Estudo de Salmos 145:8 – Comentado e Explicado

O Senhor é clemente e compassivo, longânime e cheio de bondade.
Salmos 145:8

Comentário de Albert Barnes

O Senhor é gracioso – Veja Salmo 86: 5 , nota; Salmo 86:15 , note.

E cheio de compaixão – Tipo; compassivo; pronto para fazer o bem. Veja as notas no Salmo 103: 8 .

Lento para a raiva – Veja o Salmo 103: 8 , onde a mesma expressão ocorre.

E de grande misericórdia – Margem, grande misericórdia. Sua grandeza é mostrada em sua misericórdia; e a manifestação dessa misericórdia é grande: grande, como em grande escala; grande, como manifestado em relação a grandes pecadores; grande, no sacrifício feito para que seja exibido; grande, na perfeição com que o pecado é perdoado – perdoado para não mais ser lembrado.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 145: 8-13 . O Senhor é gracioso, etc. – Ver notas sobre Êxodo 34: 6-7 ; e Números 14:18 . O Senhor é bom para todos – não apenas para Israel, mas para toda a humanidade, cujos corações ele enche de comida e alegria, como é dito Atos 14:17 ; sim, a todas as suas criaturas, tanto aos animais como aos homens. Todas as tuas obras te louvam – Eles dão aos homens e anjos apenas uma ocasião para te louvar; pois expõem a tua glória e manifestam as tuas infinitas perfeições. E teus santos te abençoam – Dai graças por tua bondade com corações agradecidos. As outras obras de Deus o louvam, como um belo edifício elogia o construtor, ou uma pintura bem desenhada, o pintor; mas os santos o abençoam como os filhos de pais prudentes e ternos se levantam e os chamam de abençoados. De todas as obras de Deus, seus santos, as primícias de suas criaturas, têm mais motivos para abençoá-lo. Eles falarão da glória do teu reino – Dos quais eles são súditos leais, e das bênçãos e glórias das quais eles se dedicam a publicar no mundo, para que a humanidade seja assim induzida a submeter seus corações e vidas a tão graciosos um cetro como o do Messias, e que seu domínio pode se tornar “tão universal em sua extensão quanto eterno em sua duração”.

Comentário de E.W. Bullinger

gracioso, & c. Compare Êxodo 34: 6 , Êxodo 34: 7 .

de grande misericórdia = grande em benignidade ou graça.

Comentário de Adam Clarke

O Senhor é gracioso – Sua natureza sagrada está sempre disposta a mostrar favor.

Cheio de compaixão – Onde quer que veja miséria, seus olhos afetam seu coração.

Lento para a raiva – Quando há mesmo a maior provocação.

De grande misericórdia – Grande em sua abundante misericórdia. Essas quatro coisas nos dão uma maravilhosa demonstração da bondade da natureza divina.

Comentário de John Calvin

8. Jeová é gentil , etc. Ele abre a bondade com a qual falou usando várias expressões, pois Deus está inclinado à misericórdia (pois esse é o significado adequado da palavra ???? , channun ) e que ele nos ajuda de bom grado, como alguém que simpatiza com nossas misérias. . Deve-se notar que Davi emprestou os termos que ele aqui aplica a Deus daquela passagem celebrada em Êxodo 34: 6 ; e quando os escritores inspirados tiraram sua doutrina da fonte da lei, não precisamos nos admirar de que eles atribuam um alto valor à visão que está ali registrada, e na qual uma descrição tão clara e satisfatória da natureza de Deus nos é dada como pode ser encontrado em qualquer lugar. Davi, portanto, ao nos dar uma breve declaração do que era mais importante que deveríamos saber em referência a Deus, usa os mesmos termos empregados lá. De fato, nenhuma pequena parte da graça de Deus pode ser vista nos seduzindo a si mesmo por títulos tão atraentes. Se ele trouxesse seu poder proeminentemente à vista diante de nós, seríamos derrotados pelo terror ao invés de encorajados, pois os papistas o representam um Deus terrível, de cuja presença todos devem voar, enquanto a visão correta dele é que o que nos convida a procurá-lo. Assim, quanto mais a pessoa se sente atraída por Deus, mais ela avança no conhecimento dela. Se é verdade que Deus não está apenas disposto a nos tornar amigo, mas é mencionado como tocado com simpatia por nossas misérias, de modo a ser mais gentil conosco quanto mais nos sentimos miseráveis, que loucura era não voar para ele sem demora? Porém, ao afastarmos a bondade de Deus de nós por nossos pecados e bloquearmos o caminho de acesso, a menos que a bondade de Deus supere esse obstáculo, seria em vão que os Profetas falassem de sua graça e misericórdia. (280) Era necessário, portanto, acrescentar o que se segue, que grande é a sua misericórdia, que ele perdoa pecados e suporta a maldade dos homens, de modo a mostrar favor aos indignos. No que diz respeito aos ímpios, embora Deus mostre a eles sua paciência sofredora, eles são incapazes de perceber perdão, de modo que a doutrina na qual insistimos tem uma aplicação especial apenas aos crentes, que apreendem a bondade de Deus por uma fé viva. Diz-se aos ímpios –

“Para que fim é o dia do Senhor para você? o dia do Senhor é trevas e não luz, aflição e não alegria. ”
( Amós 5:18 .)

Vemos em que termos severos Naum os ameaça desde o início de sua profecia. Por ter se referido à linguagem usada na passagem de Moisés, ele acrescenta imediatamente, por outro lado, para evitar que eles sejam encorajados por ela, que Deus é um juiz rígido e severo, terrível e inexorável. ( Naum 1: 3. ) Eles, portanto, que provocaram a ira de Deus por seus pecados, devem garantir seu favor pela crença.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *