Estudo de Mateus 28:9 – Comentado e Explicado

Nesse momento, Jesus apresentou-se diante delas e disse-lhes: Salve! Aproximaram-se elas e, prostradas diante dele, beijaram-lhe os pés.
Mateus 28:9

Comentário de Albert Barnes

E quando eles foram … Jesus os conheceu – Foi quando eles deixaram o sepulcro pela segunda vez. Jesus apareceu pela primeira vez a Maria Madalena quando estava sozinho, João 20:14 . “Depois”, ele apareceu para as outras mulheres, como relatado por Matthew. Veja os relatos da ressurreição harmonizados no final deste capítulo.

Todos saúdam – Este é um termo de saudação. A palavra tudo foi fornecida pelos tradutores. Não está no original. O significado da palavra “saraiva”, aqui, é regozijar-se; ” um termo de saudação ligado à idéia de alegria em sua ressurreição e em encontrá-los novamente.

Segurou-o pelos pés – ou jogou-se prostrado diante dele. Essa era a postura usual de súplica. Ver 2 Reis 4:37 . Isso não significa que eles agarraram seus pés, mas apenas que se lançaram diante dele.

E o adoraram – Veja as notas em Mateus 8: 2 . Nesse lugar, a palavra “adoração” parece denotar a homenagem devido ao Messias ressuscitado dentre os mortos; considerado por eles agora sob uma luz apropriada e com direito à honra que era devida a Deus, agradavelmente a João 5:23 .

Comentário de Joseph Benson

Mateus 28: 9-10 . E enquanto eles iam – ou, enquanto iam, a caminho, Jesus os encontrou – Essas zelosas e boas mulheres não apenas ouviram as primeiras notícias de seu Senhor, mas tiveram a primeira vista dele depois de sua ressurreição. O anjo ordenou aos que o veriam ir para a Galiléia; e não deu esperanças de vê-lo até que chegassem lá. Mas Jesus é frequentemente melhor para o seu povo do que sua palavra; mas nunca pior; ele muitas vezes antecipa, mas nunca frustra suas expectativas de crença: dizendo : Todos saúdam! A antiga forma inglesa de saudação é usada aqui, desejando toda a saúde, como a expressão significa. A palavra grega aqui usada, ?a??ete , é literalmente, Rejoice; e respostas à forma usada pelos hebreus: A paz esteja convosco. Eles vieram e o seguraram pelos pés – Assim que viram que era Jesus, começando a se recuperar de seu medo, eles se aproximaram dele, e da maneira mais respeitosa e com maior reverência, se prostraram diante dele, e abraçou seus pés, manifestando também o carinho que eles tinham por ele e a grandeza da alegria com que eram transportados. Esse favor de abraçar os joelhos que Jesus concedeu a essas mulheres, porque as palavras do anjo impressionaram fortemente suas mentes com a noção de sua ressurreição, elas poderiam ter pensado que ele aparecesse como uma ilusão de sua própria imaginação, se ele não lhes permitisse lidar com ele e se convencem pelo relato unido de seus sentidos. Então disse Jesus: Não tenha medo – não se imponha a estes repetidos avisos da minha ressurreição; nem temer nenhuma mágoa, nem pela aparência de um mensageiro do céu, nem de um que vem dos mortos; pois as notícias trazidas a você, embora estranhas, são verdadeiras e repletas de conforto. Vá dizer aos meus irmãos – Pois eu ainda os possuo como tais, embora eles tenham recentemente renegado e me abandonado. João ( João 20:17 ) registra nosso Senhor usando uma linguagem semelhante à de Maria Madalena, quando ele a enviou a eles com a mesma mensagem. Sem dúvida, esses afetuosos amigos de Cristo foram exatos ao relatar essa circunstância, que o Senhor ferido ainda os chamava de irmãos : e tanto Mateus como João, a quem as boas novas foram trazidas imediatamente, sentiram que o coração deles tocava tão poderosamente que podiam não, mas grave. Ele, sem dúvida, achou necessário dar-lhes agora para encorajá-los, sabendo o quanto envergonhados e angustiados estavam por tê-lo abandonado em seus sofrimentos. E a denominação agora era peculiarmente consoladora, não apenas no sentido de garantir que fossem perdoados livremente por sua covardia passada, mas também no fato de abrir diante deles uma perspectiva de tanta glória e felicidade que, ao que parece, eles não tinham antes nenhuma concepção. do. Pois como Jesus agora era, por sua ressurreição, declarado com poder ser o Filho de Deus e herdeiro de todas as coisas, nomeando seus discípulos seus irmãos, ele lhes assegura que eles também eram filhos de Deus, e que juntos herdeiros de todos eles suas alegrias e glórias. Por essa denominação, ele também apontou seu dever um para o outro; pois, sendo todos os seus irmãos, eles eram, conseqüentemente, irmãos um do outro, e devem amar como irmãos. E como ele os possuía para seus irmãos lhes dava uma grande honra, assim também lhes dava um exemplo de humildade no meio dessa honra.

Comentário de E.W. Bullinger

foi = estavam indo.

met = confrontado. Como de uma direção oposta, compare o substantivo ( Mateus 25: 1 , Mateus 25: 6. Atos 28:15 . 1 Tessalonicenses 4:17 ).

segurou-o pelos pés = agarrou-o pelos pés.

adorado = se prostrou antes. Veja App-137.

Comentário de John Calvin

9. E segurou seus pés. Isso parece não concordar com as palavras de João ( João 20:17 ), onde ele declara que Maria foi proibida de tocar em Cristo. Mas é fácil reconciliá-los. O Senhor, percebendo que Maria estava ansiosa demais para abraçar e beijar sua frota, ordena que ela se aposente; porque era apropriado corrigir a superstição e apontar o desígnio de sua ressurreição, que Maria foi impedida de perceber, em parte por uma afeição terrena e carnal, e em parte por zelo tolo. No entanto, a princípio, o Senhor permitiu que ela tocasse seus pés, para que nada estivesse querendo lhe dar plena convicção; e, portanto, Mateus imediatamente acrescenta que eles adoravam o Senhor, o que era uma prova de que o reconheciam completamente.

Comentário de Adam Clarke

E como eles foram contar aos seus discípulos – Esta cláusula está faltando no Codex Vatican, no Codex Bezae, e em outros vinte, e na maioria das versões. A omissão é aprovada por Mill, Bengel e Schmid. Griesbach deixa no texto uma nota de dúvida. Parece ser supérfluo. Para conectar isso à próxima cláusula, a partícula ?a? e é obrigada a ser suprimida em todas as traduções. Penso que o versículo deveria começar, e eis que ele vai, etc., e a cláusula anterior seja suprimida. Delega probabilitador , diz o professor White, em seu Crisews Griesbachianae, falando das palavras anteriores.

Jesus os conheceu – Cristo concede suas graças e consolações aos poucos, primeiro por seus anjos e depois por si mesmo. Ele não se revela a almas incrédulas e desobedientes; ele nem aparece para essas mulheres até que tenha experimentado a fé e a obediência de seus anjos ministradores.

Todos saúdam – anglo-saxão, saúde seja com você! , ???ete , Esteja seguro, regozije-se.

E eles o seguraram pelos pés, e o adoraram – Esse tipo de reverência é usado diariamente entre os hindus: quando um discípulo encontra seu guia religioso nas ruas públicas, ele se prostra diante dele e, tirando o pó do professor. pés, esfrega na testa, no peito, etc. Veja Alfândega de Ward.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 28: 9-10 . E enquanto eles iam – Jesus os conheceu No esquema geral da ressurreição que proponho dar no final do Evangelho de São João, quando tivermos toda a narrativa diante de nós, o tempo e as circunstâncias exatas desta reunião do Senhor. com as mulheres serão mostradas.

Comentário de Scofield

Jesus

A ordem das aparições de nosso Senhor parece ser: No dia de sua ressurreição:

(1) A Maria Madalena João 10: 14-18 .

(2) Às mulheres que retornam do túmulo com mensagem angelical Mateus 28: 8-10 .

(3) Para Pedro, provavelmente à tarde, Lucas 24:34 ; 1 Coríntios 15: 5 .

(4) Aos discípulos de Emaús, à noite, Lucas 24: 13-31 .

(5) Aos apóstolos, exceto Thomas Lucas 24: 36-43 ; João 20: 19-24 . Oito dias depois:

(1) aos apóstolos, Tomé estando presente João 20: 24-29 . Na Galiléia: (1a) Aos sete à beira do lago de Tiberíades, João 21: 1-23 .

(2) No monte, aos apóstolos e quinhentos irmãos 1 Coríntios 15: 6 . Em Jerusalém e Betânia novamente:

(1) Para Tiago 1 Coríntios 15: 7 .

(2) Às onze Mateus 28: 16-20 ; Marcos 16: 14-20 ; Lucas 24: 33-53 ; Atos 1: 3-12 .

Para Paulo:

(1) Perto de Damasco Atos 9: 3-6 ; 1 Coríntios 15: 8

(2) No templo Atos 22: 17-21 ; Atos 23:11 .

Para Estêvão fora de Jerusalém Atos 7:55 .

A João em Patmos Apocalipse 1: 10-19 .

Comentário de John Wesley

E quando eles foram dizer a seus discípulos, eis que Jesus os encontrou, dizendo: Todos saúdam. E eles vieram e o seguraram pelos pés, e o adoraram.

Granizo – A palavra em seu sentido primário significa “Alegrai-vos”: em seu significado secundário e mais usual, “Felicidade os atende”.

Referências Cruzadas

Cânticos 3:3 – As sentinelas me encontraram quando faziam as suas rondas na cidade. “Vocês viram aquele a quem o meu coração ama? “, perguntei.

Isaías 64:5 – Vens ajudar aqueles que praticam a justiça com alegria, que se lembram de ti e dos teus caminhos. Mas, prosseguindo nós em nossos pecados, tu te iraste. Como, então, seremos salvos?

Mateus 14:33 – Então os que estavam no barco o adoraram, dizendo: “Verdadeiramente tu és o Filho de Deus”.

Mateus 28:17 – Quando o viram o adoraram; mas alguns duvidaram.

Marcos 16:9 – Quando Jesus ressuscitou, na madrugada do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, de quem havia expulsado sete demônios.

Lucas 1:28 – O anjo, aproximando-se dela, disse: “Alegre-se, agraciada! O Senhor está com você! “

Lucas 7:38 – e se colocou atrás de Jesus, a seus pés. Chorando, começou a molhar-lhe os pés com as suas lágrimas. Depois os enxugou com seus cabelos, beijou-os e os ungiu com o perfume.

Lucas 24:52 – Então eles o adoraram e voltaram para Jerusalém com grande alegria.

João 12:3 – Então Maria pegou um frasco de nardo puro, que era um perfume caro, derramou-o sobre os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos. E a casa encheu-se com a fragrância do perfume.

João 20:14 – Nisso ela se voltou e viu Jesus ali, em pé, mas não o reconheceu.

João 20:17 – Jesus disse: “Não me segure, pois ainda não voltei para o Pai. Vá, porém, a meus irmãos e diga-lhes: Estou voltando para meu Pai e Pai de vocês, para meu Deus e Deus de vocês”.

João 20:19 – Ao cair da tarde daquele primeiro dia da semana, estando os discípulos reunidos a portas trancadas, por medo dos judeus, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “Paz seja com vocês! “

João 20:28 – Disse-lhe Tomé: “Senhor meu e Deus meu! “

2 Coríntios 13:11 – Sem mais, irmãos, despeço-me de vocês! Procurem aperfeiçoar-se, exortem-se mutuamente, tenham um só pensamento, vivam em paz. E o Deus de amor e paz estará com vocês.

Apocalipse 3:9 – Vejam o que farei com aqueles que são sinagoga de Satanás e que se dizem judeus e não são, mas são mentirosos. Farei que se prostrem aos seus pés e reconheçam que eu amei você.

Apocalipse 5:11 – Então olhei e ouvi a voz de muitos anjos, milhares de milhares e milhões de milhões. Eles rodeavam o trono, bem como os seres viventes e os anciãos,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *