Estudo de Isaías 66:5 – Comentado e Explicado

Ouvi a palavra do Senhor, vós que a temeis! eis o que dizem vossos irmãos que vos odeiam, que vos renegam por causa de meu nome: Que o Senhor manifeste sua glória para que vejamos vossa alegria! Mas eles serão confundidos.
Isaías 66:5

Comentário de Albert Barnes

Ouça a palavra do Senhor – Este é um discurso para a parte piedosa e perseguida da nação. Ele foi projetado para o consolo deles e contém a garantia de que o Senhor apareceria em favor deles, e de que eles deveriam estar sob o cuidado protetor dele, embora fossem expulsos pelos irmãos. A quem isso se refere tem sido uma pergunta aos expositores, e talvez não seja possível determinar com certeza. Rosenmuller supõe que se refira aos piedosos a quem os judeus e os benjaminitas repeliram da adoração do templo. Grotius supõe que se refere àqueles que favoreceram Onias; isto é, no tempo de Antíoco Epífanes. Vitringa supõe que o endereço seja dos apóstolos, discípulos e seguidores do Senhor Jesus; e que se refere à perseguição que seria excitada contra eles pelo povo judeu. Esta me parece ser a opinião mais provável:

1. Porque toda a estrutura do capítulo (veja a análise) parece se referir ao período em que o Messias deve aparecer.

2. Porque o estado das coisas descrito neste versículo está exatamente de acordo com o que ocorreu na introdução do cristianismo. Os que abraçaram o Messias foram excomungados e perseguidos; e aqueles que acreditaram, ou professaram acreditar, que estavam fazendo isso para a glória de Deus.

3. A promessa de que o Senhor apareceria por sua alegria e pela confusão de seus inimigos é uma que teve um claro cumprimento em sua interposição em favor da igreja perseguida.

Seus irmãos que te odiavam – Nenhum ódio contra os outros era tão mais amargo do que aquele demonstrado pelos judeus pelos da nação que abraçaram Jesus de Nazaré como o Messias. Se isso se refere ao seu tempo, então a linguagem é clara. Mas a qualquer que seja o tempo a que se refere, descreve um estado de coisas em que a parte piedosa da nação foi perseguida e contestada por aqueles que eram seus parentes segundo a carne.

Isso expulsou você – A palavra usada aqui é aquela que é comumente empregada para denotar excomunhão ou exclusão dos privilégios relacionados ao culto público a Deus. É a linguagem que descreverá com precisão o tratamento que os apóstolos e os primeiros discípulos do Redentor receberam nas mãos do povo judeu (ver João 16: 2 e os Atos dos Apóstolos em geral).

Pelo amor de meu nome – Essa linguagem se parece muito com a que o Salvador usou em relação a seus próprios discípulos e às perseguições às quais eles seriam expostos: ‹Mas todas essas coisas farão a você por meu nome, porque não conhecem aquele que enviou eu ‘( João 15:21 ; compare Mateus 10:22 ; Mateus 24: 9 ). Não tenho dúvidas de que isso se refere a esse período e a essas cenas.

Disse: Que o Senhor seja glorificado – Ou seja, eles professam fazer isso para honrar a Deus; ou porque eles supõem que ele exige. Ou significa que, mesmo estando envolvidos nessa cruel perseguição e nesses atos de excomungar seus irmãos, eles professaram estar servindo a Deus e manifestaram grande zelo em sua causa. Esse tem sido comumente o caso dos perseguidores. As perseguições mais malignas e cruéis dos amigos de Deus foram originadas sob o pretexto de grande zelo em seu serviço, e com um desejo declarado de honrar seu nome. O mesmo aconteceu com os judeus quando eles crucificaram o Senhor Jesus. Por isso, é expressamente dito que seria quando seus discípulos seriam excomungados e mortos João 16: 2 . Assim, foi de fato nas perseguições motivadas pelos judeus contra os apóstolos e os primeiros cristãos (ver Atos 6: 13-14 ; Atos 21: 28-31 ). O mesmo aconteceu em todas as perseguições dos valdenses pelos papistas; em todos os horrores da Inquisição; em todos os crimes do duque de Alva. Assim foi no reinado sangrento de Maria; e assim aconteceu em todas as épocas e em todos os países onde os cristãos foram perseguidos. O povo de Deus sofreu mais com aqueles que foram perseguidores conscientes; e os inimigos mais malignos da igreja foram encontrados na igreja, perseguindo os verdadeiros cristãos sob grande pretensão de zelo pela pureza da religião. Não há evidência de piedade de que um homem esteja cheio de zelo consciencioso contra aqueles a quem escolhe considerar hereges. E deve sempre ser considerada como prova de um coração ruim e de uma causa ruim, quando um homem se esforça para infligir dor e desgraça aos outros, por causa de suas opiniões religiosas, sob pretexto de grande consideração pela honra de Deus.

Mas ele deve aparecer para sua alegria – O sentido é que Deus se manifestaria ao seu povo como seu justificador e, em última análise, os resgataria de seus inimigos perseguidores. Se isso for aplicado aos cristãos, significa que a causa na qual eles estavam envolvidos triunfaria. Este tem sido o caso em todas as perseguições. O efeito sempre foi o triunfo permanente e a causa da causa que foi perseguida.

E eles terão vergonha – Quão verdadeiro isso tem sido dos judeus que perseguiram os primeiros cristãos! Quão inteiramente eles foram confundidos e oprimidos! Deus estabeleceu permanentemente os perseguidos; ele espalhou os perseguidores até os confins da terra!

Comentário de Thomas Coke

Isaías 66: 5 . Ouça a palavra do Senhor, etc. – Ouça, etc. seus irmãos que o odiavam, que o expulsavam, dizem: Jeová será glorificado por, por causa do meu nome; mas veremos sua alegria, etc. Vitringa supõe que os apóstolos e seguidores de Cristo, a semente da primeira igreja, que constituiriam aquele templo espiritual que Deus determinou construir e habitar, após a abolição do templo material, são aqui abordados e consolados por Deus, por causa do desprezo, ódio e excomunhão deles, por seus irmãos entre os judeus e fariseus. Ver João 16: 2 . As palavras, o Senhor será glorificado pelo meu nome, isto é, pela profissão de fé que possuímos e da qual somos autores e professores; essas palavras pertencem aos professores farisaicos da religião; e a resposta, mas veremos sua alegria, etc. ao coro profético, ou aos verdadeiros crentes. Ver cap. Isaías 65: 5 . O significado do versículo seguinte é que Deus, por sua providência, deve dirigir assuntos tão importantes, que um exército hostil deve invadir a cidade e o templo, com grandes tumultos e gritos bélicos, e que essas forças devem ser consideradas como executoras de seu exército. vingança, e seu tumulto e clamours como sua voz, neste momento dando retribuição aos seus inimigos. Veja Zacarias 14:13 e Vitringa.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 66: 5 . Ouça, & c. – O profeta aqui, renunciando a denunciar julgamentos contra os hipócritas e formalistas entre os judeus, agora volta seu discurso para aqueles que temem a Deus, cuja religião é descrita pelo tremor de sua palavra, como em Isaías 66: 2 . Tais apóstrofos ou desvios de seu discurso para outras pessoas, tivemos Isaías 50:10 ; Isaías 51: 1 ; Isaías 51: 7 . Os mesmos endereços, devemos observar, não pertencem a santos e pecadores presunçosos. É altamente provável, como Vitringa supõe, que os apóstolos e outros discípulos e seguidores de Cristo, que abraçaram o evangelho, que eram a semente da primeira igreja, e constituíssem o templo espiritual que Deus havia determinado construir e habitar sobre a abolição do templo material, aqui é abordada e consolada por Deus, por causa do desprezo, ódio e excomunhão deles por seus irmãos entre judeus e fariseus. Ver João 16: 2 . Seus irmãos – Por nação ou por uma profissão externa de religião; embora falsos irmãos, que os expulsaram – que os expulsaram das sinagogas deles, expulsaram você da cidade deles e alguns de vocês fora do mundo; pelo meu nome – Por sua adesão à minha lei; disse: Que o Senhor seja glorificado – Pensando que eles fizeram um bom serviço a Deus, João 16: 2 . Ou, podemos entendê-lo como falado em desafio a Deus; como se ele tivesse dito: Você diz que Deus será glorificado em sua libertação. Que ele seja glorificado então. Deixe ele acelerar e acelerar seu trabalho, Isaías 5:19 . Assim, eles ridicularizaram a Cristo; deixe-o livrá-lo, porque se deleitava nele. Mas ele aparecerá para sua alegria, etc. – Chegará um tempo, que não estará a grande distância, em que Deus surgirá, e os deixará conhecer seu julgamento sobre seus procedimentos injustos e violentos. Então você terá alegria, e eles terão vergonha, 2 Tessalonicenses 1: 6-8 . Isso se cumpriu quando, a partir do sinal dado pela destruição que se aproximava de Jerusalém, os corações dos judeus lhes falharam de medo; mas os discípulos de Cristo, a quem odiaram e perseguiram, ergueram a cabeça com alegria, sabendo que sua redenção se aproximava. 21:26 .

Comentário de Adam Clarke

Seus irmãos que o odiavam – disseram: “Dizei aos seus irmãos que te odeiam” – O siríaco diz: ?????? ???? imru laacheychem ; e assim a Septuaginta, Edit. Comp. e?pate ade?f??? ?µ?? · e MS. Marchal. tem ade?f??? · e, portanto, Cirilo e Procópio o leem e explicam. Não é fácil entender a leitura da Septuaginta nas outras edições; e?pate ade?f?? ?µ?? t??? µ?s??s?? ?µa? · mas para ?µ?? , nossa, MS. 1. D. 2 também possui yourµ?? , seu.

Comentário de John Calvin

5. Ouça a palavra de Jeová. Ele dirige seu discurso aos verdadeiros adoradores de Deus e promete a eles o que eles dificilmente poderiam esperar durante aquelas terríveis calamidades; e ele se dirige expressamente a eles, porque naquela época havia muitos que se vangloriavam do nome de Deus. Mais ainda, deixando a multidão indistinta, ele dirige seu discurso separadamente para um pequeno número, como ele disse anteriormente:

“Selem a lei, vinculem o testemunho entre meus discípulos.”
( Isaías 8:16 .)

Vós que tremes com a minha palavra. Ele aponta os filhos verdadeiros e sinceros de Deus, por essa marca, que “tremem com a palavra do Senhor”. Esta é realmente uma virtude incomum; e, portanto, ele o contrasta com a falsa profissão daqueles que, portando a marca externa da circuncisão, desejavam ser contados entre o povo de Deus, e faziam uma grande profissão e demonstração de santidade; para que possamos saber que somente eles reverenciam e temem a Deus que reverenciam e temem sua santa palavra; isto é, quem, em conseqüência de poderosamente impressionado por ouvir a voz de Deus, restringe todos os seus sentidos a obedecer; pois esta é uma prova notável de piedade.

Seus irmãos disseram. Como é costume entre os adoradores hipócritas de Deus se gabar alto de seu ritual pomposo, o objetivo do Profeta é: armar e fortalecer os crentes para suportar seus ataques, para que eles não cederão quando forem zombados e insultados. Como se ele tivesse dito: “Você precisa lutar não apenas com nações estrangeiras, mas também com inimigos domésticos, que ocupam um lugar na Igreja e que estão vinculados pelo laço da fraternidade, devido ao pacto de Deus que é comum a todos. vocês todos. Se eles zombam de sua simplicidade da mesma maneira que desprezam altivamente o próprio Deus, você deve resistir corajosamente e sem medo a essa tentação. ” Ele os chama, portanto, de “irmãos”, embora fossem inimigos dos crentes e da palavra de Deus, pois é por meio de concessão que ele lhes dá o nome que eles usurparam falsamente. Portanto, inferimos que este não é um novo mal, que inimigos, que levam o nome de irmãos, são nutridos no seio da Igreja. Essa guerra interna deve ser incessantemente continuada com hipócritas, que não podem suportar pacientemente que adoraremos a Deus com uma consciência honesta e reta.

Expulsando você por causa do meu nome. Literalmente, “pedindo que você vá embora”. Como vemos o Papa trovejando terrivelmente contra nós, como se fôssemos pessoas baixas e sem valor; então os hipócritas expulsavam o pequeno número de crentes; pois, sendo superiores em número, autoridade e riqueza, eles também exercem essa tirania de maneira a aprovar ou desaprovar tudo de acordo com seu próprio capricho, e fazem com que os crentes sejam considerados sem valor, a quem não apenas esmagar por seu grande número, como o joio faz o trigo, mas também pisar orgulhosamente sob seus pés.

Seja Jeová glorificado. Ou, no tempo futuro, “Jeová será glorificado”. Outros traduzem: “Jeová é severo;” mas vamos ver qual é o significado preferível. Os que a traduzem: “Jeová é severo”, pensam que os homens maus se queixam da severidade excessiva de Deus, não poupando seu povo e agindo severamente em relação a eles; e pensam que, com essa palavra, o povo foi tentado a se desesperar; pois, quando os homens maus tentam nos afastar de Deus, eles tiram toda a esperança e confiança da salvação. Mas dou preferência a qualquer uma das outras duas exposições. O que é geralmente aprovado é o seguinte. Homens maus riam das profecias e promessas, porque a glória que os Profetas haviam mencionado com tanta frequência não estava em lugar algum; como se tivessem dito: “Deixe o Senhor mostrar algum testemunho de sua glória, para que possamos confiar nele com segurança”; e, portanto, o Profeta deseja armar os crentes contra tal blasfêmia, para que não deixem que sua fé seja derrubada pelos desdém dos homens maus. Mas essa passagem pode ser apropriadamente e talvez mais corretamente interpretada como significando que homens maus prometeram grandes coisas para si mesmos, como se por suas boas ações tivessem merecido o favor de Deus, como Amós 5:18 também os repreende, enquanto eles provocando destemidamente a Deus, eles confiam confiantemente que ele será gentil com eles. Visto que, portanto, confiando em seus sacrifícios, eles desprezavam todas as ameaças e se vangloriavam de que Deus os ajudaria, ele responde que eles verão a glória de Deus de uma maneira muito diferente. (223)

Mas ele será visto para sua alegria. Como se ele tivesse dito: “Deus, por sua vinda, fará com que os crentes saibam que eles não esperaram em vão; pois ele aparecerá para a vantagem dos crentes e para a destruição daqueles que sustentam que ele aparecerá como o defensor da iniqüidade, da qual ele será o severo vingador. Os primeiros gozarão de alegria e consolo, enquanto os últimos terão vergonha e ficarão vermelhos, pois sentirão rapidamente que o julgamento de Deus, do qual agora riem, está próximo. ”

Comentário de John Wesley

Ouvi a palavra do Senhor, os que tremem com a sua palavra; Teus irmãos que te odiavam, que o expulsaram por causa do meu nome, disseram: Seja glorificado o Senhor; mas ele se manifestará para a sua alegria e eles se envergonharão.

Você – que realmente teme a Deus.

Seus irmãos – Por nação.

Expulsar você – Isso expulsou você das sinagogas deles, expulsou você da cidade e alguns de vocês fora do mundo.

Pelo meu nome, pelo meu nome ; por sua adesão à minha lei.

Glorificado – Pensando que eles fizeram um bom serviço a Deus, João 16: 2 .

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *