Estudo de João 9:38 – Comentado e Explicado

Creio, Senhor, disse ele. E, prostrando-se, o adorou.
João 9:38

Comentário de Albert Barnes

Eu acredito – Essa foi a expressão transbordante de gratidão e fé.

E ele o adorou – Ele o homenageou como o Messias e como seu benfeitor gracioso. Veja as notas em Mateus 2: 2 . Isso mostra:

1.É correto e natural expressar gratidão e louvor pelas misericórdias.

2.Todas as bênçãos devem levar-nos a derramar nossa gratidão a Jesus, pois é dele que as recebemos.

3.Especialmente isso é verdade quando a mente é iluminada, quando nossos olhos espirituais são abertos, e temos permissão para ver as glórias do mundo celestial.

4.É correto prestar homenagem ou adoração a Jesus. Ele proibiu isso não. Ele a recebeu na terra e, por todas as misericórdias da providência e redenção, devemos prestar-lhe a homenagem dos corações humildes e agradecidos. O siríaco traduz a frase “ele o adorou”, assim: “e, se abatendo, o adorava”. O persa “, e ele se curvou e adorou a Cristo”. O árabe “, e ele o adorava”. A Vulgata Latina, “e, caindo, ele o adorava”.

Comentário de E.W. Bullinger

acreditar . App-150.

adorado . App-137.

Comentário de John Calvin

38. E ele o adorou. Pode-se perguntar: O cego honrou ou adorou a Cristo como Deus? (275) A palavra que o evangelista emprega ( p??s?????se? ) significa nada mais do que expressar respeito e homenagem dobrando o joelho ou por outros sinais. Pela minha parte, certamente, acho que denota algo raro e incomum; a saber, que o cego dava muito mais honra a Cristo do que a um homem comum, ou mesmo a um profeta. E, no entanto, não creio que naquele momento ele tivesse feito progressos a ponto de saber que Cristo era Deus manifestado na carne. O que então se entende por adoração ? O cego, convencido de que Jesus era o Filho de Deus , quase perdeu o comando de si mesmo e, com admiração arrebatada, curvou-se diante dele.

Comentário de Adam Clarke

E ele disse: Senhor, eu creio – isto é, eu acredito que tu és o Messias; e, para dar a prova mais completa da sinceridade de sua fé, ele caiu antes e o adorou. Nunca tendo visto Jesus antes, mas simplesmente sabendo que uma pessoa com esse nome havia aberto seus olhos, ele o considerava apenas um homem santo e um profeta; mas agora que ele o vê e ouve, ele está convencido de sua divindade e o glorifica como seu Salvador. Podemos ouvir muito de Jesus, mas nunca podemos conhecer suas glórias e excelências até que ele tenha se descoberto em nossos corações por seu próprio Espírito; então cremos nele, confiamos nele com nossas almas e confiamos nele para nossa salvação. A palavra ????e tem dois significados: significa Senhor, ou Soberano, e Sir, um título de respeito civil. No último sentido, parece evidentemente usado no versículo 36, porque o pobre homem não sabia que Jesus era o Messias; no sentido anterior, é usado neste versículo – agora o homem curado conhecia a qualidade de seu benfeitor.

Referências Cruzadas

Salmos 2:12 – Beijem o filho, para que ele não se ire e vocês não sejam destruídos de repente, pois num instante acende-se a sua ira. Como são felizes todos os que nele se refugiam!

Salmos 45:11 – O rei foi cativado pela sua beleza; honre-o, pois ele é o seu senhor.

Mateus 14:33 – Então os que estavam no barco o adoraram, dizendo: “Verdadeiramente tu és o Filho de Deus”.

Mateus 28:9 – De repente, Jesus as encontrou e disse: “Salve! ” Elas se aproximaram dele, abraçaram-lhe os pés e o adoraram.

Mateus 28:17 – Quando o viram o adoraram; mas alguns duvidaram.

Lucas 24:52 – Então eles o adoraram e voltaram para Jerusalém com grande alegria.

João 20:28 – Disse-lhe Tomé: “Senhor meu e Deus meu! “

Apocalipse 5:9 – e eles cantavam um cântico novo: “Tu és digno de receber o livro e de abrir os seus selos, pois foste morto, e com teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, língua, povo e nação.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *