Estudo de Mateus 9:10 – Comentado e Explicado

Como Jesus estivesse à mesa na casa desse homem, numerosos publicanos e pecadores vieram e sentaram-se com ele e seus discípulos.
Mateus 9:10

Comentário de Albert Barnes

E aconteceu que, enquanto Jesus se sentava à carne em casa – isto foi em um banquete dado a ele por “Levi” ou “Mateus”, Lucas 5:29 . Essa é outra circunstância favorável a Mateus, mas omitida por ele e registrada por Lucas; mostrando também que os apóstolos eram avessos a se louvar. Receber a Cristo hospitaleira e gentilmente foi um ato louvável, e evidencia fortemente a liberdade de Mateus da ostentação de que ele próprio não mencionou o fato. Assim, ilustra o mandamento do Salvador, conforme registrado por ele mesmo, Mateus 6: 1-4 .

Na carne – Na mesa; no jantar.

Muitos publicanos e pecadores vieram – provavelmente os velhos amigos de Mateus que haviam sido convidados por ele. O caráter de um “publicano”, ou coletor de impostos, entre os judeus geralmente não era muito respeitável (ver notas em Mateus 5:47 ; Mateus 18:17 ), e não há improbabilidade em supor que Mateus, antes de sua conversão, sustentara o caráter geral dessas pessoas e que suas associações e amizades estavam entre aqueles que não eram notáveis ??por sua moralidade.

Comentário de Joseph Benson

Mateus 9: 10-13 . Como Jesus estava sentado em casa na carne – Nomeadamente, de Mateus (veja Marcos 2:15 ), que, desejando imediatamente mostrar seus respeitos a Cristo, e dar a seus ex-companheiros e conhecidos a oportunidade de desfrutar de sua conversa instrutiva , fez um ótimo entretenimento para ele, Lucas 5:29 . E muitos publicanos e pecadores vieram e sentaram-se com ele – Sendo convidado por Mateus. Os publicanos, ou cobradores de impostos que os judeus pagavam aos romanos, eram famosos por suas extrações ilegais. Com estes estavam agora presentes vários outros pecadores abertos e notórios. Quando os fariseus viram – Quando observaram que Jesus comia e conversava abertamente com esses homens, ofendidos, eles disseram: Por que come seu Mestre, etc. – Assim, eles geralmente perguntam a nosso Senhor: Por que teus discípulos fazem isso? e seus discípulos: Por que seu Mestre? Os fariseus fingiam ter maior rigor do que Cristo, mantendo-se à distância dos pecadores, mas estavam longe de serem rigorosos em reformar a si mesmos, ou em zelo pelo amor e por fazer o bem aos semelhantes. Quando Jesus ouviu isso – os fariseus, ao que parece, embora não tivessem dirigido seu discurso a Jesus, ainda haviam falado tão alto que permitiram que todos os convidados ouvissem sua censura. Por isso, era necessário que Cristo lhes mostrasse a irracionalidade disso, e, portanto, ele disse: Todos que não precisam de médico, mas estão doentes – Isso implica que, visto que os fariseus se consideravam pessoas justas, eles não precisavam de ajuda. sua companhia e instruções, enquanto os publicanos, a quem chamavam de pecadores, estavam doentes, tinham o melhor direito a isso: e como ninguém jamais culpou um médico por entrar na companhia dos pacientes cujo caso ele havia empreendido; portanto, eles não podiam culpá-lo por conversar com os pecadores, pois ele não o fazia como seu companheiro, mas como seu médico, e, portanto, com o objetivo de recuperá-los. Mas ide e aprende o que isso significa – vós que vos convém ensinar aos outros; Terei misericórdia, e não sacrifício – Ou seja, terei misericórdia em vez de sacrifício: amo os atos de misericórdia melhor do que o próprio sacrifício. Veja isso explicado em geral na nota sobre Oséias 6: 6 ; como se ele dissesse: Ao levar os pecadores ao arrependimento, que é o mais alto exercício de benevolência, faço o que é mais aceitável a Deus do que oferecer sacrifícios, por mais numerosos ou dispendiosos, ou observar as instituições cerimoniais mais importantes, tão irracionalmente ampliadas pelo homens da sua seita, que os observam em muitas ocasiões à custa da caridade.

Comentário de E.W. Bullinger

E aconteceu. A Hebraísmo: freqüente em O. T Veja nota em Gênesis 1: 2 .

sentou-se na carne = estava reclinado

a casa = sua casa:

ele. Casa de Mateus. Compare Lucas 5:29 ; assim, em Mateus 9:28 .

publicans = cobradores de impostos.

pecadores. Especialmente no sentido religioso. Esse uso é comum nas inscrições na Ásia Menor (Deiss-mann).

Comentário de Adam Clarke

Sáb na carne em casa – Viz. de Mateus, que parece, em Lucas 5:29 , fez um grande banquete na ocasião, testemunhando assim sua gratidão pela honra que lhe foi dada; e para que seus amigos e conhecidos pudessem lucrar com o ensino de seu novo mestre, ele os convida para o entretenimento que foi honrado pela presença de Cristo. Seus companheiros, ao que parece, não eram do tipo mais digno de crédito. Eles eram cobradores de impostos (ver Mateus 5:46 😉 e pecadores, aµa?t???? , uma palavra que eu acredito que em geral significa pagãos, através dos Evangelhos e em várias outras partes do Novo Testamento. Veja, entre outros, Mateus 11:19 ; (Nota); Mateus 26:45 ; (Nota); Marcos 2: 15-17 ; (Nota); Marcos 14:41 ; Lucas 5: 30-32 ; (Nota); Lucas 6: 32-34 ; (Nota); Lucas 7:34 , Lucas 7:37 , (nota); Lucas 7:39 ; Lucas 15: 1 , Lucas 15: 2 , Lucas 15: 7 , Lucas 15:10 ; (Nota); Lucas 19: 7 ; (Nota); Lucas 24: 7 ; (Nota); João 9:16 , João 9:24 , João 9:25 , João 9:31 ; (Nota); Romanos 5: 8 ; (Nota); Gálatas 2:15 ; (Nota); Hebreus 7:26 ; (Nota); 1 Pedro 4:18 ; (Nota); na maioria, se não em todos os lugares, evidentemente se refere ao caráter ou estado de um gentio ou pagão. Veja também as notas sobre essas passagens.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 9:10 . E aconteceu que Mateus, achando-se altamente honrado pelo chamado de Jesus, fez um entretenimento para seu Mestre, que não se recusou a participar: ao mesmo tempo em que convidou o maior número possível de seus irmãos publicanos, esperando que a conversa de Cristo os leve ao arrependimento. Nesta festa, portanto, São Mateus mostrou gratidão e caridade; gratidão a Cristo, que o havia reclamado; caridade a seu conhecido, trabalhando para promover sua conversão. Costuma-se pensar que Mateus fez esse entretenimento no mesmo dia em que Cristo o chamou para assistir a ele. As primeiras harmonias de Tatian e Ammonius os separaram com muita justiça (ver Chemnitz, Harm. Cap. 23.). E aos muitos argumentos convincentes que o Sr. Jones, em sua Vindicação de Mateus, p. 129, & c. trouxe para provar que eles devem ser separados; podemos acrescentar, que parece muito evidente que eles não estavam ambos no mesmo dia, a partir da seguinte consideração óbvia. Tantas coisas aconteceram antes do chamado de Mateus, que o dia deve estar muito adiantado, e não poderia haver tempo para preparar um grande banquete e convidar vários convidados: por que é certo que o banquete foi depois do dia de seu chamado; talvez alguns meses depois, quando ele havia inventado seus companheiros, e regularmente passava seus negócios para outras mãos; o que certamente, a partir de um princípio de justiça e prudência, ele cuidaria de fazer.

Comentário de John Wesley

E aconteceu que, enquanto Jesus se sentava à carne em casa, eis que muitos publicanos e pecadores vieram e se sentaram com ele e seus discípulos.

Quando Jesus se sentou à mesa da casa – de Mateus, que convidara muitos de seus antigos companheiros, fez um banquete para ele, Marcos 2:15 ; e isso é ótimo, embora ele próprio não o mencione. Os publicanos, ou cobradores dos impostos que os judeus pagavam aos romanos, eram famosos por suas extrações ilegais: pecadores – abertos, notórios, pecadores.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *