Estudo de Mateus 3:2 – Comentado e Explicado

Dizia ele: Fazei penitência porque está próximo o Reino dos céus.
Mateus 3:2

Comentário de Albert Barnes

Arrependei-vos – Arrependimento implica tristeza por ofensas passadas 2 Coríntios 7:10 ; um profundo senso do mal do pecado cometido contra Deus Salmo 51: 4 ; e um propósito completo de abandonar a transgressão e levar uma vida santa. Um verdadeiro penitente sente pesar pelo pecado, não apenas porque é ruinoso para sua alma, mas principalmente porque é uma ofensa a Deus, e é aquela coisa abominável que ele odeia, Jeremias 44: 4 . É produzido vendo o grande perigo e miséria a que nos expõe; vendo a justiça e santidade de Deus Jó 42: 6 ; e vendo que nossos pecados foram cometidos contra Cristo e foram a causa de sua morte, Zacarias 12:10 ; Lucas 22: 61-62 . Há duas palavras no Novo Testamento traduzidas como “arrependimento”, uma das quais denota uma mudança de mente ou uma reforma da vida; e o outro, tristeza ou arrependimento pelo pecado ter sido cometido. A palavra usada aqui é a primeira, chamando os judeus para uma mudança de vida ou uma reforma de conduta. No tempo de João, a nação havia se tornado extremamente perversa e corrupta, talvez mais do que em qualquer período anterior. Por isso, ele e Cristo começaram seu ministério chamando a nação ao arrependimento.

O reino dos céus está próximo – As frases reino dos céus, reino de Cristo, reino de Deus são frequentes na Bíblia. Todos eles se referem à mesma coisa. A expectativa de tal reino foi tirada do Antigo Testamento, e especialmente de Daniel, Daniel 7: 13-14 . Os profetas haviam falado de um sucessor de Davi que deveria sentar-se em seu trono 1 Reis 2: 4 ; 1 Reis 8:25 ; Jeremias 33:17 . Os judeus esperavam um grande libertador nacional. Eles supunham que quando o Messias aparecesse, todos os mortos seriam ressuscitados; que o julgamento seria realizado; e que os inimigos dos judeus seriam destruídos e que eles próprios seriam promovidos a grande dignidade e honra nacional.

A linguagem na qual eles estavam acostumados a descrever esse evento foi mantida por nosso Salvador e seus apóstolos. No entanto, eles tentaram corrigir as noções comuns a respeito de seu reinado. Esse foi, sem dúvida, um desígnio de João na pregação do arrependimento. Em vez de convocá-los para exercícios militares e reunir um exército, o que estaria de acordo com as expectativas da nação, ele os chamou para uma mudança de vida; à doutrina do arrependimento – um estado de coisas muito mais concordante com a abordagem de um reino de pureza.

As frases “reino de Deus” e “reino dos céus” deveriam ter uma variedade considerável de significado. Alguns supõem que se referem ao estado das coisas no céu; outros, para o reino pessoal de Cristo na terra; outros, que eles significam a igreja, ou o reino de Cristo no coração do seu povo. Não há dúvida de que há referência nas palavras à condição das coisas no céu após esta vida. Mas a igreja de Deus é um estado preparatório para além da sepultura – um estado em que Cristo preeminentemente governa e reina e não há dúvida de que as frases às vezes se referem ao estado das coisas na igreja; e que eles possam se referir, portanto, ao estado de coisas que o Messias deveria estabelecer seu reinado espiritual iniciado na igreja na terra e concluída no céu.

A expressão “o reino dos céus está próximo” seria melhor traduzida, “o reino de Deus se aproxima”. Normalmente, não dizemos que um reino é móvel ou que se aproxima. Pode-se dizer que um reinado está próximo; e pode-se dizer com propriedade que o tempo em que Cristo reinaria estava próximo. Nesse sentido, significa que o tempo em que Cristo deveria reinar, estabelecer seu reino ou iniciar seu domínio na Terra, sob a economia cristã, estava prestes a começar. A frase, portanto, não deve ser confinada a nenhum período desse reinado, mas inclui todo o seu domínio sobre seu povo na terra e no céu.

Na passagem aqui, significa claramente que a vinda do Messias estava próxima, ou que o tempo do reinado de Deus que os judeus esperavam estava chegando.

A palavra “céu”, ou “céu”, como está no original, significa algumas vezes o lugar assim chamado; e às vezes é, por uma figura de linguagem, colocada para o Grande Ser cuja residência existe, como em Daniel 4:26 ; “Os céus governam.” Veja também Marcos 11:30 ; Lucas 15:18 . Como aquele reino era de pureza, era apropriado que o povo se preparasse para ele, afastando-se de seus pecados e levando seus corações a um estado adequado ao seu reinado.

Comentário de Joseph Benson

Mateus 3: 2 . Arrependei-vos, etc. – Sinto muito por seus pecados e altere suas vidas; para a palavra original, µeta??e?te , aqui usada, implica isso. Significa apropriadamente, diz Beza, ser sábio após a ação e , portanto, lamentar por uma falha cometida para corrigi-la, que, em latim, é adequadamente expressa por resipiscere. A esse respeito, difere de outra palavra grega, que os evangelistas às vezes usam, a saber, µetaµe??µa? , que simplesmente significa estar angustiado e ansioso depois de qualquer coisa feita, mas não implica necessariamente nenhuma mudança de mente ou reforma da vida. Portanto, Mateus usa a última palavra de Judas, o traidor, Mateus 27: 3 , mas não a primeira. Assim, Cristo e seus apóstolos começaram a pregar, confirmando a doutrina de João. João ensinou outras coisas também, mas ele começou com isso e esse foi o principal escopo de sua pregação. Ele não lhes deu novos preceitos de vida, mas os acusou de violar a lei que já possuíam, e os convocou a serem sensatos, desculpar-se e reformar sua conduta: deixar de lado as falsas opiniões que tinham. embebido, seja dos fariseus ou dos saduceus; reconhecer, condenar e lamentar as faltas que cometeram, e deixar de todo erro e todo pecado, para a verdadeira fé e piedade para com Deus. Aquele que deplora alguns pecados a ponto de cometer outros, ou de repetir a comissão daqueles a quem deplora, seja por falsificação ou por ignorar o arrependimento. O arrependimento é, como Jerome fala, secunda post naufragium tabula – uma prancha de sorte após um naufrágio. O primeiro grau de felicidade é não pecar; a segunda, conhecer nossos pecados e se arrepender deles. Pois o arrependimento não implica apenas tristeza pelo pecado, ou sinceramente desejando que ele seja desfeito, mas uma mudança de mente e reforma da vida. O reino dos céus está próximo – Como se ele tivesse dito, Deus está prestes a aparecer de uma maneira extraordinária, para erigir o reino mencionado por Daniel ( Daniel 2:44 ; e Daniel 7: 13-14 ). reino do Deus do céu, que ele estabeleceria e daria ao Filho do homem, tornando-o finalmente vitorioso sobre todos os outros reinos. Esta frase, o reino dos céus, é usada trinta vezes por São Mateus. Os outros evangelistas, e São Paulo, o denominam geralmente, o reino de Deus e, às vezes, o reino de Cristo. Essas frases diferentes significam a mesma coisa e eram de uso familiar entre os judeus, como claramente aparece em diversas passagens dos evangelhos. Eles parecem tê-los emprestado das passagens acima mencionadas no livro de Daniel, que eles totalmente entenderam e interpretaram mal, inferindo deles que Deus erigiria um reino temporal cuja sede seria em Jerusalém, que se tornaria, em vez de Roma, a capital do mundo. O esperado soberano deste reino, eles aprenderam, com Daniel, a chamar o Filho do homem, pelo qual entendiam o Messias prometido, ou o Ungido de Deus. João Batista, então, e Cristo adotaram essa frase e a usaram como a encontraram, e gradualmente ensinaram os judeus a fixar idéias corretas, embora fosse uma lição que as pessoas do mundo não estavam muito dispostas a aprender. Essa mesma exigência de arrependimento mostrou que se tratava de um reino espiritual; e que nenhum homem mau, político ou corajoso, instruído e renomado, poderia ser um sujeito genuíno disso. Como o termo reino implica o domínio de um rei sobre seus súditos, o reino de Deus, ou céu, é o reino de Deus em e sobre suas criaturas racionais, sejam anjos ou homens; e, quanto a este último, seja na terra ou no céu, isto é, seja da igreja militante ou da igreja triunfante. A expressão significa apropriadamente a dispensação do evangelho, na qual os assuntos deveriam ser reunidos a Deus por seu Filho, e uma sociedade formada, que deveria subsistir primeiro em circunstâncias mais imperfeitas da Terra e depois em completa perfeição e felicidade no mundo. de glória. Em alguns lugares das Escrituras, a frase significa mais particularmente o primeiro e denota o estado do reino de Cristo na terra, como Mateus 13., especialmente Mateus 13:41 ; Mateus 13:47 ; Mateus 20: 1 ; e às vezes significa apenas o estado mais abençoado de coisas que ocorrerá após a ressurreição, quando Deus será tudo em todos. Veja 1 Coríntios 6: 9 ; e 1 Coríntios 15:50 . Mas geralmente inclui ambos; e o que está intimamente ligado a isso, subjugar Deus ou executar julgamento sobre os inimigos dele e de seu povo. Pois o poder real de Deus é exercido em entregar, ajudar, defender e recompensar todos os seus súditos fiéis, e em advertir, punir e destruir seus inimigos obstinados. Este último particular, a saber, a punição e a destruição de seus inimigos, parece, pelo menos, parcialmente entendido nesta passagem, como aparece no contexto. Pois, para impor sua doutrina do arrependimento, ele os adverte sobre a ira que se aproximava rapidamente do impenitente, Mateus 3: 7 ; Mateus 3:10 , cuja execução, primeiro contra os judeus incrédulos e depois contra os gentios perseguidores, é representada em outros lugares como a vinda do Filho do homem em seu reino.

Comentário de E.W. Bullinger

Arrepender-se. Grego. metanoeo. Veja App-111.

o reino dos céus. Veja App-114.

do. Genitivo de origem = de. App-17.

céu = céu (plural) Ver nota em Mateus 6: 9 , Mateus 6:10 .

está à mão = chegara perto. O que se aproxima pode se retirar. Veja Mateus 21:43 . Atos 1: 6 ; Atos 3:20 .

Comentário de John Calvin

Mateus 3: 2 . Arrependa-se, Mateus difere dos outros dois evangelistas a esse respeito, que ele relaciona a substância da doutrina de João, conforme proferida pelo próprio João, enquanto eles a relatam em suas próprias palavras; embora Marcos tenha uma palavra a mais que Lucas: pois ele diz que veio batizando e pregando o batismo do arrependimento. Mas, em substância, há o acordo mais perfeito: pois todos eles conectam arrependimento ao perdão dos pecados. O reino de Deus entre os homens nada mais é do que uma restauração para uma vida feliz; ou, em outras palavras, é a felicidade verdadeira e eterna. Quando João diz que o reino de Deus está próximo, seu significado é que os homens que foram alienados da justiça de Deus e banidos do reino dos céus devem ser reunidos novamente a Deus e viver sob sua orientação. Isso é conseguido com uma adoção gratuita e o perdão dos pecados, pelos quais ele se reconcilia com aqueles que não eram dignos. Em uma palavra, o reino dos céus nada mais é do que “novidade de vida” ( Romanos 6: 4 ), pela qual Deus nos restaura à esperança de uma imortalidade abençoada. Tendo nos resgatado da escravidão do pecado e da morte, ele nos reivindica como seus; para que, mesmo enquanto nossa peregrinação na Terra continue, possamos desfrutar a vida celestial pela fé: pois ele

“Nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo”
( Efésios 1: 3. )

Embora sejamos como homens mortos, sabemos que nossa vida é segura; pois “está escondido com Cristo em Deus” ( Colossenses 3: 3 ).

A partir dessa doutrina, como fonte, é extraída a exortação ao arrependimento. Pois João não diz: “Arrependei-vos, e assim o reino dos céus estará próximo;” mas primeiro apresenta a graça de Deus e depois exorta os homens a se arrependerem. Portanto, é evidente que o fundamento do arrependimento é a misericórdia de Deus, pela qual ele restaura os perdidos. Em nenhum outro sentido é afirmado por Marcos e Lucas, que ele pregou o arrependimento pelo perdão dos pecados. O arrependimento não é colocado em primeiro lugar, como alguns supõem ignorantemente, como se fosse o fundamento do perdão dos pecados, ou como se isso induzisse Deus. começar a ser gracioso conosco; mas é ordenado aos homens que se arrependam, para que possam receber a reconciliação que lhes é oferecida. Agora, como o imerecido amor de Deus – pelo qual ele recebe a seu favor homens miseráveis, “não lhes imputando suas ofensas” ( 2 Coríntios 5:19 ) – é o primeiro em ordem; portanto, deve-se observar que o perdão dos pecados nos é concedido em Cristo, não que Deus os trate com indulgência, mas que ele possa nos curar dos nossos pecados. E, de fato, sem ódio ao pecado e remorso por transgressões, ninguém provará a graça de Deus. Mas uma definição de arrependimento e pode explicar mais completamente a maneira pela qual ambos estão conectados; o que me leva a lidar com essa doutrina com mais moderação.

No que diz respeito ao significado da presente passagem, é apropriado observar que todo o Evangelho consiste em duas partes: perdão dos pecados e arrependimento. Agora, como Mateus denomina a primeira delas como o reino dos céus, podemos concluir: que os homens estão em um estado de inimizade mortal com Deus, e completamente excluídos do reino celestial, até que Deus os receba em favor. Embora João, quando introduza a menção da graça de Deus, exorte os homens ao arrependimento, ainda não se deve esquecer que o arrependimento, não menos que a herança do reino celestial, é um dom de Deus. Como ele perdoa livremente nossos pecados e nos livra, por sua misericórdia, da condenação da morte eterna, assim também nos forma de novo à sua imagem, para que possamos viver em justiça. Assim como ele nos adota livremente para seus filhos, assim ele nos regenera pelo seu Espírito, para que nossa vida possa testemunhar, para que não sejamos falsamente, (245) nos dirigimos a ele como nosso Pai. Da mesma maneira, Cristo lava nossos pecados por seu sangue e reconcilia nosso Pai Celestial conosco pelo sacrifício de sua morte; mas, ao mesmo tempo, em conseqüência de

“Nosso velho homem sendo crucificado com ele, e o corpo do pecado destruído”
( Romanos 6: 6 )

Ele nos torna “vivos” para a justiça. A soma do evangelho é que Deus, por meio de seu Filho, tira nossos pecados e nos admite em comunhão com ele, que nós, “negando a nós mesmos ” e nossa própria natureza, “podemos viver sobriamente, retamente e piedosamente”. e assim podemos nos exercitar na terra meditando sobre a vida celestial.

Comentário de Adam Clarke

Arrepender-se – ?eta??e?te . Esse era o problema da pregação. O verbo µeta??e? é composto de µeta , depois, e ??e?? para entender, o que significa que, depois de ouvir tal pregação, o pecador é levado a entender que a maneira como ele entrou foi o caminho da miséria, da morte e do inferno. Ou a palavra pode ser derivada de µeta depois e a???a , loucura, que sugere que toda a vida de um pecador não é outro senão um curso contínuo de loucura e loucura: e se viver em constante oposição a todos os ditames da verdadeira sabedoria; travar guerra com seus próprios interesses no tempo e na eternidade; provocar e insultar o Deus vivo; e, pelo pecado habitual, para se preparar apenas para um estado de miséria, seja evidência de insanidade, todo pecador os exibe abundantemente. Foi a partir dessa noção da palavra que os latinos denominaram arrependimento resipiscentia , cada vez mais sábio, de re e sapere ; ou, de acordo com Tertuliano, Resipiscentia, quase receptio mentis ad se , restaurando a mente para si mesma: Contra Marcion, lib. ii. O arrependimento, portanto, implica que uma medida da sabedoria divina é comunicada ao pecador, e que ele se torna sábio para a salvação. Que sua mente, propósitos, opiniões e inclinações mudaram; e que, em conseqüência, há uma mudança total em sua conduta. Dificilmente é preciso observar que, nesse estado, um homem sente profunda angústia de alma, porque pecou contra Deus, desajustou-se para o céu e expôs sua alma ao inferno. Por isso, um verdadeiro penitente tem essa tristeza, pela qual ele abandona o pecado, não apenas porque foi arruinador para sua própria alma, mas porque foi ofensivo a Deus.

O reino dos céus está próximo – Referindo-se à profecia de Daniel, Daniel 7:13 , Daniel 7:14 , onde o reinado de Cristo entre os homens é expressamente predito. Esta frase, e o reino de Deus, significam a mesma coisa, viz. a dispensação da misericórdia infinita, e manifestação da verdade eterna, por Cristo Jesus, produzindo o verdadeiro conhecimento de Deus, acompanhado por aquele culto que é puro e santo, digno daquele Deus que é seu instituidor e seu objeto. Mas por que isso é chamado de reino? Porque tem suas leis, todos os preceitos morais do Evangelho: seus súditos, todos que crêem em Cristo Jesus: e seu rei, o Soberano do céu e da terra. NB Jesus Cristo nunca salvou uma alma que ele não governava; nem é este Cristo precioso ou estimado para qualquer homem que não sinta um espírito de sujeição à vontade divina.

Mas por que é chamado reino dos céus? Porque Deus planejou que seu reino de graça aqui se assemelhasse ao reino de glória acima. E, portanto, nosso Senhor nos ensina a orar, seja feita a tua vontade na terra, como no céu. O reino dos céus não é carne e bebida, diz São Paulo, Romanos 14:17 ; não consiste na satisfação de paixões sensuais ou ambição mundana; mas é justiça, paz e alegria no Espírito Santo. Agora, o que pode haver mais do que isso na glória? Justiça, sem mistura de pecado; paz, sem contenda ou contenda; alegria, no Espírito Santo, alegria espiritual, sem mistura de miséria! E tudo isso, é possível, pela graça do Senhor Jesus Cristo, desfrutar aqui abaixo. Como então o próprio céu difere desse estado? Responda. Torna a justiça eterna, a paz eterna e a alegria eterna. Este é o céu dos céus! A frase reino dos céus, ???? ????? malcuth shamayim , é freqüentemente usada pelos escritores rabínicos, e sempre significa, a pureza da adoração divina e a bênção que um homem justo sente quando empregado nela.

Além disso, este reino está próximo. A dispensação do glorioso Evangelho estava agora prestes a ser totalmente aberta, e os judeus deveriam receber as primeiras ofertas de salvação. Este reino também está próximo de nós; e onde quer que Cristo crucificado seja pregado, há salvação a ser encontrada. Jesus é proclamado para ti, ó homem! como infinitamente capaz e disposto a economizar. Acredite no nome dele – lance sua alma sobre a expiação e descanse!

Comentário de Thomas Coke

Mateus 3: 2 . Arrependei-vos Esta foi apenas a substância e o resultado de sua pregação. O reino dos céus e o reino de Deus são apenas duas frases para a mesma coisa, de acordo com o estilo dos hebreus; que freqüentemente usava a palavra céu para denotar o próprio Deus que mora lá. Portanto, o que aqui é chamado por São Mateus, o reino dos céus, é por São Marcos e São Lucas, chamado o reino de Deus; Marcos 1:15 . 6:20 . O reino dos céus, portanto, significa aqui o reino de Deus, que foi fundado e estabelecido pelo Senhor Jesus Cristo – o reino da graça aqui, introdutório ao reino da glória a seguir; e esta expressão é fundada em Daniel 2:44 ; Daniel 7: 13-14 . Agora, como o reino dos céus deveria ser aberto pela pregação do Evangelho, João Batista diz corretamente que estava próximo; desde que o Senhor Jesus Cristo entrou em seu ministério público cerca de seis meses depois. Ver Lucas 3: 2-3 . A exigência do arrependimento mostrou que este era um reino espiritual, e que nenhum homem mau, político ou corajoso, instruído ou renomado, poderia ser um membro genuíno dele. Veja Whitby, Beausobre e Lenfant, Doddridge e Heylin, p. 19. No próximo versículo, nos referimos às notas em Isaías 40: 3 .

Comentário de Scofield

(1) A frase reino dos céus (lit. dos céus) é peculiar a Mateus e significa o domínio messiânico da terra de Jesus Cristo, o Filho de Davi. É chamado reino dos céus porque é a regra dos céus sobre a terra. Mateus 6:10. A frase é derivada de Daniel, onde é definida; Daniel 2: 34-36 ; Daniel 2:44 ; Daniel 7: 23-27 como o reino que o Deus do céu estabelecerá após a destruição “pela pedra cortada sem mãos”, do sistema mundial dos gentios. É o reino convencionado com a semente de Davi 2 Samuel 7: 7-10 descrita nos profetas; (Ver Scofield “ Zacarias 12: 8 “) e confirmou a Jesus Cristo, o Filho de Maria, através do anjo Gabriel Lucas 1:32 ; 1:33 .

(2) O reino dos céus tem três aspectos em Mateus:

(a) “à mão” desde o início do ministério de João Batista Mateus 3: 2 até a rejeição virtual do rei e o anúncio da nova irmandade Mateus 12: 46-50

(b) em sete “mistérios do reino dos céus”, a serem cumpridos durante a era atual Mateus 13: 1-52, aos quais serão adicionadas as parábolas do reino dos céus que foram faladas depois das de Mateus 13, e que tem a ver com a esfera da profissão cristã durante essa era;

(c) o aspecto profético – o reino a ser estabelecido após o retorno do rei em glória. Mateus 24:29 a Mateus 25:46 ; Lucas 19: 12-19 ; Atos 15: 14-17 Ver “Reino (NT)”; Lucas 1:33 ; 1 Coríntios 15:28. “Reino de Deus” (Ver Scofield “ Mateus 6:33 “) .

dizendo (Veja Scofield “ Atos 17:30 “) .

Comentário de John Wesley

E dizendo: Arrependei-vos, porque o reino dos céus está próximo.

O reino dos céus e o reino de Deus são apenas duas frases para a mesma coisa. Eles significam, não apenas um estado feliz futuro no céu, mas um estado a ser desfrutado na terra: a disposição apropriada para a glória do céu, e não a posse dela.

Está à mão – Como se ele tivesse dito, Deus está prestes a erguer esse reino, mencionado por Daniel Daniel 2:44 ; 7: 13,14; o reino do Deus do céu. Significa apropriadamente aqui a dispensação do Evangelho, na qual os assuntos deveriam ser reunidos a Deus por seu Filho, e uma sociedade a ser formada, que deveria subsistir primeiro na terra e depois com Deus na glória. Em alguns lugares das Escrituras, a frase denota mais particularmente o estado dela na terra: em outras, significa apenas o estado de glória: mas geralmente inclui os dois. Os judeus entendiam isso de um reino temporal, cuja sede eles supunham ser Jerusalém; e o esperado soberano deste reino, eles aprenderam com Daniel a chamar o Filho do homem. João Batista e Cristo adotaram essa frase, o reino dos céus, como a encontraram, e gradualmente ensinaram os judeus (embora não desejassem muito aprender) a entendê-la corretamente. A própria exigência de arrependimento, como antes, mostrou que era um reino espiritual, e que nenhum homem mau, político, corajoso ou instruído, poderia ser um sujeito dele.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *