amontoados quando Deus nos convida a participar de sua graça. Mas devemos saber que, dentre todos os homens, somos os mais miseráveis, se nossa esperança está confinada a este mundo; e, no entanto, naquela época, esse modo de ensinar era muito necessário, pois o retorno do povo, como foi afirmado, exigia.

Agora, então, deixe-nos saber que, dizendo, eles fluirão juntos para a bondade de Jeová, para vinho, óleo e trigo, algo melhor e mais excelente do que a comida e a suficiência são prometidas, e que o que é espiritual é transmitido sob essas figuras, que o povo poderia, gradualmente, ascender ao reino espiritual de Cristo, que ainda estava envolvido em sombras e obscuridade.

Depois acrescenta, a alma deles será como um jardim regado. Ele sugere que a abundância deles seria perpétua. Quando um ano frutífero acontece, as frutas abundam, e a quantidade de vinho e trigo é mais do que a demanda; mas após um ano fértil se segue a esterilidade, que absorve a abundância anterior; e assim acontece com frequência, porque os homens, por meio de sua ingratidão, afastam as bênçãos de Deus, para que elas não fluam para eles em um curso contínuo; mas Deus promete aqui que as almas do povo seriam como jardins regados, porque não deveriam ser satisfeitas apenas por um curto período de tempo, mas em nenhum momento seriam expostas ao desejo, à fome ou a qualquer deficiência.

Ele diz ainda que eles não mais lamentarão. Ele confirma a mesma coisa usando várias formas de expressão; mas o que ele quer dizer substancialmente é que, quando o povo de Deus fosse libertado, as bênçãos de Deus continuariam para eles, para que os fiéis não ficassem sujeitos às misérias comuns dos homens. (30) Pois sabemos qual é a nossa condição neste mundo, pois a cada hora, ou quase todos os momentos, nossa alegria se transforma em tristeza e nossa risada em lágrimas. Mas Deus promete aqui que ele seria tão propício à sua Igreja, que teria uma causa perpétua de regozijo. Agora, como isso acontece, não compreendemos facilmente; pois, embora Deus em Cristo tenha claramente revelado para nós os tesouros da vida celestial, ainda assim rastejamos sempre na terra. Por conseguinte, não alcançamos o que está contido nessas frases que falam da verdadeira e verdadeira felicidade dos piedosos. No entanto, devemos, em geral, considerar nossa alegria como perpétua; pois qualquer que seja o mal que possa acontecer conosco, Deus ainda brilha sobre nós por sua graça, e assim todas as coisas resultam para o nosso bem e são um auxílio à nossa salvação, como Paulo nos diz em Romanos 8:28 . E assim deixamos de não nos gloriar em angústias e aflições, como ele também nos ensina no quinto capítulo; e ousamos triunfar sobre o frio e o calor, sobre a nudez e todos os outros males, e até sobre a própria morte.

Mas devemos ter em mente que o reino de Cristo só começa em nós aqui e no resto do mundo; não é de admirar que provemos tão pouco dos benefícios que os Profetas exaltam em termos tão elevados. Quando, portanto, surge uma tentação desse tipo, quando Deus nos trata com mais agilidade, então desejamos: “O que isso significa? Se você fosse um dos filhos de Deus, ele não lidaria contigo com indulgência, como prometeu? Onde está a abundância de trigo, vinho e óleo, pois muitas vezes você está em falta? Você sempre vive em penúria, nem parece que há algo melhor para você amanhã, como agora você está roubado e chegou a um país árido ”- agora, quando uma tentação como esta se arrasta, como pode atraí-lo para desesperar, deixe esta doutrina vir à sua mente: “O reino de Deus está perfeito em ti?” Agora, se nenhum de nós dificilmente entrou no reino de Deus, não é de admirar que não participemos de todas as coisas boas que Deus prometeu ao seu povo; pois se o reino de Cristo é fraco e débil em nós, não é senão certo que vivamos, por assim dizer, naquela penúria que nos tenta a desconfiar de Deus; o mesmo acontece com o mundo inteiro. Portanto, não há razão para pensar que Deus não cumpra o que prometeu sob o reino de Cristo, quando os homens não são capazes de receber uma bondade tão grande; pois está escrito,

“Abra tua boca e eu a encherei.” ( Salmos 81:10 )

Mas somos fortalecidos em nós mesmos; por isso é que dificilmente chegam as menores gotas da graça de Deus. Em seguida, segue:

E serão consolados pela generosidade do Senhor,
Com milho, e com vinho novo, e com óleo,
Também com os jovens do rebanho e do rebanho;
E a alma deles será como um jardim regado,
E eles novamente não terão mais fome.

Ou,

E eles novamente sentirão que não querem mais.

Ed.

Comentário de E.W. Bullinger

fluir juntos. A mesma palavra que em Jeremias 51:44 . Isaías 2: 2 . Miquéias 4: 1 .

vinho. Hebraico. tirosh. App-27.

alma. Hebraico. nephesh.

Comentário de John Wesley

Portanto virão e cantarão no cume de Sião, e fluirão juntos para a bondade do SENHOR, para trigo, vinho e azeite, e para os jovens do rebanho e do rebanho; e sua alma seja como um jardim regado; e não mais sofrerão mais.

E cante – Todas as frases neste versículo significam uma coisa, o feliz estado dos judeus, após seu retorno do cativeiro. A altura de Sião significa o templo.

Um jardim regado – Eles devem ser um povo bonito, florescente e em crescimento. A alma parece aqui ser tomada por todo o homem.

Não é tristeza – dessa maneira eles têm sido. Mas sob essas expressões também é prometida a alegria espiritual que o verdadeiro Israel de Deus terá sob o evangelho, e a alegria eterna que eles terão no céu.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *