Estudo de Filipenses 4:7 – Comentado e Explicado

E a paz de Deus, que excede toda a inteligência, haverá de guardar vossos corações e vossos pensamentos, em Cristo Jesus.
Filipenses 4:7

Comentário de Albert Barnes

E a paz de Deus – A paz que Deus dá. A paz aqui mencionada particularmente é aquela que é sentida quando não temos um cuidado ansioso com o suprimento de nossas necessidades, e quando vamos com confiança e entregamos tudo nas mãos de Deus. “Tu o manterás em perfeita paz, cuja mente está em ti;” Isaías 26: 3 ; veja as notas em João 14:27 .

Que ultrapassa todo entendimento – Ou seja, que supera tudo o que as pessoas haviam concebido ou imaginado. A expressão é aquela que denota que a paz transmitida é do tipo mais alto possível. O apóstolo Paulo costumava usar termos que tinham um caráter hiperbólico (veja as notas em Efésios 3:19 ; compare João 21:25 , e a linguagem aqui é aquela que se usaria quem planejava falar daquilo que era dos mais elevados). O cristão, entregando seu caminho a Deus, e sentindo que ele ordenará todas as coisas corretamente, tem uma paz que em nenhum outro lugar é conhecida. Nada mais a fornecerá além de religião. Nenhuma confiança que um homem possa ter em seus próprios poderes; nenhuma confiança que ele possa repousar em seus próprios planos ou nas promessas ou fidelidade de seus semelhantes, e nenhum cálculo que ele possa fazer no curso dos acontecimentos, pode dar tanta paz à alma quanto uma simples confiança em Deus.

Devem manter seus corações e mentes – Ou seja, devem mantê-los de ansiedade e agitação. A idéia é que, assim, apresentando nossos pedidos a Deus e indo até ele em vista de todas as nossas provações e desejos, a mente seria preservada de uma angustiante ansiedade. O caminho para encontrar a paz e manter o coração longe da angústia é ir e espalhar tudo diante do Senhor; compare Isaías 26: 3-4 , Isaías 26:20 ; Isaías 37: 1-7 . A palavra traduzida aqui “manterá” é um termo militar e significa que a mente seria protegida como um acampamento ou castelo. Seria preservado da intrusão de medos e alarmes ansiosos.

Através de Jesus Cristo – Por sua agência ou intervenção. É somente nele que a mente pode ser preservada em paz. Não é por mera confiança em Deus, ou por mera oração, mas é por confiança em Deus, como ele é revelado através do Redentor, e pela fé nele. Paulo nunca perdeu de vista a verdade de que toda a segurança e felicidade de um crente deviam ser atribuídas ao Salvador.

Comentário de E.W. Bullinger

que passa = superando. Grego. huperecho. Compare Filipenses 3: 8 , Ver Romanos 13: 1 . Compare Efésios 3:20 .

todo entendimento = toda mente ou pensamento (grego. nous),

manter = guarnição. Grego. phronreo. Ver em 2 Coríntios 11:32 , ocorre: Gálatas 1: 3 , Gálatas 1:23 , 1 Pedro 1: 5 .

mentes = pensamentos. Grego. noema, ver 2 Coríntios 2:11 .

através = dentro. App-104.

Cristo Jesus . App-98.

Comentário de John Calvin

7. E a paz de Deus Alguns, ao transformar o futuro em um clima optativo, convertem essa afirmação em uma oração, mas ela não tem fundamento adequado. Pois é uma promessa na qual ele aponta a vantagem de uma firme confiança em Deus e a invocação dele. “Se você fizer isso”, diz ele, “a paz de Deus manterá suas mentes e corações”. As Escrituras estão acostumadas a dividir a alma do homem, quanto a suas fragilidades, em duas partes – a mente e o coração. A mente significa o entendimento, enquanto o coração denota toda a disposição ou inclinações. Esses dois termos, portanto, incluem a alma inteira, neste sentido: – “A paz de Deus os guardará, para impedir que você se afaste de Deus em pensamentos ou desejos iníquos”.

É bom que ele a chame de paz de Deus, na medida em que não depende do aspecto atual das coisas (238) e não se inclina para as várias mudanças do mundo (239), mas se baseia em a firme e imutável palavra de Deus. É por boas razões, também, que ele fala disso como superando toda compreensão ou percepção, pois nada é mais estranho à mente humana do que na profundidade do desespero de exercer, no entanto, um sentimento de esperança, na profundidade da pobreza para ver a opulência, e nas profundezas da fraqueza, para não ceder e, em suma, para prometer a nós mesmos que nada nos faltará quando ficarmos destituídos de todas as coisas; e tudo isso somente na graça de Deus, que não é ela mesma conhecida senão através da palavra, e a penhor interior do Espírito.

Comentário de Adam Clarke

E a paz de Deus – Aquela harmonização de todas as paixões e apetites que é produzida pelo Espírito Santo, e surge de um senso de perdão e do favor de Deus;

Devem manter seus corações – F?????se? · Devem mantê-los como em um lugar forte ou castelo. Seus corações – sede de todas as suas afeições, paixões e mentes – seu entendimento, julgamento e consciência por meio de Cristo Jesus; por quem você foi trazido a este estado de graça, por quem você é preservado nele e em quem você o possui; pois Cristo mantém aquele coração em paz em que ele habita e governa. Essa paz ultrapassa todo entendimento; é de natureza muito diferente de tudo o que pode surgir das ocorrências humanas; é uma paz que Cristo comprou e que Deus dispensa; é sentida por todos os verdadeiramente piedosos, mas não pode ser explicada por ninguém; é comunhão com o Pai e seu Filho Jesus Cristo, pelo poder e influência do Espírito Santo.

Comentário de Thomas Coke

Filipenses 4: 7 . E a paz de Deus, etc. – Essa expressão é encontrada somente aqui e em Colossenses 3:15 . Em ambos, alguns entendem esse temperamento pacífico que Deus ordenou; mas parece muito mais fácil e natural entendê-la daquela paz que temos com Deus. São Paulo está aqui armando os filipenses contra a perseguição; nem poderia haver um apoio maior a eles sob ele do que a paz de Deus assim entendida; pois o sentido disso fará com que as mais pesadas aflições e pressões se aplacem sobre nós. Tendo paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo, podemos muito bem nos alegrar na esperança da glória de Deus e glória nas tribulações; nem nossa esperança nos envergonhará. Será tão longe disso que nos encherá de ousadia e resolução, quando o amor de Deus, isto é, o sentido de seu amor, que é equivalente à paz de Deus, é derramado em nossos corações, Romanos 5: 1-5 . De fato, um temperamento pacífico e quieto será um suporte e conforto para um homem sob seus problemas, quando ele considerar que não fez nada para provocar homens, e que sua fúria e ira contra ele são sem causa. Mas isso é inconsiderável em comparação com o apoio que teremos do sentido do favor de Deus e com o fato de ele estar em paz conosco: e a recomendação aqui dada da paz de Deus, que ultrapassa todo entendimento, parece se adequar melhor a esse sentido que o outro. O mesmo é, talvez, confirmado por essa cláusula, através de Cristo Jesus; e isso, seja associado à paz de Deus, ou à manutenção de seus corações e mentes. Finalmente, a conexão aqui pode ser pensada para nos levar a esse sentido. Eles deveriam, sob seus problemas, lançar seus cuidados sobre Deus, pela oração e súplica com ações de graça; e quando o fizessem, a paz de Deus que excede todo o entendimento manteria suas mentes; isto é , protegendo-se da desconfiança e desconfiança, comprometendo-se e confiando no favor de Deus, eles estariam seguros de seu favor; cujo sentido os tornaria fáceis e felizes. Ver João 14:27 . 1 Pedro 1: 5 .

Comentário de Scofield

Paz

(Veja Scofield “ Mateus 10:34 “) .

Comentário de John Wesley

E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará seus corações e mentes por meio de Cristo Jesus.

E a paz de Deus – Aquela calma, repouso celestial, aquela tranquilidade de espírito, que somente Deus pode dar.

Que supera todo entendimento – que ninguém pode compreender, exceto aquele que o recebe.

Guardará – Guardará, como uma guarnição faz uma cidade.

Seus corações – Suas afeições.

Suas mentes – seus entendimentos e todos os vários trabalhos deles; pelo Espírito e poder de Cristo Jesus, no conhecimento e no amor de Deus. Sem uma guarda neles, da mesma forma, a pureza e o vigor de nossos afetos não podem ser preservados por muito tempo.

Referências Cruzadas

Números 6:26 – o Senhor volte para ti o seu rosto e te dê paz.

Neemias 8:10 – E Neemias acrescentou: “Podem sair, e comam e bebam do melhor que tiverem, e repartam com os que nada têm preparado. Este dia é consagrado ao nosso Senhor. Não se entristeçam, porque a alegria do Senhor os fortalecerá”.

Jó 22:21 – “Sujeite-se a Deus, fique em paz com ele, e a prosperidade virá a você.

Jó 34:29 – Mas, se ele permanecer calado, quem poderá condená-lo? Se esconder o rosto, quem poderá vê-lo? No entanto, ele domina igualmente sobre homens e nações,

Salmos 29:11 – O Senhor dá força ao seu povo; o Senhor dá a seu povo a bênção da paz.

Salmos 85:8 – Eu ouvirei o que Deus, o Senhor, disse: Ele promete paz ao seu povo, aos seus fiéis! Não voltem eles à insensatez!

Provérbios 2:11 – O bom senso o guardará, e o discernimento o protegerá.

Provérbios 4:6 – Não abandone a sabedoria, e ela o protegerá; ame-a, e ela cuidará de você.

Provérbios 6:22 – Quando você andar, eles o guiarão; quando dormir, o estarão protegendo; quando acordar, falarão com você.

Isaías 26:3 – Tu guardarás em perfeita paz aquele cujo propósito está firme, porque em ti confia.

Isaías 26:12 – Senhor, tu estabeleces a paz para nós; tudo o que alcançamos, fizeste-o para nós.

Isaías 45:7 – Eu formo a luz e crio as trevas, promovo a paz e causo a desgraça; eu, o Senhor, faço todas essas coisas. “

Isaías 48:18 – Se tão-somente você tivesse prestado atenção às minhas ordens, sua paz seria como um rio, sua retidão, como as ondas do mar.

Isaías 48:22 – “Não há paz alguma para os ímpios”, diz o Senhor.

Isaías 55:11 – assim também ocorre com a palavra que sai da minha boca: Ela não voltará para mim vazia, mas fará o que desejo e atingirá o propósito para o qual a enviei.

Isaías 57:19 – criando louvor nos lábios dos pranteadores de Israel. Paz, paz, aos de longe e aos de perto”, diz o Senhor. “Quanto a ele, eu o curarei. “

Jeremias 33:6 – ” ‘Todavia, trarei restauração e cura para ela; curarei o meu povo e lhe darei muita prosperidade e segurança.

Lucas 1:79 – para brilhar sobre aqueles que estão vivendo nas trevas e na sombra da morte, e guiar nossos pés no caminho da paz”.

Lucas 2:14 – “Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor”.

João 14:27 – Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo.

João 16:33 – “Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”.

Romanos 1:7 – A todos os que em Roma são amados de Deus e chamados para serem santos: A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.

Romanos 5:1 – Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo,

Romanos 8:6 – A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz;

Romanos 14:17 – Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo;

Romanos 15:13 – Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo.

2 Coríntios 13:11 – Sem mais, irmãos, despeço-me de vocês! Procurem aperfeiçoar-se, exortem-se mutuamente, tenham um só pensamento, vivam em paz. E o Deus de amor e paz estará com vocês.

Gálatas 5:22 – Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,

Efésios 3:19 – e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus.

Filipenses 1:2 – A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.

Colossenses 3:15 – Que a paz de Cristo seja o juiz em seus corações, visto que vocês foram chamados a viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos.

2 Tessalonicenses 3:16 – O próprio Senhor da paz lhes dê a paz em todo o tempo e de todas as formas. O Senhor seja com todos vocês.

Hebreus 13:20 – O Deus da paz, que pelo sangue da aliança eterna trouxe de volta dentre os mortos a nosso Senhor Jesus, o grande Pastor das ovelhas,

1 Pedro 1:4 – para uma herança que jamais poderá perecer, macular-se ou perder o seu valor. Herança guardada nos céus para vocês

Judas 1:1 – Judas, servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago, aos que foram chamados, amados por Deus Pai e guardados por Jesus Cristo:

Apocalipse 1:4 – João às sete igrejas da província da Ásia: A vocês, graça e paz da parte daquele que é, que era e que há de vir, dos sete espíritos que estão diante do seu trono,

Apocalipse 2:17 – Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei do maná escondido. Também lhe darei uma pedra branca com um novo nome nela inscrito, conhecido apenas por aquele que o recebe.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *