Estudo de Êxodo 34:5 – Comentado e Explicado

O Senhor desceu na nuvem e esteve perto dele, pronunciando o nome de Javé.
Êxodo 34:5

Comentário de Thomas Coke

Êxodo 34: 5-6 . Proclamou o nome do Senhor Moisés desejou ver a glória do Senhor, cap. Êxodo 33:18 . O Senhor promete mostrar-lhe sua bondade; e, consequentemente, ele passa diante dele, proclamando seu nome, o libertador e o convênio dos hebreus; e também seus atributos, ao mesmo tempo de misericórdia e de terror; aqueles atributos que foram exibidos em sua mais gloriosa luz na redenção do mundo pela morte de JESUS ??CRISTO: Deus, assim, se mostrando misericordioso, isto é, abundante em terna misericórdia e perdoando bondade: gracioso, ie . livre e desinteressado em seu amor: sofredor, pacientemente portador de pecadores, não querendo que ninguém pereça; embora seja tão requintado em misericórdia e pronto para perdoar pecados, ao mesmo tempo justo; não limpar ou sofrer os obstinadamente culpados de escapar; mas visitando, etc. para os quais veja a nota na cap. Êxodo 20: 5 .

Comentário de John Wesley

E o SENHOR desceu nas nuvens, e ficou com ele ali, e proclamou o nome do SENHOR.

O Senhor desceu – Por algum sinal sensível de sua presença e manifestação de sua glória. Ele desceu na nuvem – Provavelmente aquela coluna de nuvem que até então tinha estado diante de Israel, e no dia anterior encontrou Moisés na porta do tabernáculo.

Comentário de John Calvin

5. E o Senhor desceu na nuvem. Não há dúvida de que a nuvem recebeu Moisés nela à vista do povo, de modo que, depois de ter sido separado da vida comum dos homens por quarenta dias, ele deve aparecer novamente como um novo homem. Assim, essa demonstração visível da glória de Deus serviu para despertar a fé nos mandamentos.

A descida de Deus, aqui registrada, não indica mudança de lugar, como se Deus, que preenche o céu e a terra e cuja imensidão é universalmente difundida, alterasse Sua posição, mas tem referência às percepções dos homens, porque sob a aparência da nuvem Deus testemunhou que ele encontrou Moisés. Portanto, de acordo com a frase usual das Escrituras, o nome sagrado de Deus é aplicado ao símbolo visível; não que a nuvem vazia fosse uma figura da Deidade ausente, mas porque testemunhou Sua presença de acordo com a compreensão dos homens.

No final do versículo, “invocar o nome do Senhor” é equivalente a proclamar Seu nome ou promulgar o que Deus daria a conhecer a Seu servo. Essa expressão, de fato, ocorre frequentemente com referência a orações. Alguns, (377) , portanto, entendem isso de Moisés, que ele invocou o nome do Senhor. Nesta opinião, não há absurdo; tenhamos liberdade, então, para aplicá-lo a Moisés ou ao próprio Deus, ou seja, que o próprio Deus proclamou em voz alta Seu poder, retidão e bondade, ou que o próprio Moisés professou sua piedade diante de Deus . Mas o que se segue imediatamente deve necessariamente ser referido a Deus, quando Ele passou, para clamar e se dignar com Seus verdadeiros títulos. Antes de tudo, o nome de Jeová é pronunciado duas vezes por meio de ênfase, a fim de que Moisés possa se tornar mais atento. É adicionado o nome ?? el , que, originalmente derivado da força, é freqüentemente usado para Deus e é um dos Seus nomes. Por essas palavras, portanto, Sua eternidade e poder ilimitado são expressos. Em seguida, ele proclama Sua clemência e misericórdia; nem está contente com uma única palavra, mas, depois de se chamar de “misericordioso”, reivindica o louvor da clemência, na medida em que não possui um atributo mais peculiar do que a sua bondade e beneficência gratuita. A natureza também de Sua bondade e clemência é especificada, a saber, que Ele não é apenas passível de ser perdoado, mas pronto e disposto a perdoar, mas que espera pacientemente pelos que pecaram e os convida a se arrependerem por Seu longo tempo. sofrimento. Por esse motivo, ele é chamado de “lento (378) para se enfurecer”, como se se abstivesse da severidade, se a maldade do homem não o obrigasse a executar punição por seus pecados. Posteriormente, proclama a grandeza de Sua misericórdia e verdade, e nestes dois sustenta a confiança dos piedosos, enquanto eles abraçam a misericórdia oferecida a eles e repousam com segurança na fidelidade e certeza das promessas. Em todos os lugares, portanto, nos Salmos, onde é feita menção à bondade de Deus, Sua verdade está ligada a ela como companheira inseparável. Outra razão também é porque a misericórdia de Deus não pode ser compreendida, exceto no testemunho de Sua palavra, cuja certeza precisa ser bem assegurada para que nossa salvação seja vacilante e insegura. A seguir, que Deus mantém misericórdia por mil gerações, expusemos no capítulo 20; enquanto, por outro lado, os castigos que Ele requer pelos pecados dos homens são estendidos apenas para a terceira e quarta geração, porque Sua clemência supera Seu julgamento, como é dito nos Salmos 30: 5 , (379) “Há apenas um momento em sua ira, mas a vida a seu favor; e, embora isso só se relacione adequadamente com os crentes, ele flui de um princípio geral. Para o mesmo efeito é a próxima cláusula, “perdoando iniquidade, transgressão e pecado”; pois assim é demonstrada a grandeza de Sua clemência, na medida em que Ele não apenas perdoa ofensas leves, mas também os pecados mais grosseiros; e, novamente, remete não apenas o pecado em um caso, mas é propício aos pecadores por quem Ele foi cem vezes ofendido. Portanto, aparece a extensão de Sua bondade, pois Ele apaga uma massa infinita de iniqüidades. Para que, no entanto, essa indulgência deva ser pervertida em uma licença para o pecado, é acrescentado posteriormente, por meio de correção, “com (380) a limpeza que Ele não limpará”, que, com o intérprete de Chaldee e outros, entendo como aplicando ao seu severo julgamento contra os réprobos e obstinados; pois não gosto da opinião deles que dizem que, embora Deus realmente perdoe pecados, ele ainda castiga moderadamente os que pecaram; uma vez que essa é uma má conjectura, esse castigo é necessário, embora a culpa seja remitida; e, além disso, é totalmente falso, na medida em que é manifesto, da experiência que Deus passa por muitos pecados sem punição. Mas o que afirmei é muito adequado, para que, para que a impunidade não provoque audácia, depois que Deus falou de Sua misericórdia, ele acrescenta uma exceção, a saber, que a iniqüidade não é de modo algum perdoada, acompanhada de obstinação. E, portanto, os Profetas parecem ter citado essa passagem (381): “Clareira você deve ser limpo?” ( Jeremias 25:29 ) quando se dirigem aos réprobos, a quem o perdão é negado. As palavras, portanto, podem ser parafraseadas adequadamente assim: Embora Deus seja lamentável e até pronto para perdoar, ele não poupou os desprezadores, mas é um severo vingador de sua impiedade. No entanto, o significado oposto não seria inapropriado aqui: “Com o corte, Ele não cortará;” pois isso às vezes é o sentido do verbo ??? , nakah; e assim seria lido de maneira concisa que Deus perdoa iniqüidades porque Ele não deseja interromper inteiramente a raça humana; pois quem escapará se Deus escolher julgar os pecados até dos crentes? E talvez Jeremias aludiu a esta passagem, onde (382) ele atenua a severidade da vingança da qual ele estava falando com essa mesma expressão, pois ali só pode ser traduzida: “Com o corte, não te cortarei”. Se isso for preferido, será a atribuição da razão pela qual Deus perdoa pecados, a saber, porque Ele não está disposto a exterminar os homens, o que seria o caso se Ele insistisse no máximo rigor da Lei. Alguns (383) explicam assim: Que Deus perdoa pecados, porque ninguém é inocente aos Seus olhos; como se fosse dito, que todos são destituídos da glória da justiça, e daí seu único refúgio está na misericórdia de Deus. Isso é verdade mesmo, mas não apresenta uma exposição tão plausível.

Bush faz uma anotação muito cuidadosa dessa cláusula, que ele diz ser “de interpretação extremamente difícil” e se declara satisfeito de que o sentido que C. condena é o verdadeiro, a saber, “‘que não fará toda, inteiramente, completamente claro ‘, isto é, quem, embora misericordioso e gracioso em suas disposições, fortemente inclinado a perdoar, e realmente perdoando em inúmeros casos e medidas abundantes, ainda não ignora as reivindicações da justiça. Ele nem sempre permitirá que até o pecador perdoado escape com total impunidade. Ele misturará grande parte da penalidade em seus negócios, a fim de demonstrar que sua clemência não deve ser presumida.

Comentário de Joseph Benson

Êxodo 34: 5 . O Senhor desceu – Por algum sinal sensível de sua presença e manifestação de sua glória. Ele desceu na nuvem – Provavelmente aquela coluna de nuvem que até então tinha estado diante de Israel, e no dia anterior encontrou Moisés na porta do tabernáculo.

Comentário de E.W. Bullinger

proclamado. Como prometido em Êxodo 33:19 .

Referências Cruzadas

Exodo 19:18 – O monte Sinai estava coberto de fumaça, pois o Senhor tinha descido sobre ele em chamas de fogo. Dele subia fumaça como que de uma fornalha; todo o monte tremia violentamente,

Exodo 33:9 – Assim que Moisés entrava, a coluna de nuvem descia e ficava à entrada da tenda, enquanto o Senhor falava com Moisés.

Exodo 33:19 – E Deus respondeu: “Diante de você farei passar toda a minha bondade, e diante de você proclamarei o meu nome: o Senhor. Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia, e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão”.

Números 11:17 – Eu descerei e falarei com você; e tirarei do Espírito que está sobre você e o porei sobre eles. Eles o ajudarão na árdua responsabilidade de conduzir o povo, de modo que você não tenha que assumir tudo sozinho.

Números 11:25 – O Senhor desceu na nuvem e lhe falou, e tirou do Espírito que estava sobre ele e o pôs sobre as setenta autoridades. Quando o Espírito veio sobre eles, profetizaram, mas depois nunca mais tornaram a fazê-lo.

Números 14:17 – “Mas agora, que a força do Senhor se manifeste, segundo prometeste:

Deuteronômio 32:3 – Proclamarei o nome do Senhor. Louvem a grandeza do nosso Deus!

1 Reis 8:10 – Quando os sacerdotes se retiraram do Lugar Santo, uma nuvem encheu o templo do Senhor,

Salmos 102:21 – Assim o nome do Senhor será anunciado em Sião e o seu louvor, em Jerusalém,

Provérbios 18:10 – O nome do Senhor é uma torre forte; os justos correm para ela e estão seguros.

Isaías 1:10 – Governantes de Sodoma, ouçam a palavra do Senhor! Vocês, povo de Gomorra, escutem a instrução de nosso Deus!

Lucas 9:34 – Enquanto ele estava falando, uma nuvem apareceu e os envolveu, e eles ficaram com medo ao entrarem na nuvem.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *