Estudo de Romanos 8:6 – Comentado e Explicado

Ora, a aspiração da carne é a morte, enquanto a aspiração do espírito é a vida e a paz.
Romanos 8:6

Comentário de Albert Barnes

Para ter uma mente carnal Margem: “A mente da carne”. O sentido é que seguir as inclinações da carne, ou as propensões corruptas de nossa natureza, nos leva à condenação e à morte. A expressão é de grande energia e mostra que não apenas leva à morte ou leva à miséria, mas é a própria morte; há sofrimento e condenação no próprio ato e propósito de ser supremamente dedicado às paixões corruptas. Sua única tendência é condenação e desespero.

É a morte – A penalidade da transgressão; condenação e ruína eterna; Note, Romanos 5:12.

Mas para ter uma mente espiritual – Margem: “A mente do Espírito”. Isto é, fazer dele o objeto da mente, o fim e o objetivo das ações, cultivar as graças do Espírito e submeter-se à sua influência. Ter uma mente espiritual é buscar os sentimentos e pontos de vista que o Espírito Santo produz e seguir suas orientações.

É vida – Isso se opõe à morte em Romanos 8: 5. Tende à vida e é de fato a vida real. Pois possuir e cultivar as graças do espírito, ser levado aonde ele nos guiar, é o design de nossa existência e é o único caminho da felicidade.

E paz – Nota, Romanos 6 .

Comentário de E.W. Bullinger

ser, & c. = a mente (grego. phronema . Somente aqui e Romanos 8: 7 ; Romanos 8:27 ) da carne.

é: ou seja, resulta em.

ser espiritualmente, & c. = a mente do espírito (App-101. como em Romanos 8: 2 ). Compare Filipenses 1: 4 , Filipenses 1: 8 , Filipenses 1: 9 . Colossenses 3: 2 .

paz Compare Romanos 5: 1 .

Comentário de John Calvin

6. A mente da carne , etc. [Erasmus] a transformou em “afeto” ( afectum ; ) o antigo tradutor, “prudência” ( prudentiam ). Mas, como é certo, o t? f????µa de Paulo é o mesmo com o que Moisés chama de imaginação ( figmentum – idealizador) do coração ( Gênesis 6: 5 😉 e que sob essa palavra estão incluídas todas as faculdades da alma – razão, entendimento e afeições, parece-me que a mente ( cogitatio – pensar, imaginar, cuidar) é uma palavra mais adequada (246). E embora Paulo use a partícula ??? – pois ainda não duvido, mas isso é apenas um simples confirmativo, pois existe aqui uma espécie de concessão; pois depois de ter definido brevemente o que é ser na carne, ele agora se une ao fim que aguarda todos os que são escravos da carne. Assim, ao afirmar o efeito contrário, ele prova que eles não podem ser participantes do favor de Cristo, que habita na carne, pois durante todo o curso de sua vida eles prosseguem e apressam-se à morte.

Essa passagem merece atenção especial; pois, portanto, aprendemos que, enquanto seguimos o curso da natureza, precipitamos a morte; pois nós mesmos inventamos nada além do que acaba em ruína. Mas ele imediatamente acrescenta outra cláusula, para nos ensinar, que se algo em nós tende à vida, é o que o Espírito produz; pois nenhuma centelha de vida procede de nossa carne.

A mente do Espírito que ele chama de vida , pois é vivificante ou conduz à vida; e pela paz ele designa, à maneira dos hebreus, todo tipo de felicidade; pois tudo o que o Espírito de Deus opera em nós tende à nossa felicidade. No entanto, não há razão para que alguém deva atribuir salvação a obras; pois embora Deus comece nossa salvação, e por fim a complete renovando-nos à sua própria imagem; contudo, a única causa é o seu bom prazer, pelo qual ele nos torna participantes de Cristo.

A palavra f????µa é encontrada apenas em outro lugar, em Romanos 8:27 , – “a mente”, desejo ou desejo “do Espírito”. – Ed.

Comentário de Adam Clarke

Pois ter mente carnal é morte – Viver sob a influência da mente carnal é viver em estado de condenação e, consequentemente, passível de morte eterna: enquanto, pelo contrário, aquele que tem mente espiritual tem vida e paz. Deus em sua alma, e está em plena perspectiva da vida eterna.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 8: 6 . Pois ter uma mente carnal é a morte Pois junta o que se segue a Romanos 8: 1 como a razão do que aqui é estabelecido; ou seja, que a libertação da condenação é experimentada apenas por esses convertidos cristãos, como caminhar não segundo a carne, mas segundo o Espírito: – pois, etc. Veja Locke.

Comentário de John Wesley

Pois ter uma mente carnal é a morte; mas ter espírito espiritual é vida e paz.

Para ter uma mente carnal – isto é, cuidar das coisas da carne.

É a morte – A marca certa da morte espiritual e o caminho para a morte eterna.

Mas ter espírito espiritual – isto é, cuidar das coisas do Espírito.

É vida – Uma marca segura da vida espiritual e o caminho para a vida eterna. E assistiu com paz – A paz de Deus, que é o antegozo da vida eterna; e paz com Deus, oposta à inimizade mencionada no próximo versículo.

Referências Cruzadas

João 14:6 – Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.

João 14:27 – Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo.

João 17:5 – E agora, Pai, glorifica-me junto a ti, com a glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse.

Romanos 5:1 – Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo,

Romanos 5:10 – Se quando éramos inimigos de Deus fomos reconciliados com ele mediante a morte de seu Filho, quanto mais agora, tendo sido reconciliados, seremos salvos por sua vida!

Romanos 6:21 – Que fruto colheram então das coisas das quais agora vocês se envergonham? O fim delas é a morte!

Romanos 6:23 – Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Romanos 7:5 – Pois quando éramos controlados pela carne, as paixões pecaminosas despertadas pela lei atuavam em nossos corpos, de forma que dávamos fruto para a morte.

Romanos 7:11 – Pois o pecado, aproveitando a oportunidade dada pelo mandamento, enganou-me e por meio do mandamento me matou.

Romanos 8:7 – a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à lei de Deus, nem pode fazê-lo.

Romanos 8:13 – Pois se vocês viverem de acordo com a carne, morrerão; mas, se pelo Espírito fizerem morrer os atos do corpo, viverão,

Romanos 13:14 – Pelo contrário, revistam-se do Senhor Jesus Cristo, e não fiquem premeditando como satisfazer os desejos da carne.

Romanos 14:17 – Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo;

Gálatas 5:22 – Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,

Gálatas 6:8 – Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna.

Tiago 1:14 – Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta arrastado e seduzido.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *