Estudo de Lamentações 3:33 – Comentado e Explicado

Não lhe alegra o coração humilhar e afligir os homens.
Lamentações 3:33

Comentário de Thomas Coke

Lamentações 3:33 . Pois ele não aflige de boa vontade Houbigant lê isto: Pois ele não aflige de boa vontade ou oprime os filhos dos homens; na medida em que ( Lamentações 3:34 .) Esmagar debaixo de seus pés, etc. Lamentações 3:36 . Subverter um homem em sua causa, dizendo: O Senhor não vê.

Comentário de Adam Clarke

Pois ele não aflige de boa vontade – Não é um prazer para Deus afligir os homens. Ele não se deleita com nossa dor e miséria: contudo, como um pai terno e inteligente, ele usa a vara; não para se satisfazer, mas para lucrar e nos salvar.

Comentário de John Calvin

Esta é outra confirmação da mesma verdade: Deus não se deleita com os males ou misérias dos homens. É realmente um modo de falar forte que o Profeta adota, mas muito adequado. Deus, sabemos, coloca, por assim dizer, nossa forma ou maneira, pois ele não pode ser compreendido em sua glória inconcebível pelas mentes humanas. Por isso, ele transfere para si mesmo o que adequadamente só pode ser aplicado aos homens. Deus certamente nunca age de má vontade ou de maneira fingida: como então é adequado o que Jeremias declara: que Deus não aflige seu coração? Mas Deus, como já foi dito, assume aqui o caráter do homem; pois, embora ele nos aflige com tristeza como bem entender, é verdade que ele não se deleita nas misérias dos homens; pois se um pai deseja beneficiar seus próprios filhos, e lida gentilmente com eles, o que devemos pensar de nosso Pai celestial?

“Vós”, diz Cristo, “que são maus,
saiba fazer o bem a seus filhos ”( Mateus 7:11 😉

o que devemos então esperar da própria fonte da bondade? Como, então, os pais não estão zangados de bom grado com seus filhos, nem os tratam com grosseria, não há dúvida de que Deus nunca pune os homens, exceto quando ele é constrangido. Há, como eu disse, uma impropriedade na expressão, mas é suficiente saber que Deus não tem prazer nas misérias dos homens, como dizem os profanos, que proferem blasfêmias como essas, de que somos como bolas de fogo. que Deus toca, e que estamos expostos a muitos males, porque Deus deseja ter um espetáculo agradável e delicioso ao observar as inúmeras aflições, íons e, por fim, a morte dos homens.

Para que tais pensamentos não nos tentem a descrença, o Profeta aqui nos põe em cheque e declara que Deus não aflige seu coração, isto é, voluntariamente, como se ele se deleitasse com os males dos homens, como um juiz que, quando ascende ao trono e condena os culpados à morte, não faz isso de coração, porque deseja que todos sejam inocentes e, portanto, tenham uma razão para absolvê-los; mas. todavia, ele de bom grado condena os culpados, porque esse é seu dever. Assim também Deus, quando ele adota severidade em relação aos homens, ele realmente o faz de bom grado, porque ele é o juiz do mundo; mas ele não faz isso de coração, porque deseja que todos sejam inocentes – pois longe dele está toda a ferocidade e crueldade; e, como ele considera os homens com amor paterno, também ele os queria que fossem salvos, se não fossem à força o impelindo ao rigor. E esse sentimento ele também expressa em Isaías,

Ah! Tomarei consolo dos meus adversários.
( Isaías 1:24 .)

Ele os chama de adversários que tantas vezes o provocavam por sua obstinação; no entanto, ele foi levado a contragosto a punir seus pecados e, portanto, empregou uma partícula expressiva de pesar e exclamou Ah! como um pai que deseja que seu filho seja inocente e, no entanto, é obrigado a ser severo com ele.

Porém, por mais verdadeira que seja essa doutrina, tomada em geral, ainda não há dúvida de que o Profeta aqui se dirige apenas aos fiéis; e, sem dúvida, esse privilégio pertence aos filhos de Deus, como foi mostrado antes. Segue-se, –

Comentário de E.W. Bullinger

voluntariamente = de Seu coração.

filhos = filhos.

homens. Hebraico. “ish (cante).

Comentário de John Wesley

Pois ele não aflige de boa vontade nem aflige os filhos dos homens.

De boa vontade – Não por mero movimento, sem uma causa dada pelas pessoas atingidas. Portanto, o julgamento é chamado de obra estranha de Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *