Estudo de Mateus 6:5 – Comentado e Explicado

Quando orardes, não façais como os hipócritas, que gostam de orar de pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa.
Mateus 6:5

Comentário de Albert Barnes

E quando oras … – Hipócritas manifestaram o mesmo espírito sobre a oração que a esmola; foi feito em locais públicos. A palavra “sinagogas”, aqui, significa claramente, não o local de culto com esse nome, mas lugares onde muitos estavam acostumados a se reunir – perto dos mercados ou tribunais, onde podiam ser vistos por muitos. Nosso Senhor evidentemente não poderia querer condenar orações nas sinagogas. Pode-se dizer que ele condenou a oração ostensiva lá, enquanto eles negligenciaram a oração secreta; mas esse não parece ser o design dele. Os judeus tinham muito o hábito de orar em locais públicos. Em certos momentos do dia, eles sempre faziam suas orações. Onde quer que estivessem, suspenderam o emprego e pagaram suas devoções. Isso também é praticado agora em todos os lugares pelos muçulmanos e em muitos lugares pelos católicos romanos. Parece, também, que eles procuravam publicidade e a consideravam uma prova de grande piedade.

Comentário de Joseph Benson

Mateus 6: 5-6 . Quando oras – o que, se és realmente meu discípulo, o farás com frequência: não serás como os hipócritas – orar por ostentação vã. Pois eles adoram orar em pé nas sinagogas – À vista de muitas pessoas. Das sinagogas, veja nota em Mateus 4:23 . E nos cantos das ruas – onde vários caminhos se encontram, para que possam ser vistos pelos homenspodem ser vistos por muitos e admirados como pessoas de singular piedade. Na verdade, eles têm sua recompensa

Essa admiração daqueles que os observam é toda a recompensa que eles terão. Mas tu, quando oras – E não pretendes usar um meio social, mas privado de graça, entra no teu armário – Ou qualquer outro apartamento reformado; e quando você fechar a sua porta – Para impedir a interrupção e excluir os espectadores, ore a seu Pai que está em segredo – Realize o dever sem barulho ou demonstração, pelo qual parecerá que você é influenciado por um princípio de verdadeira piedade, pelo temor ou amor de Deus, e uma consideração à sua vontade e glória. Deve-se observar que Cristo aqui não condena todas as orações feitas em locais de culto público, visto que ele e seus discípulos frequentemente oravam com os judeus nas sinagogas, Lucas 4:16 ; nem quaisquer devoções públicas na casa de Deus; mas, falando apenas aqui de oração particular, ele teria que agir de acordo com a natureza dela e, portanto, em segredo; e condena apenas os que afetaram a cumprir esse dever em locais públicos, para que outros possam notá-los e considerá-los pessoas religiosas devotas por fazê-lo.

Comentário de E.W. Bullinger

Quanto à oração. tu oras, tu. Todos os textos gregos críticos dizem “orai, vós” .

orar. . . orar. Grego. proseuchomai. Veja App-134.

amor = gosta. Grego. phileo. App-135.

ruas = lugares abertos.

isso = então aquilo.

ser visto = aparecer. Grego. phaino . App-106.

Comentário de John Calvin

5. Quando orar, Ele agora dá a mesma instrução que a oração, que ele havia dado anteriormente como esmola. É uma profanação grosseira e vergonhosa do nome de Deus, quando os hipócritas, a fim de obter glória dos homens, oram em público, ou pelo menos fingem orar. Mas, como a hipocrisia é sempre ambiciosa, não precisamos nos perguntar que ela também é cega. Portanto, Cristo ordena que seus discípulos, se desejarem orar da maneira correta, entrem em seus armários. Alguns expositores, achando que isso parece absurdo, dão uma volta alegórica, referindo-se aos recessos internos do coração. : mas não há necessidade de tão insignificante. Somos ordenados, em muitas passagens, a orar a Deus ou a louvá-lo, na assembléia pública, em meio a uma multidão de homens, e diante de todo o povo; e isso, com esse propósito, não apenas para testemunhar nossa fé ou gratidão, mas também de empolgar outros, pelo nosso exemplo, para fazer o mesmo. Cristo não nos retira de tal exercício, mas apenas nos adverte a ter Deus sempre diante de nossos olhos quando nos envolvemos em oração.

Não devemos literalmente interpretar as palavras, entrar no teu armário: como se ele nos ordenasse que evitássemos a presença de homens, ou declarasse que não oramos corretamente, exceto quando não há testemunhas. Ele fala comparativamente e quer dizer que devemos preferir a aposentadoria do que desejar que uma multidão de homens nos veja orando. (428) É vantajoso, de fato, para os crentes, e contribui para que derramem, com maior liberdade, suas orações e gemidos diante de Deus, afastar-se do olhar dos homens. Aposentadoria também é útil por outro motivo, para que nossas mentes sejam mais livres e desmembradas de todos os pensamentos que distraem: e, portanto, o próprio Cristo frequentemente escolhia a ocultação de algum lugar aposentado por causa da oração. Mas este não é o assunto presente, que é apenas para corrigir o desejo da vã-glória. Para expressar em poucas palavras, se um homem ora sozinho ou na presença de outros, ele deve ter os mesmos sentimentos, como se estivesse trancado em seu armário e não tivesse outro testemunho além de Deus. Quando Cristo diz que teu Pai te recompensará, ele declara claramente que toda a recompensa, que nos é prometida em qualquer parte das Escrituras, não é paga como uma dívida, mas é um presente gratuito.

Comentário de Adam Clarke

E quando tu oras ?ta? p??se???. , I pour out; ???se??? , oração, é composta de p??? com, e e???, um voto, porque para orar corretamente, um homem se liga a Deus, como por um voto, viver para sua glória, se ele lhe conceder sua graça, etc. ????µa? significa derramar orações ou votos, de e? bem, e ?e? , eu derramo ; provavelmente aludindo às ofertas ou libações que foram derramadas antes ou sobre o altar. Uma idéia adequada da oração é o derramamento da alma para Deus, como uma oferta de livre-arbítrio, solene e eternamente dedicada a ele, acompanhada do mais sincero desejo de que possa conhecê-lo, amá-lo e servi-lo sozinho. Aquele que vem assim a Deus será ouvido e abençoado. A oração é a linguagem da dependência; quem não ora, tenta viver independentemente de Deus: essa foi a primeira maldição e continua sendo a grande maldição da humanidade. No começo, Satanás disse: Coma esta fruta; sereis então como Deus; ou seja, sereis independentes: o homem deu ouvidos à sua voz, o pecado entrou no mundo e, apesar da plena manifestação do engano, o sistema ruinoso ainda é perseguido; se possível, o homem viverá independentemente de Deus; portanto, ele não ora de maneira alguma, ou usa a linguagem sem o espírito de oração. Os versículos a seguir contêm uma visão tão refinada, e tão apenas uma definição, da oração, que acho que o leitor piedoso ficará contente em encontrá-las aqui.

O que é oração?

A oração é o desejo sincero da alma,

Sem uso ou expresso,

O movimento de um fogo escondido

Que treme no peito:

A oração é o fardo de um suspiro,

A queda de uma lágrima,

O brilho ascendente de um olho,

Quando ninguém, exceto Deus, está perto

A oração é a forma mais simples de falar

Que os lábios infantis podem tentar;

Oração, as tensões mais sublimes que alcançam

A Majestade no alto:

A oração é o sopro vital do cristão,

O ar nativo do cristão,

Sua palavra de vigia nos portões da morte,

Ele entra no céu pela oração

A oração é a voz do arrependido pecador,

Voltando de seus caminhos,

Enquanto os anjos em suas canções se alegram,

E diga: Eis que ele ora!

Os santos em oração aparecem como um,

Em palavras, em ações, em mente,

Quando com o Pai e o Filho

A comunhão deles encontram

Nem a oração é feita somente na terra:

O Espírito Santo pede;

E Jesus, no trono eterno,

Para os pecadores intercede

“Ó Tu, por quem chegamos a Deus!

A vida, a verdade, o caminho,

O caminho da oração que você mesmo pisou

Senhor, ensina-nos a orar! ”

Montgomery

Não serás como os hipócritas – ?p????ta? . De baixo para baixo, e alto para ser julgado, pensou: propriamente um ator de palco, que age sob uma máscara, personificando um personagem diferente do seu; uma falsificação, um dissimulador; alguém que seria considerado diferente do que ele realmente é. Uma pessoa que deseja ser levada como seguidora de Deus, mas que não tem religião nenhuma, exceto a parte externa.

Adoro orar em pé nas sinagogas e nos cantos das ruas – As orações filatélicas judaicas eram longas, e as horas canônicas obrigavam a repetir essas orações onde quer que estivessem; e os fariseus, cheios de vã glória, conseguiram ser alcançados nas ruas pela hora canônica, para serem vistos pelo povo e aplaudidos por sua grande e consciente piedade. Veja Lightfoot. Como eles não tinham piedade, a não ser o que era exterior, esforçaram-se para deixá-la aparecer completamente, para que pudessem tirar o máximo proveito disso entre as pessoas. Não teria respondido ao fim de se ajoelharem diante de Deus, pois então poderiam ter sido despercebidos pelos homens; e consequentemente perderam a recompensa que eles tinham em vista: viz. a estima e aplausos da multidão. Essa pretensão hipócrita à devoção é comum entre os asiáticos. Tanto os hindus quanto os maometanos adoram orar nos lugares mais públicos, nos locais de desembarque dos rios, nas ruas públicas, nos telhados dos barcos cobertos, sem o menor esforço para esconder sua devoção externa, para que possam ser vistos pelos homens. .

Comentário de Thomas Coke

Mateus 6: 5 . E quando você ora Nosso Senhor está aqui tratando de oração particular; por esse motivo, suas regras não devem ser estendidas à devoção pública. Os judeus de antigamente observavam horas declaradas de oração: as Escrituras mencionam três delas; primeiro , a terceira hora, respondendo às nove horas, quando o sacrifício da manhã era oferecido; segundo, a sexta hora; respondendo às nossas doze horas. Nesta hora, encontramos Pedro orando no topo da casa, Atos 10: 9 . terceiro, a nona hora, respondendo às três horas da tarde; naquele momento, diz-se que os apóstolos Pedro e João foram ao templo, Atos 3: 1 . Os três são mencionados juntos, Salmos 55:17 . Veja também Daniel 6:10 ; Daniel 6:13 . Nessas horas, portanto, os hipócritas cuidavam de estar em alguma reunião pública ou em outra (pois assim a palavra original s??a???a?? pode ser entendido) talvez no mercado, ou em algum tribunal de justiça, ou em um canto onde duas ruas se encontravam e onde havia um concurso de passageiros para contemplar suas devoções; que eles apresentaram diante de todos os presentes, com uma vaidade extremamente ofensiva ao grande Ser a quem eles pretendiam adorar. Essa foi a afetação aqui atribuída aos judeus como a mais abominável a Deus.

Comentário de Scofield

recompensa

ou seja, o louvor dos homens.

Comentário de John Wesley

E quando orares, não serás como são os hipócritas: porque eles adoram orar em pé nas sinagogas e nos cantos das ruas, para que sejam vistos pelos homens. Em verdade vos digo que eles têm sua recompensa.

As sinagogas – Estes eram apropriadamente os lugares onde as pessoas se reuniam para orar em público, e ouvindo as Escrituras lidas e expostas. Estavam em todas as cidades desde o tempo do cativeiro babilônico e tinham serviço três vezes por dia, durante três dias da semana. Em toda sinagoga havia um conselho de pessoas graves e sábias, sobre quem era um presidente, chamado governante da sinagoga. Mas a palavra aqui, assim como em muitos outros textos, significa qualquer lugar de concurso público.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *