Estudo de Romanos 11:26 – Comentado e Explicado

Então Israel em peso será salvo, como está escrito: Virá de Sião o libertador, apartará de Jacó a impiedade.
Romanos 11:26

Comentário de Albert Barnes

E assim – isto é, desta maneira; ou quando a grande abundância dos gentios for convertida, todo o Israel será salvo.

Todo Israel – todos os judeus. Era uma máxima entre os judeus que “todo israelita deveria participar da era futura”. (Grotius.) O apóstolo aplica essa máxima ao seu próprio propósito; e declara o sentido em que isso seria verdade. Ele não quer dizer que todo judeu de todas as épocas seria salvo; pois ele havia provado que grande parte deles seria, em seu tempo, rejeitada e perdida. Mas chegaria o momento em que, como povo, eles seriam recuperados; quando a nação se voltaria para Deus; e quando se poderia dizer deles que, como nação, eles foram restaurados para o favor divino. Não está claro que ele queira dizer que, mesmo assim, todos os indivíduos seriam salvos, mas o corpo deles; a grande massa da nação seria. Nem é dito quando isso seria. Essa é uma das coisas que “o Pai colocou em seu próprio poder”; Atos 1: 7 . Ele nos deu a garantia de que isso será feito para nos encorajar em nossos esforços para salvá-los; e ele ocultou o tempo em que deve ser, para que não relaxemos nossos esforços ou sintamos que não foram necessários esforços para realizar o que deve ocorrer em um horário fixo.

Serão salvos – serão recuperados de sua rejeição; ser restaurado para o favor divino; tornam-se seguidores do Messias e, assim, são salvos como todos os outros cristãos.

Como está escrito – Isaías 59:20 . A citação não é feita literalmente, mas o sentido da passagem é preservado. O hebraico é: “Chegará a Sião um Redentor, e para aqueles que se voltam da impiedade em Jacó.” Não há dúvida de que Isaías se refere aqui aos tempos do evangelho.

Fora de Sião – Sião era uma das contas de Jerusalém. Sobre isso foi construída a cidade de Davi. Chegou assim a denotar, em geral, a igreja ou povo de Deus. E quando se diz que o Redentor deveria sair de Sião, significa que ele deveria surgir entre aquele povo, ser descendente de si ou não ser estrangeiro. A Septuaginta, no entanto, afirma: “O Redentor virá por conta de Sião”. Assim, a paráfrase de Chaldee e a Vulgata Latina.

E se desviará … – O hebraico é “para aqueles que abandonam a piedade em Jacó”. A Septuaginta a tornou da mesma maneira que o apóstolo.

Comentário de E.W. Bullinger

Sion . App-68.

impiedade . App-128.

de . App-104.

Comentário de John Calvin

26. E assim todo Israel, etc. Muitos entendem isso do povo judeu, como se Paulo tivesse dito, que a religião seria novamente restaurada entre eles como antes: mas eu estendo a palavra Israel a todo o povo de Deus, de acordo com isso. significando: “Quando os gentios entrarem, os judeus também voltarão de sua deserção à obediência da fé; e assim será completada a salvação de todo o Israel de Deus, que deve ser colhido de ambos; e ainda assim, de maneira que os judeus obtenham o primeiro lugar, sendo como se fossem os primogênitos na família de Deus. ” Essa interpretação me parece a mais adequada, porque Paulo pretendeu aqui estabelecer a conclusão do reino de Cristo, que de maneira alguma deve ser confinado aos judeus, mas deve incluir o mundo inteiro. A mesma maneira de falar que encontramos em Gálatas 6:16 . O Israel de Deus é o que ele chama de Igreja, reunida de judeus e gentios; e ele coloca o povo, assim recolhido de sua dispersão, em oposição aos filhos carnais de Abraão, que haviam se afastado de sua fé.

Como está escrito, etc. Ele não confirma toda a passagem por esse testemunho de Isaías ( Isaías 59:20 ), mas apenas uma cláusula: que os filhos de Abraão serão participantes da redenção. Mas se alguém tem essa visão, – de que Cristo havia sido prometido e oferecido a eles, mas que, ao rejeitá-lo, foram privados de sua graça; todavia, as palavras do Profeta expressam mais, até mesmo isso – que haverá algum remanescente que, tendo se arrependido, gozará do favor da libertação.

Paulo, no entanto, não cita o que lemos em Isaías, palavra por palavra;

“Venha”, ele diz, “Redentor a Sião, e àqueles que se arrependerem da iniqüidade em Jacó, diz o Senhor.” ( Isaías 59:20 .)

Mas neste ponto não precisamos ser muito curiosos; somente isso deve ser considerado, que os apóstolos aplicam adequadamente a seus propósitos quaisquer provas que eles apresentem do Antigo Testamento; pois o objetivo deles era apontar apenas passagens, como se fossem pelos dedos, para que os leitores fossem direcionados à própria fonte.

Mas, embora nesta profecia seja prometida a libertação ao povo espiritual de Deus, entre os quais até os gentios estão incluídos; todavia, como os judeus são os primogênitos, o que o Profeta declara deve ser cumprido, especialmente neles: pois essa Escritura chama todo o povo de Deus israelita, deve ser atribuída à preeminência daquela nação, a quem Deus preferiu. para todas as outras nações. E então, de uma consideração à antiga aliança, ele diz expressamente, que um Redentor virá a Sion; e ele acrescenta que redimirá aqueles em Jacó que voltarão da transgressão. (364) Com essas palavras, Deus distintamente reivindica para si uma certa semente, para que sua redenção seja eficaz em sua nação eleita e peculiar. E embora mais adequado para seu propósito fosse a expressão usada pelo Profeta, “chegará a Sião”; no entanto, Paulo não fez escrúpulos em seguir a tradução comumente recebida, que diz: “O Redentor sairá do monte Sion”. E semelhante é o caso da segunda parte: “Ele afastará as iniquidades de Jacó”; pois Paulo achou suficiente considerar apenas esse ponto – que, como é o ofício peculiar de Cristo reconciliar com Deus um povo apóstata e sem fé, certamente alguma mudança deveria ser procurada, para que todos não perecessem juntos.

Venha a Sion deve um libertador,
E afastar a impiedade que há em Jacó.

Ele virá a Sião e virá “para se afastar”, etc .; ou o ? pode ser traduzido como “Mesmo para se afastar”, etc. Essa tradução corresponde mais do que a de nossa versão à substância do versículo a seguir. – Ed.

Comentário de Adam Clarke

And so all Israel shall be saved – Shall be brought into the way of salvation, by acknowledging the Messiah; for the word certainly does not mean eternal glory; for no man can conceive that a time will ever come in which every Jew then living, shall be taken to the kingdom of glory. The term saved, as applied to the Israelites in different parts of the Scripture, signifies no more than their being gathered out of the nations of the world, separated to God, and possessed of the high privilege of being his peculiar people. And we know that this is the meaning of the term, by finding it applied to the body of the Israelites when this alone was the sum of their state. See the Preface, Part II.

As it is written – The apostle supports what he advances on this head by a quotation from Scripture, which, in the main, is taken from Isaiah 59:20 ; : The Deliverer shall come out of Zion, and turn away ungodliness from Jacob. Now this cannot be understood of the manifestation of Christ among the Jews; or of the multitudes which were converted before, at, and for some time after, the day of pentecost; for these times were all past when the apostle wrote this epistle, which was probably about the 57th or 58th year of our Lord; and, as no remarkable conversion of that people has since taken place, therefore the fulfillment of this prophecy is yet to take place. In what manner Christ is to come out of Zion, and in what way or by what means he is to turn away transgression from Jacob, we cannot tell; and to attempt to conjecture, when the time, occasion, means, etc., are all in mystery, would be more than reprehensible.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 11: 26-27 . E assim isto é, por esse meio: então a palavra ??t?? significa João 8:59 . A referência neste e no próximo versículo ao Antigo Testamento, costuma apontar para Isaías 59:20 . Mas se o apóstolo se dirige a alguma profecia específica, ou ao sentido atual de todos os profetas, é incerto; embora a última opinião pareça mais provável. A restauração da comunidade judaica, em um grau mais alto do que parece ainda ter sido realizado, é, como já observamos, freqüentemente mencionada nos escritos proféticos. Veja Locke e Whitby.

Comentário de Scofield

Jacob

Resumo: Israel, assim nomeado pelo neto de Abraão, foi escolhido para uma missão quádrupla:

(1) Testemunhar a unidade de Deus no meio da idolatria universal Deuteronômio 6: 4 ; Isaías 43:10 ; Isaías 43:12

(2) ilustrar às nações a bem-aventurança de servir ao verdadeiro Deus Deuteronômio 33: 26-29 ; 1 Crônicas 17:20 ; 1 Crônicas 17:21 ; Salmos 144: 15 .

(3) receber, preservar e transmitir a Escritura Deuteronômio 4: 5-8 ; Romanos 3: 1 ; Romanos 3: 2 .

(4) produzir, quanto à Sua humanidade, o Messias Gênesis 3:15 ; Gênesis 12: 3 ; Gênesis 22:18 ; Gênesis 28: 10-14 ; Gênesis 49:10 ; 2 Samuel 7: 12-16 ; Isaías 7:14 ; Isaías 9: 6 ; Mateus 1: 1 ; Romanos 1: 3 . Segundo os profetas, Israel, reunido de todas as nações, restaurado em sua própria terra e convertido, ainda tem sua maior exaltação e glória terrenas. Veja “Reino (OT)”; Gênesis 1:26 ; Zacarias 12: 8 .

(Ver Scofield “ Zacarias 12: 8 “) NT Lucas 1: 31-33 ; 1 Coríntios 15:24 .

“Convênio davídico” (Ver Scofield “ 2 Samuel 7:16 “) .

Para outro ponto de vista: consulte o tópico 301242

Comentário de John Wesley

E assim todo o Israel será salvo; como está escrito: Sai de Sion, o Libertador, e afastará a impiedade de Jacó.

E assim todo Israel será salvo – Sendo convencido pela vinda dos gentios. Mas haverá uma colheita ainda maior entre os gentios, quando todo o Israel entrar.

O libertador virá – Sim, o libertador chegou; mas não o fruto completo da sua vinda. Isaías 59:20

Referências Cruzadas

Salmos 14:7 – Ah, se de Sião viesse a salvação para Israel! Quando o Senhor restaurar o seu povo, Jacó exultará! Israel se regozijará!

Salmos 106:47 – Salva-nos, Senhor, nosso Deus! Ajunta-nos dentre as nações, para que demos graças ao teu santo nome e façamos do teu louvor a nossa glória.

Isaías 11:11 – Naquele dia o Senhor estenderá o braço pela segunda vez para reivindicar o remanescente do seu povo que for deixado na Assíria, no Egito, em Patros, na Etiópia, em Elão, em Sinear, em Hamate e nas ilhas do mar.

Isaías 45:17 – Mas Israel será salvo pelo Senhor com uma salvação eterna; vocês jamais serão envergonhados ou constrangidos, por toda a eternidade.

Isaías 54:6 – O Senhor chamará você de volta como se você fosse uma mulher abandonada e aflita de espírito, uma mulher que se casou nova, apenas para ser rejeitada”, diz o seu Deus.

Isaías 59:20 – “O Redentor virá a Sião, aos que em Jacó arrependerem-se dos seus pecados”, declara o Senhor.  

Jeremias 3:17 – Naquela época, chamarão Jerusalém ‘O Trono do Senhor’, e todas as nações se reunirão para honrar o nome do Senhor em Jerusalém. Não mais viverão segundo a obstinação de seus corações para fazer o mal.

Jeremias 30:17 – Farei cicatrizar o seu ferimento e curarei as suas feridas’, declara o Senhor, ‘porque a você, Sião, chamam de rejeitada, aquela por quem ninguém se importa’.

Jeremias 31:31 – “Estão chegando os dias”, declara o Senhor, “quando farei uma nova aliança com a comunidade de Israel e com a comunidade de Judá”.

Jeremias 32:37 – “Certamente eu os reunirei de todas as terras para onde os dispersei na minha ardente ira e no meu grande furor; eu os trarei de volta a este lugar e permitirei que vivam em segurança.

Jeremias 33:24 – “Você reparou que essas pessoas estão dizendo que o Senhor rejeitou os dois reinos que tinha escolhido? Por isso desprezam o meu povo e não mais o considera como nação.

Ezequiel 34:22 – eu salvarei o meu rebanho, e elas não serão mais saqueadas. Julgarei entre uma ovelha e outra.

Ezequiel 37:21 – e diga-lhes: ‘Assim diz o Soberano Senhor: Tirarei os israelitas das nações para onde foram. Vou ajuntá-los de todos os lugares ao redor e trazê-los de volta à sua própria terra.

Ezequiel 39:25 – “Por isso, assim diz o Soberano Senhor: Agora trarei Jacó de volta do cativeiro e terei compaixão de toda a nação de Israel, e serei zeloso pelo meu santo nome.

Ezequiel 40:1 – No vigésimo quinto ano do exílio, no início do ano, no décimo dia do mês, no décimo quarto ano depois da queda da cidade, naquele exato dia a mão do Senhor esteve sobre mim e ele me levou para lá.

Ezequiel 48:35 – “A distância total ao redor será de nove quilômetros. E daquele momento em diante, o nome da cidade será: O SENHOR ESTÁ AQUI. “

Oséias 3:5 – Depois disso os israelitas voltarão e buscarão o Senhor, o seu Deus, e Davi, seu rei. Virão tremendo atrás do Senhor e das suas bênçãos, nos últimos dias.

Joel 3:16 – O Senhor rugirá de Sião e de Jerusalém levantará a sua voz; a terra e o céu tremerão. Mas o Senhor será um refúgio para o seu povo, uma fortaleza para Israel.

Amós 9:14 – Trarei de volta Israel, o meu povo exilado, eles reconstruirão as cidades em ruínas e nelas viverão. Plantarão vinhas e beberão do seu vinho; cultivarão pomares e comerão do seu fruto.

Miquéias 7:15 – “Como nos dias em que você saiu do Egito, ali mostrarei as minhas maravilhas”.

Sofonias 3:12 – Mas deixarei no meio da cidade os mansos e humildes, que se refugiarão no nome do Senhor.

Zacarias 10:6 – “Assim, eu fortalecerei a tribo de Judá e salvarei a casa de José. Eu os restaurarei porque tenho compaixão deles. Eles serão como se eu nunca os tivesse rejeitado, porque eu sou o Senhor, o Deus deles, e lhes responderei.

Mateus 1:21 – Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados”.

Atos dos Apóstolos 3:26 – Tendo Deus ressuscitado o seu Servo, enviou-o primeiramente a vocês, para abençoá-los, convertendo cada um de vocês das suas maldades”.

Tito 2:14 – Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *