Estudo de Salmos 103:8 – Comentado e Explicado

O Senhor é bom e misericordioso, lento para a cólera e cheio de clemência.
Salmos 103:8

Comentário de Albert Barnes

O Senhor é misericordioso e gracioso – Veja as notas no Salmo 78:38 . A idéia aqui deriva evidentemente de Êxodo 34: 6-7 – aquela grande e gloriosa declaração do próprio Deus em relação ao seu próprio caráter. Nosso mundo é um mundo diferente, sob essa afirmação, do que seria se isso e declarações semelhantes não tivessem sido feitas. Existe aqui uma “progressão” de pensamento; um “avanço” nas declarações anteriores. A princípio, o salmista se referia à sua própria experiência individual Salmos 103: 3-5 ; então ele se referiu aos tratos de Deus em relação ao povo hebreu Salmo 103: 6-7 ; e agora ele se eleva à contemplação geral de seu caráter, no que se refere a toda a humanidade. Era uma característica de Deus em relação a todos, que ele era gentil, compassivo e tolerante.

Lento para a raiva – isto é, paciente; não tão animado; suportando muito e demorando muito. Veja Tiago 5:11 ; compare Êxodo 34: 6-7 .

E abundante em misericórdia – Margem, “grande misericórdia”. A palavra hebraica significa “muito”, ou grande; e a idéia é que a misericórdia não se manifeste por ele em pequena ou limitada medida. É rico; cheio; abundante; transbordante; livre.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 103: 8 . O Senhor é misericordioso e gracioso É surpreendente, depois de uma frase como essa, que qualquer pessoa seja tão cega pelo zelo pela infidelidade, que represente o Deus dos hebreus como um monarca severo, cruel, impiedoso e vingativo. Veja Vida de David, de Chandler, vol. 1: p. 6

Comentário de Joseph Benson

Salmos 103: 8-10 . O Senhor é misericordioso e gracioso – Veja Êxodo 34: 6 . Lento para a raiva – Não punindo os pecadores rapidamente, mas esperando pacientemente pelo arrependimento deles. Ele nem sempre repreende – ou discute por seus julgamentos com os pecadores, mas está pronto para se reconciliar com eles, a saber, sobre o arrependimento deles, como é manifestado em inúmeros textos, e em todo o escopo e design das Escrituras. Ele também não guardará sua raiva para sempre . A palavra raiva, embora não no original, é necessariamente entendida aqui, como também é Jeremias 3: 5 , e em muitos outros lugares. Ele não nos tratou depois de nossos pecados – Ele nos castigou menos do que nossas iniquidades mereciam.

Comentário de E.W. Bullinger

misericordioso = compassivo ou lamentável. Compare os Salmos 103: 13 .

Lento para a raiva = longanimidade.

misericórdia = benignidade ou graça. Compare Êxodo 34: 6 , Êxodo 34: 7 .

Comentário de Adam Clarke

O Senhor é misericordioso – Veja a nota no Salmo 86:15 .

Comentário de John Calvin

8. Jeová é misericordioso e gracioso Davi parece aludir à exclamação de Moisés, registrada em Êxodo 34: 6 , onde a natureza de Deus, revelada de maneira notável, é mais claramente descrita do que em outros lugares. Quando Moisés foi admitido a ter uma visão mais próxima da glória Divina do que normalmente era obtida, ele exclamou ao vê-la: “Ó Deus! misericordioso e gracioso, perdoando a iniqüidade, lento para a ira e abundante em bondade. ” Como, portanto, ele compreendeu sumariamente naquela passagem tudo o que é importante para nós sabermos sobre o caráter divino, Davi aplica alegremente esses termos, pelos quais Deus está lá descrito, ao seu objetivo atual. Seu objetivo é atribuir inteiramente à bondade de Deus o fato de que os israelitas, que por sua própria maldade perdiam de tempos em tempos sua relação com ele, como seu povo adotado, continuavam nessa relação. Além disso, devemos entender em geral, que o verdadeiro conhecimento de Deus corresponde ao que a fé descobre na Palavra escrita; pois não é sua vontade que procuremos sua essência secreta, exceto na medida em que ele se faz conhecido por nós, um ponto digno de nossa atenção especial. Vemos que sempre que Deus é mencionado, as mentes dos homens são perversamente levadas a especulações frias e concentram sua atenção em coisas que nada lhes valem; enquanto, entretanto, negligenciam as manifestações de suas perfeições que encontram nossos olhos e que proporcionam um reflexo vívido de seu caráter. Para quaisquer assuntos que os homens apliquem suas mentes, não há de onde eles tirem maior vantagem do que a meditação contínua sobre sua sabedoria, bondade, retidão e misericórdia; e especialmente o conhecimento de sua bondade é adequado tanto para fortalecer nossa fé quanto para ilustrar seus louvores. Assim, Paulo, em Efésios 3:18 , declara que nossa altura, comprimento, largura e profundidade consistem em conhecer as indizíveis riquezas da graça que foram manifestadas para nós em Cristo. Essa também é a razão pela qual Davi, copiando de Moisés, amplia por vários termos a misericórdia de Deus. Em primeiro lugar, como não temos culpa pior do que a arrogância diabólica que rouba a Deus o devido louvor, e que ainda está tão profundamente enraizada em nós, que não pode ser facilmente erradicada; Deus ressuscita, e para que ele não traga nada à ousada presunção da carne do céu, afirma em termos grandiosos sua própria misericórdia, pela qual somente nós estamos. Novamente, quando devemos confiar na graça de Deus, nossas mentes tremem ou vacilam, e não há nada em que tenhamos mais dificuldade do que reconhecer que Ele é misericordioso conosco. Davi, para enfrentar e superar esse estado de espírito duvidoso, segundo o exemplo de Moisés, emprega estes termos sinônimos: primeiro, que Deus é misericordioso; segundo, que ele é gracioso; terceiro, que ele pacientemente e compassivamente suporta os pecados dos homens; e, finalmente, que ele é abundante em misericórdia e bondade.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *