Estudo de Deuteronômio 30:6 – Comentado e Explicado

O Senhor, teu Deus, circuncidar-te-á o coração e o de tua descendência, para que ames o Senhor de todo o teu coração e de toda a tua alma, a fim de que possas viver.
Deuteronômio 30:6

Comentário de Thomas Coke

Ver. 6. O Senhor teu Deus circuncidará o teu coração Esdras e Neemias nos informam que o coração dos judeus não foi circuncidado quando retornaram da Babilônia: toda a história judaica nos ensina o mesmo; e Santo Estêvão e São Paulo também. É necessário, portanto, entender essa profecia de alguma restauração futura dos judeus, diz Houbigant; e com ele muitos dos escritores mais criteriosos concordam: pois há, nesta e em várias outras profecias concernentes à restauração dos judeus, descrições magníficas sobre ela, que de maneira alguma parecem ser suficientemente realizadas em qualquer restauração já aprovada; e, portanto, devem ser interpretados de um mais completo ainda por vir.

REFLEXÕES. – Há com Deus graça abundante para os principais pecadores; ninguém que voltar a ele será expulso de alguma maneira. Temos aqui: 1. O retorno penitente de Israel, e também nele de todo pecador. (1.) Começa com uma reflexão séria sobre o cumprimento da palavra de Deus, gerando convicção humilhante no coração. Nota; O primeiro passo para o retorno a Deus é sempre a convicção de nossos pecados e ingratidão, e a sensação do justo deserto de ambos. (2.) A fé em um Deus reconciliado deve ser exercida. Devemos, como o pródigo, chamá-lo de Deus e Pai em Jesus Cristo, embora nos reconheçamos totalmente indignos de ser chamados filhos dele. (3) A conversão seguirá, é claro, a partir de um sentido restritivo das compaixões transcendentes de Deus; estes envolverão o coração, e desejaremos, sem reservas, nos entregar a ele, a partir de um princípio de amor, e com devoção universal de corpo e alma a seu serviço. (4.) A oração fervorosa e importunada expressará os sinceros sopros do coração segundo Deus. Eis que ele ora, é o sinal de todo pecador que retorna. Deus promete: 2. Ouvi-los e respondê-los, não os censurando com os pecados nem os rejeitando, porque, por problemas, clamam a ele; mas, de acordo com as necessidades deles, ele os suprirá; suas entranhas de compaixão os ansiarão. Tais são as misericórdias de Deus para os mais vis, que se curvam com corações contritos diante dele; ele das terras distantes os restaurará; por mais distantes que tenham sido no pecado, serão recuperados: seu cativeiro será solto, os laços do pecado não os escravizarão mais; Deus fará bem a eles, bem temporal, restaurando-os à abundância e riqueza em suas heranças perdidas há muito tempo. Nota; O retorno a Deus é freqüentemente acompanhado com grandes bênçãos em nossos assuntos mundanos. O bem espiritual é melhor ainda. Ele circuncidará seus corações, cortará seus afetos vis e derramará seu amor santo dentro de suas almas; assim, qualificando-os para a obediência que ele exige e protegendo-os contra futuros afastamentos dele: seus inimigos agora cairão diante deles e sentirão o poder da graça vitoriosa; assim, o pecado não terá mais domínio sobre o penitente que retorna. Finalmente, por dez várias repetições, Deus se compromete a considerá-las como seu Deus da Aliança. Feliz o pecador que assim volta a Deus e encontra Deus assim retornar à sua pobre alma!

Comentário de Adam Clarke

Deus circuncidará seu coração – Essa promessa ainda está para ser cumprida. O coração deles, como povo, nunca foi circuncidado; nem as várias promessas deste capítulo foram cumpridas. Resta, portanto, um descanso para esse povo de Deus. Agora, como a lei, propriamente falando, não previa a circuncisão do coração, o que implica a remissão de pecados e a purificação da alma de toda injustiça; e como a própria circuncisão era apenas um sinal de bem espiritual, consequentemente, a promessa aqui se refere aos dias do Messias, e para isso todos os profetas e todos os apóstolos dão testemunho: “porque a circuncisão é a do coração, no espírito, e não na carta “, Romanos 2:29 ; e os genuínos seguidores de Deus são circuncidados com a circuncisão feita sem as mãos – pela circuncisão de Cristo “, Colossenses 2:11 , Colossenses 2:12 . Portanto, vemos que essas promessas não podem ser cumpridas pelos judeus, mas ao abraçar o Evangelho de Cristo. Portanto, procurar sua restauração é ocioso e nugatório, enquanto a obstinação e a incredulidade permanecem.

Comentário de John Wesley

E o SENHOR teu Deus circuncidará o teu coração, e o coração da tua descendência, para amar ao SENHOR teu Deus de todo o teu coração e de toda a tua alma, para que vivas.

E o Senhor – Ou, pois o Senhor circuncidará seu coração, por sua palavra e espírito mudará e purificará seu coração de toda a sua idolatria e maldade, e inclinará seu coração para amá-lo. Deus primeiro os converterá e os santificará, o fruto do qual será, para que retornem e obedeçam aos mandamentos de Deus, Deuteronômio 30: 8 , e depois prosperem em todas as coisas, Deuteronômio 30: 9 . Essa promessa respeita principalmente os tempos do evangelho e a graça que seria então transmitida a todo o Israel por Cristo.

Comentário de John Calvin

6. E o Senhor teu Deus circuncidará o teu coração . Essa promessa ultrapassa em muito todas as outras e refere-se adequadamente à nova Aliança, pois é assim interpretada por Jeremias, que apresenta Deus falando assim:

Eis que vêm os dias em que farei uma nova aliança com a casa de Israel e a casa de Judá, não conforme a aliança que fiz com seus pais, que aliança eles quebram, mas porei minha lei em seu lugar. partes internas e escreva-as em seus corações. ” ( Jeremias 31:31 .)

Moisés agora declara a mesma coisa em palavras diferentes, que, para que os israelitas, de acordo com sua instabilidade habitual, recaiam de tempos em tempos em novas rebeliões, era necessário um remédio divino, i . e , que Deus renove e molde seus corações. Em resumo, ele os lembra que essa seria a principal vantagem de sua reconciliação, que Deus os dota do Espírito de regeneração. Existe uma metáfora nessa palavra circuncidar ; pois Moisés alude ao sinal legal de consagração, pelo qual eles foram iniciados no serviço de Deus. A expressão, portanto, é equivalente à sua afirmação: Deus os criará espiritualmente para serem novos homens, para que, limpos da sujeira da carne e do mundo, e separados das nações impuras, você O sirva com pureza. Enquanto isso, ele mostra que tudo o que Deus nos oferece nos sacramentos depende da operação secreta de Seu Espírito. A circuncisão era então o sacramento do arrependimento e renovação, como o batismo é agora para nós; mas “a carta”, como Paulo chama, ( Romanos 2:27 ) era inútil em si mesma, pois agora também muitos são batizados sem lucro. Até agora, Deus está renunciando a graça de Seu Espírito aos Sacramentos, que toda a sua eficácia e utilidade estão alojadas somente no Espírito.

Embora Moisés pareça fazer uma divisão da questão entre homens e Deus, de modo a atribuir a eles o começo do arrependimento, e torná-Lo o autor da perseverança (somente 285 ), no entanto, essa dificuldade é facilmente resolvida; pois de acordo com a maneira comum das Escrituras, quando ele os exorta ao arrependimento, ele não os ensina que é um dom do Espírito, mas simplesmente os lembra de seus deveres. Enquanto isso, os defensores do livre-arbítrio concluem, tolamente, que mais não é exigido dos homens do que eles são capazes de realizar; pois em outros lugares eles são ensinados a pedir a Deus tudo o que Ele ordena. Assim, nesta passagem, Moisés trata dos meios de propiciar a Deus, retornando ao caminho certo com um coração não fingido; mas, depois de testemunhar que Deus será misericordioso com eles, acrescenta, há necessidade de um remédio melhor, para que, uma vez restaurados por Ele, eles possam ser eternamente receptores de Sua graça. Ainda assim, não é sua intenção restringir a circuncisão do coração ao curso subsequente de suas vidas, como se dependesse de sua própria vontade e escolha de circuncidar-se antes que Deus trabalhasse neles. E certamente não é mais fácil levantar-se quando você caiu do que ficar de pé depois que Deus o colocou. Confesso que perseverança é uma excelente graça; mas como o pecador, encantado com Satanás, se libertará dessas correntes, a menos que Deus o livre? Portanto, o que Moisés estabelece quanto ao dom, da perseverança, aplica-se não menos ao início da conversão; mas ele apenas deseja nos ensinar que, embora Deus perdoe nossos pecados, essa bênção seria apenas transitória, a menos que Ele nos mantenha sujeitos à Sua Lei. E, de fato, Ele regenera pelo Seu Espírito para retidão todos aqueles cujos pecados Ele perdoa.

Comentário de Joseph Benson

Deuteronômio 30: 6 . E o Senhor – Ou, para o Senhor; circuncidará o teu coração – Pela sua palavra e Espírito mudará e purificará o teu coração de toda a tua idolatria e iniqüidade, e inclinará o teu coração para amá-lo. Deus primeiro se converterá e santificará, o fruto do qual será, para que você retorne e obedeça aos mandamentos de Deus ( Deuteronômio 30: 8 ), e depois prospere em todas as coisas, Deuteronômio 30: 9 . Essa promessa respeita principalmente os tempos do evangelho e ainda precisa ser cumprida, pelo menos no sentido pleno; pois, embora depois do cativeiro babilônico eles nunca voltassem à idolatria, eles degeneraram em infinitas superstições e corrupções de coração, descansando meramente nas cerimônias externas da religião, sem nenhum amor sincero a Deus e piedade substancial. Por isso, eles rejeitaram o Filho de Deus, pregando a conversão do coração, a regeneração, a adoração espiritual e um reino não deste mundo.

Comentário de E.W. Bullinger

irá circuncidar. Compare Deuteronômio 10:16 . Jeremias 32:39 . Ezequiel 11:19 ; Ezequiel 36:26 .

Referências Cruzadas

Exodo 20:6 – mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e guardam os meus mandamentos.

Deuteronômio 6:5 – Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças.

Deuteronômio 10:16 – Sejam fiéis à sua aliança em seus corações, e deixem de ser obstinados.

Jeremias 4:4 – Purifiquem-se para o Senhor, sejam fiéis à aliança, homens de Judá e habitantes de Jerusalém! Se não fizerem isso, a minha ira se acenderá e queimará como fogo, por causa do mal que vocês fizeram; queimará e ninguém conseguirá apagá-la.

Jeremias 9:26 – como também o Egito, Judá, Edom, Amom, Moabe e todos os que rapam a cabeça e vivem no deserto; porque todas essas nações são incircuncisas, e a comunidade de Israel tem o coração obstinado. “

Jeremias 32:39 – Darei a eles um só pensamento e uma só conduta, para que me temam durante toda a sua vida, para o seu próprio bem e o de seus filhos e descendentes.

Ezequiel 11:19 – Darei a eles um coração não dividido e porei um novo espírito dentro deles; retirarei deles o coração de pedra e lhes darei um coração de carne.

Ezequiel 36:26 – Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne.

Mateus 22:37 – Respondeu Jesus: ” ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’.

João 3:3 – Em resposta, Jesus declarou: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo”.

Romanos 2:28 – Não é judeu quem o é apenas exteriormente, nem é circuncisão a que é meramente exterior e física.

Romanos 8:28 – Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.

Romanos 11:26 – E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: “Virá de Sião o redentor que desviará de Jacó a impiedade.

1 Coríntios 8:3 – Mas quem ama a Deus, este é conhecido por Deus.

2 Coríntios 5:17 – Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!

Colossenses 2:11 – Nele também vocês foram circuncidados, não com uma circuncisão feita por mãos humanas, mas com a circuncisão feita por Cristo, que é o despojar do corpo da carne.

Tiago 1:12 – Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam.

Tiago 2:5 – Ouçam, meus amados irmãos: não escolheu Deus os que são pobres aos olhos do mundo para serem ricos em fé e herdarem o Reino que ele prometeu aos que o amam?

1 João 4:7 – Amados, amemo-nos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.

1 João 4:16 – Assim conhecemos o amor que Deus tem por nós e confiamos nesse amor. Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele.

1 João 5:3 – Porque nisto consiste o amor a Deus: obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *