Estudo de Lucas 15:2 – Comentado e Explicado

Os fariseus e os escribas murmuravam: Este homem recebe e come com pessoas de má vida!
Lucas 15:2

Comentário de Albert Barnes

Murmurado – Eles afetaram ao supor que, se Jesus tratasse os pecadores gentilmente, ele deveria gostar da sociedade deles e ser um homem de caráter semelhante. “Eles” consideraram vergonhoso estar com eles ou comer com eles, e, portanto, apresentaram uma acusação contra ele por isso. Eles “não” supuseram que ele os admitiu em sua sociedade com o objetivo de fazê-los bem; nem se lembraram de que o objetivo de sua vinda era chamar os ímpios de seus caminhos e salvá-los da morte.

Recebe pecadores – recebe-os de maneira terna; trata-os com bondade; não os afasta de sua presença.

E come com eles – Contrariamente às máximas recebidas dos escribas. Ao comer com eles, ele mostrou que não os desprezava nem os ignorava.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 15: 2-7 . E ele falou esta parábola – Para que ele justificasse conversar livremente com os pecadores, para sua reforma e salvação, ele falou a parábola da ovelha perdida, que ele havia entregado uma vez antes, e também duas outras parábolas, que todos declaram: em contrariedade direta com os fariseus e escribas, de que maneira Deus recebe pecadores. Que homem tendo cem ovelhas, etc. – Ver nota sobre Mateus 18: 12-15 . Não deixa os noventa e nove no deserto – Onde costumavam se alimentar. Todo terreno não cultivado, como nossos bens comuns, era pelos judeus denominado deserto, ou deserto, distinto de terra arável e fechada: e segue o que está perdido – Ao recuperar uma alma perdida, Cristo, por assim dizer, trabalha. Não podemos aprender com isso daqui, que deixá-los em paz, que estão em pecado, é ao mesmo tempo cristão e desumano? E quando ele a encontrou – Após uma longa e tediosa busca, ele a colocou sobre os ombros, regozijando-se, como um homem em tais circunstâncias naturalmente o faria. E reúne seus amigos e vizinhos – que haviam sido informados de sua perda, e sofridos por causa disso: dizendo : Alegraivos – comigo, pois meu trabalho e busca não foram em vão; Eu encontrei minhas ovelhas que estavam perdidas – Para minha grande alegria, especialmente porque eu estava pronta para desesperar de encontrá-las. Da mesma forma, a alegria estará no céu – Primeiro, em nosso abençoado Senhor, e depois entre os anjos de Deus, e os espíritos de homens justos, talvez informados disso pelo próprio Deus ou pelos anjos que os ministravam; mais de um pecadormais de um pecador grosseiro, aberto e notório; que se arrepende – Isso é completamente mudado no coração e na vida; mais de noventa e nove justosd??a???? , pessoas justas, que não precisam de arrependimento – Não há mudança universal de mente e caráter, tendo sido os sujeitos disso em sua infância ou juventude. Não pode, como o Dr. Doddridge observa justamente, o significado de nosso Senhor aqui, que Deus estima um pecador penitente mais do que noventa e nove santos confirmados e estabelecidos; (que são, sem dúvida, as pessoas mencionadas como necessitadas de nenhum arrependimento, ou nenhuma mudança universal de coração e vida, no sentido em que a palavra µeta???a é comumente usada;) pois seria inconsistente com a sabedoria, bondade e santidade divinas. suponha isso. Mas é claramente como se ele tivesse dito: “Como um pai se alegra particularmente quando uma criança extravagante, supostamente perdida, é levada a um profundo senso de seu dever e é efetivamente reformada; ou, como qualquer outra pessoa que recuperou o que desistiu, tem uma satisfação mais sensata do que em várias outras coisas igualmente valiosas, mas não em perigo: assim os santos habitantes do céu se regozijam na conversão de os pecadores mais abandonados. Sim, e o próprio Deus os perdoa e os recebe tão prontamente, que pode ser representado como tendo parte na alegria. ” Deve-se observar, no entanto, que, como o design da parábola é representar as coisas divinas por imagens tiradas das maneiras dos homens, o que é dito aqui deve ser entendido como falado com alusão às paixões humanas, que são afetadas com mais sensibilidade. com a obtenção do que era longo e veementemente desejado, ou com a conquista do que era visto como perdido, do que com a continuidade do bom tempo desfrutado. E quando essas paixões são atribuídas a Deus, elas devem ser tomadas em sentido figurado, inteiramente exclusivas daquelas sensações que resultam das comoções da natureza animal em nós mesmos.

Comentário de E.W. Bullinger

Fariseus. Veja App-120. Isso define o escopo de tudo o que se segue.

murmurou = estavam murmurando. A palavra implica ameaça moderada. Ocorre apenas aqui e Lucas 19: 7 .

pecadores . Veja em Mateus 9:10 .

Comentário de Adam Clarke

Recebe pecadores – ???sde?eta? . Ele os recebe cordialmente, carinhosamente – os leva ao seu seio; pois assim a palavra implica. Que misericórdia! Jesus recebe os pecadores da maneira mais amorosa e afetuosa e os salva para a vida eterna! Leitor, dê glória a Deus para sempre!

Comentário de Scofield

pecadores

Pecado. (Veja Scofield “ Romanos 3:23 “) .

Referências Cruzadas

Mateus 9:11 – Vendo isso, os fariseus perguntaram aos discípulos dele: “Por que o mestre de vocês come com publicanos e ‘pecadores’? “

Lucas 5:30 – Mas os fariseus e aqueles mestres da lei que eram da mesma facção queixaram-se aos discípulos de Jesus: “Por que vocês comem e bebem com publicanos e ‘pecadores’? “

Lucas 7:34 – Veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e vocês dizem: ‘Aí está um comilão e beberrão, amigo de publicanos e “pecadores” ’.

Lucas 7:39 – Ao ver isso, o fariseu que o havia convidado disse a si mesmo: “Se este homem fosse profeta, saberia quem nele está tocando e que tipo de mulher ela é: uma ‘pecadora’ “.

Lucas 15:29 – Mas ele respondeu ao seu pai: ‘Olha! todos esses anos tenho trabalhado como um escravo ao teu serviço e nunca desobedeci às tuas ordens. Mas tu nunca me deste nem um cabrito para eu festejar com os meus amigos.

Lucas 19:7 – Todo o povo viu isso e começou a se queixar: “Ele se hospedou na casa de um ‘pecador’ “.

Atos dos Apóstolos 11:3 – “Você entrou na casa de homens incircuncisos e comeu com eles”.

1 Coríntios 5:9 – Já lhes disse por carta que vocês não devem associar-se com pessoas imorais.

Gálatas 2:12 – Pois, antes de chegarem alguns da parte de Tiago, ele comia com os gentios. Quando, porém, eles chegaram, afastou-se e separou-se dos gentios, temendo os que eram da circuncisão.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *