Estudo de 2 Coríntios 6:15 – Comentado e Explicado

Que compatibilidade pode haver entre Cristo e Belial? Ou que acordo entre o fiel e o infiel?
2 Coríntios 6:15

Comentário de Albert Barnes

E que concórdia – ( s?µf???s?? sumphonesis). Simpatia, uníssono. Esta palavra refere-se adequadamente ao uníssono ou harmonia produzida por instrumentos musicais, onde há um acorde. Que acordo, que uníssono existe; que cordas existem, que são tocadas, produzirão um acorde ou harmonia? A idéia é, então, que há tanto discordante entre Cristo e Belial quanto entre instrumentos musicais que produzem apenas sons discordantes e dissonantes.

Tem Cristo – O que há em comum entre Cristo e Belial, implicando que os cristãos são governados pelos princípios e que seguem o exemplo de Cristo.

Belial – Bele??a? Belialor ?e??a? Beliaras, como é encontrado em algumas das edições finais. A forma Beliar é siríaca. A palavra hebraica ??????? beliya?al significa literalmente sem lucro; inutilidade; maldade. É aqui evidentemente aplicado a Satanás. O siríaco traduz como “Satanás”. A idéia é que as pessoas a quem Paulo se referia, o mundo pagão, ímpio e incrédulo, eram governadas pelos princípios de Satanás e “foram levadas cativas por ele à sua vontade” ( 2 Timóteo 2:26 compare João 8:44 ), e que os cristãos deveriam estar separados do mundo iníquo, pois Cristo estava separado de todos os sentimentos, propósitos e planos de Satanás. Ele não teve participação neles; ele não formou união com eles; e assim deve ser com os seguidores de um em relação aos seguidores do outro.

Ou que parte – ( µe??? meris). Parcela, participação, participação, comunhão. Essa palavra geralmente se refere a uma divisão de uma propriedade; Lucas 10:42 ; Atos 8:21 nota; Colossenses 1:12 nota. Não há participação; nada em comum.

Aquele que crê – Um cristão; um homem cuja característica é que ele acredita no Senhor Jesus.

Com um infiel – Um homem que não acredita – seja um idólatra pagão, um homem profano, um escarnecedor, um filósofo, um homem de ciência, um homem moral ou um filho ou filha de alegria. A idéia é que, no assunto da religião, não há união; nada em comum; sem participação. Eles são governados por princípios diferentes; tem sentimentos diferentes; estão procurando recompensas diferentes; e estão tendendo a um destino diferente. O crente, portanto, não deve selecionar seu parceiro na vida e seus companheiros e amigos escolhidos dessa classe, mas daqueles com quem ele tem simpatia e com quem ele tem sentimentos e esperanças comuns.

Comentário de E.W. Bullinger

concord . Grego. sumphonesie. Compare o verbo em Atos 5: 9 e o adjetivo em 1 Coríntios 7: 5 .

Cristo . App-98.

Belial . Somente aqui no NT A Hebr. palavra, que significa inutilidade, ocorre várias vezes no AT

aquele que crê = o crente. Grego. pistos. App-150.

com . Grego. meta. App-104.

infiel. O mesmo que “incrédulos” , 2 Coríntios 6:14 .

Comentário de John Calvin

15. Que concórdia tem Cristo com Belial? Quanto à etimologia da palavra Belial, até os próprios hebreus não estão de acordo (612). O significado, no entanto, não é duvidoso. (613) Para Moisés, uma palavra ou pensamento de Belial (614) significa um pensamento perverso e básico (615) e em vários casos (616) aqueles que são perversos e abandonados à iniqüidade são chamados homens ou filhos de Belial. . ( Deuteronômio 13:13 ; Judas 19:22 ; 1 Samuel 2:12 .) Por isso, Paulo empregou a palavra aqui para significar o diabo, a cabeça de todas as pessoas iníquas. Pois do que vale para as duas cabeças, ele desce sem demora para os membros: “Como há uma variação irreconciliável entre Cristo e Satanás, também devemos nos manter afastados da parceria com os iníquos”. Quando, no entanto, Paulo diz que um cristão não tem participação de um incrédulo, ele não quer dizer comida, roupas, propriedades, sol, ar, como mencionei acima, mas aquelas coisas que são peculiares aos incrédulos , da qual o Senhor nos separou.

Comentário de Thomas Coke

2 Coríntios 6:15 . Quem crê, etc. – Ou tem crente, etc.

Comentário de John Wesley

E que concórdia tem Cristo com Belial? ou que parte tem aquele que crê com um infiel?

Que concórdia tem Cristo – a quem servis.

Com Belial – A quem eles pertencem.

Referências Cruzadas

1 Samuel 5:2 – E a colocaram dentro do templo de Dagom, ao lado de sua estátua.

1 Reis 18:21 – Elias dirigiu-se ao povo e disse: “Até quando vocês vão oscilar entre duas opiniões? Se o Senhor é Deus, sigam-no; mas, se Baal é Deus, sigam-no”. O povo, porém, nada respondeu.

Esdras 4:3 – Contudo, Zorobabel, Jesua e os demais líderes das famílias de Israel responderam: “Não compete a vocês a reconstrução do templo de nosso Deus. Somente nós o construiremos para o Senhor, o Deus de Israel, conforme Ciro, o rei da Pérsia, nos ordenou”.

Marcos 16:16 – Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.

Atos dos Apóstolos 8:20 – Pedro respondeu: “Pereça com você o seu dinheiro! Você pensa que pode comprar o dom de Deus com dinheiro?

1 Coríntios 10:20 – Não! Quero dizer que o que os pagãos sacrificam é oferecido aos demônios e não a Deus, e não quero que vocês tenham comunhão com os demônios.

1 Timóteo 5:8 – Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente.

1 João 5:11 – E este é o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *