Estudo de Jeremias 32:37 – Comentado e Explicado

vou reunir os habitantes de todos os países em que os exilaram minha cólera, meu furor e indignação, e os trarei para aqui, a fim de que habitem em segurança.
Jeremias 32:37

Comentário de Adam Clarke

Eis que os reunirei em todos os países – uma promessa muitas vezes repetida. Veja Jeremias 29:14 e as notas em Jeremias 31: 8 ; (nota) etc.

Comentário de John Calvin

Agora entendemos qual era o desígnio do Profeta, quando ele falou dos judeus como dizendo, que a cidade foi entregue aos caldeus e aos babilônios, mesmo porque a libertação prometida não lhes proporcionaria consolo, na medida em que acreditavam plenamente que a salvação deles era sem esperança. Você diz então , ele diz, que a cidade foi entregue; mas eu, ele acrescenta, reunirei-os de todas as terras para as quais os dirigirei em minha ira, em grande desagrado e grande indignação .

Aqui Deus promete que o exílio seria apenas temporário, porque ele finalmente se reuniria, como é dito nos Salmos 147: 2 , os dispersos de Israel. Nenhum nome é expresso aqui, mas um pronome; no entanto, não há ambiguidade, pois é suficientemente evidente que ele fala dos judeus quando diz: eu os reunirei Como eles foram espalhados aqui e ali, a reunião deles pode parecer incrível; pois se eles tivessem sido expulsos apenas de seu próprio país, e um lugar de exílio lhes tivesse sido concedido onde eles poderiam ter vivido juntos, eles poderiam esperar algum tempo para voltar; mas a dispersão tirou toda a esperança, pois eles foram levados para diferentes países e distantes um do outro. A fim de evitar essa dificuldade, Deus diz expressamente que os restauraria de todas as terras para as quais os levara. E o Profeta sem dúvida faz alusão a uma passagem em Deuteronômio 30: 4 ,

“Embora estejam espalhados pelos quatro cantos do mundo,
Então eu os reunirei.

Como Deus havia prometido por Moisés que, embora eles fossem banidos para as partes mais longínquas do mundo, sua restauração não seria difícil para ele; então o Profeta aplica esta declaração de Moisés à sua própria profecia, mesmo que Deus reuniria de todo o Oriente aqueles que haviam sido dispersos.

Ele acrescenta, em minha ira, grande desagrado e grande indignação (80) Deus aqui não fala de sua ira, mas para que os judeus percebam que mereciam uma punição tão grande: pois sabemos que, como Deus é o juiz do mundo, nada injusto pode pertencer a ele. Quando, portanto, se diz que a ira de Deus é grande, podemos concluir com certeza que os vícios dos homens são grandes; pois ele nunca se zanga conosco, exceto quando se ofende com a grandeza de nossos pecados. Percebemos, portanto, a razão pela qual o Profeta menciona aqui a ira, o desagrado e a grande indignação de Deus, mesmo que os fiéis possam ter certeza de que Deus seria propício a eles, apesar de serem dignos da ruína eterna. Em resumo, Jeremias mostra que haveria um lugar para a misericórdia de Deus, embora os judeus tivessem merecido destruição cem vezes por causa de sua obstinação.

E acrescenta que seu favor seria continuado. E farei com que eles habitem em segurança. Depois de lhes ter prometido um retorno, ele promete agora uma condição tranquila: pois seria melhor os judeus permanecerem sempre no exílio e no exterior. terras, do que retornar ao seu próprio país e viver lá na miséria. Esta foi a razão pela qual o Profeta expressamente acrescentou, que haveria uma habitação silenciosa para eles.

Mas sabemos que isso não foi cumprido quando os judeus retornaram ao seu próprio país; pois foram grandemente assediados por seus vizinhos, e a construção do templo foi inicialmente prejudicada, e eles sofreram muitos problemas de todos os quadrantes; por fim, foram oprimidos com tirania pelos reis sírios e reduzidos a tais extremidades, que se exilaram. não apenas teria sido mais tolerável, mas ainda mais agradável e desejável, em comparação com as muitas misérias com as quais foram oprimidos. Mas, como já foi dito em outros lugares, sempre que os Profetas profetizavam sobre o retorno do povo, estendiam o que ensinavam a todo o reino de Cristo. Pois a libertação do exílio não era mais que o começo do favor de Deus: Deus começou a obra da redenção verdadeira e real quando ele restaurou seu povo em seu próprio país; mas ele lhes deu apenas um leve gostinho de sua misericórdia. Essa profecia, então, com aqueles que são semelhantes, deve ser estendida ao reino de Cristo. Depois ele acrescenta:

Comentário de E.W. Bullinger

Vou reuni-los, & c. Referência ao Pentateuco ( Deuteronômio 30: 3 , a mesma palavra).

Farei com que eles habitem em segurança. Hiphil de yashab = estabelecer-se. Referência ao Pentateuco ( Levítico 23:43 ). App-92. Compare Ezequiel 36:11 , Ezequiel 36:33 . Oséias 11:11 . Zacarias 10: 6 .

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *