Estudo de Lucas 5:17 – Comentado e Explicado

Um dia estava ele ensinando. Ao seu derredor estavam sentados fariseus e doutores da lei, vindos de todas as localidades da Galiléia, da Judéia e de Jerusalém. E o poder do Senhor fazia-o realizar várias curas.
Lucas 5:17

Comentário de Albert Barnes

Veja esta passagem explicada nas notas em Mateus 9: 1-7 .

Lucas 5:17

Em um determinado dia – A hora e o local não são particularmente mencionados aqui, mas em Mateus 9: 1 parece que estava em Cafarnaum.

Lucas 5:19

A telha – Veja as notas em Mateus 9: 1-7 .

Comentário de Joseph Benson

Lucas 5: 17-25 . E em um certo dia, como ele estava ensinando – não em um dia de sábado, como parece, mas em um dia de semana; e não na sinagoga, mas em uma casa particular. Pregar e ouvir a palavra de Deus é uma boa obra, se for realizada adequadamente, em qualquer dia da semana, bem como nos sábados; e em qualquer lugar conveniente, bem como em um local peculiarmente reservado para a adoração divina: mesmo lá onde geralmente conversamos com nossos amigos, não é impróprio dar e receber boas instruções. Havia fariseus e doutores da lei sentados perto – Como sendo mais honrosos do que a maior parte da congregação, que estava de pé. Esses homens de conhecimento e influência vieram de todos os lugares, ao ouvir o relato de seus milagres, para ver suas obras e examinar suas pretensões de ser um professor comissionado por Deus. E o poder do Senhor estava presente para curar – Nomeadamente, tantos quantos então lhe pediram a cura de suas doenças. O sentido é que Cristo não apenas pregou os sermões do despertar que poderiam tê-los convertido em justiça, mas seu poder poderoso e milagroso estava ali para realizar curas que deveriam ter removido todos os escrúpulos com relação à sua missão divina. Nesse sentido, ele abraçou uma oportunidade, que agora oferecia, de mostrar seu poder sobre um homem afetado pela paralisia a tal ponto que ele não podia andar, nem ficar em pé, nem sentar, nem mover nenhum membro de seu corpo, nem expressar tanto quanto uma palavra importando o mínimo desejo de alívio; mas parecia uma carcaça e não um homem. Esse objeto miserável foi carregado em sua cama ou sofá por quatro pessoas que, quando não podiam trazê-lo para a porta por causa da multidão que estava reunida para ver como Jesus se comportaria diante de juízes tão instruídos, eles o descobriam. , por algumas escadas do lado de fora, até o telhado da casa, que, como outros telhados naquele país, era plana, com uma ameia ao redor, e parecia uma espécie de alçapão, pelo qual os membros de a família poderia caminhar sobre ela, tomar ar ou realizar suas devoções. Com isso, eles o deixaram no sofá, no meio da companhia reunida, diante de Jesus – que, sabendo que o homem era um verdadeiro penitente, e observando a fé daqueles que o trouxeram, imediatamente lhe deu o consolo de saber que todos os seus pecados foram perdoados; e como prova de que ele tinha autoridade para lhe anunciar essas boas novas, ele imediatamente o curou tão perfeitamente de sua desordem, a fim de permitir que ele se levantasse imediatamente antes de tudo o que estava presente, ocupasse seu sofá e andasse. Para uma explicação mais particular das circunstâncias desse milagre notável, veja as notas em Marcos 2: 3-12 . Ao que é observado, pode não ser impróprio acrescentar aqui que, pela maneira de proceder de nosso Senhor nesta ocasião, aprendemos duas lições importantes; Primeiro, que o pecado é a causa de toda doença e o perdão do pecado é o único fundamento sobre o qual a expectativa de uma recuperação da doença pode ser confortavelmente construída. 2d, que quando estamos doentes, devemos estar mais preocupados em perdoar nossos pecados do que remover nossa doença; Cristo, no que ele disse a esse homem, nos dirigindo quando buscamos a Deus por saúde, para começar com a busca de perdão a ele. E pela influência que a cura da alma e do corpo deste homem teve em sua mente, induzindo-o quando ele partiu para sua casa, carregando seu sofá, para louvar e glorificar a Deus, podemos aprender a louvar a Deus aquelas misericórdias das quais temos o conforto e reconhecemos sua mão em todas as nossas recuperações da aflição e escapamos da morte, e glorificá-lo por eles, por cuja misericórdia e poder sozinhos são operados.

Comentário de E.W. Bullinger

on = in. grego. en. App-104. Veja a estrutura “S” e “S”.

um determinado dia = em um dos dias.

isso = e.

médicos, etc. = professores de direito. Grego. nomodida skalos. Ocorre apenas aqui, Atos 5:34 , e 1 Timóteo 1: 7 .

Galiléia,. . . Judéia,. . . Jerusalem . A Palestina foi dividida em três distritos (montanha, litoral e vale). Compare Atos 1: 8 ; Atos 10:39

o SENHOR = Jeová. App-98.

to = for, ou com vista a. Grego. eis. App-104.

eles . TTrm. A WH R. leu “ele” em vez de “eles”. Nesse caso, a cláusula diz: “o poder de Jeová: estava presente para Ele curar”, mas os milagres eram poucos “por causa de sua incredulidade”, Mateus 13:58 .

Comentário de Adam Clarke

Num certo dia – Foi quando ele estava em Cafarnaum. Veja Marcos 2: 1 .

O poder do Senhor – ???aµ?? ?????? O poder poderoso ou milagroso do Senhor, ou seja, de Jesus, estava lá para curá-los – tantos quantos estavam doentes, tanto no corpo como na alma. Onde está o ensino de Cristo, também existe o poder de Cristo para redimir e salvar.

Comentário de Thomas Coke

Lucas 5:17 . E o poder do Senhor estava presente, etc. – Nosso Senhor não apenas pregou os sermões do despertar que poderiam tê-los convertido em justiça, mas estava pronto para realizar milagres surpreendentes que deveriam ter removido todos os escrúpulos com relação à sua missão. . Alguns supõem que a palavra neles se refere não aos médicos e fariseus da lei, mas, em geral, àqueles que precisavam de cura e fé para serem curados – as multidões mencionavam Marcos 2: 2 . Veja em Mateus 9: 1 .

Comentário de John Wesley

E aconteceu que, num dia certo, como ele estava ensinando, havia fariseus e doutores da lei, vindos de todas as cidades da Galiléia, Judéia e Jerusalém; e o poder do Senhor era presente para curá-los.

Sentado perto – Como sendo mais honroso do que a maior parte da congregação, que estava de pé.

E o poder do Senhor estava presente para curá-los – Curar a doença de suas almas, bem como todas as doenças corporais.

Referências Cruzadas

Mateus 11:5 – os cegos vêem, os mancos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e as boas novas são pregadas aos pobres;

Mateus 15:1 – Então alguns fariseus e mestres da lei, vindos de Jerusalém, foram a Jesus e perguntaram:

Marcos 3:22 – E os mestres da lei que haviam descido de Jerusalém diziam: “Ele está com Belzebu! Pelo príncipe dos demônios é que ele expulsa demônios”.

Marcos 7:1 – Os fariseus e alguns dos mestres da lei, vindos de Jerusalém, reuniram-se a Jesus e

Marcos 16:18 – pegarão em serpentes; e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal nenhum; imporão as mãos sobre os doentes, e estes ficarão curados”.

Lucas 5:21 – Os fariseus e os mestres da lei começaram a pensar: “Quem é esse que blasfema? Quem pode perdoar pecados, a não ser somente Deus? “

Lucas 5:30 – Mas os fariseus e aqueles mestres da lei que eram da mesma facção queixaram-se aos discípulos de Jesus: “Por que vocês comem e bebem com publicanos e ‘pecadores’? “

Lucas 6:19 – e todos procuravam tocar nele, porque dele saía poder que curava a todos.

Lucas 7:30 – Mas os fariseus e os peritos na lei rejeitaram o propósito de Deus para eles, não sendo batizados por João.

Lucas 8:46 – Mas Jesus disse: “Alguém tocou em mim; eu sei que de mim saiu poder”.

Lucas 11:52 – “Ai de vocês, peritos na lei, porque se apoderaram da chave do conhecimento. Vocês mesmos não entraram e impediram os que estavam prestes a entrar! “

Lucas 15:2 – Mas os fariseus e os mestres da lei o criticavam: “Este homem recebe pecadores e come com eles”.

João 3:21 – Mas quem pratica a verdade vem para a luz, para que se veja claramente que as suas obras são realizadas por intermédio de Deus”.

Atos dos Apóstolos 4:30 – Estende a tua mão para curar e realizar sinais e maravilhas por meio do nome do teu santo servo Jesus”.

Atos dos Apóstolos 19:11 – Deus fazia milagres extraordinários por meio de Paulo,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *