Estudo de Lucas 15:1 – Comentado e Explicado

Aproximavam-se de Jesus os publicanos e os pecadores para ouvi-lo.
Lucas 15:1

Comentário de Albert Barnes

Publicanos e pecadores – Veja as notas em Mateus 9:10 .

Comentário de Joseph Benson

Lucas 15: 1 . Então se aproximaram dele todos os publicanos e pecadores – isto é, algumas de todas as diferentes classes de publicanos, ou todas as daquele lugar, e alguns outros pecadores notórios; para ouvi-lo – Sendo influenciado a fazê-lo através da condescendência e bondade que ele manifestou em relação a todas as descrições de pessoas, as mais abandonadas, exceto as. Alguns supõem que eles vieram com um compromisso específico de todas as partes vizinhas. Mas, como Lucas continua a história, sem nenhuma sugestão de mudança, seja no tempo ou na cena dela, é mais provável que esses discursos tenham sido proferidos no mesmo dia em que Cristo jantou com o fariseu, que, sendo o sábado dia, daria aos publicanos, que em outros dias estavam empregados em seu escritório, uma oportunidade mais conveniente de comparecer. E os fariseus e escribas murmuraram, etc. – Pensando que esse comportamento de nosso Senhor era inconsistente com a santidade de um profeta, eles ficaram muito descontentes com ele e murmuraram com a condescendência de caridade, que deveria lhes dar alegria.

Comentário de E.W. Bullinger

Então se aproximou = Então estavam se aproximando.

tudo . Coloque por Figura de linguagem Synecdoche (da peça), App-6, para um grande número.

publicans = cobradores de impostos.

para ouvir = ouvir.

Comentário de Adam Clarke

Publicanos e pecadores – ?e???a? ?a? ?µa?t???? , cobradores de impostos e pagãos; pessoas que nem creram em Cristo nem em Moisés. Veja a nota em Lucas 7:36 . Sobre os cobradores de impostos, veja a nota em Mateus 5:46 .

Comentário de Thomas Coke

Lucas 15: 1-2 . Então se aproximou – todos os publicanos, etc. – Para fazer o bem a todos os tipos de homens, foi o emprego e o maior prazer do Filho de Deus; consequentemente, quando os cobradores de impostos e os pecadores vieram ouvi-lo, ele se alegrou com a oportunidade, recebeu-os com cortesia e, embora fossem pessoas de caráter infame, foi com eles para suas casas, a fim de espalhar as sementes da sabedoria entre eles e, se possível, trazê-los ao seu temperamento certo. Alguns supõem que esses publicanos e pecadores vieram com um compromisso específico de todas as partes vizinhas; mas, como São Lucas prossegue com a história sem nenhuma sugestão de mudança, seja no tempo ou na cena dela, é mais provável que esses discursos tenham sido proferidos no mesmo dia em que Cristo jantou com o fariseu; sendo o dia do sábado, daria aos publicanos, que em outros dias trabalhavam em seu escritório, uma oportunidade mais conveniente de comparecê-lo. Os fariseus, cujo orgulho era intolerável, achando o comportamento de nosso Senhor inconsistente com a santidade de um profeta, ficaram muito descontentes com ele por isso, e murmuraram com sua condescendência de caridade, que deveria lhes dar alegria. Portanto, para justificar sua conversação familiar com os pecadores, a fim de convertê-los, ele entregou a parábola da ovelha perdida, que ele havia falado uma vez antes (ver Mateus 18: 12-13 .) Juntamente com as parábolas da dinheiro perdido e filho pródigo. Pela conduta dos homens nos assuntos comuns da vida, descritos na parábola das ovelhas perdidas e do dinheiro perdido, Cristo provou que todo pecador deve ser procurado pelos mestres da religião: pois, como os homens são movidos pela perda de qualquer parte do sua propriedade, que parecem negligenciar o que resta, enquanto trabalham para recuperar o que está faltando; e quando a encontram, ficam tão felizes que não conseguem se conter; mas, chamando os amigos a quem haviam relatado sua infelicidade, conta as boas novas, para que possam participar de sua alegria; para que os servos de Deus trabalhem com a maior solicitude para recuperar qualquer parte de sua propriedade perdida; de suas criaturas razoáveis ??que, tendo se desviado dele, correm o risco de perecer; e elas têm um poderoso incentivo para fazê-lo, pois a conversão de um único pecador ocasiona mais alegria no céu do que a firmeza de noventa e nove pessoas justas, quem não precisa de arrependimento; isto é, conversão; pois assim a palavra significa, como deve ser traduzida, Lucas 15: 7. – a menos que pelas pessoas justas aqui mencionadas, entendamos os santos glorificados. Por essa circunstância, da mesma forma que nosso Senhor insinuou, que os fariseus, que fingiam ter mais santidade do que outros, em vez de se oporem a conversar e instruir pecadores, deveriam ter imitado o exemplo dos seres celestiais, e se alegrado por encontrar esses homens. encantado com sua companhia e discursos; como ele lhes ordenou uma vida muito mais rígida e santa do que eles estavam acostumados até agora; e como esse era um bom sinal de seu arrependimento, parecia prometer uma conversão rápida e completa. A tendência de ambas as parábolas é mostrar que a conversão dos pecadores é algo altamente aceitável para Deus; e, conseqüentemente, que tudo o que é necessário para isso está tão longe de ser inconsistente com a bondade, que é a própria perfeição e excelência dela. Veja Daniel 12: 3 .

Comentário de Spurgeon

Nós lemos este capítulo juntos muitas vezes; possivelmente alguns de nós já leram centenas de vezes; no entanto, sempre que lemos, sempre encontramos algo novo. É sempre brilhante e cintilante, cheio de diamantes e outras pedras preciosas da verdade.

Lucas 15: 1-3 . Aproximando-se dele e dos publicanos e pecadores, para ouvi-lo, e os fariseus e escribas murmuravam, dizendo: Este homem recebe pecadores e come com eles. E ele lhes falou esta parábola:

Os sentimentos mais profundos do coração de nosso Salvador parecem ter sido despertados pelas duas classes de pessoas mencionadas aqui, sua pena e compaixão pelos pecadores, e sua ira justa pelas objeções perpétuas dos fariseus e escribas hipócritas. Uma classe fez seu coração transbordar de amor, a outra excitou sua indignação ardente, mas, mesmo assim, sua alma foi movida com pena e ternura para com os errantes e errantes. Devemos ser gratos aos fariseus por terem levado nosso Senhor a proferir as três parábolas que estamos prestes a ler. Lucas diz: “Ele lhes falou esta parábola”, o que implica que os três são realmente um, uma imagem em três painéis. Todo o plano de salvação não pode ser encontrado em nenhuma das parábolas por si só, mas nas três combinadas. Alguns pontos omitidos em qualquer um deles serão encontrados em um dos outros. “Ele lhes falou esta parábola, dizendo:” –

Lucas 15: 3-7 . Dizendo: que homem dentre cem ovelhas, se perder uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto, e segue o que está perdido, até que o encontre? E, quando o encontrou, pô-lo sobre os ombros, regozijando-se; e, quando volta para casa, reúne seus amigos e vizinhos, dizendo-lhes: alegrai-vos comigo; porque acharam minhas ovelhas perdidas. Digo-vos que da mesma maneira haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justas pessoas que não precisam de arrependimento.

O pastor teve uma alegria extraordinária em seu rebanho pela peregrinação e recuperação daquela ovelha. Se todos tivessem mantido o rebanho e nenhum deles se afastasse, ele ficaria feliz, mas haveria uma espécie de mansidão e mesmice em sua constante satisfação com eles; mas aquela ovelha errante despertou outras emoções em seu coração e, quando a encontrou, experimentou uma nova alegria, uma alegria maior do que ele teria conhecido. Portanto, embora o pecado seja um grande mal, ele foi anulado por Deus de maneira a introduzir uma nova alegria no universo. Canções de louvor, que nunca teriam feito as harpas dos anjos soarem, agora são ouvidas no Paraíso. Nunca haveria arrependimento se nunca houvesse pecado, e o amor do grande e bom Pastor pelas ovelhas errantes nunca teria sido revelado se nenhuma ovelha jamais se afastasse do rebanho. Suponho que tenha sido um sentimento como esse que fez Agostinho exclamar de maneira um tanto imprudente, com relação à queda: “O beata culpa!” – Ó feliz culpa, que assim manifestou a abundante misericórdia de Deus! Visto em um aspecto, todo pecado é uma calamidade indizível; mas, como teve o efeito de mostrar ainda mais a inigualável misericórdia de Deus na pessoa de Jesus Cristo, vemos como Deus produz o bem do mal. O ponto principal da parábola é a alegria do pastor derivada da descoberta das ovelhas perdidas. Nosso Salvador não precisava de outra razão para cuidar de publicanos e pecadores, além do fato de que ele obteria muito mais alegria deles do que dos fariseus e escribas, mesmo que eles fossem o que professavam ser, “apenas pessoas, que não precisa de arrependimento. ” Este primeiro painel da gravura expõe especialmente a obra do Filho de Deus. Por que o trabalho do Pai não foi colocado em primeiro lugar, pois a Trindade é “o Pai, o Filho e o Espírito Santo”? Por que também é que, na bênção, Paulo escreve: “A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vocês”. Porque, porque o amor de Cristo é a primeira coisa que o pecador apreende. Nossa primeira experiência cristã não é, em regra, um conhecimento do Espírito Santo ou do Pai; mas, para nossa consciência, é Jesus Cristo que nos é revelado pela primeira vez. Eu acho que é por essa razão que a obra do Filho de Deus é aqui apresentada primeiro.

Lucas 15: 8-10 . Ou que mulher que tem dez moedas de prata, se perder uma, não acende uma vela e varre a casa, e procura diligentemente até encontrá-la? E quando a encontrou, reuniu seus amigos e vizinhos, dizendo: Alegrai-vos comigo; pois encontrei a peça que havia perdido. Da mesma forma, digo-vos, há alegria na presença dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.

Como eu já disse a respeito das ovelhas perdidas, houve uma nova alegria pela recuperação da prata perdida. A mulher sempre se alegrava com as peças de prata, mas essa peça em particular havia sido a causa de uma nova alegria, a alegria que é sentida sempre que a tristeza da perda é compensada pela alegria de encontrar novamente o que estava perdido. Esta mulher pretende representar a Igreja de Cristo e, portanto, está posta diante de nós porque a Igreja é o grande agente sob o controle do Espírito Divino, na busca dos perdidos, carregando a vela acesa da Palavra, varrendo com a vassoura de pregação sincera e fiel, aplicando a lei do Senhor à consciência do homem e virando tudo de cabeça para baixo até que, finalmente, o pedaço perdido de prata seja encontrado? Nesse caso, este segundo painel da gravura apresenta a obra do Espírito Santo, realizada pela Igreja de Cristo.

Lucas 15: 11-13 . E ele disse: Certo homem teve dois filhos, e o mais novo deles disse a seu pai: Pai, dá-me a parte dos bens que caem sobre mim. E ele lhes dividiu a vida. E não muitos dias depois –

Pois o pecado é muito rápido em seu desenvolvimento, e os pecadores frequentemente têm muita pressa de se afastar de Deus. O coração do jovem já estava errado, ou ele não gostaria de ser seu próprio mestre. Ele já estava fora do país distante, no que dizia respeito ao coração, e não demorou muito para que seu corpo o seguisse: “Poucos dias depois” –

Lucas 15: 13-15 . O filho mais novo se reuniu e viajou para um país longínquo, e desperdiçou sua substância com uma vida tumultuada. E quando ele gastou tudo, surgiu uma grande fome naquela terra; e ele começou a sentir falta. E ele se juntou a um cidadão daquele país; e ele o enviou a seus campos para alimentar suínos.

Provavelmente, essa era a melhor coisa que ele poderia fazer por ele; e, geralmente, quando o mundo faz o melhor para um pecador, ele o faz alimentar suínos. Era o emprego mais degradante para o qual um hebreu podia ser colocado; e, da mesma maneira, o pecado, antes que termine, produz degradação no caminho da morte.

Lucas 15:16 . E ele teria enchido a barriga com as cascas que os porcos comiam; e ninguém lhe deu.

“Ele teria enchido sua barriga com as cascas que os porcos comiam”, mas ele não podia, pois ele era um homem, e não um dos porcos. Os mundanos são felizes à sua maneira pobre, e eu, por exemplo, nunca lhes ressenti suas cascas. Nunca se anseia pela lavagem que é dada aos porcos, deixamos que a cocheira fique tão cheia quanto quiserem, e nunca queremos nem mesmo um gosto dela; portanto, quando os pecadores estão cheios de alegrias mundanas, não podemos invejá-los e dificilmente podemos culpá-los. Deixe os porcos terem suas cascas. Certa vez, também nós teríamos ficado cheios de barriga; e se não o fizemos, não foi porque não, mas porque não pudemos.

Lucas 15:17 . E quando ele voltou a si,

Pois pecado é insanidade. Ele estava louco, enquanto agia de maneira tola:

“Quando ele voltou a si mesmo”

Lucas 15: 17-19 . Ele disse: Quantos empregados contratados de meu pai têm pão suficiente e sobra, e eu pereço de fome! Levantarei-me e irei a meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e diante de ti, e não sou mais digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus servos contratados.

Foi o conhecimento de que havia muita coisa na casa de seu pai que o levou de volta; e você pode confiar que a pregação da salvação completa, rica em bênçãos, é um forte incentivo para o pecador chorar: “Eu me levantarei e irei para meu Pai”. Esse filho pródigo nunca teria voltado se o pai mantivesse uma casa miserável com uma mesa escassa; mas ele sabia que até os criados da cozinha tinham “pão suficiente e sobra”, seu pai nunca os fedia, eles tinham o que precisavam e sempre havia mais do que podiam comer, então não havia necessidade de seu filho comer. “Perecem de fome.” Da mesma forma, a extraordinária recompensa de Deus em Cristo Jesus, a riqueza de sua redenção livre é, duvido que não, o meio de levar a Cristo uma alma faminta. O pródigo disse que os criados tinham “pão suficiente e sobra”. Há quem pareça pensar que, em Cristo, há apenas pão o suficiente, mas acreditamos que a maior idéia possível do valor de sua redenção pode ser indulgente e, muitas vezes, o pensamento que primeiro entra no ouvido do pecador e O coração é que há “pão suficiente e sobra, então por que ele não deveria ter parte do pão sobressalente? Foi assim que o pródigo argumentou; ele tinha certeza de que seu pai poderia alimentar outro empregado contratado, então resolveu pedir que se envolvesse nessa capacidade; no entanto, você sabe que ele nunca pediu isso, seu pai o interrompeu antes que ele pudesse fazer esse pedido.

Lucas 15:20 . E ele se levantou e veio a seu pai. Mas quando ele ainda estava muito longe, seu pai o viu,

Talvez, antes de ver seu pai: “seu pai o viu”

Lucas 15:20 . E teve compaixão, correu, caiu em seu pescoço e o beijou.

O comentário de Matthew Henry sobre esse versículo é excelente: “’Seu pai o viu.’ Aqui estavam os olhos de misericórdia. “E teve compaixão.” Aqui estavam entranhas de misericórdia. ‘E correu.’ Aqui estavam pés de misericórdia. “E caiu no pescoço dele.” Aqui estavam os braços da misericórdia. “E o beijou.” Aqui estavam lábios de misericórdia. Foi tudo piedade do começo ao fim.

Lucas 15:21 . E o filho lhe disse:

O pai beijou o filho antes que ele tivesse tempo de dizer qualquer coisa; e a compaixão divina é mais rápida ainda que nossas orações.

Lucas 15: 21-22 . Pai, pequei contra o céu e aos teus olhos, e não sou mais digno de ser chamado teu filho. Mas o pai disse aos seus servos: Trazei a melhor túnica e a vesti;

Ele não o deixou terminar sua oração com o pedido de que pudesse ser contratado como servo contratado; aquela parte que era legal, ele parou com um beijo na boca e depois disse aos servos: “Traze a melhor túnica e a veste;”

Lucas 15: 22-24 . Pôs um anel na mão e sapatos nos pés; trouxe para cá o bezerro gordo e o matou; e comamos, e sejamos felizes; porque este meu filho estava morto e está vivo outra vez; ele estava perdido e foi encontrado. E eles começaram a se divertir.

Novamente, essa era uma nova alegria naquele círculo familiar. Havia alegria quando o irmão mais velho nasceu, e alegria quando o filho mais novo entrou na casa; mas essa alegria por seu retorno era algo que eles nunca teriam conhecido se ele não tivesse ido embora. Portanto, há alegria em se livrar dos pecadores. O objetivo de Cristo era mostrar que, por mais maus que fossem os publicanos e outros pecadores grosseiros, e desprezados pelos fariseus e escribas, ainda assim havia alegria em ser tirado deles. Pela salvação deles, o coração do grande Pai se regozija.

Lucas 15:25 . Agora seu filho mais velho estava no campo; e quando ele chegou e se aproximou da casa, ouviu música e dança.

O irmão mais velho de nossos dias diz: “Não acredito nesses serviços de avivamento. Gosto de procedimentos regulares e ordenados, e não aprovo essas multidões de pessoas que vêm ouvir a Palavra com tanta excitação indevida que certamente resultará. ” Aquele irmão mais velho pensou que sabia muitas coisas. Ele não se empolgava com a empolgação, como outras pessoas, era velho demais para isso, era um homem de hábitos muito adequados e gostava de tudo o que era feito em um estilo ortodoxo frio.

Lucas 15:26 . E ele chamou um dos servos e perguntou o que essas coisas significavam.

“No que vocês estão todos? Você ficou louco? Por que vocês estão dançando? Quem deve pagar por essa música? É melhor você ter me acompanhado nos campos de trabalho. Qual é o significado de toda essa alegria? ”

Lucas 15:27 . E ele lhe disse: Teu irmão chegou; e teu pai matou o bezerro gordo, porque ele o recebeu sã e salva.

Esses servos falaram quando alguns de nós disseram a outras pessoas o que o Senhor fez quando as almas foram salvas, os não regenerados vivificados e aqueles que estavam longe de Deus, por obras iníquas, voltaram para ele. Dissemos tudo, na simplicidade de nossos corações, e ficamos tão contentes em contar as boas novas que sentimos como se pudéssemos continuar dançando a música enquanto contávamos a história.

Lucas 15:28 . E ele ficou irado, e não quis entrar; por isso saiu seu pai e o implorou.

Eu nunca sei o que admirar mais – o amor do pai em encontrar o pródigo que voltou, ou em sair para conversar com esse irmão mais velho de coração frio. Ele era filho, mas não tinha o verdadeiro espírito de seu pai, havia caído em um estado de espírito muito errado, assim como certos cristãos que conheço, que sempre foram muito adequados e que têm pouca simpatia por aqueles que foram grandes pecadores. Eles parecem que não querem ver pessoas como estas trazidas ao Salvador. “Por quê!” eles exclamam: “existem garotas da rua, homens que foram assaltantes e todo tipo de ralé sendo trazido para a igreja”. Ouvi essas observações e vi o mesmo tipo de espírito exibido nos olhares de outras pessoas que não gostaram de dizer o que pensavam. No entanto, eles próprios não eram melhores que os outros por natureza, embora a graça tenha feito muito para impedi-los do pecado no qual outros caíram; e era errado eles falarem como se fossem meros legalistas, como fez o irmão mais velho farisaico.

Lucas 15:29 . E ele, respondendo, disse a seu pai: Eis que eu te sirvo por muitos anos, e nunca transgredi o teu mandamento; e ainda assim nunca me deste um menino, para me alegrar com meus amigos.

Um cristão desse selo parece dizer ao Senhor: “Fui teu filho todos esses anos, mas ainda estou cheio de dúvidas e medos. Não tenho nenhuma das grandes alegrias que vejo essas outras pessoas. “Você nunca me deu um filho, para que eu possa me divertir com meus amigos.” Sou castigada todas as manhãs e vou suspirar o dia inteiro. Eu pareço ter pouco conforto; no entanto, aqui estão esses jovens, que não foram salvos há uma semana, e parecem estar cheios de segurança, e estão tão felizes quanto sempre podem ser. Certamente, eles não podem pertencer à provada família de Deus; como eles podem ser sinceros com toda essa música e dança? Não posso suportar, pois nunca tive essa experiência. ”

Lucas 15: 30-31 . Mas, logo que este teu filho veio, que devorou ??a tua vida com prostitutas, mataste para ele o bezerro gordo. E ele lhe disse: Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que tenho é teu.

Pense nisso, você que é o povo do Senhor, mas que caiu em um estado de coração queixoso. Você nunca está com seu Senhor e não é tudo o que ele tem? Se você nunca teve um filho para se divertir com seus amigos, de quem é a culpa? Seu pai nunca negou isso a você. Tudo em sua casa é sua, então pegue o bem que ele lhe proporciona e se regozija com isso, pois você estará em um estado adequado para ir ao encontro do seu pobre irmão pródigo que está voltando e recebê-lo com um rosto sorridente e um coração alegre.

15:32 . Aconteceu que deveríamos alegrar-nos e alegrar-nos: por isso teu irmão estava morto e está vivo novamente; e foi perdido e é encontrado.

Após essa resposta, não havia mais nada a dizer, mesmo pelo resmungão do irmão mais velho.

Comentário de John Wesley

Todos os publicanos – Ou seja, todos que estavam naquele lugar. Parece que nosso Senhor estava em alguma cidade da Galiléia dos gentios, de onde depois foi a Jerusalém, Lucas 17:11 .

Referências Cruzadas

Ezequiel 18:27 – Mas, se um ímpio se desviar de sua maldade e fizer o que é justo e direito, ele salvará sua vida.

Mateus 9:10 – Estando Jesus em casa, foram comer com ele e seus discípulos muitos publicanos e “pecadores”.

Mateus 21:28 – “O que acham? Havia um homem que tinha dois filhos. Chegando ao primeiro, disse: ‘Filho, vá trabalhar hoje na vinha’.

Lucas 5:29 – Então Levi ofereceu um grande banquete a Jesus em sua casa. Havia muita gente comendo com eles: publicanos e outras pessoas.

Lucas 7:29 – Todo o povo, até os publicanos, ouvindo as palavras de Jesus, reconheceram que o caminho de Deus era justo, sendo batizados por João.

Lucas 13:30 – De fato, há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos”.

Romanos 5:20 – A lei foi introduzida para que a transgressão fosse ressaltada. Mas onde aumentou o pecado, transbordou a graça,

1 Timóteo 1:15 – Esta afirmação é fiel e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *