Estudo de Salmos 102:21 – Comentado e Explicado

para que seja aclamado em Sião o nome do Senhor, e em Jerusalém o seu louvor,
Salmos 102:21

Comentário de Albert Barnes

Declarar o nome do Senhor em Sião … – Para que seu nome seja declarado em Sião, ou que seu louvor seja estabelecido em Jerusalém novamente. Ou seja, para que seu povo seja devolvido para lá, e seus louvores sejam novamente celebrados na cidade santa.

Comentário de Adam Clarke

Declarar o nome do Senhor – Publicar aquele Mensageiro da Aliança em quem o nome do Senhor é, aquele Messias em quem a plenitude da Deidade habitava; e começar em Jerusalém, para que as primeiras ofertas de misericórdia fossem feitas aos judeus, dos quais a palavra de reconciliação seria divulgada em todos os confins da terra.

Comentário de John Calvin

21 Para que o nome de Jeová seja declarado em Sião, aqui é celebrado um fruto ainda mais amplo e rico desta libertação do que foi mencionado anteriormente, ou seja, que os judeus não seriam unidos apenas em um corpo para dar graças a Deus, mas que, quando trazidos de volta ao seu país, eles também reuniriam reis e nações na mesma unidade de fé e na mesma adoração divina consigo mesmos. Naquela época, era algo totalmente incrível, não apenas que os louvores a Deus ressoassem dentro de um curto período de tempo, como nos dias antigos, naquele templo que foi queimado e completamente derrubado (154), mas também que as nações deveriam recorrer para lá de todas as partes e ser associado no serviço de Deus com os judeus, que eram como uma carcaça em putrefação. O profeta, para inspirar o povo com a esperança de retornar à sua própria terra, argumenta que era impossível que o lugar que Deus havia escolhido para si fosse deixado em eterna desolação; e declara que, longe disso, haveria uma nova questão para louvar a Deus, na medida em que Seu nome seria adorado por todas as nações, e a Igreja consistiria não em apenas uma nação, mas em todo o mundo. Sabemos que isso foi cumprido sob a administração de Cristo, como foi anunciado em profecia pelo santo patriarca,

“O cetro não se apartará de Judá, nem um legislador entre seus pés, até que Siló venha; e a ele será a coligação dos gentios ”( Gênesis 49:10 .)

Mas como os profetas costumam, ao celebrar a libertação do cativeiro babilônico, estendê-la até a vinda de Cristo, o bardo inspirado neste lugar não se apega apenas a uma parte do assunto, mas leva adiante a graça de Deus , até a sua consumação. E embora não fosse necessário que todos os que se converteram a Cristo subissem a Jerusalém, ainda seguindo a maneira de expressão habitual dos profetas, ele estabeleceu a observância do culto divino que foi designado sob a lei, como uma marca. da verdadeira piedade. Além disso, podemos aprender com esta passagem que o nome de Deus nunca é melhor comemorado do que quando a verdadeira religião é amplamente propagada e quando a Igreja aumenta, o que, por esse motivo, é chamado,

“O plantio do Senhor, para que ele seja glorificado” ( Isaías 61: 3. )

Comentário de John Wesley

Declarar o nome do SENHOR em Sião e o seu louvor em Jerusalém;

Declarar – Para que publiquem o nome e louvores a Deus em sua igreja.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *