Estudo de 1 Coríntios 10:21 – Comentado e Explicado

Não podeis beber ao mesmo tempo o cálice do Senhor e o cálice dos demônios. Não podeis participar ao mesmo tempo da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.
1 Coríntios 10:21

Comentário de Albert Barnes

Não podeis beber o cálice do Senhor … – Isso não significa que eles não tinham capacidade física para fazer isso, ou que era uma impossibilidade natural; pois eles certamente tinham poder para fazê-lo. Mas isso significa que eles não poderiam “consistentemente” fazê-lo. Não era adequado, adequado, decente. Eles foram solenemente obrigados a servir e obedecer a Cristo, haviam se dedicado a ele e não podiam, de maneira consistente com essas obrigações, participar da adoração de demônios. Este é um exemplo impressionante em que a palavra “não pode” é usada para denotar não inabilidade natural, mas moral.

E a taça dos demônios – Demônios; 1 Coríntios 10:20 . Nas festas em honra dos deuses, o vinho era derramado como uma libação, ou bebido pelos adoradores; veja Virgílio, Enéias viii. 273. O costume de beber “brindes” em festas e celebrações surgiu dessa prática de derramar vinho ou beber em honra dos deuses pagãos; e é uma prática que ainda participa da natureza do paganismo. Era uma das abominações do paganismo supor que seus deuses ficariam satisfeitos com a bebida inebriante. Tal derramamento de uma libação era geralmente acompanhado de uma oração ao deus ídolo, para que ele aceitasse a oferta; que ele seria propício; e que ele concederia o desejo do adorador. Desse costume, o hábito de expressar um sentimento, ou propor um brinde, proferido em beber vinho, foi derivado. A torrada ou o sentimento que agora geralmente acompanha o consumo de um copo dessa maneira, se isso significa alguma coisa, agora também é uma “oração”. Mas para quem? Para o deus do vinho? Para uma divindade pagã? Pode-se supor que é uma oração oferecida ao Deus verdadeiro; o Deus da pureza? O Senhor ordenou que a oração lhe fosse oferecida dessa maneira? Pode ser aceitável para Ele? Ou o sentimento é insignificante, ou é uma oração oferecida a um deus pagão, ou é uma zombaria de Javé; e em ambos os casos é impróprio e perverso. E pode ser dito tão verdadeiramente agora dos cristãos quanto no tempo de Paulo. “Vocês não podem beber consistentemente o cálice do Senhor à mesa da comunhão, e o cálice em que uma oração é oferecida a um deus falso, ou aos mortos, ou ao ar; ou quando, se significa alguma coisa, é uma zombaria de Jeová. ” Agora, pode um cristão com mais consistência ou propriedade participar de tais celebrações e em libações profanas ou sem sentido do que poderia entrar no templo de um ídolo e participar das celebrações idólatras ali?

E da mesa dos demônios – Demônios. Não é necessário à força disso que devemos supor que a palavra significa necessariamente espíritos malignos. Eles não eram Deus; e adorá-los era idolatria. O apóstolo significa que os cristãos não poderiam participar consistentemente da adoração que lhes era oferecida, nem nas festas celebradas em homenagem a elas.

Comentário de E.W. Bullinger

não pode = não é (grego. u) capaz.

Senhor . App-98.

Comentário de Adam Clarke

Não podeis beber o cálice do Senhor. É em vão que vocês que freqüentam esses festivais de ídolos professam a religião de Cristo e comemoram sua morte e paixão na santa eucaristia; pois você não pode ter a comunhão com Cristo que esta ordenança implica, enquanto você é participante da mesa dos demônios. Que os gentios, em seus sacrifícios, alimentavam-se dos animais mortos, comiam pão e bebiam vinho em honra de seus deuses, é suficientemente claro em vários relatos. Veja meu discurso sobre a Santa Eucaristia, onde muitos exemplos são produzidos. O seguinte de Virgil, Aen. viii, versículo 179-273, é uma prova no ponto:

Tum lecti juvenes certatim araeque sacerdos

Viscera tosta ferunt taurorum, onerantque canistris

Dona laboratae Cereris, ministra de Bacchumque.

Vescitur Aeneas simul and Trojana juventus

Perpetui tergo bovis et lustralibus extis. –

Quare agite, O juvenes, tantarum em munere laudum,

Cingite fronde comas, e pocula porgite dextris,

Comunique vocate Deum, et date vina volentes.

Os pães foram servidos em vasilhas; o vinho

Em tigelas; os sacerdotes renovaram os ritos divinos:

As entranhas grelhadas são a comida e o chine contínuo da carne

Vocês jovens guerreiros, suas cabeças com guirlandas coroam,

Encha as taças com uma inundação brilhante,

E com rascunhos profundos invoca nosso deus comum.

Comentário de Thomas Coke

1 Coríntios 10:21 . Não podeis beber o cálice, etc. – Ainda resta mais um sentido da ceia do Senhor, que é um rito ou convênio foederal: isso se baseia no raciocínio do apóstolo neste e nos versículos anteriores: “Aqueles que comem dos sacrifícios, diz ele, são participantes do altar: 1 Coríntios 10:18 . ” Agora, um sacrifício no altar era um rito ou convênio foederal; consequentemente, a festa desse sacrifício tornou-se também um rito e convênio federal. É fácil mostrar que os demônios foram considerados presentes nos sacrifícios pagãos e como participantes dos adoradores no banquete comum; e que por esses meios se imaginava que a amizade, a irmandade e a familiaridade eram contratadas entre eles, porque todos comiam em uma mesa e sentavam-se em uma mesa. A mesa do Senhor, e a mesa dos demônios, portanto, sendo ambos ritos ou convênios federais, a mesma pessoa não poderia participar de ambos; porque ninguém pode executar dois ritos ou convênios federais que se destroem mutuamente. Veja “A verdadeira noção da ceia do Senhor”, de Cudworth, cap. 1 e 5 Elsner e Lowman’s Heb. Ritual, p. 54

Comentário de John Wesley

Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.

Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios – não podes ter comunhão com ambos.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 32:37 – Ele dirá: “Agora, onde estão os seus deuses, a rocha em que se refugiaram,

1 Reis 18:21 – Elias dirigiu-se ao povo e disse: “Até quando vocês vão oscilar entre duas opiniões? Se o Senhor é Deus, sigam-no; mas, se Baal é Deus, sigam-no”. O povo, porém, nada respondeu.

Mateus 6:24 – “Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro”.

1 Coríntios 8:10 – Pois, se alguém que tem a consciência fraca vir você que tem este conhecimento comer num templo de ídolos, não será induzido a comer do que foi sacrificado a ídolos?

1 Coríntios 10:16 – Não é verdade que o cálice da bênção que abençoamos é uma participação no sangue de Cristo, e que o pão que partimos é uma participação no corpo de Cristo?

2 Coríntios 6:15 – Que harmonia entre Cristo e Belial? Que há de comum entre o crente e o descrente?

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *