Estudo de Lucas 7:29 – Comentado e Explicado

Ouvindo-o todo o povo, e mesmo os publicanos, deram razão a Deus, fazendo-se batizar com o batismo de João.
Lucas 7:29

Comentário de Joseph Benson

Lucas 7: 29-35 . E todas as pessoas – que estavam presentes, e os publicanos em particular, quando ouviram esse discurso, tendo sido batizados anteriormente com o batismo de João, justificaram Deus – possuíam sua sabedoria e misericórdia, ao chamá-los ao arrependimento pelo ministério de João, e os preparou para o que estava por vir. Mas os fariseus e advogados – os homens bons, instruídos e honrados; rejeitaram o conselho de Deus contra si mesmos – isto é, para seu próprio preconceito. Eles anularam o desígnio gracioso e misericordioso de Deus em relação a si mesmos; ou decepcionou todos os métodos de seu amor e não receberia nenhum benefício deles. Ao chamar o evangelho de conselho de Deus, é dada a maior idéia possível. É nada menos que o resultado da profunda consideração e deliberação de Deus; por essa razão, o crime de rejeitar os homens é muito atroz. Agora, para mostrar a esses fariseus e advogados a perversidade de sua disposição, resistindo às evidências da missão de João, e o gracioso desígnio de Deus em chamá-los ao arrependimento por seu ministério, ele lhes disse que eram como crianças brincando, que nunca o fazem. o que seus companheiros os desejam, mas são tão perversos e perversos que não se encontra nenhum artifício para agradá-los. É claro que nosso Senhor quer dizer que eles eram como as crianças queixavam-se, não como aqueles que fizeram a queixa. Para onde devo comparar, & c. – Veja esta passagem elucidada na nota de Mateus 11: 16-19 . Nós nos dirigimos a você, e você não dançou, etc. – A aplicação deste provérbio aos fariseus, nosso Senhor, justificou observando que a Sabedoria Divina havia tentado todos os métodos adequados para convertê-los, mas em vão. Pois, antes de tudo, o Batista foi enviado a eles na dignidade severa de seus profetas antigos, de modo que era natural pensar que eles o reverenciavam; no entanto, eles o rejeitaram completamente. João não veio comer pão, como outros, nem beber vinho – mas vivendo de gafanhotos, mel e água no deserto; e dizeis: Ele tem um diabo – Ele age como um demoníaco selvagem e distraído, a quem um espírito maligno afasta a sociedade dos homens. Tal, ao que parece, era o orgulho e a malícia dos fariseus, que, quando encontraram suas próprias mortificações ostensivas e hipócritas totalmente eclipsadas pelas verdadeiras austeridades da vida desse santo homem, afirmaram com desprezo que ele vivia nos desertos, desviando a companhia. dos homens, a grosseria de suas roupas, a abstinência de sua dieta, com outras severidades que ele praticava, eram todos efeitos de loucura ou melancolia religiosa. O Filho do homem veio comer e beber – A severidade do ministério de João se mostrando malsucedida, com respeito à conversão dos escribas e fariseus, Deus enviou seu próprio Filho para se dirigir e se dirigir a eles de uma maneira mais livre e familiar: mas nem esse método foi bem-sucedido em levá-los ao arrependimento e à novidade de vida. Eles disseram: Eis um homem guloso, etc. – Sem agredir seu personagem por essa humanidade e condescendência, que eles deveriam ter aplaudido. Mas a sabedoria é justificada em todos os seus filhos – Os filhos da sabedoria são aqueles que são verdadeiramente sábios, sábios para a salvação e que provam ser assim por um amor sincero e ardente da verdade e bondade, sabedoria, piedade e virtude; e a sabedoria de Deus em todas essas dispensações, essas várias maneiras de chamar os pecadores ao arrependimento, e em todos os métodos de Sua providência divina, por mais ofensivos que sejam para os homens maus, são de propriedade fácil e são aprovados por todos esses. em Mateus 11:19 .

Comentário de E.W. Bullinger

publicans = cobradores de pedágio. Veja em Mateus 5:46 .

Deus justificado . Um hebraísmo declarou que Deus é justo, submetendo-se ao batismo de João.

Comentário de John Calvin

7:29 . E todas as pessoas ouvindo. Esta parte é deixada de fora por Mateus, apesar de não lançar pouca luz sobre a conexão das palavras; pois foi essa circunstância que deu origem à exposição de Cristo, quando ele percebeu que os escribas persistiam tão obstinadamente em desprezar a Deus. A substância desta passagem é que as pessoas comuns e os publicanos deram glória a Deus; enquanto os escribas, lisonjeando-se com confiança em seu próprio conhecimento, pouco se importavam com o que Cristo disse. À primeira vista, isso tende apenas a obscurecer, e até a desfigurar, a glória do Evangelho, que Cristo não poderia reunir discípulos para si mesmo, exceto pelos resíduos e escoriações do povo; enquanto ele foi rejeitado por aqueles que tinham reputação de santidade ou aprendizado. Mas o Senhor pretendeu, desde o início, dar este exemplo, para que nem os homens daquela época, nem mesmo a posteridade, pudessem julgar o Evangelho pela aprovação dos homens; pois todos somos por natureza inclinados a esse vício. E, no entanto, nada é mais irracional do que submeter a verdade de Deus ao julgamento dos homens, cuja agudeza e sagacidade não passam de mera vaidade. Por conseguinte, como Paulo diz: “Deus escolheu a parte que é fraca e tola aos olhos do mundo, para que possa expulsar de suas alturas o que parecer poderoso e sábio” ( 1 Coríntios 1:27 .) O dever é preferir essa tolice de Deus, usar a expressão de Paulo ( 1 Coríntios 1:25 ) a toda a demonstração de sabedoria humana.

Deus justificado. Esta é uma expressão muito notável. Dizem que aqueles que respeitosamente abraçam o Filho de Deus e concordam com a doutrina que ele trouxe, atribuem justiça a Deus. Portanto, não precisamos nos perguntar se o Espírito Santo em todos os lugares honra a fé com elogios notáveis, atribui a ela a posição mais alta na adoração a Deus e declara que é um serviço muito aceitável. Pois que dever pode ser considerado mais sagrado do que justificar a justiça de Deus? A palavra justificar aplica-se geralmente, sem dúvida, a todas as coisas relacionadas aos louvores a Deus, e transmite a ideia de que Deus é contemplado com aprovação e coroado com glória pelas pessoas que adotam a doutrina da qual Ele é o autor. Agora, como a fé justifica a Deus, é impossível, por outro lado, mas essa incredulidade deve ser uma blasfêmia contra ele, e uma detenção desdenhosa daquele louvor que é devido ao seu nome. Essa expressão também nos ensina que os homens nunca são submetidos à completa sujeição à fé até que, desconsiderando a carne e os sentidos, concluem que tudo que vem de Deus é justo e santo, e não se permitem murmurar contra sua palavra ou Suas obras.

Tendo sido batizado com o batismo de João. Lucas quer dizer que os frutos do batismo que eles receberam estavam começando a aparecer; pois foi uma preparação útil para eles para receberem a doutrina de Cristo. Já era uma evidência de sua piedade que eles se apresentaram para serem batizados. Nosso Senhor agora os leva adiante dessa instrução esbelta a um grau mais alto de progresso, à medida que os escribas, ao desprezarem o batismo de João, se fecham contra si mesmos, por meio de seu orgulho, o portão da fé. Se, portanto, desejamos elevar-se à perfeição total, devemos nos precaver contra menosprezar o mínimo dos convites de Deus (25) e estar preparados com humildade para começar com instruções pequenas e elementares. Em segundo lugar, vamos nos esforçar para que, se nossa fé tiver um começo fraco, ela possa aumentar regular e gradualmente.

Comentário de Adam Clarke

Deus justificado – ou declarou que Deus é justo – ed??a??sa? t?? Te?? . O sentido é este: João pregou que a ira divina estava chegando sobre os judeus, da qual eles poderiam fugir pelo arrependimento, Lucas 3: 7 . Os judeus, portanto, que foram batizados por ele, com o batismo de arrependimento, reconheceram, assim, que não é senão justiça em Deus puni-los por sua iniquidade, a menos que se arrependam, e foram batizados em sinal disso. Bp. Pearce prova que esse é o sentido em que a palavra d??a??? é usada aqui e no Salmo 51: 4 , em comparação com Jó 32: 2 , e por esse evangelista novamente em Lucas 10:29 e Lucas 16:15 .

Comentário de Thomas Coke

7:29 . E todas as pessoas, etc. – Veja a nota em Mateus 11: 12-13 .

Comentário de John Wesley

E todas as pessoas que o ouviram e os publicanos justificaram Deus, sendo batizados com o batismo de João.

E todo o povo – Nosso Senhor continua seu discurso: Deus justificado – Possuiu sua sabedoria e misericórdia, chamando-os ao arrependimento e preparando-os para Aquele que estava por vir.

Referências Cruzadas

Juízes 1:7 – Então Adoni-Bezeque disse: “Setenta reis com os polegares das mãos e dos pés cortados apanhavam migalhas debaixo da minha mesa. Agora Deus me retribuiu por aquilo que lhes fiz”. Eles o levaram para Jerusalém, onde morreu.

Salmos 51:4 – Contra ti, só contra ti, pequei e fiz o que tu reprovas, de modo que justa é a tua sentença e tens razão em condenar-me.

Mateus 3:5 – A ele vinha gente de Jerusalém, de toda a Judéia e de toda a região ao redor do Jordão.

Mateus 21:31 – “Qual dos dois fez a vontade do pai? ” “O primeiro”, responderam eles. Jesus lhes disse: “Digo-lhes a verdade: Os publicanos e as prostitutas estão entrando antes de vocês no Reino de Deus.

Lucas 3:12 – Alguns publicanos também vieram para serem batizados. Eles perguntaram: “Mestre, o que devemos fazer? “

Lucas 7:35 – Mas a sabedoria é comprovada por todos os seus discípulos”.

Romanos 3:4 – De maneira nenhuma! Seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso. Como está escrito: “De modo que são justas as tuas palavras e prevaleces quando julgas”.

Romanos 10:3 – Porquanto, ignorando a justiça que vem de Deus e procurando estabelecer a sua própria, não se submeteram à justiça de Deus.

Apocalipse 15:3 – e cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro: “Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor Deus todo-poderoso. Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei das nações.

Apocalipse 16:5 – Então ouvi o anjo que tem autoridade sobre as águas dizer: “Tu és justo, tu, o Santo, que és e que eras, porque julgaste estas coisas;

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *