Estudo de Isaías 54:6 – Comentado e Explicado

Como uma mulher abandonada e aflita, eu te chamo. Pode-se repudiar uma mulher desposada na juventude? – diz o Senhor teu Deus.
Isaías 54:6

Comentário de Albert Barnes

Para o Senhor te chamou – Isto é projetado para confirmar e ilustrar o sentimento no verso anterior. Deus lá diz que ele seria um marido para o seu povo. Aqui ele diz que, embora por um tempo aparentemente os tenha abandonado, como um marido que abandonou sua esposa, e embora eles tenham sido abatidos e abatidos como uma mulher que havia sido abandonada, ele agora os restauraria a favor.

Ele te chamou – Ou seja, terá te chamado para si mesmo – referindo-se aos tempos futuros em que a prosperidade lhes seria restaurada.

Como uma mulher abandonada – abandonada pelo marido por causa de sua ofensa.

E entristecido de espírito – Porque ela foi assim abandonada.

E uma esposa da juventude – A Septuaginta torna isso muito estranha: O Senhor não te chamou como esposa abandonada e desconsolada; nem como esposa odiada desde a juventude; mostrando conclusivamente que o tradutor aqui não entendeu o significado da passagem e, em vão, esforçou-se para fornecer uma significação pela inserção de negativos, e esforçando-se para fazer sentido. A idéia é a de uma esposa casada na juventude; uma esposa para quem havia amor precoce e terno, embora depois fosse rejeitada. Deus amou o povo hebreu como seu povo nos primeiros dias de sua história. Contudo, pela idolatria deles, ele vira ocasião depois para expulsá-los e condená-los a um longo e doloroso exílio. Mas ele ainda os amaria com todo o antigo ardor de afeto e os aumentaria e prosperaria grandemente.

Quando você foi recusado – Ou isso foi rejeitado. Lowth, mas depois rejeitado. Pode ser traduzido: ‘Embora ( ?? ki^y geralmente tenha o sentido de’), você foi rejeitado ‘ou’ embora ela tenha sido rejeitada ‘. A idéia é que ela se casou na juventude, mas depois foi afastada.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 54: 6 . Para o Senhor, etc. – Porque, como esposa abandonada e entristecida de espírito, o Senhor te chama contra como esposa jovem, depois que ela foi desprezada, diz teu Deus.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 54: 6-8 . Pois o Senhor te chamou – para voltar e voltar para ele; como uma mulher abandonada – Quando você era como uma mulher abandonada por seu marido, que lhe havia dado um atestado de divórcio; e entristecido pelo espírito – Pela perda do favor e da sociedade do marido e pela reprovação que o acompanha; e uma esposa de juventude – Tão carinhosamente quanto um marido se lembra de sua esposa com quem ele se casou nela e de sua própria juventude, com quem, embora ele pudesse, por alguma provocação, deixar de lado, ele logo se arrepende de fazê-lo e seu carinho por ela reviver ele a convida a voltar para ele; quando você foi recusado – Embora por um tempo você tenha sido recusado e rejeitado por ele; diz teu Deus – Jeová, que novamente se mostrará como teu Deus, e renovará sua aliança contigo. Por um pequeno momento – Pelo espaço de alguns anos, como setenta anos na Babilônia, e alguns desses intervalos, que podem muito bem ser chamados de um pequeno momento, em comparação com a bondade eterna de Deus , mencionada no versículo seguinte: eu te deixei – Retirou de ti o meu favor e ajuda, e te deixou nas mãos dos teus inimigos. Mas com grandes misericórdias – como as que são muito preciosas e de longa continuidade; eu te recolherei – De todos os lugares onde você está disperso, de todas as partes do mundo. Com um pouco de ira, escondi de ti o rosto – removi os meios e as promessas da minha presença e bondade; mas com bondade eterna terei piedade, etc. – Com bondade para ti e tua semente, por todas as gerações seguintes, no tempo e por toda a eternidade.

Comentário de John Calvin

6. Pois como uma mulher abandonada. Ele encontra uma dúvida que pode surgir na mente dos crentes em meio a uma calamidade tão angustiante. Parecia que o Senhor os havia rejeitado, de modo que eles não tinham nada a procurar além de destruição. O Profeta, portanto, lembra-lhes que não devem se desesperar, porque foram abandonados; pois Deus, de acordo com sua misericórdia, está pronto para ser reconciliado e até está disposto a ressuscitá-los dentre os mortos. (65)

E uma esposa da juventude. Ele emprega essa expressão para que, por essa metáfora, ele possa confirmar mais plenamente seus corações nessa esperança; pois os corações dos maridos jovens são mais facilmente reconciliados que os corações dos maridos mais velhos, sendo atraídos e, por assim dizer, impulsionados pela idade jovem e pelo amor terno. Da mesma maneira, ele mostra que Deus será facilmente reconciliado. “Verdade, você foi divorciado; mas o divórcio não será de longa duração. O Senhor se mostrará pronto para ser reconciliado e será, por sua própria vontade, o primeiro a convidar-te para a reconciliação. ” (66)

“Uma esposa jovem, não apenas uma esposa jovem, mas uma casada cedo.” Alexander .

Comentário de John Wesley

Porque o Senhor te chamou como uma mulher abandonada e entristecida de espírito; e uma esposa jovem, quando você foi recusada, diz o seu Deus.

Te chamou – Para voltar para ele.

Como abandonado – Quando eras como uma mulher abandonada.

E triste – Pela perda do favor do marido.

Da juventude – Tão carinhosamente quanto o marido se lembra da esposa com quem ele se casou na juventude.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *